Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

A "IRLANDA" RICA, CULTURAL E BELA EH O DESTINO PREFERIDO DOS INTERCAMBISTAS BRASILEIROS QUE LÁ SE SURPREENDEM

LINHA DO TEMPO DA "IRLANDA" / WORLD 
O Castelo de Dublin, localizado na capital, foi a sede do governo britânico até a década de 1920. Hoje, é um dos grandes pontos turísticos da cidade, além de abrigar conferências Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes. A "…

EM TAGUATINGA NO TOCANTINS ALÉM DE GRUTAS E CACHOEIRAS, VOCÊ PODERÁ BANHAR-SE NO MENOR RIO DO MUNDO, O "RIO AZUL" DE APENAS 200 METROS DE EXTENSÃO E ÁGUAS DE COR AZUL ENCANTADOR






BEM VINDO A CIDADE DE TAGUATINGA. RODEADA POR MONTANHAS
imagem - Jackson A. de Moura
TAGUATINGA TEM 15,051 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM TAGUATINGA EH: TAGUATINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.972
ORIGEM DO NOME

O sufixo "-tinga" significa "branco" em língua tupi. Já sobre o prefixo "ta’wa-" há alguma controvérsia.
Em algum momento "ta’wa" foi traduzido como "ave", e "ta’wa’tinga" significaria neste caso "ave branca. Mas Taguá, uma espécie de argila amarelada ou vermelha, vem do tupi "ta’wa" (que pode ter originado também a palavra "taba", casa indígena). Assim, "ta’wa" significa "barro", e "ta’wa’tinga''" significa "barro branco.
HISTÓRIA

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, etc.
A cidade de Taguatinga especificamente teve a sua origem na Fazenda Brejo no século XVIII, de propriedade de uma família numerosa.
Distante apenas quinze quilômetros da fronteira com o Estado da Bahia, a Fazenda Brejo foi o primeiro aglomerado urbano. Sua água doce atraía muitas pessoas em virtude das fazendas da região ter suas águas salobras. Por ter suas terras muito férteis, surgiram pequenas povoações em seu território. Era também um lugar onde as famílias se reuniam em determinadas datas, permanecendo em festa por vários dias. Sua população cresceu com a chegada de migrantes de outros estados.
Os negociantes passavam com muito dinheiro por aquele lugar, conhecido como "travessia do brejo", à procura de minas de ouro. Dentre estes, veio também Francisco Lino de Souza que casou com a filha do dono da fazenda. Na verdade, por volta de 1834, foi ele quem edificou a capela de Santa Maria, denominação que foi atribuída ao povoado, e que fez com que Francisco Lino ficasse caracterizado como o seu fundador.
Antes mesmo que a compra fosse efetuada passou pela região, com destino ao Estado da Bahia, uma família procedente de Taipas, hoje distrito de Conceição do Tocantins, que conduzia uma imagem de Nossa Senhora da Abadia e que se dispôs a cedê-la ao proprietário. Concordaram ambos que a Padroeira fosse à referida santa até quando a família regressasse para buscar a imagem, o que nunca ocorreu.
AQUI A AGÊNCIA DO BANCO DO BRAZIL
imagem - Janes José
SUPERMERCADO
imagem - Albúm de Viagem
SINDICATO RURAL
imagem - Jackson A. de Moura
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ABADIA
imagem - Janes José
PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Eduardo Revoredo
MONUMENTO
imagem - Eduardo Revoredo
HOTEL DA ESQUINA
imagem - Jackson A. de Moura
ESTE HOTEL EH DA BELA
imagem - Jackson A. de Moura
CASARÃO
imagem - Abnestair
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TAGUATINGA
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - ?
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Vagno Alves
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - ?
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - ?
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Dimas Justo
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Jackson A. de Moura
ZONA RURAL
imagem - Jackson A. de Moura
imagem - Jackson A. de Moura
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Eduardo Revoredo
imagem - Jackson A. de Moura

CACHOEIRA DO REGISTRO
Cachoeira do Registro, no rio Ribeirão Sobrado. A cachoeira é a maior do Estado em volume de água e em altura.
A queda é de 45 metros e seu impacto produz ondas que formam um lago de água doce de 10 a 15 metros de profundidade. A baixa incidência de luz, a beleza e barulho da Cachoeira fascinam qualquer turista, que percorre sem reclamar 22 km para conhecê-la.
imagem -  Camila Martins
foto - ?

GRUTA DOS CALDEIRÕES
A Gruta dos Caldeirões é um dos cenários da abertura do filme Coração dos Deuses, e ganhou este nome por causa da fazenda onde está situada a 13 km da cidade. As estalactites e estalagmites se fundem na Gruta formando um espetáculo a parte.
imagem -  ?
imagem - ?
imagem - ?

RIO AZUIS
Uma das atrações mais interessantes, que começa a ganhar destaque, é o Rio Azuis, considerado o menor rio do mundo, com menos de 200 metros.
O rio é uma fonte de águas cristalinas que nasce no pé-da-serra, formando uma piscina próxima a nascente. As águas, de um azul encantador, enchem os olhos do visitante.
Mesmo localizado em terras do município de Aurora do Tocantins, são os moradores da cidade de Taguatinga que mais usufruem deste atraente ponto turístico. O acesso a ele é feito pela estrada Taguatinga/ Arraias.
imagem - Janes José
imagem - Janes José
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


APAIXONE-SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…