OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : CIDADE DOS DEUSES / ALENQUER / PARÁ / BRAZIL

sábado, 6 de março de 2021

CIDADE DOS DEUSES / ALENQUER / PARÁ / BRAZIL




Cidade dos Deuses é cartão postal de Alenquer, Pará. Um Sítio arqueológico e cachoeiras são os principais pontos turísticos da cidade.


O município de Alenquer, no oeste paraense, com uma população de 57 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alenquer se destaca por suas belezas naturais, entre as mais conhecidas estão a Cidade dos Deuses e cachoeiras Vale do Paraíso, Véu da Noiva e Princesa.
Um sítio arqueológico conhecido e explorado por excêntricas formações rochosas esculpidas pelo vento, a Cidade dos Deuses é um dos principais cartões postais de Alenquer e fica localizada a 45 quilômetros do centro da cidade.
Já cachoeira Vale do Paraíso, distante cerca de 58 quilômetros do centro da cidade, dispõe de infraestrutura para atendimento turístico, composta de chalés e um restaurante.
O local oferece aos turistas, acesso às cachoeiras Véu da Noiva e Preciosa, onde se pode chegar por trilhas com percurso de 30 minutos de duração de uma cachoeira para outra.
Entre os atrativos culturais da cidade está a festividade de Santo Antônio, padroeiro da cidade, outro ponto forte do turismo alenquerense. As comemorações acontecem entre os dias 1º e 13 de junho, com celebrações religiosas, culturais e shows musicais.
Durante os 13 dias de festividade, se intensifica o fluxo de visitantes, movimentando a oferta de serviços básicos de turismo do local, como serviços de hotelaria, alimentação, transporte e outros serviços complementares.
Os turistas podem conhecer a história e cultura de Alenquer por meio de artesanato, pintura, fotografia, música, livros e poesia.
O serviço de hospedagem é oferecido por hotéis e pousadas, que somam em torno de 166 leitos.
Alenquer é uma pequena, mas fascinante cidade, localizada em área privilegiada na amazônia.
Dentro de seus limites há dezenas de belas cachoeiras que variam de pequenas corredeiras até quedas de mais de 70 metros de altura, arquitetura secular em estilos que vão do neoclássico ao barroco, sítios arqueológicos com inscrições rupestres de mais de 11.000 anos.
É em Alenquer também que está o lugar mais misterioso, místico, impressionante e desafiador do Brasil: a Cidade dos Deuses amazônicos, ou a Cidade de Pedra perdida na amazônia, com formações em arenito que constituem um ambiente onde existem portais, colunas, grutas, capelas e mais uma infinidade de formações que desafiam a imaginação bem como as leis da gravidade.
O que um dia era apenas um imenso bloco de pedra, por milhões de anos foi cuidadosamente esculpido pelos deuses amazônicos, que usaram como ferramentas a chuva, o vento e até um rio que acredita-se ter existido aqui, lapidando uma a uma todas estas formações, criando um lugar que de tão belo e incomum, passou a ser sua morada.
Só quem visita a cidade dos deuses pode sentir o mistério, a extrema energia emanada pelas pedras de arenito, um material que mais parece pó de cristais, uma fina areia que cobre o chão e brilha como fragmentos de vidro sob o forte sol equatorial.
Formações que desafiam a imaginação e a lei da gravidade, ao suportar em uma pequena base um peso muito maior do que aparenta aguentar, criando surpreendentes imagens onde ressalta a desproporção, exibindo um impressionante e frágil equilíbrio, uma sutil demonstração de como a natureza pode ser perfeita e caprichosa.
Os primeiros visitantes da cidade dos deuses passaram por aqui a mais de 11 mil anos e deixaram um raro registro. O real significado dessas inscrições rupestres não puderam ainda ser decifrados, mas supõe-se ser calendários, animais, representação de costumes e o sol, que alguns interpretam como sinais que tentariam expressar um contato com seres superiores, espíritos da floresta e seres extraterrestres.
VALE DO PARAÍSO
Uma reserva florestal composto por encostas íngremes e diversas cachoeiras, em meio à mata nativa. Localizado à 58 km do município de Alenquer no estado do Pará.
O vale foi formado com a extinção de um rio que se transformou em um igarapé, que corre sobre lápides de pedra e se divide formando diversas cachoeiras. Destacando-se as Cachoeiras: do Paraíso (12 metros de queda), Véu de Noiva (18 metros de queda com poço próprio para mergulho com lanterna), e Preciosa (35 metros de queda livre, ideal para prática de rapel).
O Vale é um local próprio para aventuras como: trilhas na selva; passeios ecológicos; noites na mata; banhos massageantes nas cachoeiras; mergulho, e; rapel. Também possui: infra-estrutura turística; bar; pousada; restaurante de culinária típica, o "Restaurante do Vale", atração devido sua localização à margem do riacho e vista privilegiada da cachoeira do Paraíso.
ESTA É A CIDADE DOS DEUSES, QUE FICA EM ALENQUER, NO PARÁ. SÃO ESCULTURAS NATURAIS FEITAS EM ROCHAS SEDENTÁRIAS. PARECEM TEREM SIDO COLOCADAS UMA A UMA.
COMO CHEGAR À CIDADE DOS DEUSES, ALENQUER, PARÁ
A cidade dos deuses fica localizada no município de Alenquer, na margem esquerda do Rio Amazonas e do Rio Surubiú, região oeste do Pará.
POR VIA AÉREA
Saídas diárias até a cidade de Santarém, com vôos diretos dos aeroportos de Belém (Pará), Manaus (Amazonas) e Brasília (Distrito Federal). De Santarém pode-se fretar um taxi aéreo com tempo aproximado de 20 minutos. As companhias aéreas TAM / GOL / AZUL operam para Santarém
POR VIA FLUVIAL
Por meio de barcos com saídas diárias de Santarém e duração da viagem em torno de 4-5 horas. Existem embarcações com saída de Manaus (AM) e saída de Belém (PA) com destino a Santarém. Por meio de lanchas rápidas tipo Catamarã, da Tapajós Expresso Hidroviário com saídas diárias de Santarem e duração de 2 horas.
POR VIA TERRESTRE
Pode-se chegar a Alenquer em ônibus ou de carro particular, partindo dos municípios de Oriximiná, Óbidos, Prainha, e Monte Alegre. De Santarém se faz necessária uma travessia de Balsa via Localidade de Santana do Tapará em Monte Alegre.
AQUI TEM REGISTRO DE PASSAGEM DE SERES HUMANOS, HA 11 MIL ANOS ATRÁS, SEGUNDO A PINTURAS RUPESTRES ENCONTRADAS POR AQUI.
VALE A PENA VOCÊ VIR CONHECER ESTA MARAVILHA DA NATUREZA, QUE ESTA NO NOSSO BRASIL, NO ESTADO DO PARÁ.
UM PASSEIO POR ESTAS BELEZAS, NOS MOSTRA O QUANTO SOMOS PEQUENOS E INDEFESOS, DIANTE DA MÃE NATUREZA. QUE FAZ MARAVILHAS, COM PACIÊNCIA E PERFEIÇÃO.
INFORMAÇÕES, PREÇOS E MELHOR ÉPOCA
Para ter informações sobre o clima, guias turísticos e condições de turismo na cidade, procure a Secretaria de Cultura de Alenquer: tel. 93-35261472.
AQUI, VOCÊ VÊ MAIS CONSTRUÇÕES BEM ELABORADAS PELA NATUREZA
Fonte dos textos e fotos: g1.com / Thymonthy Becker / estradasecaminhos / IBGE / cidadedosdeuses.com.br 


CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
CRUZEIRO, SÃO PAULO OU AMÉRICA MINEIRO?
Estava indo por uma rua com o Fernando. Nisto veio um homem de moto, andando bem devagar. Ele estava comemorando a vitória do Cruzeiro. Ele parou perto de nós e começou a comemorar. Este homem tinha tatuagens por toda parte. No rosto, nos braços e na perna. Eu perguntei ao Fernando se ele não iria comemorar a vitória do cruzeiro. O Fernando disse que não ia pagar mico nenhum. Fui para dentro do quintal de uma casa, que seria a nossa. Nos tijolos que cercava os canteiros dali, estavam pintados de três cores, que seria a cores do time do São Paulo. Estavam ali o Paulinho e o Vitinho. Eu passei e comecei a rir, perguntando qual era o bobão que torcia para o São Paulo. O Paulinho disse que era ele e que o São Paulo era o melhor time do mundo. 


Eu continuei a rindo e sai por um portão de garagem. Logo em frente desta casa tinha uma praça. Nisto, quando eu atravessava a rua em direção a praça, ouvi o Paulinho dizendo que era para eu deixar de ser bobo e me jogou água, lá de dentro da casa, com uma mangueira de jardim. Eu corri, mas ele continuava me acertando. Eu então fiquei pensando como que do outro lado do muro, ele sabia exatamente onde eu estava.



VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL