Pular para o conteúdo principal

AMAZONAS / GARANTIDO EH CAPRICHOSO

O AMAZONAS É UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRAZIL, SENDO O MAIOR ESTADO BRASILEIRO, COM UMA ÁREA DE 1.570.745,680 KM².
PERTENCENTE À REGIÃO NORTE DO BRASIL, É A SEGUNDA UNIDADE FEDERATIVA MAIS POPULOSA DESTA MACRORREGIÃO, COM SEUS 3,5 MILHÕES DE HABITANTES EM 2010.
APENAS DOIS DE SEUS MUNICÍPIOS POSSUEM POPULAÇÃO ACIMA DE 100 MIL HABITANTES: MANAUS, A CAPITAL E SUA MAIOR CIDADE COM 1,8 MILHÃO DE HABITANTES EM 2011 (E EFETIVAMENTE, A SÉTIMA MAIOR DO PAÍS), E PARINTINS, COM POUCO MAIS DE 102 MIL HABITANTES. 
A FLORESTA TOMADA PELA ÁGUA

foto - ?
A ÁREA MÉDIA DOS 62 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS É DE 25.335 KM², SUPERIOR À ÁREA DO ESTADO BRASILEIRO DE SERGIPE. O MAIOR DELES É BARCELOS, COM 122.476 KM² E O MENOR É IRANDUBA, COM 2.215 KM².
ANTIGA SEDE DO GOVERNO

foto - Laura Sayalero
O AMAZONAS É AINDA O 2º ESTADO MAIS RICO DA REGIÃO NORTE, RESPONSÁVEL POR 32% DO PIB DA REGIÃO. EM ÂMBITO NACIONAL, OCUPA A 15ª POSIÇÃO. POSSUI O MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (EMPATADO COM O AMAPÁ), O MAIOR PIB PER CAPITA, A 4ª MENOR TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL, ALÉM 3ª MENOR TAXA DE ANALFABETISMO ENTRE TODOS OS ESTADOS DO NORTE DO BRASIL.
O PICO DA NEBLINA, PONTO CULMINANTE DO BRASIL, TAMBÉM SE SITUA EM TERRITÓRIO AMAZONENSE.
PALAFITAS (CASAS CONSTRUIDAS SOBRE PILOTE DE MADEIRA)
foto - Laura Sayalero
O NOME AMAZONAS FOI ORIGINALMENTE DADO AO RIO QUE BANHA O ESTADO PELO CAPITÃO ESPANHOL FRANCISCO DE ORELLANA, QUANDO O DESCEU EM TODO O SEU COMPRIMENTO, EM 1541. AFIRMANDO TER ENCONTRADO UMA TRIBO DE ÍNDIAS GUERREIRAS, COM A QUAL TERIA LUTADO, E ASSOCIANDO-AS ÀS AMAZONAS DA MITOLOGIA GREGA, DEU-LHES O MESMO NOME. SEGUNDO ETIMOLOGIA ALTERNATIVA DEFENDIDA PELO HISTORIADOR KARL LOKOTSCH, O NOME AMAZONAS É DE ORIGEM INDÍGENA, DA PALAVRA AMASSUNU, QUE QUER DIZER "RUÍDO DE ÁGUAS, ÁGUA QUE RETUMBA"
ONÇA PINTADA. NATURAL DA FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
O ESTADO DO AMAZONAS CARACTERIZA-SE POR SER A MAIS EXTENSA DAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL, COM UMA SUPERFÍCIE ATUAL DE 1.570.745 KM². GRANDE PARTE DELE É OCUPADO POR RESERVA FLORÍSTICA E PELA ÁGUA. SEU FUSO HORÁRIO É DE MENOS QUATRO HORAS (-4) EM RELAÇÃO À HORA MUNDIAL GMT.
A FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTIS
foto - ?
PALÁCIO RIO NEGRO
foto - ?
MOMENTO DA CONQUISTA DO ESTADO DO AMAZONAS
foto - ?
ESCADARIAS DO TEATRO AMAZONAS
foto - ?
PICO DA NEBLINA
foto - ?
INTERIOR DA FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
RIO SERPENTEANDO A FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
TEATRO AMAZONAS
foto - ?
ÍNDIO COM ARARA NO OMBRO
foto - ?
INTERIOR DO TEATRO AMAZONAS
foto - ?
CIDADE DE MANAUS, CAPITAL DO ESTADO DO AMAZONAS
foto - ?
AQUI O ENCONTRO DO RIO NEGRO COM O RIO SOLIMÕES, FORMANDO O RIO AMAZONAS, MAIOR DO MUNDO EM VOLUME DE ÁGUA DOCE. ELES CAMINHAM LADO A LADO, SEM SE MISTURAREM, POR QUILÔMETROS.
foto - Site Notícias
ESTA PLANTA AQUÁTICA EH A VITÓRIA RÉGIA. ALGUMAS CHEGAM A TER MAIS DE UM METRO DE DIÂMETRO. ALGUMAS ESTÃO COM FLOR (ESTA FLOR BRANCA NA BEIRADA DA MESMA.
foto - ?
UMA DAS MUITAS CACHOEIRAS DO ESTADO
foto - Yasuní
PRESIDENTE FIGUEIREDO
foto - ?
SEDE DO GOVERNO ESTADUAL
foto - Laura Sayalero
IGREJA EM BORA
foto - Vicente A. Queiroz
ESTA EH A ABANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS
 AQUI O BRASÃO DO ESTADO

APAIXONE-SE

 ATÉ A PRÓXIMA


Fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…