terça-feira, 5 de junho de 2012

AMAZONAS / GARANTIDO EH CAPRICHOSO

O AMAZONAS É UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRAZIL, SENDO O MAIOR ESTADO BRASILEIRO, COM UMA ÁREA DE 1.570.745,680 KM².
PERTENCENTE À REGIÃO NORTE DO BRASIL, É A SEGUNDA UNIDADE FEDERATIVA MAIS POPULOSA DESTA MACRORREGIÃO, COM SEUS 3,5 MILHÕES DE HABITANTES EM 2010.
APENAS DOIS DE SEUS MUNICÍPIOS POSSUEM POPULAÇÃO ACIMA DE 100 MIL HABITANTES: MANAUS, A CAPITAL E SUA MAIOR CIDADE COM 1,8 MILHÃO DE HABITANTES EM 2011 (E EFETIVAMENTE, A SÉTIMA MAIOR DO PAÍS), E PARINTINS, COM POUCO MAIS DE 102 MIL HABITANTES. 
A FLORESTA TOMADA PELA ÁGUA

foto - ?
A ÁREA MÉDIA DOS 62 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS É DE 25.335 KM², SUPERIOR À ÁREA DO ESTADO BRASILEIRO DE SERGIPE. O MAIOR DELES É BARCELOS, COM 122.476 KM² E O MENOR É IRANDUBA, COM 2.215 KM².
ANTIGA SEDE DO GOVERNO

foto - Laura Sayalero
O AMAZONAS É AINDA O 2º ESTADO MAIS RICO DA REGIÃO NORTE, RESPONSÁVEL POR 32% DO PIB DA REGIÃO. EM ÂMBITO NACIONAL, OCUPA A 15ª POSIÇÃO. POSSUI O MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (EMPATADO COM O AMAPÁ), O MAIOR PIB PER CAPITA, A 4ª MENOR TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL, ALÉM 3ª MENOR TAXA DE ANALFABETISMO ENTRE TODOS OS ESTADOS DO NORTE DO BRASIL.
O PICO DA NEBLINA, PONTO CULMINANTE DO BRASIL, TAMBÉM SE SITUA EM TERRITÓRIO AMAZONENSE.
PALAFITAS (CASAS CONSTRUIDAS SOBRE PILOTE DE MADEIRA)
foto - Laura Sayalero
O NOME AMAZONAS FOI ORIGINALMENTE DADO AO RIO QUE BANHA O ESTADO PELO CAPITÃO ESPANHOL FRANCISCO DE ORELLANA, QUANDO O DESCEU EM TODO O SEU COMPRIMENTO, EM 1541. AFIRMANDO TER ENCONTRADO UMA TRIBO DE ÍNDIAS GUERREIRAS, COM A QUAL TERIA LUTADO, E ASSOCIANDO-AS ÀS AMAZONAS DA MITOLOGIA GREGA, DEU-LHES O MESMO NOME. SEGUNDO ETIMOLOGIA ALTERNATIVA DEFENDIDA PELO HISTORIADOR KARL LOKOTSCH, O NOME AMAZONAS É DE ORIGEM INDÍGENA, DA PALAVRA AMASSUNU, QUE QUER DIZER "RUÍDO DE ÁGUAS, ÁGUA QUE RETUMBA"
ONÇA PINTADA. NATURAL DA FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
O ESTADO DO AMAZONAS CARACTERIZA-SE POR SER A MAIS EXTENSA DAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL, COM UMA SUPERFÍCIE ATUAL DE 1.570.745 KM². GRANDE PARTE DELE É OCUPADO POR RESERVA FLORÍSTICA E PELA ÁGUA. SEU FUSO HORÁRIO É DE MENOS QUATRO HORAS (-4) EM RELAÇÃO À HORA MUNDIAL GMT.
A FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTIS
foto - ?
PALÁCIO RIO NEGRO
foto - ?
MOMENTO DA CONQUISTA DO ESTADO DO AMAZONAS
foto - ?
ESCADARIAS DO TEATRO AMAZONAS
foto - ?
PICO DA NEBLINA
foto - ?
INTERIOR DA FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
RIO SERPENTEANDO A FLORESTA AMAZÔNICA
foto - ?
TEATRO AMAZONAS
foto - ?
ÍNDIO COM ARARA NO OMBRO
foto - ?
INTERIOR DO TEATRO AMAZONAS
foto - ?
CIDADE DE MANAUS, CAPITAL DO ESTADO DO AMAZONAS
foto - ?
AQUI O ENCONTRO DO RIO NEGRO COM O RIO SOLIMÕES, FORMANDO O RIO AMAZONAS, MAIOR DO MUNDO EM VOLUME DE ÁGUA DOCE. ELES CAMINHAM LADO A LADO, SEM SE MISTURAREM, POR QUILÔMETROS.
foto - Site Notícias
ESTA PLANTA AQUÁTICA EH A VITÓRIA RÉGIA. ALGUMAS CHEGAM A TER MAIS DE UM METRO DE DIÂMETRO. ALGUMAS ESTÃO COM FLOR (ESTA FLOR BRANCA NA BEIRADA DA MESMA.
foto - ?
UMA DAS MUITAS CACHOEIRAS DO ESTADO
foto - Yasuní
PRESIDENTE FIGUEIREDO
foto - ?
SEDE DO GOVERNO ESTADUAL
foto - Laura Sayalero
IGREJA EM BORA
foto - Vicente A. Queiroz
ESTA EH A ABANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS
 AQUI O BRASÃO DO ESTADO

APAIXONE-SE

 ATÉ A PRÓXIMA


Fonte - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL