OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : Retrospectiva 2018 - O ano de 2018 foi repleto de notícias. O lançamento do foguete mais poderoso do mundo, o escândalo da Cambridge Analytica e o resgate dos meninos na Tailândia. Veja a seguir essas e outras principais notícias desse ano. (Por: Ricardo)

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018 - O ano de 2018 foi repleto de notícias. O lançamento do foguete mais poderoso do mundo, o escândalo da Cambridge Analytica e o resgate dos meninos na Tailândia. Veja a seguir essas e outras principais notícias desse ano. (Por: Ricardo)




O ano de 2018 foi repleto de notícias. O lançamento do foguete mais poderoso do mundo, o escândalo da Cambridge Analytica e o resgate dos meninos na Tailândia. Veja a seguir essas e outras principais notícias desse ano.
1 de Janeiro: 
Islândia garante salário igual para homens e mulheres 
A Islândia se tornou a primeira nação a tornar ilegal o maior salário para homens do que para mulheres. Aprovada um ano antes, no Dia das Mulheres, a lei obriga as companhias que empregam 25 ou mais pessoas a pagarem de forma igual homens e mulheres. 
11 de janeiro: 
Equador concede cidadania a Julian Assange 
Nesse dia, o Equador confirmou que concedeu cidadania ao fundador do WikiLeaks. Assange, que passou os últimos cinco anos como convidado na embaixada do referido país, em Londres, Inglaterra, foi naturalizado numa tentativa de contornar a ameaça de prisão por parte das autoridades britânicas, caso ele deixe a embaixada. 
Em um comunicado à impressa, a então ministra das Relações Exteriores, María Fernanda Espinosa, disse: "O governo equatoriano tem o poder de conceder nacionalidade à pessoa protegida e, assim, facilitar ... sua inclusão no país". 
24 de janeiro: 
Primeira clonagem de primatas 
Usando técnicas similares que foram usadas para clonar a ovelha Dolly, Zhong Zhong e Hua Hua – macacos-de-cauda-longa – nasceram em uma instalação de pesquisa na China. Os macacos - os primeiros primatas a serem clonados - foram criados usando a técnica nuclear de célula única (SCNT). 
31 de janeiro: 
'Lua de sangue super azul' 
Nesse dia, o eclipse lunar da super-lua ocorreu. O fenômeno é apenas visto quando uma lua cheia ou nova encontra-se próximo da Terra. Curiosamente, isso também foi uma lua azul (a segunda lua cheia que aparece no mesmo mês) e teve uma cor de sangue durante o eclipse, o que levou o fenômeno a ser nomeado de "lua de sangue super azul". Uma ocorrência similar é esperada em janeiro de 2037. 
6 de fevereiro: 
SpaceX lança o foguete mais poderoso do mundo 
O Falcon Heavy, um veículo de lançamento de carga pesada, decolou em Cape Canaveral, Flórida, EUA. Além de ser capaz de carregar quase duas vezes o dobro de carga útil do que o seu mais próximo concorrente - o Delta Heavy, da United Launch Alliance - ele também custa menos. Para sua primeira carga útil, o fundador da companhia, Elon Musk, enviou um carro Tesla Roadster para o espaço. 
11 de fevereiro: 
Acidente de avião russo mata 71 
Nesse dia, em uma trágica reviravolta de eventos, o voo Saratov Airlines 703 caiu minutos após a decolagem de Moscou, Rússia, matando todos os 65 passageiros e seis membros da equipe de tripulantes a bordo. Investigadores culpam o mau tempo e o erro humano pelo acidente. 
14 de fevereiro: 
Jacob Zuma renuncia 
Depois de quase uma década no poder e sob pressão do seu próprio partido, o presidente sul-africano renunciou a seu posto. Seu mandato foi marcado por repetidas alegações de corrupção contra ele. Zuma foi sucedido por Cyril Ramaphosa. 
18 de março: 
Vladimir Putin é reeleito 
O presidente russo ganhou por três-quartos dos votos e garantiu o quarto mandato no posto (por um período de seis anos). Os oponentes de Putin – Pavel Grudinin e Vladimir Zhirinovsky – receberam 11,77% e 5,65% respectivamente. 
19 de março: 
Último macho do rinoceronte-branco do norte morre 
Sudan morreu no Conservatório de Ol Pejeta, no Quênia. Os dois membros restantes da espécie são fêmeas - sua filha e sua neta - e ao menos que técnicas seguras de IVT sejam desenvolvidas, a morte dele significa a extinção dessa subespécie. 
24 de março: 
A marcha por nossas vidas 
Para estimular o apoio à regras mais rigorosas para o porte de armas nos EUA, uma manifestação liderada por estudantes foi realizada em Washington, EUA, contra o pano de fundo do tiroteio da Stoneman Douglas High School, em Parkland, Flórida, EUA, mais cedo nesse ano. O incidente trágico tirou a vida de 17 alunos e funcionários. A marcha foi marcada por 800 eventos irmãos que aconteceram ao redor do país. 
10-11 de abril: 
Fundador do Facebook testemunha no escândalo da Cambridge Analytica 
No início do ano, delatores revelaram que a informação pessoal de mais de 85 milhões de usuários do Facebook foram vendidas para a Cambridge Analytica, uma extinta empresa de consultoria política e análise de dados. 
A venda foi uma violação direta do decreto de consentimento firmado em lei pela plataforma com a Comissão Federal Americana de Comércio, forçando o fundador, Mark Zuckerberg, a testemunhar perante o Comitê do Senado sobre Comércio, Ciência e Transporte. Em seu discurso, Zuckerberg disse que houve uma quebra de confiança entre o Facebook, a Cambridge Analytica e Aleksander Kogan, o cientista de dados que desenvolveu o aplicativo para à empresa coletar os dados pessoais. 
18 de abril: 
Arábia Saudita acaba com a proibição de filmes 
O país acabou com uma proibição de 35 anos do cinema, ao exibir o filme "O Pantera Negra", da Marvel, nas salas de cinema da capital Riade. As primeiras exibições eram apenas para uma audiência restrita, posteriormente elas se tornaram públicas. 
27 de abril: 
Kim Jong-un vai para a Coreia do Sul 
O líder da Coreia do Norte foi a primeira pessoa da sua nação à ir para a Zona Desmilitarizada da Coreia, criada em 1953, para encontrar o presidente sul-coreano Moon Jae-in (esquerda). Os dois tiveram conversas extensas sobre a desnuclearização da península coreana. 
8 de maio: 
Donald Trump sai do acordo nuclear com o Irã 
Nesse dia, o presidente americano anunciou a saída de seu país do acordo nuclear com o Irã, também chamado de Plano de Ação Conjunto Global. O ato foi criticado por políticos e especialistas, incluindo o antecessor de Trump, Barack Obama, que chamou a saída de "grave erro". 
10 de maio: 
Mahathir Mohamad se torna o chefe de Estado mais velho do mundo 
Após uma vitória decisiva em sua coalizão – A Aliança da Esperança – Mohamad, de 92 anos, se tornou o chefe de Estado mais velho do mundo, depois de ter sido empossado pelo monarca constitucional da Malásia, o sultão Muhammad V. 
19 de maio: 
Príncipe Harry se casa com Meghan Markle 
Nesse dia, Harry se casou com a atriz americana Meghan Markle, na Capela de São Jorge, em Windsor, Inglaterra. A cerimônia, que contou com a participação de membros da família real e de celebridades, como o ex-jogador de futebol David Beckham e sua esposa estilista Victoria Beckham. Além disso, os recém-casados foram agraciados com os títulos de Duque e Duquesa de Sussex. 
31 de maio: 
EUA cobra tarifas de México, UE e Canadá 
Nesse dia, os EUA anunciaram taxas sobre as impostações de aço e alumínio (25% e 10%, respectivamente) do Canadá, México e União Européia. A decisão foi duramente criticada pelos chefes de Estado das três regiões. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, chamou as tarifas de uma "afronta" à relação de longa data entre os países vizinhos. 
3 de junho: 
Erupção vulcânica na Guatemala 
Nesse dia, o Vulcão de Fogo entrou em erupção, enterrando aldeias vizinhas em cinzas vulcânicas, lama e rochas. A erupção durou 16 horas e deixou 70 pessoas mortas. 
11 de junho: 
EUA acabam com as leis de 'neutralidade das redes' 
De acordo com os princípios de "neutralidade das redes", os provedores de serviços da internet não podem discriminar os usuários deliberadamente, reduzindo a velocidade ou cobrando mais para acessar certos tipos de conteúdos. Entretanto, nesse dia, essas leis foram retiradas. A luta para restaurá-las está em andamento. 
12 de junho: 
Cúpula EUA-Coreia do Norte 
Na primeira reunião entre as duas nações, Trump encontrou Kim em Singapura. Durante a cúpula, eles assinaram uma declaração promovendo relações pacíficas e oferecendo garantias de segurança para a Coreia do Norte. O documento também reafirma a desnuclearização da península da Coreia. 
24 de junho: 
Arábia Saudita permite que as mulheres dirijam 
O governo saudita concedeu permissão para as mulheres dirigirem pela primeira vez na história do país. O ministro do Interior, General Saeed bin Abdullah Al Qahtani, disse: "Nós devemos tratar as mulheres com respeito, apreciação, verdade e evitar que qualquer delito ocorra contra as mulheres que irão dirigir seus carros no décimo dia do mês que vem". 
9 de julho: 
Eritreia e Etiópia declaram fim ao conflito 
Sinalizando o fim de uma guerra de 20 anos, as duas nações africanas realizaram uma cúpula bilateral em Asmara, capital de Eritreia, onde o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed (esquerda) e o presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, assinaram uma declaração que não apenas encerrou a guerra, mas também promoveu metas de cooperação "nas áreas política, economia, social, cultural e de segurança". 
10 de julho: 
O resgate na caverna tailandesa termina bem-sucedido 
Doze membros do time de futebol júnior, com o seu técnico de 25 anos, foram resgatados com segurança dentro de um sistema de cavernas na província de Chiang Rai, Tailândia. O grupo, que entrou nas cavernas após uma sessão de treinos, ficou preso devido às fortes chuvas que inundaram o interior delas, passando quase 18 dias presos. 
13 de julho: 
Atentado suicida no Paquistão mata 149 
Apenas alguns dias da eleição geral do país, um homem-bomba detonou um explosivo no distrito de Mastung, durante a campanha do líder do Partido Balochistan Awami, Siraj Raisani. A explosão matou 149 pessoas, incluindo Raisani, e feriu outras 186. O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) reivindicou a autoria do ataque. 
17 de julho: 
O maior acordo de livre comércio bilateral do mundo é assinado 
Na cúpula realizada em Tóquio, Japão, a nação anfitriã e a União Européia assinaram um acordo de livre comércio com o objetivo de criar a maior zona econômica aberta do mundo. O acordo serve para ajudar empresas dos vários setores manufatureiros das duas partes, incluindo a indústria automobilística do primeiro, e o setor de alimentos do segundo. 
(Foto) O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na reunião com os líderes da União Européia (UE) em Bruxelas, Bélgica, no dia 18 de outubro. 
25 de julho: 
Água é descoberta em Marte 
Nesse dia, os pesquisadores confirmaram a possibilidade de um corpo de água líquida no planeta. A descoberta foi feita por Marsis, um instrumento de radar da sonda Mars Express da Agência Espacial Européia. De acordo com as descobertas, o lago de 20 quilômetros fica à 1,5 quilômetros debaixo de uma camada de gelo. 
2 de agosto: 
Apple é a primeira companhia americana a valer trilhões de dólares 
Nesse dia, as ações do fabricante do iPhone atingiram o recorde de US$207,39 no fechamento do pregão, tornando a Apple a primeira companhia americana a valer mais de US$1 trilhão. Com sede em Cupertino, Califórnia, a empresa bateu a rival Amazon, o Facebook e a Microsoft. A Amazon alcançou a marca pouco depois, no dia 4 de setembro, quando suas ações passaram a valer US$2.050,50. 
8 de agosto: 
Inundações na Índia matam mais de 480 
Chuvas fortes causaram uma tremenda inundação no estado de Kerala, no sul da Índia, deixando mais de 480 pessoas mortas. Essa tragédia é classificada como a pior do estado em mais de um século. 
