Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 18, 2012

FONTANA DE TREVI / A FONTE DOS DESEJOS

A FONTANA DI TREVI (FONTE DOS TREVOS, EM PORTUGUÊS)  SEGUNDO A LENDA, VOCE DEVE FICAR DE COSTAS PARA A FONTE E LANÇAR UMA MOEDA SOBRE SEU OMBRO, DENTRO DA FONTE. FAZENDO ISTO, VOCE RETORNARÁ A FONTE UMA SEGUNDA VEZ. É A MAIOR (CERCA DE 26 METROS DE ALTURA E 20 METROS DE LARGURA) E MAIS AMBICIOSA CONSTRUÇÃO DE FONTES BARROCAS DA ITÁLIA E ESTÁ LOCALIZADA NA RIONE TREVI, EM ROMA. A FONTE SITUAVA-SE NO CRUZAMENTO DE TRÊS ESTRADAS (TRE VIE), MARCANDO O PONTO FINAL DO ACQUA VERGINE, UM DOS MAIS ANTIGOS AQUEDUTOS QUE ABASTECIAM A CIDADE DE ROMA. NO ANO 19 A.C., SUPOSTAMENTE AJUDADOS POR UMA VIRGEM, TÉCNICOS ROMANOS LOCALIZARAM UMA FONTE DE ÁGUA PURA A POUCO MAIS DE 22 QUILÔMETROS DA CIDADE (CENA REPRESENTADA EM ESCULTURA NA PRÓPRIA FONTE, ATUALMENTE). 
A ÁGUA DESTA FONTE FOI LEVADA PELO MENOR AQUEDUTO DE ROMA, DIRETAMENTE PARA OS BANHEIROS DE MARCUS VIPSANIUS AGRIPPA E SERVIU A CIDADE POR MAIS DE 400 ANOS.
O "GOLPE DE MISERICÓRDIA" DESFERIDO PELOS INVASORES GODOS EM ROMA FOI DADO COM A …

SÃO PAULO / SP - CATEDRAL METROPOLITANA DA SÉ

ESTA EH A CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. MAIS CONHECIDA COMO "CATEDRAL DA SÉ. A HISTÓRIA DA CATEDRAL DE SÃO PAULO COMEÇA EM 1589, QUANDO SE DECIDIU QUE UMA IGREJA PRINCIPAL (MATRIZ) SERIA CONSTRUÍDA NA PEQUENA VILA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA. ESTA IGREJA, SITUADA NO LOCAL DA CATEDRAL ATUAL, FOI TERMINADA EM TORNO DE 1616. SÃO PAULO TRANSFORMOU-SE EM SEDE DE DIOCESE EM 1745, E A PARTIR DESSA DATA A ANTIGA IGREJA FOI DEMOLIDA E SUBSTITUÍDA POR UMA NOVA, CONSTRUÍDA EM ESTILO BARROCO, TERMINADA EM TORNO DE 1764. ESTA MODESTA IGREJA SERIA A CATEDRAL DE SÃO PAULO ATÉ 1911, QUANDO FOI DEMOLIDA. A CATEDRAL ATUAL FOI CONSTRUÍDA POR INICIATIVA DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SIVA, PRIMEIRO ARCEBISPO DE SÃO PAULO. OS TRABALHOS COMEÇARAM EM 1913 NO LOCAL DA CATEDRAL COLONIAL DEMOLIDA. O ARQUITETO RESPONSÁVEL FOI O ALEMÃO MAXIMILIAN EMIL HEHL, QUE PROJETOU UMA ENORME IGREJA EM ESTILO ECLÉTICO, POR POSSUIR VÁRIOS ELEMENTOS DE ESTILOS DISTINTOS, COMO A CÚPULA E O ARCO OGIVAL, MAS …

ESTÁTUA DE ZEUS / SENHOR DO OLIMPO

NA CIDADE GREGA DE OLÍMPIA, NA PLANÍCIE DO PELOPONESO, ESTAVA A QUINTA MARAVILHA: A ESTÁTUA DE ZEUS.  ESCULPIDA PELO CÉLEBRE ATENIENSE FÍDIAS, NO SÉCULO V A.C., QUANDO A CIDADE JÁ CAÍRA SOB O DOMÍNIO DE ESPARTA. ESSA É CONSIDERADA SUA OBRA-PRIMA. TANTO OS GREGOS AMAVAM SEUS TRABALHOS QUE SE DIZIA QUE ELE REVELAVA AOS HOMENS A IMAGEM DOS DEUSES. SUPÕE-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA TENHA LEVADO CERCA DE OITO ANOS. ZEUS (JÚPITER, PARA OS ROMANOS) ERA O SENHOR DO OLIMPO, A MORADA DAS DIVINDADES. A ESTÁTUA MEDIA DE 12 A 15 METROS DE ALTURA - O EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE CINCO ANDARES - E ERA TODA DE MARFIM E ÉBANO. SEUS OLHOS ERAM PEDRAS PRECIOSAS. FÍDIAS ESCULPIU ZEUS SENTADO NUM TRONO. ELE ESCULPIU A ESTÁTUA COM MATERIAL DE JOALHEIRO. NA MÃO DIREITA LEVAVA A ESTATUETA DE NIKE, DEUSA DA VITÓRIA; NA ESQUERDA, UMA ESFERA SOB A QUAL SE DEBRUÇAVA UMA ÁGUIA. 
local onde se encontrava a estátua de zeus.

SUPÕE-SE QUE, COMO EM REPRESENTAÇÕES DE OUTROS ARTISTAS, O ZEUS DE FÍDIAS TAMBÉM MOSTRASSE O CE…

COLOSSO DE RODES / DEUS SOL

O COLOSSO DE RODES FOI UMA ESTÁTUA DE HÉLIOS(DEUS DO SOL NA MITOLOGIA ROMANA) CONSTRUÍDA ENTRE 292 A.C. E 280 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS DE LINDOS.
A ESTÁTUA TINHA TRINTA METROS DE ALTURA, 70 TONELADAS E ERA FEITA DE BRONZE. TORNOU-SE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
JÁ QUE O COLOSSO TINHA UM PÉ APOIADO EM CADA MARGEM DO CANAL QUE DAVA ACESSO AO PORTO, QUALQUER EMBARCAÇÃO QUE CHEGASSE À ILHA GREGA DE RODES, NO EGEU POR VOLTA DE 280 A.C. PASSARIA OBRIGATORIAMENTE SOB AS PERNAS DA ESTÁTUA DE HÉLIOS, PROTETOR DO LUGAR. COM 30 METROS DE ALTURA, TODA DE BRONZE E OCA, A ESTÁTUA COMEÇOU A SER ESCULPIDA EM 292 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS, QUE A CONCLUIU DOZE ANOS DEPOIS. NA MÃO DIREITA DA ESTÁTUA HAVIA UM FAROL QUE ORIENTAVA AS EMBARCAÇÕES À NOITE. ERA UMA ESTÁTUA TÃO IMPONENTE QUE UM HOMEM DE ESTATURA NORMAL NÃO CONSEGUIRIA ABRAÇAR SEU POLEGAR.
ruinas do possível local

O POVO DE RODES MANDOU CONSTRUIR O MONUMENTO PARA COMEMORAR A RETIRADA DAS TROPAS DO REI MACEDÓNIO DEMÉTRIO, QUE PROMOVERA U…

FAROL DE ALEXANDRIA / O FAROL DE PTOLOMEU

O FAROL DE ALEXANDRIA (EM GREGO, ΦΆΡΟΣΤΗΣΛΕΞΑΝΔΡΕΊΑΣ)
ERA UMA TORRE CONSTRUÍDA EM 280 A.C. NA ILHA DE FAROS (UMA ILHA, HOJE UMA PENÍNSULA, SITUADA NA BAÍA DA CIDADE EGÍPCIA DE ALEXANDRIA E LIGADA POR MAR AO PORTO DESTA) PARA SERVIR COMO UM MARCO DE ENTRADA PARA O PORTO E POSTERIORMENTE, COMO UM FAROL.
CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUÇÕES DA TÉCNICA DA ANTIGÜIDADE, FOI CONSTRUÍDO PELO ARQUITETO E ENGENHEIRO GREGO SÓSTRATO DE CNIDO A MANDO DE PTOLOMEU.
SOBRE UMA BASE QUADRADA ERGUIA-SE A ESBELTA TORRE OCTOGONAL DE MÁRMORE, COM UMA ALTURA QUE VARIAVA ENTRE 115 E 150 METROS DE ALTURA, QUE POR MAIS DE CINCO SÉCULOS MANTEVE-SE ENTRE AS MAIS ALTAS ESTRUTURAS FEITAS PELO HOMEM. EM SEU INTERIOR ARDIA UMA CHAMA QUE, ATRAVÉS DE ESPELHOS, ILUMINAVA A UMA DISTÂNCIA DE ATÉ 50 QUILÔMETROS – DAÍ A GRANDE FAMA E IMPONÊNCIA DAQUELE FAROL, QUE FIZERAM-NO SER IDENTIFICADO COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO POR ANTÍPATRO DE SÍDON.

EM 1994, UM TIME DE ARQUEÓLOGOS E MERGULHADORES, UTILIZANDO UMA …

LÉPTIS MAGNA / IMPÉRIO EM RUINAS

LÉPTIS MAGNA (EM LATIM: LEPTIS MAGNA), TAMBÉM CONHECIDA COMO LÉPTIS ALTERA (LEPTIS ALTERA, "OUTRA LÉPTIS", EM REFERÊNCIA A LÉPTIS PARVA) FOI UMA PRÓSPERA CIDADE DO IMPÉRIO ROMANO. SUAS RUÍNAS ESTÃO SITUADAS EM AL-KHUMS, LÍBIA, 130 QUILÔMETROS AO LESTE DE TRIPOLI. ERA UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO IMPÉRIO ROMANO, DEVIDO À SEPTÍMIO SEVERO, QUE A AUMENTOU E EMBELEZOU, ERGUENDO IMPONENTES EDIFÍCIOS PÚBLICOS, UM PORTO, UM MERCADO, ARMAZÉNS, LOJAS E BAIRROS RESIDENCIAIS. A CIDADE PROVAVELMENTE FOI FUNDADA POR COLONOS FENÍCIOS EM 1100 A.C., EMBORA NÃO TIVESSE A MESMA IMPORTÂNCIA QUE CARTAGO, QUE SE TRANSFORMOU NA POTÊNCIA PRINCIPAL DO MAR MEDITERRÂNEO NO SÉCULO IV A.C. FEZ PARTE DO ESTADO DE CARTAGO ATÉ A SEGUNDA GUERRA PÚNICA. EM 146 A.C. FOI ANEXADA À REPÚBLICA ROMANA. LEPTIS MAGNA REMANESCEU ASSIM ATÉ O GOVERNO DO IMPERADOR ROMANO TIBÉRIO, QUANDO A CIDADE FOI INCORPORADA NO IMPÉRIO COMO PARTE DA PROVÍNCIA ROMANA DA ÁFRICA.
LOGO SE TRANSFORMOU NA TERCEIRA CIDADE MAIS IMPORTANTE DE ÁF…

STONEHENGE / CÍRCULO DE PEDRAS

STONEHENGE (DO INGLÊS ARCAICO "STAN" = PEDRA, E "HENCG" = EIXO)
É UM MONUMENTO MEGALÍTICO DA IDADE DO BRONZE, LOCALIZADO NA PLANÍCIE DE SALISBURY, PRÓXIMO A AMESBURY, NO CONDADO DE WILTSHIRE, NO SUL DA INGLATERRA.
CONSTITUÍ-SE NO MAIS VISITADO E CONHECIDO CÍRCULO DE PEDRAS BRITÂNICO, E ATÉ HOJE É INCERTA A ORIGEM DA SUA CONSTRUÇÃO, BEM COMO DA SUA FUNÇÃO, MAS ACREDITA-SE QUE ERA USADO PARA ESTUDOS ASTRONÔMICOS, MÁGICOS OU RELIGIOSOS.
O STONEHENGE É UMA ESTRUTURA COMPOSTA, FORMADA POR CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DE PEDRAS QUE CHEGAM A TER CINCO METROS DE ALTURA E A PESAR QUASE CINQUENTA TONELADAS, ONDE SE IDENTIFICAM TRÊS DISTINTOS PERÍODOS CONSTRUTIVOS: DENOMINADO PELOS SAXÕES DE "HANGING STONES" (PEDRAS SUSPENSAS) E REFERIDO EM ESCRITOS MEDIEVAIS COMO "DANÇA DOS GIGANTES", EXISTEM DIVERSAS LENDAS E MITOS ACERCA DA SUA CONSTRUÇÃO, CREDITADA A DIVERSOS POVOS DA ANTIGUIDADE. foto - Edgy 01 O MAIS FAMOSO MONUMENTO DA PRÉ-HISTÓRIA PODE TER SIDO UM CENTRO DE C…

PRAÇA DA SÉ / MARCO ZERO DO LARGO DA SÉ

A PRAÇA DA SÉ É UM ESPAÇO PÚBLICO LOCALIZADO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
foto de André Bonacin
NELA, LOCALIZA-SE O MONUMENTO MARCO ZERO DO MUNICÍPIO.
A PARTIR DELE, CONTAM-SE AS DISTÂNCIAS DE TODAS AS RODOVIAS QUE PARTEM DE SÃO PAULO, BEM COMO A NUMERAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE.
AQUI O MARCO ZERO - foto de André Bonacin

CONSIDERADA QUASE UM SINÔNIMO PARA O CENTRO VELHO, A PRAÇA É UM DOS ESPAÇOS MAIS CONHECIDOS DA CIDADE E FOI PALCO DE MUITOS EVENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO PAÍS, COMO O COMÍCIO DAS DIRETAS JÁ. 
O NOME DEVE-SE AO FATO DE A PRAÇA TER-SE DESENVOLVIDO EM FRENTE À SÉ DA CAPITAL PAULISTA.
ORIGINALMENTE CONHECIDA COMO O LARGO DA SÉ, A PRAÇA DESENVOLVEU-SE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DURANTE O PERÍODO COLONIAL DA IGREJA MATRIZ DO MUNICÍPIO (SUBSTITUÍDA PELA ATUAL CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX) E DE UMA SÉRIE DE EDIFÍCIOS AO SEU REDOR. NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PORÉM, COM A DEMOLIÇÃO DE VÁRIOS DOS EDIFÍCIOS ORIGINAIS E AS OBRAS DE EMBELEZAMENTO URB…