- A dança típica e mais popular do Nordeste Brasileiro eh Patrimônio Cultural da Humanidade.O FREVO É UM RITMO MUSICAL E UMA DANÇA BRASILEIRA COM ORIGENS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, MISTURANDO MARCHA, MAXIXE E ELEMENTOS DA CAPOEIRA.SURGIDO NA CIDADE DO RECIFE NO FIM DO SÉCULO XIX, O FREVO CARACTERIZA-SE PELO RITMO EXTREMAMENTE ACELERADO. MUITO EXECUTADO DURANTE O CARNAVAL, ERAM COMUNS CONFLITOS ENTRE BLOCOS DE FREVO, EM QUE SAÍAM À FRENTE DOS SEUS BLOCOS PARA INTIMIDAR BLOCOS RIVAIS E PROTEGER SEU ESTANDARTE.PODE-SE AFIRMAR QUE O FREVO É UMA CRIAÇÃO DE COMPOSITORES DE MÚSICA LIGEIRA, FEITA PARA O CARNAVAL. OS MÚSICOS PENSAVAM EM DAR AO POVO MAIS ANIMAÇÃO NOS FOLGUEDOS. NO DECORRER DO TEMPO, A MÚSICA GANHOU CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.DA JUNÇÃO DA CAPOEIRA COM O RITMO DO FREVO NASCEU O PASSO, A DANÇA DO FREVO.ATÉ AS SOMBRINHAS COLORIDAS SERIAM UMA ESTILIZAÇÃO DAS UTILIZADAS INICIALMENTE COMO ARMAS DE DEFESA DOS PASSISTAS QUE REMETEM DIRETAMENTE A LUTA, RESISTÊNCIA E CAMUFLAGEM, HERDADA DA CAPOEIRA E DOS CAPOEIRISTAS, QUE FAZIAM USO DE PORRETES OU CABOS DE VELHOS GUARDA-CHUVAS COMO ARMA CONTRA GRUPOS RIVAIS.
FOI DA NECESSIDADE DE IMPOSIÇÃO E DO NACIONALISMO EXACERBADO NO PERÍODO DAS REVOLUÇÕES PERNAMBUCANAS QUE FOI DADA A REPRESENTAÇÃO DA VONTADE DE INDEPENDÊNCIA E DA LUTA NA DANÇA DO FREVO.A DANÇA DO FREVO PODE SER DE DUAS FORMAS: QUANDO A MULTIDÃO DANÇA, OU QUANDO PASSISTAS REALIZAM OS PASSOS MAIS DIFÍCEIS, DE FORMA ACROBÁTICA DURANTE O PERCURSO. O FREVO POSSUI MAIS DE 120 PASSOS CATALOGADOS.A PALAVRA FREVO VEM DE FERVER, POR CORRUPTELA, FREVER, QUE PASSOU A DESIGNAR: EFERVESCÊNCIA, AGITAÇÃO, CONFUSÃO, REBULIÇO; APERTÃO NAS REUNIÕES DE GRANDE MASSA POPULAR NO SEU VAI-E-VEM EM DIREÇÕES OPOSTAS, COMO O CARNAVAL, DE ACORDO COM O VOCABULÁRIO PERNAMBUCANO, DE PEREIRA DA COSTA.
Foto - Carlos OliveiraDIVULGANDO O QUE A BOCA ANÔNIMA DO POVO JÁ ESPALHAVA, O JORNAL PEQUENO, VESPERTINO DO RECIFE QUE MANTINHA UMA DETALHADA SEÇÃO CARNAVALESCA DA ÉPOCA, ASSINADA PELO JORNALISTA "OSWALDO OLIVEIRA", NA EDIÇÃO DE 9 DE FEVEREIRO DE 1907, FEZ A PRIMEIRA REFERÊNCIA AO RITMO, NA REPORTAGEM SOBRE O ENSAIO DO CLUBE EMPALHADORES DO FEITOSA, DO BAIRRO DO HIPÓDROMO, QUE APRESENTAVA, ENTRE OUTRAS MÚSICAS, UMA DENOMINADA O FREVO.
E, EM RECONHECIMENTO À IMPORTÂNCIA DO RITMO E A SUA DATA DE ORIGEM, EM 9 DE FEVEREIRO DE 2007, A PREFEITURA DO RECIFE COMEMOROU OS CEM ANOS DO FREVO DURANTE O CARNAVAL.VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTEFonte dos textos e fotos: Wikipédia / Portal do Governo de Pernambuco / Thymonthy Becker /DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO
OS SONHOS QUE SONHEIA REBELIÃO DO RÁDIOEstava em um quarto onde havia um equipamento, parecendo um rádio, que havia adquirido vontade própria. Ele começou a falar comigo e dizer que ele iria dominar todos ali. Eu então fiquei procurando a tomada, para desligá-lo, mas me enrolei todo e não consegui achá-la. Sai correndo dali e fui até outro quarto, para pedir ajuda. Sentei na cama e uma mulher veio e disse que estava a serviço do rádio que tinha adquirido vida e que estava ali para me levar até ele. Eu então corri até outro cômodo desta casa, entrei e fechei a porta, segurando-a para que a tal mulher não abrisse. Ela tentou e foi embora.Mas a porta, mesmo que fechada, deixava uma abertura na lateral que dava para passar uma pessoa. Nisto veio meu pai e entrou por esta abertura. Eu abri a porta e veio chegando a Vanuza com uma criança de colo, num carrinho. Ela me pediu para vigiar a criança. Eu disse que não vigiava filho dos outros. Nisto chegou um homem e disse que a gente tinha que destruir o rádio. Fomos até o quarto e a porta estava fechada. Fomos abrindo a porta e sempre que abríamos uma, aparecia outra e nunca terminava. Então o tal homem deu um chute na porta e esta rasgou, pois era feita de cartolina.Eu disse que não iria entrar, mas acabei entrando e quando chegamos lá, o tal homem disse que iria usar os dois pen drive. O vermelho e o azul. Então eu gritei dizendo que se ele usasse os dois, o tal rádio dominaria o mundo. Ele disse que iria usar assim mesmo. Então sai correndo dali.SONHOS MAIS MALUCOS
Fonte / Fotos = Wikipédia / Portal do Governo de Pernambuco / Thymonthy Becker /
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TORNANDO A VIDA POSSÍVEL