12 de agosto: 
NASA lança sonda solar 
A Sonda Solar Parker é uma tentativa de coletar dados da coroa externa do sol, com o objetivo de entender melhor as dinâmicas dos campos de magnéticos nas fontes dos ventos solares – um fluxo de partículas carregadas das camadas superiores do sol. 
14 de agosto: 
Queda da ponte da Itália mata 39 
A queda parcial da Ponte Morandi, em Gênova, depois de uma violenta tempestade, matou 39 pessoas. Passavam por lá 35 carros e três caminhões no momento do colapso. 
2 de setembro: 
Museu Nacional do Brasil destruído pelo fogo 
A instituição mais antiga do País, o museu pegou fogo por razões ainda desconhecidas. A estrutura foi queimada durante a noite e quase 20 milhões de itens foram danificados ou destruídos. O museu, localizado no Rio de Janeiro, celebrava o seu 200° aniversário no início desse ano. 
6 de setembro: 
Índia descriminaliza a homossexualidade 
Após uma campanha de mais de duas décadas realizada por ativistas e organizações, a Suprema Corte da Índia descriminalizou o sexo homossexual, que antes era proibido por uma lei de 160 anos, que alegava que o ato era "contra a ordem da natureza". 
23 de setembro: 
Índia lança o maior esquema de saúde financiado pelo Estado do mundo 
Sob a liderança do primeiro-ministro Narendra Modi, o governou lançou o Pradhan Mantri Jan Arogya Yojana. Projetado para fornecer assistência médica secundária e terciária gratuita de até US$6.827 para quase 50 milhões de cidadãos em todo o país. 
28 de setembro: 
Tsunami na Indonésia mata mais de 2.100 
Nesse dia, o terremoto de magnitude de 7.4 atingiu a ilha Celebes, da Indonésia, provocando um enorme tsunami que matou 2.100 pessoas, feriu 4.600, danificou 68.450 casas e deixou 680 pessoas desaparecidas. 
16 de outubro: 
Canadá legaliza a maconha 
O Canadá se juntou a uma pequena lista de países que legalizaram a posse de maconha para uso recreativo. A medida fez parte de uma promessa de campanha feita pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau, que argumentava que a legalização ajudaria manter as drogas longas das minorias e consumiria o lucro das redes de contrabando de drogas. 
20 de outubro: 
Arábia Saudita admite a morte de Jamal Khashoggi 
O jornalista e ex-editor-chefe do canal de notícias Al-Arab, Khashoggi fugiu de seu país natal em setembro de 2017, e foi para o exílio, onde continuou escrevendo artigos críticos sobre o governo saudita e a família governante. 
No dia 2 de outubro, ele teria entrado no consulado saudita em Istambul, Turquia, mas nunca foi visto saindo do local. Notícias sobre o seu suposto assassinato, começaram a surgir em seguida, mas isso foi negado pelo governo. Entretanto, nesse dia, o regime confirmou sua morte, causada por um estrangulamento em uma briga. 
23 de outubro: 
A maior ponte marítima é aberta 
Estendendo-se por mais de 55 quilômetros, a Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau, conecta as três principais cidades do Delta do Rio das Perolas. Inaugurada pelo presidente chinês, Xi Jinping, a ponte custou perto de US$20 bilhões. 
28 de outubro: 
Jair Bolsonaro é eleito no Brasil 
O candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, é eleito presidente do Brasil em 28 de outubro, quase dois meses após ser atingido por uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais 
8-25 de novembro: 
Incêndio devasta Califórnia 
Considerado como um dos incêndios mais destrutivos da história americana, o incêndio florestal começou no Condado de Butte, na parte norte do estado. Até o dia 28 de novembro, a queimada matou 88 pessoas, destruiu 20.000 construções e causou um estrago de US$10 bilhões. Levou mais de 1.000 bombeiros, 70 caminhões de bombeiros e dois helicópteros para controlá-lo. 
26 de novembro: 
InSight aterriza em Marte 
O módulo robótico da NASA, lançado no dia 5 de maio, aterrizou na região da Elysium Planitia, no planeta vermelho. Sua missão é realizar experimentos de rádio-ciência para entender a estrutura interna e a rotação do planeta. 
(Foto) O robô enviou de volta uma "selfie" tirada pela sua Instrument Deployment Camera (IDC).
Fonte: msn.com
Valeu gente


Você também poderá gostar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL