ESTÁTUA DE ZEUS / SENHOR DO OLIMPO

NA CIDADE GREGA DE OLÍMPIA, NA PLANÍCIE DO PELOPONESO, ESTAVA A QUINTA MARAVILHA: A ESTÁTUA DE ZEUS
ESCULPIDA PELO CÉLEBRE ATENIENSE FÍDIAS, NO SÉCULO V A.C., QUANDO A CIDADE JÁ CAÍRA SOB O DOMÍNIO DE ESPARTA. ESSA É CONSIDERADA SUA OBRA-PRIMA. TANTO OS GREGOS AMAVAM SEUS TRABALHOS QUE SE DIZIA QUE ELE REVELAVA AOS HOMENS A IMAGEM DOS DEUSES. SUPÕE-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA TENHA LEVADO CERCA DE OITO ANOS. ZEUS (JÚPITER, PARA OS ROMANOS) ERA O SENHOR DO OLIMPO, A MORADA DAS DIVINDADES.
A ESTÁTUA MEDIA DE 12 A 15 METROS DE ALTURA - O EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE CINCO ANDARES - E ERA TODA DE MARFIM E ÉBANO. SEUS OLHOS ERAM PEDRAS PRECIOSAS. FÍDIAS ESCULPIU ZEUS SENTADO NUM TRONO. ELE ESCULPIU A ESTÁTUA COM MATERIAL DE JOALHEIRO. NA MÃO DIREITA LEVAVA A ESTATUETA DE NIKE, DEUSA DA VITÓRIA; NA ESQUERDA, UMA ESFERA SOB A QUAL SE DEBRUÇAVA UMA ÁGUIA. 
local onde se encontrava a estátua de zeus.

SUPÕE-SE QUE, COMO EM REPRESENTAÇÕES DE OUTROS ARTISTAS, O ZEUS DE FÍDIAS TAMBÉM MOSTRASSE O CENHO FRANZIDO. A LENDA DIZIA QUE QUANDO ZEUS FRANZIA A FRONTE O OLIMPO TODO TREMIA. QUANDO A ESTÁTUA FOI CONSTRUÍDA, A RIVALIDADE ENTRE ATENAS E ESPARTA PELA HEGEMONIA NO MEDITERRÂNEO E NA GRÉCIA CONTINENTAL 
MERGULHOU OS GREGOS NUMA SUCESSÃO DE GUERRAS. OS COMBATES, NO ENTANTO, NÃO PREJUDICARAM AS REALIZAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. 
AO CONTRÁRIO, O SÉCULO V A.C. FICOU CONHECIDO COMO O SÉCULO DE OURO NA HISTÓRIA GREGA DEVIDO AO EXTRAORDINÁRIO FLORESCIMENTO DA ARQUITETURA, ESCULTURA E OUTRAS ARTES. A ESTÁTUA DE ZEUS DESAPARECEU SEM DEIXAR VESTÍGIOS EM CONSTANTINOPLA NO SÉCULO V D.C., LOCAL PARA ONDE A COLOSSAL ESTÁTUA TINHA SIDO TRANSLADADA, QUANDO QUASE TODO SEU MATERIAL PRECIOSO DE OURO, MARFIM E PEDRAS PRECIOSAS JÁ TINHA SIDO RETIRADO

fonte - Wikipédia

Comentários