domingo, 14 de dezembro de 2014

BASÍLICA DE SANTA SOFIA NA TURQUIA FOI CONSTRUÍDA EM 532






BASÍLICA DE SANTA SOFIA, TAMBÉM CONHECIDA COMO HAGIA SOPHIA (EM GREGO: ΆΓΙΑ ΣΟΦΙΑ; TRANSL.: HAGIA SOPHIA, QUE SIGNIFICA "SAGRADA SABEDORIA"; EM TURCO: AYASOFYA
foto - ?
É UM IMPONENTE EDIFÍCIO CONSTRUÍDO ENTRE 532 E 537 PELO IMPÉRIO BIZANTINO PARA SER A CATEDRAL DE CONSTANTINOPLA (ATUALMENTE ISTAMBUL, NA TURQUIA). DA DATA EM QUE FOI DEDICADA EM 360 ATÉ 1453, ELA SERVIU NESTA FUNÇÃO, COM EXCEÇÃO DO PERÍODO ENTRE 1204 E 1261, QUANDO ELA FOI CONVERTIDA PARA UMA CATEDRAL CATÓLICA ROMANA DURANTE O PATRIARCADO LATINO DE CONSTANTINOPLA QUE SE SEGUIU AO SAQUE DA CAPITAL IMPERIAL PELA QUARTA CRUZADA. 
foto - Ahmet Bekir
O EDIFÍCIO FOI UMA MESQUITA ENTRE 29 DE MAIO DE 1453 E 1931, QUANDO FOI SECULARIZADA. ELA REABRIU COMO UM MUSEU EM 1 DE FEVEREIRO DE 1935. SANTA SOFIA É UM DOS GRANDES EXEMPLOS AINDA EXISTENTES DA ARQUITETURA BIZANTINA. SEU INTERIOR, DECORADO COM PILARES DE MÁRMORE E MOSAICOS É DE GRANDE VALOR ARTÍSTICO. 
foto - ?
O PRÓPRIO IMPERADOR JUSTINIANO SUPERVISIONOU A FINALIZAÇÃO DA MAIOR CATEDRAL JÁ CONSTRUÍDA NA ÉPOCA. ELA FOI A MAIOR CONQUISTA ARQUITETÔNICA DA ANTIGUIDADE TARDIA E SUA INFLUÊNCIA SE ESPALHOU PELO MUNDO ORTODOXO, CATÓLICO E ISLÂMICO. AS MAIORES COLUNAS SÃO DE GRANITO, COM ENTRE 19 E 20 METROS DE ALTURA E PELO MENOS 1,5 METROS DE DIÂMETRO, TENDO A MAIOR MAIS DE 70 TONELADAS. POR ORDENS DO IMPERADOR, OITO COLUNAS CORÍNTIAS FORAM DESMONTADAS EM BAALBEK, NO LÍBANO, E ENVIADAS PARA CONSTANTINOPLA PARA A CONSTRUÇÃO DE SANTA SOFIA. 
foto - Cecemil
O VASTO INTERIOR TEM UMA ESTRUTURA COMPLEXA. A NAVE É COBERTA POR UM DOMO CENTRAL QUE, NO SEU PONTO MAIS ALTO, ESTÁ A 55,6 METROS DO CHÃO E REPOUSA SOBRE UMA ARCADA COM 40 JANELAS ARQUEADAS. RESTAURAÇÕES EM SUA ESTRUTURA O DEIXARAM COM UMA FORMA ALGO ELÍPTICA, COM O DIÂMETRO VARIANDO ENTRE 31,24 E 30,86 METROS. TANTO NO LADO DA ENTRADA OCIDENTAL E QUANTO NO LADO ORIENTAL, LITÚRGICO, HÁ ABERTURAS EM FORMA DE ARCO AMPLIADAS POR SEMI-DOMOS DE DIÂMETRO IDÊNTICO AO DOMO CENTRAL, SUPORTADOS POR EXEDRAS EM FORMA DE SEMI-DOMOS: 
foto KX Kosmas
UMA HIERARQUIA DE ELEMENTOS ENCIMADOS POR DOMOS CONSTRUÍDOS DE FORMA A CRIAR UM VASTO INTERIOR DE FORMA OBLONGA CULMINANDO NO DOMO CENTRAL, COM UMA ABERTURA DE 76,2 METROS NO TOTAL. AS SUPERFÍCIES INTERIORES SÃO COBERTAS COM MÁRMORES POLICROMÁTICOS, VERDES E BRANCOS COM PÓRFIRO PÚRPURA, ALÉM DOS MOSAICOS DOURADOS. 
foto - Olimpist
O EXTERIOR, REVESTIDO DE ESTUCO, FOI PINTADO DE AMARELO E VERMELHO NAS RESTAURAÇÕES DO SÉCULO XIX POR ORDEM DOS FOSSATI, OS ARQUITETOS
foto - ?
 foto - Lacika


APAIXONE-SE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL