Pular para o conteúdo principal

"PORTO ALEGRE" CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL EH A CIDADE MAIS ARBORIZADA E ALFABETIZADA DO MUNDO COM MAIS DE UM MILHÃO DE ÁRVORES E A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PÁSSAROS DO BRAZIL






BEM VINDO A CIDADE DE PORTO ALEGRE. UMA DAS CIDADES MAIS ARBORIZADAS DO BRAZIL
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - ?
PORTO ALEGRE TEM 1.409.335 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM PORTO ALEGRE EH: PORTO-ALEGRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 26 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.772
PORTO ALEGRE EH MAIS 
PORTO ALEGRE ESTÁ ENTRE AS CIDADES MAIS ARBORIZADAS E ALFABETIZADAS DO MUNDO, COM MAIS DE UM MILHÃO DE ÁRVORES, 409 PRAÇAS, RESERVA BIOLÓGICA, NOVE PARQUES URBANOS E A MAIOR  CONCENTRAÇÃO DE PÁSSAROS DO PAÍS.

UMA DAS MAIS RICAS E DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
É REFERÊNCIA NACIONAL NA COLETA SELETIVA DE LIXO, COM 100% DE RECOLHIMENTO.
POSSUI O MAIOR ÍNDICE BRASILEIRO DE CRECHES COMUNITÁRIAS.
1ª CIDADE DA AMÉRICA LATINA A POSSUIR UM PLANO DIRETOR DE DRENAGEM URBANA.
HISTÓRIA
A REGIÃO ONDE SE ERGUE PORTO ALEGRE ERA PRIMITIVAMENTE HABITADA PELOS INDÍGENAS TAPES MINUANO.

ÀS MARGENS DO RIO GUAÍBA, NAS TERRAS EM QUE JERÔNIMO DE ORNELAS, EM 1732, ESTABELECEU SUA FAZENDA DE CRIAÇÃO DE GADO E POUSO, SURGIU PEQUENO ANCORADOURO UTILIZADO PELAS EMBARCAÇÕES QUE ATENDIAM A RECEM FUNDADA POVOAÇÃO DE CAPELA GRANDE DO VIAMÃO, RAZÃO PELA QUAL FICOU O POVOADO CONHECIDO COMO PORTO DE VIAMÃO. A MAGNÍFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO ANCORADOURO REPRESENTOU FATOR DECISIVO PARA O ACELERADO DESENVOLVIMENTO DAQUELE POVOADO.
DEVIDO A ESCASSES DE ÁGUA NO LOCAL, OS CASAIS ALI NÃO QUISERAM FICAR E POUCO A POUCO FORAM SE INSTALANDO PELAS IMEDIAÇÕES DO PORTO DE VIAMÃO, QUE PASSOU A SER CONHECIDO, ENTÃO, PELO NOME DE PORTO DOS CASAIS.
SÃO FRANCISCO FOI ESCOLHIDO COMO PADROEIRO DA NOVA POVOAÇÃO, DAÍ A RAZÃO DA LOCALIDADE SER TAMBÉM CONHECIDA COMO PORTO DE SÃO FRANCISCO DOS CASAIS.
AINDA EM 1752, EM VIRTUDE DA NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DOS CASAIS AÇORIANOS, AS TERRAS PERTENCENTES A JERÔNIMO DE ORNELAS FORAM DESAPROPRIADAS, TENDO ELE SE RETIRADO PARA TRIUNFO, ONDE FUNDOU O POVOADO DE BOM JESUS DO TRIUNFO.
EM 1773, O GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, CORONEL JOSÉ MARCELINO DE FIGUEIREDO, PELO AVISO DE 24 DE JULHO, POR ORDEM REAL, TRANSFERIU PARA O PORTO DOS CASAIS A SEDE DO GOVERNO, QUE SE ACHAVA INSTALADA NA CAPELA GRANDE DO VIAMÃO, DESDE A OCUPAÇÃO DA VILA DO RIO GRANDE POR ZEBALLOS.
AVENIDA MAUÁ
imagem - PMPA
AVENIDA EDVALDO PEREIRA PAIVA
imagem - PMPA
ESTÁDIO DO BEIRA RIO
imagem - ?
CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS

A CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1921 E 1986 A PARTIR DO PROJETO DO ARQUITETO ITALIANO JOÃO BATISTA GIOVENALE, NA ÉPOCA PROFESSOR DA ACADEMIA DE BELAS ARTES SÃO LUCAS DE ROMA E MEMBRO DA COMISSÃO DE ARTE SACRA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO. A MAGNÍFICA CÚPULA DA IGREJA, MARCA REGISTRADA NA PAISAGEM DA CAPITAL, POSSUI 65 METROS DE ALTURA DO NÍVEL DA PRAÇA, COM UM DIÂMETRO INTERNO DE QUASE 18 METROS.
imagem - ?
IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU
imagem - Lucas Pedruzzi
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
imagem - PMPA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
imagem - ?
ARQUIVO HISTÓRICO
imagem - PMPA
THEATRO SÃO PEDRO
imagem - PMPA
PRAÇA DA MATRIZ

A PRAÇA DA MATRIZ DE PORTO ALEGRE, CUJO NOME OFICIAL É PRAÇA MARECHAL DEODORO, ESTÁ LOCALIZADA NO CORAÇÃO DE PORTO ALEGRE, E EXISTE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CAPITAL, QUANDO, AINDA EM 1773, CHAMAVA-SE LARGO DO PALÁCIO OU DA MATRIZ. 
HOJE A PRAÇA DA MATRIZ É O CENTRO POLÍTICO DO ESTADO E EM SEU ENTORNO EXISTEM DIVERSOS PRÉDIOS DE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA OU SOCIAL PARA A CIDADE. ALI ESTÃO A CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE; O PALÁCIO PIRATINI, SEDE DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL; O EDIFÍCIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, O PALÁCIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E O PALÁCIO DA JUSTIÇA. TAMBÉM ESTÃO LOCALIZADOS NA PRAÇA O THEATRO SÃO PEDRO E ALGUNS OUTROS CASARÕES ANTIGOS
imagem - ?
imagem - ?
CAIS DO PORTO
imagem - PMPA
VISTA PARCIAL
imagem - PMPA
CINE THEATRO
imagem - Wikipédia
COLÉGIO ADVENTISTA
imagem - Henrique de Borba
PARQUE MOINHO DOS VENTOS

O PARQUE MOINHOS DE VENTO É CONTORNADO PELAS RUAS 24 DE OUTUBRO, MOSTARDEIRO, COMENDADOR CAMINHA, QUINTINO BOCAIÚVA E CORTADO PELA AV. GOETHE.

O PARCÃO, COMO TAMBÉM É CONHECIDO PELOS PORTO-ALEGRENSES, FOI OFICIALMENTE CRIADO EM 1972, POSSUI 115 MIL METROS QUADRADOS E LOCALIZA-SE NO SOFISTICADO BAIRRO QUE LEVA O MESMO NOME.
O TOPÔNIMO "MOINHOS DE VENTO" LHE FOI ATRIBUÍDO EM VIRTUDE DA EXISTÊNCIA, EM SUA ÁREA, DE MOINHOS QUE TRANSFORMAVAM O TRIGO EM FARINHA.
O PARQUE MOINHOS DE VENTO OFERECE OPÇÕES DE LAZER COMO JOGGING, PATINAÇÃO, QUADRAS DE FUTEBOL, TÊNIS, VÔLEI E APARELHOS DE GINÁSTICA. 
imagem - ?
imagem - ?
imagem - PMPA
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO MOINHO DOS VENTOS
imagem - PMPA
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Henrique de Borba
FONTE LUMINOSA
imagem - PMPA
VISÃO AÉREA
imagem - ?
MERCADO PÚBLICO

O MERCADO PÚBLICO É UM PRÉDIO EM ESTILO NEOCLÁSSICO CONSTRUÍDO SOBRE O 1º ATERRO DA CIDADE, DATADO DE 1869. ESPECIARIAS E PRODUTOS TÍPICOS DA TERRA GAÚCHA SÃO ENCONTRADOS EM SUAS LOJAS. RESTAURANTES, LANCHONETES E SORVETERIAS COMPLETAM A OFERTA DE SERVIÇOS, SENDO O MAIOR CENTRO DE COMPRAS DE PORTO ALEGRE.
imagem - ?
imagem - ?
imagem - PMPA
MUSEU DE ARTES NA PRAÇA DA ALFÂNDEGA
imagem - Wikipédia
REGIÃO CENTRAL
imagem - PMPA
MUSEU DA CIDADE
imagem - PMPA
VISTA PARCIAL
imagem - ?
RIO GUAIBA
imagem - PMPA
EDIFÍCIOS
imagem - Gerson Ibias
ANTIGA SEDE DA PREFEITURA
imagem - PMPA
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMPA
PAÇO MUNICIPAL
imagem - PMPA
PARQUE MARINHA DO BRAZIL

É UM PARQUE ESSENCIALMENTE ESPORTIVO, CONTANDO COM QUADRAS DE FUTEBOL DE SALÃO, TÊNIS, VÔLEI, BASQUETE, PISTAS DE PATINAÇÃO, SKATE, ATLETISMO E CICLISMO, APARELHOS PARA GINÁSTICA, CAMPOS DE FUTEBOL 7, ALÉM DE RECANTOS INFANTIS E ESPAÇO CÍVICO COM ESPELHO D´ÁGUA. OUTROS ATRATIVOS SÃO O EIXO AQUÁTICO DE 10 MIL METROS QUADRADOS QUE CORTA E PERCORRE 700 METROS DO PARQUE O RECANTO SOLAR, PARA BANHOS DE SOL, E O RECANTO DA SAUDADE, APRECIADO PELO SEU BELO PÔR-DO-SOL. CONTA AINDA COM VESTIÁRIOS E TRÊS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO.
imagem - PMPA
INTERNA DO AEROPORTO
imagem - Henrique de Borba
JARDIM DA "ETA"
imagem - PMPA
LAGO GUAIBA
imagem - Henrique de Borba
PARCIAL
imagem - Gilberto Simon
PALÁCIO PIRATINI
imagem - PMPA
LARGO DOS AÇORIANOS
imagem - Henrique de Borba
LAGO NO PARQUE FARROUPILHA
imagem - Wikipédia
TRAVESSA DOS VENEZIANOS
imagem - Henrique de Borba
RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA
imagem - PMPA
A CIDADE AO FUNDO
imagem - Gerson Ibias
PARCIAL REGIÃO CENTRAL
imagem - Gerson Ibias
RUA DOS ANDRADAS
imagem - PMPA
RUA DA PRAIA
imagem - Henrique de Borba
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


APAIXONE-SE 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…