OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : OLARIA / MINAS GERAIS - Na Serra da Mantiqueira com cachoeiras, trilhas históricas, mirantes e remanescentes de floresta atlântica ainda preservadas (3.434 / 5.570)

sábado, 28 de setembro de 2019

OLARIA / MINAS GERAIS - Na Serra da Mantiqueira com cachoeiras, trilhas históricas, mirantes e remanescentes de floresta atlântica ainda preservadas (3.434 / 5.570)

















foto - Thymonthy Becker
A CIDADE 
Na Serra da Mantiqueira Mineira, o município de Olaria configura-se como um dos mais charmosos municípios da região e se destaca pela beleza cênica, natural, cultural e histórica.

 



Localizado entre as disjunções das mais belas montanhas de Minas Gerais, entre a Zona da Mata e o Sul de Minas, o município possui forte apelo ecológico e representatividade histórica, servindo de apoio e passagem para tropeiros, tropas imperiais e viajantes durante o período de ocupação e desenvolvimento de Minas Gerais. 
Foto - PMO
Foto - PMO
Foto - PMO
No turismo, encontramos uma das vocações mais acentuadas do município. As características geográficas, geológicas e geomorfológicas propiciam uma grande quantidade e variedade de atrativos naturais como: cachoeiras, mirantes e serras que guardam remanescentes de floresta atlântica ainda muito preservadas.

Configuram também atrativos turísticos em potencial, as trilhas históricas, que serviam de passagem para tropeiros e viajantes durante o período do ouro até meados do século passado. 
Foto - PMO
Foto - PMO
A ATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE OLARIA 
As principais atividades econômicas do município de Olaria são: a agropecuária e o pequeno comércio. O Turismo, mesmo não sendo inexistente, ainda ocorre de forma tímida e carecendo de equipamentos e serviços turísticos, o que torna ainda mais lento o desenvolvimento da atividade.


Os seguimentos do Turismo que predominam na região é o Ecoturismo, já consolidado nos vizinhos Parque Estadual de Ibitipoca – Lima Duarte, Povoado do Funil – Rio Preto e em processo evolutivo no entorno e Serra de Lima Duarte / povoado de Monte Verde, bem como em outras áreas como a região dos campos, principalmente no povoado de Souza do Rio Grande, no município de Lima Duarte.


O Turismo Rural encontra-se em desenvolvimento com a criação de pesque-pagues, áreas de lazer, passeios a cavalo e restaurantes rurais nos arredores da sede do município de Lima Duarte, resultando em um nicho com grande potencial de desenvolvimento também para o município de Olaria. 
Foto - PMO
Foto - PMO
No município de Olaria, a visitação turística acontece principalmente na Serra da Bocaina, onde se encontra a Capela de Senhor do Passos e Cachoeira da Sesmaria ou Arialdo, também é crescente na Cachoeira do Pão de Angu.


O Turismo ocorre no município também de outras formas, considerando que o município de Olaria é passagem e apoio para quem segue para Souza do Rio Grande, Ibitipoca via Rancharia e para jipeiros, motociclistas e ciclistas que percorrem a região em busca de aventuras pelas trilhas e estradas do município. 
Foto - PMO
Devem se considerar também os viajantes que passam pela BR 267, estes quando pára no município, nos empreendimentos a beira da estrada, adquirem produtos e serviços, deixando recursos que ajudam a movimentar a economia local.

Estes viajantes, também são visitantes em potencial, já que atravessam o município e devem ser informados sobre o que a região oferece de produtos e serviços turísticos, podendo voltar com suas famílias e amigos para dias de lazer pelos atrativos turísticos de Olaria. 
Fonte: Plano Municipal de Turismo 
Texto: Marcio Lucinda Lima
Foto - PMO
SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE OLARIA. TERRA NATAL DO JORNALISTA JESUS DE OLIVEIRA (CRIADOR E EDITOR DE "O LYNCE") UMA DAS PRIMEIRAS REVISTAS BRASILEIRAS. CIDADE ONDE SANTO ANTÔNIO APARECEU
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - ?
AQUI O MARCO ZERO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI UMA RUA DO PEQUENO MAS, ACONCHEGANTE MUNICÍPIO.
foto - Thymonthy Becker
O MILAGRE
O fato iniciou com o desaparecimento de um escravo chamado Isidoro da Fazenda Passa Tempo, do Coronel João Caetano Rodrigues. O escravo era querido na fazenda e a esposa do Coronel Rodrigues, Sinhá Umbelina Josefhina da Cunha, pedia ao santo de sua devoção a volta do escravo. Ela rezava terços pedindo a intercessão de Santo Antônio. Num certo dia o escravo reapareceu e lhe contou uma história que causou espanto a todos e logo foi transformada em milagre pelo povo da região.


Conta a história lendária que depois da fuga, vagando pela mata virgem, o escravo Isidoro ficou dias seguidos comendo o que encontrava, até que lhe apareceu um homem misterioso, trajando veste escura e cordão amarrado à cintura. O homem lhe falou de Deus e também lhe mostrou o caminho de volta para a casa de seus senhores. O escravo retornou para a fazenda e a história foi considerada uma aparição de Santo Antônio, que ficou conhecido na região como o Santo Antônio da Olaria.



