Pular para o conteúdo principal

CHICHÉN ITZÁ / CIDADE ARQUEOLÓGICA

CHICHÉN ITZÁ (DO IUCATEQUE: CHI'CH'ÈEN ÌITSHA) É UMA CIDADE ARQUEOLÓGICA MAIA LOCALIZADA NO ESTADO MEXICANO DE IUCATÃ QUE FUNCIONOU COMO CENTRO POLÍTICO E ECONÓMICO DA CIVILIZAÇÃO MAIA. AS VÁRIAS ESTRUTURAS – A PIRÂMIDE DE KUKULKÁN, O TEMPLO DE CHAC MOOL, A PRAÇA DAS MIL COLUNAS, E O CAMPO DE JOGOS DOS PRISIONEIROS – PODEM AINDA HOJE SER ADMIRADAS E SÃO DEMONSTRATIVAS DE UM EXTRAORDINÁRIO COMPROMISSO PARA COM A COMPOSIÇÃO E ESPAÇO ARQUITETÓNICO. A PIRÂMIDE FOI O ÚLTIMO E, SEM QUALQUER DÚVIDA, O MAIS GRANDIOSO DE TODOS OS TEMPLOS DA CIVILIZAÇÃO MAIA. O NOME CHICHÉN-ITZÁ TEM RAIZ MAIA E SIGNIFICA "PESSOAS QUE VIVEM NA BEIRA DA ÁGUA". ESTIMA-SE QUE CHICHÉN-ITZÁ FOI FUNDADA POR VOLTA DOS ANOS 435 E 455 A.C. FOI DECLARADA PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO EM 1988.
A CIDADE DE CHICHÉN ITZÁ FOI ABANDONADA EM 670 D.C. E RECONSTRUÍDA 300 ANOS MAIS TARDE, QUANDO SE TORNOU O CENTRO DA CULTURA MAIA E A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO NORDESTE DE YUCÁTAN.
A ASCENSÃO DE CHICHEN ITZÁ ESTÁ RELACIONADA AO DECLÍNIO DE OUTROS CENTROS REGIONAIS DAS PLANÍCIES DO SUL DE IUCATÃ, COMO, POR EXEMPLO, TIKAL.
ALGUMAS FONTES ETNOGRÁFICAS AFIRMAM QUE EM 987 D.C. UM REI TOLTECA DE NOME TOPILTZIN CE ACATL QUETZALCOATL DOMINOU ESTA REGIÃO COM O APOIO DE ALGUMAS TROPAS MAIAS E FEZ DE CHICHÉN ITZÁ A CAPITAL, JUNTAMENTE COM TULA XICOCOTITLAN.
A PARTIR DE ENTÃO HOUVE UMA AGLUTINAÇÃO ENTRE OS ESTILOS ARQUITETÔNICOS DO POVO MAIA E DOS TOLTECAS. A ARTE E A ARQUITETURA DESSE PERÍODO MOSTRA UMA MISTURA INTERESSANTE DE MAIA E ESTILOS TOLTECA. ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE NESTE PERÍODO A REGIÃO NÃO FORA LIDERADA POR UM ÚNICO GOVERNANTE, MAS POR UM CONSELHO FORMADO PELOS MAIS NOTÓRIOS CIDADÃOS. ENTRETANTO, RECENTEMENTE ESTA TEORIA VÊM SENDO MENOS APONTADA PELOS HISTORIADORES DURANTE AS PESQUISAS SOBRE A ORIGEM DE CHICHÉN ITZÁ.
DURANTE A ERA DE OURO DE CHICHÉN ITZÁ, A CIDADE EXPERIMENTOU UM PERÍODO DE FORTE CRESCIMENTO ECONÔMICO E TORNOU-SE O CENTRO FINANCEIRO DE IUCATÃ. AS ROTAS DE COMÉRCIO POSSIBILITARAM A OBTENÇÃO DE OURO E OUTROS RECURSOS MINERAIS PARA A REGIÃO
EMBORA EXISTAM ALGUMAS EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS QUE INDICAM QUE CHICHÉN ITZÁ FOI SAQUEADA, ALGUMAS FONTES HISTÓRICAS PROVAM QUE A REGIÃO NÃO PODERIA SER ATACADA POR LADRÕES. A QUESTÃO ESTÁ ENVOLVIDA EM UM GRANDE ENIGMA ARQUEOLÓGICO ATÉ OS DIAS ATUAIS. 
APÓS O PERÍODO DE OURO, ACREDITA-SE QUE CHICHÉN ITZÁ ENTROU EM DECLÍNIO, MAS ALGUNS ESTUDIOSOS SUGEREM QUE A REGIÃO NÃO FOI COMPLETAMENTE ABANONADA, JÁ QUE OS CENOTES FORAM USADOS COMO LOCAL DE PREGRINAÇÃO DURANTE O EXTERMÍNIO DO POVO MAIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA