TB COMUNICAÇÃO : 07/19/18

10 LUGARES NO BRASIL COM DUNAS INCRÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER - As dunas são mais uma das belezas naturais que o Brasil apresenta. São montanhas de areia formadas em processos que envolvem o vento e o mar - e o resultado é belíssimo. As mais famosas do mundo são encontradas no Deserto do Saara, mas o Brasil também tem uma imensidão delas, principalmente no Nordeste. Além de apreciar a beleza nos passeios de buggy, as dunas são ótimas pra fazer o sandboard e o famoso esquibunda. Para te ajudar a explorar o melhor do nosso país, o Guia da Semana listou 10 lugares com dunas incríveis para você conhecer no Brasil. Confira:




CONHEÇA 10 LUGARES NO BRAZIL COM DUNAS INCRÍVEIS
As dunas são mais uma das belezas naturais que o Brasil apresenta. São montanhas de areia formadas em processos que envolvem o vento e o mar - e o resultado é belíssimo. As mais famosas do mundo são encontradas no Deserto do Saara, mas o Brasil também tem uma imensidão delas, principalmente no Nordeste. Além de apreciar a beleza nos passeios de buggy, as dunas são ótimas pra fazer o sandboard e o famoso esquibunda. Para te ajudar a explorar o melhor do nosso país, o Guia da Semana listou 10 lugares com dunas incríveis para você conhecer no Brasil. Confira: 
01 - LENÇÓIS MARANHENSES | MARANHÃO 
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um ecossistema repleto de dunas, restinga e mangues. Suas dunas podem chegar a até 40 metros de altura, mas o que encanta, mesmo, são as piscinas de água natural cristalina acumulada da água da chuva nas quais você pode mergulhar e relaxar. 
02 - DUNAS DE ITAÚNAS, CONCEIÇÃO DA BARRA | ESPÍRITO SANTO 
O distrito de Itaúnas fica na cidade de Conceição da Barra, extremo norte do Espírito Santo, e é casa de paisagens incríveis. Rios, manguezais, praias e, principalmente, as dunas de areia fina e branca certamente garantem uma viagem inesquecível. 
03 - JERICOACOARA | CEARÁ 
O ambiente sossegado e completamente desprendido das modernidades é um dos fatores de sucesso de Jericoacoara. A cidade é uma vila de pescadores e foi crescendo até virar polo turístico gradativamente. As dunas são um de seus grandes charmes, junto com as praias de água doce, e a Duna do Pôr-do-Sol é um dos pontos mais conhecidos. 
04 - GENIPABU, EXTREMOZ | RIO GRANDE DO NORTE 
Genipabu, no Rio Grande do Norte, promete ser diferente a cada visita, isso porque suas dunas estão constantemente se movendo graças ao vento. A mais famosa das atrações por lá é um passeio de buggy, que pode ser mais tranquilo ou, para os aventureiros, um pouco mais ousado. Você também pode pegar um prancha e descer de esquibunda, caindo direto em uma lagoa. 
05 - NATAL | RIO GRANDE DO NORTE 
O Estado do Rio Grande do Norte é um dos que mais possui dunas. Natal, capital do estado, não é diferente. O Parque Estadual de Natal apresenta uma área gigantesca de 1.172 hectares, o equivalente a mil campos de futebol. Passear pela imensidão das dunas é incrível e o Bosque dos Namorados é um dos pontos mais bonitos. 
06 - PRAIA DAS DUNAS, CABO FRIO | RIO DE JANEIRO 
A Praia das Dunas, pertinho do centro de Cabo Frio, fica em uma zona de preservação ambiental e, portanto, suas dunas estão muito bem protegidas. A região, ao contrário de outras opções desta lista, é consideravelmente pouco visitada, exceto pelos surfistas, atraídos pelas boas ondas da praia. 
07 - DUNAS DO JALAPÃO | TOCANTINS 
Um pouco diferente das outras dunas, Jalapão fica no meio do cerrado brasileiro. Lá se formam dunas de mais de 30 metros de altura. As dunas tem coloração diferente, mais douradas. O pôr-do-sol é encantador e os rios, cachoeiras e piscinas naturais espalhadas por todo o parque são sensacionais. 
08 - PIAÇABUÇU | ALAGOAS 
No extremo sul de Alagoas fica a pequena cidade de Piaçabuçu, lugar onde o famoso Rio São Francisco deságua no mar, mas também casa de dunas espetaculares que chegam a atingir 50 metros de altura e têm sido cada vez mais visitadas por turistas. O período ideal para visita-las é entre maio e setembro, quando as águas da chuva se acumulam em pequenas lagoas e garantem um visual incrível. 
09 - MANGUE SECO | BAHIA 
Esse vilarejo na Bahia faz sucesso entre os turistas com sua característica paisagem cercada de coqueiros e belíssimas dunas. Mangue Seco fica entre um lago de água doce e do mar. Os passeios de buggy são tradicionais para desbravar as dunas e também há opções para curtir as praias. Por conta da baixa infraestrutura, é comum que as pessoas a visitem como uma bate-e-volta de Aracaju, por exemplo. 
10 - Dunas da Joaquina, Florianópolis | Santa Catarina 
Florianópolis, a capital catarinense, é famosa por suas dunas. As mais conhecidas são as que ficam entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina. Muitos locais e turistas costumam passar por lá para praticar o sandboard ou apenas para admirar a paisagem. Outras dunas que vale a pena conhecer na cidade são as que ficam entre as praias dos Ingleses e Santinho. 

Fonte dos textos e fotos: guiadasemana.com.br / msn.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 




VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

15 DESTINOS INCRÍVEIS PARA CONHECER NA AMÉRICA DO SUL - A viagem pela América do Sul proporciona momentos inesquecíveis em meio à mistura de povos, culturas e espaços charmosos. O continente que abriga países como Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai e Equador, possui estrutura completa para passeios em família, amigos ou até mesmo sozinho. Com praias, cidades históricas, ilhas, montanhas, florestas, desertos, metrópoles e até neve. Confira na galeria de fotos 15 cidades e países para conhecer na América do Sul




CONHEÇA 15 DESTINOS INCRÍVEIS NA AMÉRICA DO SUL
A viagem pela América do Sul proporciona momentos inesquecíveis em meio à mistura de povos, culturas e espaços charmosos. O continente que abriga países como Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai e Equador, possui estrutura completa para passeios em família, amigos ou até mesmo sozinho. 
Com praias, cidades históricas, ilhas, montanhas, florestas, desertos, metrópoles e até neve, os destinos oferecem inúmeras atividades para explorar regiões muitas vezes desconhecidas. Além disso, o melhor é que as atrações estão pertinho do Brasil 
Confira na galeria de fotos 15 cidades e países para conhecer na América do Sul 
01 - MACHU PICCHU, PERU 
Machu Picchu é tão fascinante que aconselhamos você a conhecer as ruínas de Pisac e Ollantaytambo antes, pois nada mais o impressionará depois. 
Os espanhóis nunca conseguiram encontrar Machu Picchu – Desde a época da conquista do império incaico, os espanhóis escutaram vagas menções a uma cidade perdida entre as montanhas, mas nunca conseguiram localizá-la. Situada no alto de um pico, a 2.400m acima do nível do mar, Machu Picchu é invisível do vale. (Manual do Turista) 
02 - BAÑOS, EQUADOR 
O Equador é um país com várias atrações turísticas, de praias a Cordilheira dos Andes, passando por Galápagos e cidades históricas. Entretanto, nenhum destino no país respira tanta adrenalina quanto a cidade de Baños. 
Baños de Agua Santa ou simplesmente Baños é uma pequena cidade no centro do Equador. Essa interessante cidade possui duas atmosferas: um lado bucólico e outro bem aventureiro. O lado bucólico é devido à tranquilidade de suas ruas; a cidade de 13 mil habitantes possui moradores calmos e receptivos e é rodeada de áreas verdes. Já o lado aventureiro se encontra fora da cidade; em suas matas e reservas é possível fazer vários tipos de esportes radicais como escalada, rafting, tirolesa; próximo à cidade há um vulcão ativo, um balanço a beira do penhasco e se ainda aguentar, pode curtir a noite em uma boate da cidade. (Abrace o Mundo) 
03 - BARILOCHE, ARGENTINA 
Quase sempre os turistas detestam o auge do inverno em muitos dos principais destinos no mundo. Mas Bariloche é uma exceção, juntamente com outras estações de esqui. Para a maioria dos brasileiros, a melhor época para ir a Bariloche é no inverno. Os brasileiros vão a Bariloche por causa da neve. Alguns para praticar algum tipo de esporte de inverno, outros, simplesmente para apreciar a neve caindo. A grande dúvida é: vai estar nevando mesmo? 
Eventualmente pode nevar na segunda semana de maio. Mas não é a época mais indicada para quem realmente está a fim de ver neve. Para praticar esportes de inverno também não. Para isso a neve tem de estar espessa. (Manual do Turista) 
04 - BARRANQUILLA, COLÔMBIA 
Um lugar de particular importância para a cidade são as "Bocas de Ceniza" (em português "Bocas de Cinzas) assim se conhece o fim do Rio Magdalena no Mar do Caribe. Sua importância é devido ao acesso ao Porto de Barranquilla. Ocasionalmente se organizam passeios fluviais que partem de "Las Flores" até a ponte Pumarejo e volta até Bocas de Ceniza para terminar sua viagem no ponto de partida. Também se podem realizar excursões particulares em barcos ou lanchas pelo rio, apreciar os restaurantes da zona e percorrer as pântanos e braços. 
O zoológico de Barranquilla é um santuário de fauna e flora que abriga vistosas espécies animais nativas e de outros continentes, fazendo ênfase na fauna colombiana e na proteção das espécies ameaçadas. Poderão ser apreciados mais de 500 animais pertencentes a 140 espécies, desde galinhas até elefantes ou leões, passando por toda classe de mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e primatas. 
05 - BUENOS AIRES, ARGENTINA 
A dimensão da cidade não é problema para o visitante, que costuma se restringir à zona onde se concentram os atrativos turísticos. É muito fácil circular por ali, uma vez que as ruas, na maior parte, formam quadras (manzanas) regulares de aproximadamente 100m. Aliás, os portenhos nunca dizem que tal lugar fica a 400m de outro, mas a quatro manzanas. Isso é prático porque olhando o mapa você pode ter ideia das distâncias contando as quadras e avaliar se dá para ir a pé ou se precisará tomar táxi ou metrô para chegar a determinado lugar. (Manual do Turista) 
06 - CARTAGENA, COLÔMBIA 
Cartagena das Índias é o principal destino turístico da Colômbia. A cidade litorânea atrai turistas de todo o mundo. Mas, especialmente no Brasil, a cidade ficou famosa! 
Os brasileiros são a terceira nacionalidade que mais visita a cidade e que logo devem chegar a primeiro. Segundo a Secretaria de Turismo de Cartagena, de 2013 a 2014 o número de turistas brasileiros cresceu 125% na cidade, muito superior às outras nacionalidades. Vários brasileiros estão programando viajar para Cartagena nas férias 
07 - LIMA, PERU 
A capital peruana se parece em muitos aspectos com grandes cidades brasileiras. Pequenas “ilhas de riqueza”, lojas sofisticadas, prédios suntuosos, residências elegantes, restaurantes finos; parece que você está no Primeiro Mundo! 
Lima, conhecida como “Ciudad de los Reyes” até o final do século XVI, é ainda hoje um dos maiores centros urbanos sul-americanos. Possui museus importantes e um centro colonial relativamente bem conservado, mas não é uma cidade propriamente turística. (Manual do Turista) 
08 - ASSUNÇÃO, PARAGUAI 
Ao contrário do que muita gente pensa, o Paraguai não se resume a apenas muamba e bugigangas. Obviamente que as compras são um ponto de destaque, mas não são os únicos atrativos por lá. (Hoteis.com/blog) 
Você sabia que Assunção é uma cidade muito diferente do que a maioria das pessoas pensa? Sim, Assunção é uma cidade segura, tranquila, limpa (se comparada às cidades da fronteira) e com vários atrativos legais pra conhecer. (De Mochila e Caneca) 
09 - MANTA, EQUADOR 
Uma das maiores atrações da cidade, certamente, são as belíssimas praias. Na cidade há inúmeras praias para compor os roteiros dos praieiros e deixar a sua viagem ainda mais inesquecível. Tomar sol, relaxar, pegar algumas ondas e curtir o dia ensolarado são ótimas formas de aproveitar ao máximo a sua viagem! E, o mais legal é que opção é o que não irá faltar por lá. Cada praia da cidade e das proximidades são, realmente, lindas!Por lá existem praias ideais para o surf, bem como a Santa Marianita, mas, também há praias mais tranquilas para curtir com a família, como é o caso da Praia El Murciélago. Independente de sua escolha, nós já te garantimos, vale muito a pena conferir de pertinho esses paraísos equatorianos! (O que fazer em sua viagem?) 
10 - MEDELLÍN, COLÔMBIA 
Medellín é uma metrópole, mas com vocação para o turismo. A cidade, que fica entre montanhas, é um local muito agradável e com pontos turísticos interessantes. Como possui fácil acesso, devido aos inúmeros voos que chegam à cidade, vale a pena incluí-la no seu roteiro pela Colômbia e vou explicar o porquê. 
Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, possui uma população de 2,5 milhões de habitantes e é a capital do departamento de Antioquia. Apesar de ser um centro financeiro, também é uma cidade turística; diferentemente de Cali, que apesar de ser uma cidade do mesmo tamanho, não é uma destino interessante para visitar. (Abrace o Mundo) 
11 - MENDOZA, ARGENTINA 
Mendoza é uma das maiores cidades argentinas, agradável para se passear, com um bom comércio, ótima infraestrutura hoteleira e muitas atrações também em seus arredores, com vistas lindas, como o Parque Nacional do Aconcagua e a Puente del Inca. Mendoza é também a capital da Província de Mendoza, onde fica San Rafael, ouro centro produtor de vinhos e com paisagens curiosas nos arredores, como o Pozo de Las Almas. (Manual do Turista) 
12 - MONTEVIDÉU, URUGUAI 
Montevidéu, apesar de ser uma capital, é uma cidade pequena e não possui muitas atrações turísticas, por isso não demanda muito tempo para conhecê-la. Portanto, com dois dias você conhece o essencial da cidade. Entretanto, você pode aproveitar sua estadia na capital do Uruguai para visitar outras atrações turísticas do país. (Abrace o Mundo) 
13 - PUNTA DEL ESTE, URUGUAI 
A cidade de Punta del Este é reconhecida, entre outras coisas, como um dos mais importantes e exclusivos balneários da América do Sul, assim como o ponto de encontro do jet set Brasileiro. Balneária por excelência, natural e sofisticada, na atualidade conta com uma Rambla, suntuosas casas típicas de balneários, modernos edifícios de grande altura, um porto com grande infra-estrutura e capacidade de desembarque, locais comerciais de importantes marcas, restaurantes, pubs. (Wikipédia) 
14 - SANTIAGO, CHILE 
A região central, onde fica Santiago, tem vales férteis, perfeitos para o cultivo de frutas, principalmente da uva, o que faz do Chile um dos grandes produtores mundiais de vinho. A capital chilena é uma cidade limpa e agradável. Bem perto da capital há montanhas nevadas e estações de esqui; muitos brasileiros vão ao Chile para esquiar. (Manual do Turista) 
15 - VIÑA DEL MAR, CHILE 
Viña del Mar pode ser visitada em qualquer época do ano. Dá para pegar uma praia no verão. O sol é quente, mas as águas são frias. 

Fonte dos textos e fotos: br.jetss.com / msn.com / manualdoturista.com.br / abraceomundo.com / demochilaecaneca.com.br / Wikipédia / oquefazeremsuaviagem.com / bloghoteis.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 



VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

19 BELAS PRAIAS COM CORES SURPREENDENTES - Há poucas coisas na vida que são melhores que uma bela praia. O céu azul claro, as águas azuladas e a areia branca. Isso é, claro, a menos que você troque os grãos de areia usuais por algo mais colorido. De preto e roxo a vermelho e verde, o mundo está repleto de praias de múltiplas cores. Confira nossa galeria




CONHEÇA 19 BELAS PRAIAS COM CORES SURPREENDENTES
Há poucas coisas na vida que são melhores que uma bela praia. O céu azul claro, as águas azuladas e a areia branca. Isso é, claro, a menos que você troque os grãos de areia usuais por algo mais colorido. De preto e roxo a vermelho e verde, o mundo está repleto de praias de múltiplas cores. Confira nossa galeria 
01 - PRAIA VERMELHA, SANTORINI 
Bela e desconcertante em igual medida, Santorini tem praias de cores brilhantes inusitadas, que vão do preto ao vermelho. Essas areias espetaculares foram criadas como resultado da atividade vulcânica que ajudou a formar a ilha há milhares de anos 
02 - PORTO COVO, PORTUGAL 
Localizadas a duas horas ao sul de Lisboa, as deslumbrantes praias de areia vermelha desta pequena aldeia de pescadores são ainda mais bonitas no pôr do sol, quando se forma um caleidoscópio de cores à medida que o sol se põe no horizonte 
03 - CLEARWATER BEACH, ESTADOS UNIDOS 
Não é só a água que é bela nesta linda praia da Flórida – a areia também é espetacular. A praia branca e brilhante é tão suave que parece açúcar, o que é sem dúvida a razão pela qual o lugar é constantemente classificado como a praia número um dos Estados Unidos e celebrada em um festival de 10 dias que acontece todos os anos 
04 - PLAYA NEGRA, COSTA RICA 
Você não precisa falar espanhol para adivinhar que o nome dessa praia decorre da matéria preta que cobre o litoral. E apesar da areia negra encontrada neste trecho do oceano perto da pacata cidade de Cahuita ser impressionante de se ver, ela provavelmente fica muito quente quando o sol caribenho está a pino 
05 - PRAIA BLACK SANDS, ESTADOS UNIDOS 
Este trecho de areia preta está localizado em Shelter Cove, na Califórnia. Amada pelos caminhantes, a praia fica ironicamente em um trecho do litoral conhecido como a Costa Perdida da Califórnia. Esperamos que os turistas tenham sorte em se manter no caminho certo 
06 - PRAIA HYAMS, AUSTRÁLIA 
Entre as areias vermelhas, roxas, pretas e verdes que você encontra nesta lista de praias incrivelmente coloridas, você pode pensar que um trecho de costa branca é um pouco sem graça. Mas esta não é apenas uma areia branca. Esta é a areia mais branca do planeta, reconhecida pelo Guinness World Records 
07 - PRAIA PFEIFFER, ESTADOS UNIDOS 
Tradicionalmente a areia obtém sua cor a partir do quartzo, mas uma alta concentração de garnet, uma pedra preciosa usada em joias e itens decorativos desde a Idade do Bronze, é o que confere à impressionante praia Pfeiffer da Califórnia seu tom púrpura 
08 - PRAIA GLASS, ESTADOS UNIDOS 
Todos nós sabemos que o vidro é feito de areia, mas você sabia que há também uma praia onde a areia é feita de vidro? Sim, o ciclo se fechou na apropriadamente chamada Glass Beach, praia de vidro, em Fort Bragg, um antigo lixão da cidade onde o litoral é feito de vidro multicolorido, desgastado pelo oceano ao longo dos anos 
09 - PRAIA DIAMOND, ISLÂNDIA 
Infelizmente, Diamond Beach não é um trecho da costa coberta de pedras preciosas. Em vez disso, o diamante refere-se aos icebergs cristalinos que desembocam em suas praias de areia preta. O resultado é um belo contraste de cores que atrai fotógrafos de todo o mundo 
10 - ILHA HARBOUR, BAHAMAS 
Este paraíso tropical tem um céu azul brilhante, águas cristalinas e areias cor de rosa. Sim, o litoral que envolve este oásis tropical é rosa brilhante devido à abundância de insetos microscópicos chamados de foraminíferos, que estão entre os organismos unicelulares mais abundantes no oceano 
11 - PRAIA PAPAKOLEA, ESTADOS UNIDOS 
Localizada na Ilha Grande, no Havaí, Papakolea é uma das quatro praias de areia verde do mundo. Este impressionante trecho de areia tem sua cor devido ao passado vulcânico da ilha e decorre da erosão de uma substância conhecida como olivina 
12 - PRAIA DE KAIHALULU, ESTADOS UNIDOS 
O verde não é o único pigmento que você encontrará nas costas do Havaí. O paraíso americano no Pacífico também abriga as areias de cor púrpura da praia de Kaihalulu, que contrastam lindamente com as águas azuis brilhante, de um lado, e o verde da floresta vibrante, do outro. A cor vermelha escura da praia deve-se a depósitos de ferro na encosta próxima, que constantemente são erodidos e se juntam à areia como ferrugem 
13 - PRAIA DE PUNALU'U, ESTADOS UNIDOS 
Já falamos do vermelho e do verde, agora chegou a hora da famosa praia negra do Havaí, Punalu'u. A pigmentação única da areia deve-se mais uma vez ao passado vulcânico da ilha e foi criada por lava que resfriou no oceano e acabou sendo moída na areia 
14 - PRAIA MURIWAI, NOVA ZELÂNDIA 
A atividade vulcânica é responsável pelos longos trechos de areia que compõem a Muriwai Beach, na Nova Zelândia, um destino apreciado por surfistas, adoradores do sol e artistas. Também é um local popular para gansos-patola, que vão para lá aos bandos para fazer ninho 
15 - PRAIA HORSESHOE BAY, BERMUDAS 
Com o nome devido à sua forma de ferradura, a praia que se estende por este pedaço pitoresco do litoral das Bermudas tem a areia rosa como resultado de uma mistura de pedaços de conchas, corais e carbonato de cálcio que criam uma pigmentação sutil 
16 - PRAIA REYNISFJARA, ISLÂNDIA 
Talvez a mais famosa das praias negras da Islândia, Reynisfjara situa-se em um cenário de enormes paredões e estacas de basalto impressionantes. Não é surpresa, então, que este trecho da costa tenha sido votado como uma das mais pitorescas praias não tropicais do mundo 
17 - IR-RAMLA BAY, MALTA 
Literalmente tendo o nome traduzido como a Praia de Areia Amarela, a Ir-Ramla Bay, em Malta, é uma deslumbrante faixa de costa que é amada pelos turistas por sua areia fofa e cores vibrantes.. A praia não é apenas incrível de se ver, mas também um importante local histórico, pois, ao lado de vestígios romanos que se encontram sob a sua superfície, diz-se que esta enseada é a localização da caverna referenciada por Homero em Odisseia 
18 - COSTA ARGYLE, CANADÁ 
O Canadá não é uma parte do mundo que você tradicionalmente associa com praias deslumbrantes, mas a Argyle Shore na Prince Edward Island está fazendo o melhor para mudar isso. A bela praia de cores vivas e vermelhas localizada na costa leste do país norte-americano é um dos segredos mais bem guardados do Canadá 
19 - PRAIA ROCKAWAY, ESTADOS UNIDOS 
A areia cor de chocolate desta praia popular na costa californiana é resultado do calcário erodido misturado a pedras vulcânicas das encostas ao redor 

Fonte dos textos e fotos: espressocommunication.com / msn.com / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / 



VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE