OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : AMAZONAS / BRAZIL (04 / 27) POPULAÇÃO: 4.207.714 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

AMAZONAS / BRAZIL (04 / 27) POPULAÇÃO: 4.207.714 PESSOAS (IBGE 2020)


Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela.

ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de quatro países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia.
O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado
O IBGE identificou 65 grupos indígenas no Estado, que detém a maior população de índios do País, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce.
Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta.
A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros.
foto - Elime Ribeiro
Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.
O acesso ao Estado é feito principalmente por via fluvial ou aérea
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional.
Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil.
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação.
Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.
O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada).



Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia
ESTE EH O ESTADO DO AMAZONAS. BEM VINDO À PÉROLA DO BRASIL
AQUI A REGIÃO CENTRAL COM DESTAQUE PARA O TEATRO AMAZONAS
imagem - ?
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE MANAUS, AM AO AMANHECER
imagem -  Conceição Costa
PORTO NO RIO NEGRO NO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO EM MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PALAFITAS SÃO CONSTRUÇÕES HABITACIONAIS MUITO COMUM NA REGIÃO DIVIDO AS CHEIAS DAS ÁGUAS DO RIO QUE INUNDAM TODA A REGIÃO ANUALMENTE. ASSIM, AS CASAS SE MANTEM ACIMA DO NÍVEL DAS ÁGUAS
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO, AM AS MARGENS DO RIO URUBUÍ NO AMAZONAS, BRASIL
imagem - Ricardo Hossoe
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE AUTAZES NO AMAZONAS
imagem - GM Thome
PRAÇA DA SAUDADE NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PARCIAL DE MANAUS, AM
imagem - ?
O BELÍSSIMO TEATRO AMAZONAS NA CIDADE DE MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO BRANCO EM MANAUS, AM
PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, UM RECONHECIMENTO INCOMPARÁVEL, UMA HERANÇA CULTURAL, COM ARQUITETURA E MEMÓRIAS POLÍTICAS, QUE NOS REMETE AS RIQUEZAS DO AUGE DO CICLO DA BORRACHA
imagem - Ricardo Hossoe
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
LARGO DE SÃO SEBASTIÃO NO AMAZONAS, BR
O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, QUE NÃO PASSAVA DE UMA ROCINHA DE PROPRIEDADE DO SR. ANTÔNIO LOPES BRAGA, FOI ABERTA EM 1867, ONDE O DR. CANAVARRO ERIGIU UM MONUMENTO QUE SE ENCONTRA NO MEIO DA PRAÇA QUE HOMENAGEIA A ABERTURA DOS PORTOS DO AMAZONAS ÀS DEMAIS NAÇÕES.
imagem - Ricardo Hossoe
PRÉDIO DA ALFÂNDEGA NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO NEGRO EM MANAUS, AMAZONAS
O PALACETE SCHOLZ FOI CONSTRUÍDO EM ESTILO ECLÉTICO EM 1903 PARA SER RESIDÊNCIA PARTICULAR DE UM ABASTADO COMERCIANTE DA BORRACHA, O ALEMÃO KARL WALDEMAR SCHOLZ. O AMAZONAS ERA A ÉPOCA UM DOS ESTADOS MAIS PRÓSPEROS DA UNIÃO POR OCASIÃO DO CICLO DA BORRACHA.
imagem -  Wikipédia
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NA CIDADE DE BORBA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
OS ÍNDIOS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL, COM 168.680 ÍNDIOS, DE ACORDO COM O CENSO 2010 DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (IBGE)
imagem -  Alex Pazuello
imagem - ?
AQUI TRIBOS INDÍGENAS QUE SE MANTEM EM TRIBOS LONGE DO CONTANTO COM O MUNDO CIVILIZADO
imagem - ?
O TURISMO NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.



O ecoturismo pode ser praticado no amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia.
AQUI A ONÇA PINTADA. TÍPICA DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
AQUI TEMOS A ANTA
imagem - Ricardo Hossoe
O PEIXE BOI COMUM NO RIO AMAZONAS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
GATO DO MATO
imagem - Ricardo Hossoe
A ONÇA PINTADA DESCANSANDO
imagem - Ricardo Hossoe
O BOTO COR DE ROSA
imagem - Ricardo Hossoe
MANAUS VISTA DE LONGE
imagem - Wikipédia
UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia

O RIACHO E A FLORESTA AMAZÔNICA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - ?
A CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o festival folclórico de Parintins, com o duelo dos Bumbás garantido e caprichoso, o festival internacional de ópera e o festival internacional do cinema de aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
Aqui o centro de convenções – sambódromo
Destina-se a apresentações artísticas, culturais, esportivas e religiosas, que apresentem grande demanda de público.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE ITACOATIARA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
PARCIAL DA CIDADE DE COARI, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
CASA DE VENDA DE ARTESANATO INDÍGENA EM MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
BARCO NAVEGANDO NO RIO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
OS BARCOS NO PORTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
OS RIOS AMAZONENSES
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR BACIA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA. A MAIORIA DOS RIOS AMAZONENSES É NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. 
AQUI UM CARGUEIRO NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE AUTAZES, AMAZONAS
imagem - GM Thome
COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
A GRADE FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Euler Melo Nogueira
O RIO SERPENTEANDO A FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Instituto Onça Pintada
PONTE QUE LIGA A CIDADE DE MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA,AMAZONAS
imagem - Conceição Costa
A MESMA PONTE VISTA DE LONGE. FICA NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
RIO URUCU NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
PICO DA NEBLINA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Pico da Neblina, considerado a montanha mais alta do Brasil. Ele fica ao norte do Amazonas, na Serra do Imeri, na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, e dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina. São 2.993 metros de altitude que proporcionam uma paisagem encantadora. Uma curiosidade do lugar é que no topo da montanha, a temperatura chega a 20 °c durante o dia e cai para 6 °c à noite. Há relatos que o pico da neblina teria sido descoberto por volta de 1950.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
ENCONTRO DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
UM DOS MAIORES ESPETÁCULOS DA NATUREZA, O ENCONTRO DAS ÁGUAS REPRESENTA A CONFLUÊNCIA DOS RIOS NEGRO, DE ÁGUAS ESCURAS, E SOLIMÕES, DE ÁGUAS BARRENTAS. VIAJAM POR QUILÔMETROS SEM SE MISTURAREM.
imagem - ?
A UNIÃO DOS DOIS RIOS FORMAM O RIO AMAZONAS
imagem - Conceição Costa
POVOS DA AMAZÔNIA, BR
A proposta do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, embasado na missão de valorizar a cultura amazônica, já disponibiliza para eventos culturais da região uma arena de artes, destinada a 17 mil pessoas e ainda pretende apresentar exposições e oferecer a estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral um banco virtual de dados técnico-científicos sobre a Amazônia, contribuindo para a difusão cultural desta região para o mundo.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
GASODUTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
ESTRUTURA DA PONTE QUE LIGA MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
SÍNTESE
Capital - Manaus
População estimada 2016(2) - 4.001.667
Área 2015 (km²) - 1.559.149,074
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2,23
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 752
ORIGEM DO NOME
O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da Mitologia Grega, deu-lhes o mesmo nome. 
Segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra Amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba.
HISTÓRIA
O Amazonas é o maior estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional. Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude.
O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Os principais rios são Negro (que banha a cidade de Manaus), Amazonas-Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia, tendo uma temperatura média de 26° Celsius. Ele também é o estado mais preservado do país, com 98% de sua cobertura florestal original.


Somente suas áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, ocupam um território equivalente a 20 vezes o tamanho do Líbano e o dobro de Portugal. Aliados a esse universo verde estão os rios, lagos e igarapés, componentes indispensáveis para marcar o contato inesquecível com a maravilhosa natureza Amazônica.
A BANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
A bandeira do amazonas foi criada ainda na década de 1890 e, em 1897, representou o batalhão militar do estado na guerra de canudos.
imagem - Governo do Amazonas
AQUI O BRASÃO DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação IBGE / Portal do Governo do Amazonas



Conheça o estado do Rio Grande do Sul





SONHOS DE UM VIAJANTE
SENTADOS NO SOFÁ
Estava em uma sala grande, de pé atrás de um sofá de dois lugares. Na frente deste sofá, debaixo da janela, havia o sofá de três lugares. Havia duas pessoas sentadas no sofá que no qual eu estava atrás. No sofá de três lugares, estavam sentados meu pai e outras duas pessoas. Eu dizia que fazer o seguro funeral era muito bom. Porque a gente ganhava três parcelas de quinhentos reais, três cestas básicas e só pagava trinta reais por ano. Mas meu pai dizia que não acreditava que isso fosse bom. Eu insistia de que era uma boa porque era tudo pago pelo seguro funeral. Mas meu pai disse que não faria que trinta reais por ano, era um preço muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL