Pular para o conteúdo principal

CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO

O CRISTO REDENTOR É UM MONUMENTO RETRATANDO JESUS CRISTO, LOCALIZADO NO BAIRRO DO ALTO DA BOA VISTA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL. 
SITUA-SE NO TOPO DO MORRO DO CORCOVADO, A 709 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FOI INAUGURADO ÀS 19H 15MIN DO DIA 12 DE OUTUBRO DE 1931, DEPOIS DE CERCA DE CINCO ANOS DE OBRAS. UM SÍMBOLO DO CRISTIANISMO, O MONUMENTO TORNOU-SE UM DOS ÍCONES MAIS CONHECIDOS INTERNACIONALMENTE DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL. 
DOS SEUS 38 METROS, OITO ESTÃO NO PEDESTAL E TRINTA NA ESTÁTUA, A QUAL É A SEGUNDA MAIOR ESCULTURA DE CRISTO NO MUNDO, ATRÁS APENAS DA ESTÁTUA DE CRISTO REI, NA POLÔNIA.
EM UMA PESQUISA REALIZADA PELA REVISTA AMÉRICA ECONOMIA, NO ANO DE 2011, O CRISTO REDENTOR FOI CONSIDERADO POR 23,5 POR CENTO DOS ENTREVISTADOS COMO O MAIOR SÍMBOLO DA AMÉRICA LATINA. A PESQUISA FOI FEITA PELA INTERNET E REUNIU A OPINIÃO DE 1 734 EXECUTIVOS DE TODOS OS PAÍSES DA REGIÃO.
A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO RELIGIOSO NO LOCAL FOI SUGERIDA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1859, PELO PADRE LAZARISTA PEDRO MARIA BOSS, À PRINCESA ISABEL. NO ENTANTO, APENAS RETOMOU-SE EFETIVAMENTE A IDEIA EM 1921, QUANDO SE INICIAVAM OS PREPARATIVOS PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA.
A PEDRA FUNDAMENTAL DO MONUMENTO FOI LANÇADA EM 4 DE ABRIL DE 1922, MAS AS OBRAS SOMENTE FORAM INICIADAS EM 1926.
AINDA HOJE, ALGUMAS PESSOAS DIZEM, ERRONEAMENTE, QUE O MONUMENTO FOI UM PRESENTE DA FRANÇA PARA O BRASI, QUANDO, NA VERDADE, A OBRA FOI ERIGIDA A PARTIR DE DOAÇÕES DE FIÉIS DE ARQUIDIOCESES E PARÓQUIAS POR TODO O PAÍS, COM O PROJETO DE AUTORIA E CHEFIA DO ENGENHEIRO HEITOR DA SILVA COSTA. 
DA FRANÇA, VIERAM, APENAS UMA RÉPLICA DE QUATRO METROS FEITA DE PEQUENOS MOLDES, ASSIM COMO MODELOS DAS MÃOS FEITOS PELO COLABORADOR LANDOWSKI. TODOS ESTES FATOS FORAM ATESTADOS COM RIGOR NO PROGRAMA TELEVISIVO DETETIVES DA HISTÓRIA PRODUZIDO PELO THE HISTORY CHANNEL.
ANTES MESMO DE SER CONSTRUÍDO, O CRISTO REDENTOR ERA MOTIVO DE ACALORADAS DISCUSSÕES QUE DIVIDIAM O PAÍS ENTRE CATÓLICOS, PROTESTANTES E CIDADÃOS SEM RELIGIÃO. APESAR DE, ATUALMENTE, PROTESTANTES DE TODO O MUNDO VISITAREM O CRISTO, INICIALMENTE OS LÍDERES DA IGREJA BATISTA ERAM CONTRÁRIOS À CONSTRUÇÃO DELE, CHEGANDO A PROPOR QUE O DINHEIRO ARRECADADO FOSSE USADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA BENEFICENTE.
EM 21 DE NOVEMBRO DE 2007, O SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, ROGÉRIO ROCCO, AFIRMOU QUE, A PARTIR DAQUELA DATA, OS CATÓLICOS PODERIAM ENTRAR GRATUITAMENTE NO CRISTO REDENTOR, MAS APENAS EM DATAS AGENDADAS PELA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO. A DECISÃO CAUSOU DESGOSTO NOS ADMIRADORES DA IMAGEM QUE SEGUEM OUTRAS RELIGIÕES E NAQUELES QUE ADVOGAM PELO SECULARISMO DO ESTADO.
OUTRA DECISÃO QUE CAUSOU DESGOSTO AOS PROTESTANTES ADMIRADORES DA IMAGEM DO CRISTO FOI A DE TRANSFORMÁ-LO NUM SANTUÁRIO CATÓLICO NAS COMEMORAÇÕES DE SEUS 75 ANOS, EM 12 DE OUTUBRO DE 2006.
HÁ TAMBÉM, NA BASE DO MONUMENTO, UMA CAPELA CATÓLICA DEVOTADA A NOSSA SENHORA APARECIDA, ONDE HÁ CELEBRAÇÕES CATÓLICAS COMO CASAMENTOS E BATIZADOS.
(fonte: wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…