OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 08/17/14

domingo, 17 de agosto de 2014

A PARREIRA, A CAIXINHA E AS SEMENTES






Estava em um local que ficava no quintal de uma casa.
Havia ali uma armação feita de bambu que estava a uns três metros do chão e deveria ter uns três metros por três metros. Em cima desta armação de bambu havia três caixas pequenas de madeira, quadradas, devendo pedir uns vinte centímetros de comprimento, largura e altura. Esta caixa não tinha tampa. Elas ficavam nas duas pontas da armação de bambu e uma no meio desta. Um pouco abaixo desta armação de bambu havia uma prateleira que ocupava toda a extensão desta armação de bambu. Em cima desta prateleira havia toalhas de papel exatamente em baixo das caixas que tinha em cima da armação de bambu. Eu tinha nas mãos uma vara com um bico tipo de bule na ponta. 
Eu colocava este bico na boca das pequenas que estava em cima da armação de bambu. Apertava um gatinho que tinha nesta vara próximo a  minha mão, fazendo com que uma semente, parecida com semente de uva, caísse dentro desta caixa. Depois, esta semente caia na toalha de papel que tinha abaixo desta. Ia fazendo isto de caixa em caixa. Nisto começaram a chegar pessoas para trabalhar em uma firma que tinha pouco a frente do quintal desta casa. As pessoas passavam ali e colocavam moedas e cédulas de dinheiro dentro destas caixas, pensando ser caixinhas de natal, para depois dividir entre eles. Eram muitas pessoas que passavam ali para o trabalho e assim colocaram muito dinheiro. Fiquei pensando como eles colocam o dinheiro sem saber se as caixas eram para isto ou não. Deveria ter muito dinheiro ali.

Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul - Com belas paisagens e roteiros que podem ser percorridos de diversas formas e com isso contemplar a natureza. Vem ver comigo:






Com belas paisagens e roteiros que podem ser percorridos de diversas formas e com isso contemplar a natureza. Vem ver comigo:
Nosso município está localizado em uma área privilegiada com belas paisagens e roteiros que podem ser percorridos de diversas formas, caminhando, de bicicleta, cavalgadas, Jeep, motos e todos os demais meios de locomoção e com isso contemplar a natureza em todas as suas formas, roteiros alternativos que encantarão todos os visitantes.
imagem - ?




PARQUE DA LAGOA EM LAGOA VERMELHA, RS
O parque da Lagoa é considerado histórico porque a partir deste local deu-se origem ao nome do nosso Município, conforme nossa lenda.
imagem - PMLV
JABOTICABAL
Em época de maturação dos frutos é possível colher os frutos da Jabuticabeira diretamente no pé.
imagem - ?
CTG Alexandre Pato em LAGOA VERMELHA, RS
O Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato é a maior entidade tradicionalista do Município e uma das mais importantes de nossa região. Realiza bi anualmente no mês de Janeiro (em anos ímpares) o Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco, Comida Campeira e Mostra do Doce Campeiro. Neste evento alem das provas campeiras e artísticas destacam-se a gastronomia sendo o churrasco o responsável por conceder à cidade a fama de servir o melhor churrasco do Brasil.

Alguns critérios são primordiais para esse sucesso, como a excelente qualidade da carne, o corte incomparável, a tradição no preparo e o tempero singular. Em razão da posição geográfica e da altitude, o clima e a pastagem dos campos são propícios para que o churrasco fique melhor e mais saboroso.
Br 285 Km 195 | Telefone: (54)3358-3230 
imagem - PMLV
Igreja Matriz São Paulo em Lagoa Vermelha, RS
Construída nos anos de 1951 a 1956, em homenagem ao padroeiro do Município, São Paulo Apóstolo. Trata-se de um belíssimo monumento arquitetônico, principalmente no seu interior, ricamente decorada com pinturas de Emilio Zanon e vitrais vindos da França, retratando imagens de Santos, em seu entorno há uma pequena praça com bancos e agradável sombra. Foi edificada uma gruta com a imagem de São João Paulo II e Nossa Senhora Desatadora dos Nós, onde os visitantes e devotos rezam pedindo graças ou agradecem as já alcançadas.
imagem - PMLV
Igreja Matriz Santo Antonio em Lagoa Vermelha, RS
Possui um estilo arquitetônico moderno com um interior amplo e bem decorado. O templo arredondado possui em ambos os lados, duas portas com vitrais coloridos, o teto trabalhado com espessas vigas proporciona um visual diferenciado com imagens religiosas.
imagem - PMLV
Biquinha Rua do Tanque
Fonte de água natural, sempre jorrando este líquido em abundância, nunca secou. Hoje não é aconselhada para consumo.
imagem - PMLV
Bica Nossa Senhora Consoladora em Lagoa Vermelha, RS
Local de devoção e fé contempla no seu interior um pequeno bosque e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Consoladora, onde seus devotos além de desfrutarem de um lugar aprazível, elevam seus pedidos em oração ou agradecimentos por graças alcançadas.
imagem - PMLV
CASA DO ARTESÃO EM LAGOA VERMELHA, RS
Casa do Artesanato, na Avenida Afonso Pena em frente a Igreja São Paulo.
Localizada no canteiro central da Avenida Afonso pena junto ao Altar da Pátria. No local o visitante encontra uma grande quantidade de artesanato confeccionado pelos artesãos de nosso município, demonstrando sua criatividade, beleza e originalidade, muitos confeccionados com materiais reciclados.
imagem - PMLV
Casa da Cultura Athos Branco em Lagoa Vermelha, RS
Inaugurado em 19 de outubro de 1998, o local abriga em suas dependências a Biblioteca Municipal Baltira Bitencurt, que conta com um acervo de aproximadamente 12 mil obras. Destacam-se pela promoção de eventos, exposições, oficinas, palestras e reuniões.
imagem - PMLV
Memorial Profeta São João Maria em Lagoa Vermelha, RS
Localizado na Rua São João Maria (ás margens da Br 285) local visitado por muitos devotos, onde os mesmos agradecem as graças alcançadas.
imagem - PMLV
Agroindústrias
Localizadas nas comunidades do interior do município, as agroindústrias priorizam produtos derivados de animais e vegetais, como: embutidos, laticínios, mel, ovos, bolachas Caseiras, Chimias, etc…
imagem - PMLV
Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira
O Rodeio Internacional e a Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e mostra do Doce Campeiro constitui um dos maiores eventos realizados no Município. É realizado pelo CTG Alexandre Pato com o apoio do Município.


É uma festa campeira e artística onde o público pode participar de várias provas e assistir shows com artistas renomados, saborear uma excelente comida campeira, degustar uma grande variedade de doces campeiros, oportuniza ao visitante conhecer a forma em que é preparado, assado e poder saborear o melhor churrasco do Brasil, além de poder caminhar livremente pela mata, contemplando toda a arquitetura de seus galpões.
imagem - PMLV
Semana do Município
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Maio seu aniversário e para fazê-lo em grande estilo realiza o Sapateio Nacional da Dança da Chula, trazendo até nosso meio Chuleadores de destaque nacional que além da competição artística aproveitam a visita para degustar os sabores de nossa terra.
imagem - PMLV
Semana Farroupilha em Lagoa Vermelha, RS
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Setembro a Semana Farroupilha em parceria com entidades tradicionalistas, envolvendo as escolas com atividades ligadas as tradições gaúchas. O tradicional café campeiro é servido todas as manhãs pelas entidades tradicionalistas juntamente com a guarda da Chama Crioula. Todo ano, o Piquete 35 é o responsável pela condução da centelha da chama.
imagem - PMLV
Feria do Livro e Cultura na praça 
A Feira do Livro e Cultura na Praça de Lagoa Vermelha é um evento que congrega atividades educativas, literárias e culturais ao público local e Regional, proporciona o encontro com autores, palestras, oficinas literárias e artísticas, espetáculos teatrais, danças, shows musicais, exposições, concursos, atividades de formação de leitores, mostra de trabalhos estudantis, contação de histórias, sessão de autógrafos e projetos de responsabilidade sócioambiental. O evento acontece junto a Praça Frei Mateus Dolzan geralmente no mês de Novembro.
imagem - PMLV
Natal PET Iluminado e Natal Solidário 
O Município de Lagoa Vermelha comemora no mês de Dezembro o Natal PET Iluminado e também o Natal Solidário em parceria com as escolas com atividades em oficinas ligadas a reciclagem de garrafas PET, transformando-as em decoração natalina para as praças do município. O Natal Solidário é um dia dedicado as crianças, com a chegada do Papai Noel na praça são distribuídos brinquedos, doces e também são realizadas atividades como Teatro, música e dança.
imagem - PMLV
LAGOA VERMELHA, RS A TERRA DA AMIZADE. CAPITAL NACIONAL DO CHURRASCO.
imagem - ?

AQUI A PLACA INDICATIVA DA LAGOA VERMELHA QUE DEU NOME A CIDADE.
imagem - Ney Garm
ESTA EH A LAGOA VERMELHA EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - Ney Garm
VISÃO PARCIAL DA CIDADE DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
AQUI A CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?


AQUI A BRIGADA MILITAR DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
ESTA EH UMA DAS CACHOEIRAS DA REGIÃO DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - Ney Garm
UMA PLANTAÇÃO DE GRANOLA EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - Guido Lenz
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - Ney Garm
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
UMA LAGOA
imagem - ?
AS BELAS CORREDEIRAS DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
A AVENIDA PRINCIPAL NOVAMENTE
imagem - ?
AQUI A PRAÇA DO PÓRTICO EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - PMLV
ESTA EH A PRAÇA MARECHAL DEODORO EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - PMLV
PRAÇA CEL. DIOMÁRIO
imagem - ?
PRAÇA FREI MATHEUS
imagem - PMLV


PRAÇA SIMPLICIANO AGUINO
imagem - PMLV
AÉREA DE LAGOA VERMELHA, RS
imagem - PMLV
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
CASCATAS DO RIO INHANDAVA EM LAGOA VERMELHA, RS
imagem - ?
PARCIAL DA CIDADE
imagem - Debarembar
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES EM LAGOA VERMELHA, RS
LAGOA PARQUE HOTEL 
A perfeita união entre entretenimento para a família e estrutura de eventos encontra-se no Lagoa Parque Hotel. Um hotel inovador na região que aliou o bom gosto ao conforto. Aqui no Lagoa Parque Hotel a hospitalidade é garantida, faça chuva ou faça sol. 
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Lagoa Parque Hotel 
BR 285 - KM 192 
LAGOA VERMELHA/RS - BRASIL 
reservas@lagoaparquehotel.com.br
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação


imagem - Divulgação
HOTEL ORO
O Hotel Oro está localizado no centro da cidade de Lagoa Vermelha. A cidade tem um povo muito hospitaleiro e recebeu o título de Cidade da Amizade.
O Hotel dispõe de vários tipos de acomodações, confortáveis e aconchegantes, que proporcionam aos nossos hóspedes um excelente descanso.


O café da manhã é farto, com uma variedade de pães, bolos, sucos, frutas e geléias servidas no salão de café, com vista para a praça central.
O hotel dispõe de sala de estar, serviço de lavanderia, garagem coberta, acesso a internet e jornais a sua disposição para seu entretenimento e conforto.
Venha conhecer o nosso Hotel, e desfrutar de bons momentos!
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
O hotel dispõe de diferentes tipos de acomodações, como: apartamentos simples, duplos, triplos, apartamentos de Casal, suítes com saleta privativa, tudo para garantir seu bem estar. 
Entre em contato conosco , e poderemos lhe orientar quanto a sua melhor opção de hospedagem.
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
Endereço
Av. Afonso Pena, 296 - Centro
Av. Afonso Pena, 296 - Centro, Lagoa Vermelha - RS, 95300-000, Brasil
imagem - Divulgação
imagem - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 28.443
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.263,502
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 21,78
Código do Município 4311304
Gentílico - Lagoense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE LAGOA VERMELHA, RS
QUANTO AO TOPÔNIMO, DATA DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO ESTADO E FOI DADO PELOS TROPEIROS QUE CRUZAVAM A PEQUENA LAGOA DE ÁGUAS AVERMELHADAS, AINDA HOJE EXISTEM ÀS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR-285.
HISTÓRICO DA CIDADE DE LAGOA VERMELHA, RS
LAGOA VERMELHA RIO GRANDE DO SUL 
Monografia - nº 609 Ano: 1976 
ASPECTOS HISTÓRICOS JESUÍTAS 
Espanhóis, em missão de catequese, foram os primeiros civilizados a penetrar em terras habitadas pelo “coroados” e dos quais até hoje existem descendentes, agrupados nos toldos de Cacique doble ligeiro, Nonoai, Inhacorá, Carreteiro e Água Santa.


Por volta de 1740, fixaram-se os primeiros povoados, mas só quatorze anos depois, começaram a receber os títulos de posse das terras. Combates indígenas, entretanto, fizeram-se emigrar para Santa Catarina. 
Entre 1840 e 1847, José Ferreira Bueno, oficial da Guarda Nacional e proprietário de fazenda localizada em terras da atual Cidade de Lagoa vermelha, aí passou a residir com sua família, tornou-se o fundador do povoado, no qual construiu humilde capela dedicada ao Apóstolo São Paulo e inaugurada em 25 de janeiro de 1845. Ao redor dela, formou-se um núcleo populacional que progrediu rapidamente, com numerosas famílias procedentes de São Paulo, Colônia Caseiros, Vila Lapa e de Castro e de outras localidades.

Lagoa Vermelha foi teatro de lutas sangrentas por ocasião da Revolução Federalista de 1893, movimento político que deu lugar a violenta queria civil. 
Foi a pecuária extensiva o primeiro esteio econômico do Município. Nos campos abertos o gado, desconhecido fronteiras, pastava livremente, enquanto os colonizadores, fixando moradias, marcavam as reses que criavam xx ou aprisionavam. Só mais tarde, no começo do século, com o incremento das propriedades rurais, teve início a delimitação, mediante valos, taipas de pedra e,.por fim, cercas de alambrado.

Mas o Município não era apenas campanha. Terras fertilíssimas, madeira de lei e pinheiro atraíram os imigrantes e, das velhas colinas italianas, muitos deles vieram cultivar as terras ou iniciar a indústria da madeira que, dentro em pouco, fez de Lagoa Vermelha a Capital do Pinheiro. 
Dentre os italianos, o primeiro a chegar foi Francisco Gentil. Mais tarde, ingleses, árabes, alemães, poloneses, franceses, espanhóis e outros vieram contribuir para o desenvolvimento do Município. 
O movimento revolucionário de 1923 trouxe intensa movimentação de tropas.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE LAGOA VERMELHA, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE LAGOA VERMELHA, RS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE





fotos / fonte = Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Lagoa Vermelha, RS / IBGE / Divulgação /




VALEU PELA VISITA - ATÉ A PRÓXIMA