Diante da suposta aparição, Sinhá Umbelina fez promessa de mandar construir uma capela em homenagem ao santo e de providenciar uma imagem, que logo foi conseguida na Diocese de Mariana. O templo em homenagem a Santo Antônio foi construído a partir de 1869 e inaugurado em 1872, sendo elevado, devido ao porte do povoado, à categoria de Matriz. 
AQUI A SEDE DA POLICIA MILITAR DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
AQUI NUMA VISÃO MAIS AMPLA
foto - Thymonthy Becker
OLARIA VISTA DA RODOVIA DE ACESSO.
foto - Thymonthy Becker
AS BELAS MONTANHAS NO ENTORNO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
MAIS MONTANHAS E O CARRO DO BATENTE
foto - Thymonthy Becker
AQUI TEMO O CENTRO PAROQUIAL
foto - Thymonthy Becker
VEJA AS CASAS ANTIGAS.
foto - Thymonthy Becker
O CALÇAMENTO DAS RUAS EH DO TIPO "LAJOTA"
foto - Thymonthy Becker


AS RUAS SÃO MUITO BEM ARBORIZADAS
foto - Thymonthy Becker
NESTE PRÉDIO FUNCIONA O CENTRO COMUNITÁRIO, A BIBLIOTECA MUNICIPAL E O MUSEU DA CIDADE. MUITO LEGAL A IDÉIA DE REUNIR A CULTURA EM UM ÚNICO LOCAL.
foto - Thymonthy Becker
AQUI A PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker



PARTE DA PRAÇA COM UM CASARÃO NA ESQUINA
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO. FICA NESTA PRAÇA QUE EH MUITO BONITA.
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O INTERIOR DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Raymundo P. Netto
AQUI A MATRIZ VISTA DO LADO ESQUERDO
foto - Thymonthy Becker
AQUI O LADO DIREITO DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
UMA VISÃO PARCIAL DA BONITA CIDADE DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
DEBAIXO DA GRANDE ÁRVORE
foto - Thymonthy Becker


O MORRO ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE.
foto - Thymonthy Becker
A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS DO BRASIL
foto - Thymonthy Becker



A ESTRADA REAL
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISÃO PARCIAL COM A MATRIZ AO FUNDO
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISTA DAS MONTANHAS ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OLHA A FEIRA NO PASSEIO DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
AQUI O TRADICIONAL CORETO NO MEIO DAS ÁRVORES
foto - Thymonthy Becker
AQUI ELE VISTO DE OUTRO ÂNGULO
foto - Thymonthy Becker
AS ÁRVORES DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
Olaria MG
População estimada 2016 (1) - 1.893
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 178,242
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,09
Código do Município 3145406
Gentílico - olariense
ORIGEM DO NOME
Algum pioneiro montou uma olaria e utilizou o barro propício para a fabricação de telhas do tipo capa e bica, moldadas artesanalmente nas coxas por escravos. Ao mesmo tempo o local que as produzia era denominado de olaria de telha ou olaria de teia. Daí, o motivo da denominação do povoado.
Gentílico: olariense
HISTÓRICO
Nas margens da estrada que ligava São João Del Rei à cidade do Rio de Janeiro havia ranchos para descanso de tropeiros e viajantes. Um deles situava-se entre os rios do Peixe e Rosa Gomes. No local, em fins do século XVIII, formou-se um pequeno povoado que contava com algumas casas de pau a pique, um cemitério e uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário.


Fruto da religiosidade dos negros e dos mais empobrecidos (hoje, a gruta da Praça Primeiro de Março, construção recente feita apenas com pedras, é o marco zero de Olaria e o local exato da antiga capela, a primeira da localidade). Com o desenvolvimento do povoado, outras atividades econômicas surgiram diversificando a produção local. Algum pioneiro montou uma olaria e utilizou o barro propício para a fabricação de telhas do tipo capa e bica, moldadas artesanalmente nas coxas por escravos.


Ao mesmo tempo o local que as produzia era denominado de olaria de telha ou olaria de teia. Daí, o motivo da denominação do povoado. Pressupõe-se que os viajantes utilizavam expressões tais como vamos descansar na olaria ou os habitantes da região expressões como vamos na olaria, pois o local contava com ranchos para descanso, capela, cemitério e comércio de produtos variados. Assim, o topônimo OLARIA passa a denominar, no início do século XIX, este nascente povoado do então Município de Barbacena.


As obrigações religiosas do povo da região circunvizinha ao povoado eram cumpridas na capela de Nossa Senhora do Rosário. Porém, naquela época, a fé da gente simples e a sede de poder de alguns transformavam qualquer acontecimento em milagre, num processo que ocorreu em muitas cidades e lugares de Minas Gerais, inclusive no pequeno povoado da Olaria. 
Pesquisa e texto: Elcio Moreira de Paula - Historiador
Fonte: Prefeitura Municipal
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE OLARIA, MINAS GERAIS 


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Olaria / Wikipédia /





 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


VALEU PELA AVENTURA

As fotos de minha propriedade foram tiradas em Abril / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL