Pular para o conteúdo principal

ACRÓPOLE DE ATENAS

A ACRÓPOLE DE ATENAS É A MAIS CONHECIDA E FAMOSA ACRÓPOLE DO MUNDO. EMBORA EXISTAM MUITAS OUTRAS ACRÓPOLES NA GRÉCIA, O SIGNIFICADO DA ACRÓPOLE DE ATENAS É TAL QUE É COMUNENTE CONHECIDA COMO A ACRÓPOLE, SEM QUALIFICAÇÃO. 
É UMA COLINA ROCHOSA DE TOPO PLANO QUE SE ERGUE 150 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, EM ATENAS, CAPITAL DA GRÉCIA, E ABRIGA ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS EDIFICAÇÕES DO MUNDO ANTIGO, COMO O PARTENON E O ERECTEION.
AS ACRÓPOLES DA ANTIGA GRÉCIA ERAM, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, "CIDADES ALTAS" (DO GREGO ΚΡΟΣ, "ALTO", E ΠΌΛΙΣ, "PÓLIS"); CONSTRUÍDAS NO PONTO MAIS ELEVADO DAS CIDADES, SERVIAM ORIGINALMENTE COMO PROTEÇÃO CONTRA INVASORES DE CIDADES INIMIGAS, E QUASE SEMPRE ERAM CERCADAS POR MURALHAS. 
COM O TEMPO, PASSARAM A SERVIR COMO SEDES ADMINISTRATIVAS CIVIS OU RELIGIOSAS. A ACRÓPOLE DE ATENAS FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 450 A.C., SOB A ADMINISTRAÇÃO DO CÉLEBRE ESTADISTA PÉRICLES; FOI DEDICADA A ATENA, DEUSA PADROEIRA DA CIDADE. A MAIOR PARTE DAS ESTRUTURAS DA ACRÓPOLE DE ATENAS ESTÃO EM RUÍNAS; ENTRE AS QUE AINDA ESTÃO DE PÉ, ESTÃO O PROPILEU, O PORTAL PARA A PARTE SAGRADA DA ACRÓPOLE; O PARTENON, TEMPLO PRINCIPAL DE ATENAS; O ERECTEION, TEMPLO DOS DEUSES DO CAMPO, E O TEMPLO DE ATHENA NICE, SIMBÓLICO DA HARMONIA DO ESTADO DE ATENAS.
A MAIOR PARTE DAS CONSTRUÇÕES FORAM ERGUIDAS PELA LIDERANÇA DE PÉRICLES, DURANTE A "ERA DE OURO" DE ATENAS (460 – 430 A.C.). FÍDIAS, O GRANDE ESCULTOR GREGO, E ICTINUS E CALICRATES, DOIS FAMOSOS ARQUITETOS, FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA RECONSTRUÇÃO.
DURANTE O SÉCULO V A.C., A ACRÓPOLE GANHOU SUA FORMA FINAL. CIMON E TEMÍSTOCLES ORDENARAM A RECONSTRUÇÃO DOS LADOS SUL E NORTE DAS MURALHAS, E PÉRICLES ENCOMENDOU O PARTENON. EM 437 A.C., MNESCILES COMEÇOU O PROPILEU, PORTÃO MONUMENTAL COM COLUNAS DE MÁRMORE PENTÉLICO, PARCIALMENTE CONSTRUÍDO SOBRE O PROPILEU DE PSISTRATO, OBRA TERMINADA EM 432 A.C. COM DUAS ALAS. AO MESMO TEMPO COMEÇARAM AS OBRAS DO PEQUENO TEMPLO JÔNICO DE ATHENA NIKÉ. DEPOIS DE UMA INTERRUPÇÃO CAUSADA PELA GUERRA DO PELOPONESO, FORAM TERMINADOS AO TEMPO DE PAZ DE NICIAS, DE 421 A 415 A.C..
A ACRÓPOLE DE ATENAS EH PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO


ESTE POST FAZ PARTE DO SITE "BELEZAS DA HUMANIDADE"
CLIK AQUI E VEJA OUTRAS MARAVILHAS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA