Pular para o conteúdo principal

ESTAÇÃO DA LUZ / MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

A ESTAÇÃO DA LUZ É UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LOCALIZADA NO BAIRRO DA LUZ, NA CIDADE DE SÃO PAULO, BRASIL. INTEGRA A REDE DE TRANSPORTES SOBRE TRILHOS DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS
A ESTAÇÃO ABRIGA AINDA O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, UMA INSTITUIÇÃO CULTURAL LIGADA À SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO, INAUGURADA EM 2006.
foto - ?
 A ESTAÇÃO FOI CONSTRUÍDA NO FIM DO SÉCULO XIX COM O OBJETIVO DE SEDIAR A RECÉM-CRIADA COMPANHIA SÃO PAULO RAILWAY, DE ORIGEM BRITÂNICA, ASSIM COMO DE SE CONSTITUIR NA PARADA PAULISTANA DE SUA LINHA FERROVIÁRIA, A QUAL IA DE SANTOS, NO LITORAL DO ESTADO, A JUNDIAÍ, NO INTERIOR. NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, FOI A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA À CIDADE DE SÃO PAULO. SUA MAIOR IMPORTÂNCIA, NO ENTANTO, ERA NA CONDIÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA ECONÔMICA PARA O PAÍS: POR ALI PASSAVA O CAFÉ A SER EXPORTADO NO PORTO DE SANTOS, ASSIM COMO TAMBÉM ALI CHEGAVAM BENS DE CONSUMO E DE CAPITAL IMPORTADOS QUE ABASTECIAM A CIDADE (EM UMA FASE AINDA POUCO INDUSTRIALIZADA).
A ATUAL ESTAÇÃO FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1900 E 2010, NO LUGAR DA ORIGINAL ESTAÇÃO DA LUZ DE 1867. PRESUMIVELMENTE ESCOLHIDA EM UM CATÁLOGO INGLÊS PELAS AUTORIDADES LOCAIS, A ESTRUTURA METÁLICA DE FERRO FUNDIDO QUE LHE DÁ SUSTENTAÇÃO FOI TRAZIDA DA INGLATERRA, POR MEIO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS E MONTADA AQUI - A ALVENARIA DA ESTAÇÃO, NO ENTANTO, É DE ORIGEM LOCAL. SEU PROJETO É ATRIBUÍDO AO ENGENHEIRO INGLÊS HENRY DRIVER, SENDO SIMILAR À FLINDERS STREET STATION, UMA ESTAÇÃO EXISTENTE EM MELBOURNE, AUSTRÁLIA.
foto - Silvio Tanaka

 NA DÉCADA DE 1940 A ESTAÇÃO SOFREU UM INCÊNDIO E APÓS A REFORMA, FOI-LHE ADICIONADO UM NOVO PAVIMENTO NO BLOCO ADMINISTRATIVO. A PARTIR DESTE PERÍODO, O TRANSPORTE FERROVIÁRIO ENTROU EM UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO NO BRASIL, ASSIM COMO O BAIRRO DA LUZ, LEVANDO A ESTAÇÃO A IGUALMENTE DEGRADAR-SE.
foto - ?

 NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000 PASSOU POR UMA SÉRIE DE REFORMAS, UMA DAS QUAIS ENCABEÇADA PELO ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA E SEU FILHO PEDRO MENDES DA ROCHA — QUE TEVE COMO INTENÇÃO ADAPTÁ-LA A RECEBER O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
foto - Guilherme gaensly


-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE.
AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO. 
POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO.
DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

ESTE POST FAZ PARTE DO SITE "BELEZAS DA HUMANIDADE"
CLIK AQUI E CONHEÇA OUTRAS MARAVILHAS DO HOMEM