Pular para o conteúdo principal

SOROCABA NO INTERIOR DE SÃO PAULO EH A CIDADE MAIS BONITA DO MUNDO






BEM VINDO A CIDADE DE SOROCABA. A MANCHESTER PAULISTA. A CIDADE MAIS BONITA DO MUNDO
imagem - Lavigne
SOROCABA TEM 586.625 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SOROCABA EH: SOROCABANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.654
ORIGEM DO NOME
Sorocaba, que no tupi-guarani, significa terra ("aba") fendida ou rasgada (çoro). Terra Rasgada
HISTÓRIA
Em fins do século XVI, Afonso Sardinha, "O Velho", seu filho, "O Moço", e Clemente Alvares estiveram no morro Araçoiaba à procura de ouro. Encontraram minério de ferro e comunicaram o fato ao Governador Geral que levantou o pelourinho da Vila de Nossa Senhora do Monte Serrat, mandando mineiros explorarem a região. Nada encontrando, transferiu a Vila para Itavuvu, ficando sob a invocação de São Felipe, em homenagem ao Rei da Espanha.
O Capitão Baltazar Fernandes construiu, em 1654, a igreja de Nossa Senhora da Ponte, atual igreja de São Bento, e sua casa de moradia no lajeado, fundando nova povoação com o nome de Sorocaba.
Para promover o povoamento doou à igreja, grande gleba de terras aos Beneditos de Paranaíba, com a condição de construírem o convento e manterem uma escola. Alguns anos depois o pelourinho de Itavuvu foi transferido para Sorocaba constituindo a Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba.
O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Outro ciclo iniciou-se com o Coronel Cristóvão Pereira de Abreu, que conduziu por Sorocaba a primeira tropa de muares. Mas tarde, Sorocaba tornou-se sede das feiras de muares. A Cidade, por força da sua privilegiada situação geográfica, transformou-se no eixo geoeconômico, entre as regiões norte e sul do Brasil, empenhados na mineração e na exploração das reservas florestais o norte; e na produção de animais de carga e de corte - o sul.
AQUI A FACULDADE DE DIREITO
imagem - Wikipédia
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1875, como o ponto final da Estrada de Ferro Sorocabana que, não por acaso, tem esse nome: a ideia original dos donos era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. A Sorocabana teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX.
imagem - PMS
imagem - Fábio Barros
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SOROCABA
imagem - Fábio Barros
AQUI PASSA A LINHA IMAGINÁRIA DO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO
imagem - Wikipédia
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
imagem - PMS
imagem - PMS
imagem - Fábio Barros
imagem - Lavigne
imagem - ?
imagem - Wikipédia
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
imagem - Wikipédia
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
HOSPITAL
imagem - Fábio Barros
MERCADO MUNICIPAL
O Mercado Municipal foi inaugurado em 1938 como principal centro comercial de Sorocaba. Construído em estilo art-decó, o prédio substituiu outro que existia no local, que já não comportava o volume de mercadorias.
Considerado um dos cartões-postais da cidade, o Mercado vende uma grande variedade de produtos, como frios, laticínios, açougue, peixaria, grãos, hortifrutigranjeiros, especiarias, entre outros.
Ao lado do Mercado, na Praça Nicolau Scarpa, encontra-se a Torre do Relógio, doada pela comunidade japonesa em 1954, durante as comemorações do Terceiro Centenário de Sorocaba.
imagem - Fábio Barros
PARQUE MUNICIPAL E ZOOLÓGICO
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Fábio Barros
BIBLIOTECA MUNICIPAL
O acervo reúne obras raras da literatura e valioso material sobre a memória de Sorocaba, com livros, jornais, revistas, entre outras publicações. Dispõe de mais de 4 mil volumes em livros impressos no sistema Braile e 390 títulos de livros falados.
imagem - Wikipédia
imagem - Fábio Barros
PRAÇA DOS TRÉS PODERES
imagem - Fábio Barros
RIO SOROCABA
imagem - Wikipédia
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Fábio Barros
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - 
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
TEATRO MUNICIPAL
Projetado pelo arquiteto Luiz Arthur Guimarães Navarrete, O Teatro Municipal "Teotônio Vilela" foi inaugurado em 29 de janeiro de 1983. Conta com dois espaços cênicos, um interno, com 435 poltronas, e o Teatro de Arena, edificado sobre o lago e com capacidade para 600 pessoas.
O hall de entrada abriga o acervo da Coleção de Objetos Cênicos "Osório T. Morais", que preserva objetos e documentação dos espetáculos ali exibidos.
imagem - Fábio Barros
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Wikipédia
TRILHA PARA CAMINHADA
imagem - Fábio Barros
CASARÃO
imagem - Fábio Barros
AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
imagem - Fábio Barros
EDIFÍCIOS
imagem - Fábio Barros
ESCOLA PÚBLICA
imagem - Fábio Barros
PRAÇA DOS TRÉS PODERES
imagem - Fábio Barros
PARQUE CAMPOLIM
imagem - Fábio Barros
imagem - Fábio Barros
ROTATÓRIA CASTELINHO
imagem - Fábio Barros
CATEDRAL METROPOLITANA
A Catedral Metropolitana de Sorocaba é a segunda matriz da cidade, sendo a primeira a Igreja de Sant'Anna. É a primeira obra edificada em pedras do município, sendo que a primeira missa foi realizada em 11 de fevereiro de 1783. Em 1841, inaugurou-se o relógio, adquirido do Rio de Janeiro, que hoje funciona na torre da Igreja de São Carlos Borromeu.
Passou por algumas reformas ao longo dos anos, até ser totalmente restaurada em 2002, recebendo nova pintura, iluminação e novo projeto de paisagismo, além de um sistema de iluminação cênica na fachada, desde agosto de 2010. Na fachada estão quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), o brasão da Arquidiocese de Sorocaba e a inscrição D.O.M, do latim Deo Optimo Maximo (em português, "Ao Deus Supremo").
imagem - Fábio Barros
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Construída pelos escravos do fundador de Sorocaba, Baltazar Fernandes, em 1654, foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. Doada aos monges beneditinos de Santana de Parnaíba, em abril de 1660, passou a igreja de Sant'Ana, com a construção de uma nova matriz.
O Mosteiro guarda algumas preciosidades, como o altar-mor esculpido com madeira, com lâminas de ouro aplicadas no retábulo, trazido de Portugal no século XVIII.
imagem - Fábio Barros
imagem - PMS
imagem - PMS
imagem - PMS
USINA DE CULTURA
imagem- João Rapim
AVENIDA
imagem - Fábio Barros
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SOROCABA, SÃO PAULO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SOROCABA, SÃO PAULO


APAIXONE-SE

Comentários

  1. Ricardo Christofoletti7 de março de 2017 08:10

    A foto da igreja de Nossa Senhora do Carmo não está situada em Sorocaba, mas sim na cidade de Itu/SP que fica a aproximadamente 40 km de Sorocaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Ricardo?
      Fiz a retirada da foto postada indevidamente na página de Sorocaba.
      Valeu pela colaboração.
      Abraços e tudo de bom para você

      Excluir

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE.
AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO. 
POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO.
DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

ESTE POST FAZ PARTE DO SITE "BELEZAS DA HUMANIDADE"
CLIK AQUI E CONHEÇA OUTRAS MARAVILHAS DO HOMEM