domingo, 7 de dezembro de 2014

"LAGOA VERMELHA" NO RIO GRANDE DO SUL EH CAPITAL NACIONAL DO CHURRASCO






SEJA MUITO BEM VINDO A TERRA DA AMIZADE. SEJA BEM VINDO A LAGOA VERMELHA. CAPITAL NACIONAL DO CHURRASCO.
AQUI TEMOS O CHIMARRÃO, DANDO BOAS VINDAS AOS VISITANTES.
imagem - ?

A CIDADE TEM 27.529 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM LAGOA VERMELHA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.845
ORIGEM DO NOME

QUANTO AO TOPÔNIMO, DATA DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO ESTADO E FOI DADO PELOS TROPEIROS QUE CRUZAVAM A PEQUENA LAGOA DE ÁGUAS AVERMELHADAS, AINDA HOJE EXISTEM ÀS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR-285.
HISTÓRICO
ENTRE 1840 E 1847, JOSÉ FERREIRA BUENO, OFICIAL DA GUARDA NACIONAL E PROPRIETÁRIO DE FAZENDA LOCALIZADA EM TERRAS DA ATUAL CIDADE DE LAGOA VERMELHA, AÍ PASSOU A RESIDIR COM SUA FAMÍLIA, TORNOU-SE O FUNDADOR DO POVOADO, NO QUAL CONSTRUIU HUMILDE CAPELA DEDICADA AO APÓSTOLO SÃO PAULO E INAUGURADA EM 25 DE JANEIRO DE 1845. AO REDOR DELA, FORMOU-SE UM NÚCLEO POPULACIONAL QUE PROGREDIU RAPIDAMENTE, COM NUMEROSAS FAMÍLIAS PROCEDENTES DE SÃO PAULO, COLÔNIA CASEIROS, VILA LAPA E DE CASTRO E DE OUTRAS LOCALIDADES.

FOI A PECUÁRIA EXTENSIVA O PRIMEIRO ESTEIO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO. NOS CAMPOS ABERTOS O GADO, DESCONHECENDO FRONTEIRAS, PASTAVA LIVREMENTE, ENQUANTO OS COLONIZADORES, FIXANDO MORADIAS, MARCAVAM AS RESES QUE CRIAVAM XX OU APRISIONAVAM. SÓ MAIS TARDE, NO COMEÇO DO SÉCULO, COM O INCREMENTO DAS PROPRIEDADES RURAIS, TEVE INÍCIO A DELIMITAÇÃO, MEDIANTE VALOS, TAIPAS DE PEDRA E, POR FIM, CERCAS DE ALAMBRADO.
MAS O MUNICÍPIO NÃO ERA APENAS CAMPANHA. TERRAS FERTILÍSSIMAS, MADEIRA DE LEI E PINHEIRO ATRAÍRAM OS IMIGRANTES E, DAS VELHAS COLINAS ITALIANAS, MUITOS DELES VIERAM CULTIVAR AS TERRAS OU INICIAR A INDÚSTRIA DA MADEIRA QUE, DENTRO EM POUCO, FEZ DE LAGOA VERMELHA A CAPITAL DO PINHEIRO.
DENTRE OS ITALIANOS, O PRIMEIRO A CHEGAR FOI FRANCISCO GENTIL. MAIS TARDE, INGLESES, ÁRABES, ALEMÃES, POLONESES, FRANCESES, ESPANHÓIS E OUTROS VIERAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO. 
AQUI A PLACA INDICATIVA DA LAGOA VERMELHA QUE DEU NOME A CIDADE.
imagem - Ney Garm
ESTA EH A LAGOA VERMELHA
imagem - Ney Garm
OUTRA VERSÃO PARA ORIGEM DO NOME

CONTA-SE QUE NA ÉPOCA DAS MISSÕES OS JESUÍTICAS E OS PADRES PERSEGUIDOS PELOS MAMELUCOS, PROCURAVAM ESCONDER O SEU GADO E MAIS AS RELÍQUIAS DAS REDUÇÕES.
NUMA CERTA OCASIÃO VINHAM ELES COM UMA CARAVANA DE ÍNDIOS E ALGUNS CARGUEIROS COM BRUACAS, CONDUZINDO OURO E OUTROS OBJETOS DA RIQUEZA SACRA DAS REDUÇÕES.
PERSEGUIDOS PELOS RAPINADORES NUM PERCURSO DE MAIS DE CINQUENTA LÉGUAS, ESTAVAM NA IMINÊNCIA DE SEREM ALCANÇADOS.
AO DEPARAREM COM O PERIGO À VISTA, APERTARAM O PASSO E QUANDO JÁ QUASE NA PRESENÇA DOS PERSEGUIDORES, NÃO TIVERAM DÚVIDAS EM METER OS MUARES CARREGADOS LAGOA ADENTRO. OS ANIMAIS SOB O PESO DA CARGA, PUXADOS PELOS ÍNDIOS, ENTRAVAM NA LAGOA, SUBMERGINDO, MORRENDO E SEPULTANDO CONSIGO NO LÍQUIDO DA LAGOA A PRECIOSA CARGA.
DAÍ ENTÃO PARA CÁ, AS ÁGUAS TORNARAM-SE DE UMA COR VERMELHO AMARELADA, QUE NUNCA MUDOU DE TOM, SIMBOLIZANDO O OURO SAGRADO.
A LAGOA FICOU PERENE EM TUDO, NUNCA MUDOU DE COR, NUNCA AUMENTOU DE VOLUME E TAMBÉM NÃO DIMINUI COM SECAS; NÃO TRANSBORDA E A SUA QUIETUDE NO AMBIENTE DA PLAGA CAMPESTRE CONSTITUI A PROTEÇÃO DE UMA RIQUEZA INVIOLÁVEL E SAGRADA, CONFIADA À SUA PERENIDADE.
ATÉ HOJE, NINGUÉM PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA LENDA.
A LAGOA É BEM PROFUNDA, EXISTE MUITO LODO NO LEITO E A POPULAÇÃO RESPEITA COM AMOR RELIGIOSO O PRECEITO DA LENDA. ESSA FÉ À LENDA AFASTA OS AMBICIOSOS E NINGUÉM SE AVENTUROU EM PROFANÁ-LA.
ASSIM FOI E ASSIM SERÁ, PORQUE, SEGUNDO A LENDA, SE UM DIA ALGUÉM ESGOTAR A FONTE SAGRADA, SECARÁ AS ÁGUAS DOS RIOS E TUDO SE TRANSFORMARÁ EM DESERTO.
AO SEU REDOR, CRESCEU UMA BELA CIDADE, QUE TOMOU SEU NOME – LAGOA VERMELHA. E CADA VEZ QUE UM DOS SEUS MORADORES PASSA NA BEIRA DAS ÁGUAS COLORADAS, LEMBRA QUE ALI NINGUÉM SE BANHA, NEM PESCA, POIS, CONFORME A LENDA, A LAGOA NÃO TEM FUNDO.
AQUI UMA VISÃO PARCIAL DA CIDADE COM A AVENIDA AFONSO PENA TODA ARBORIZADA.
imagem - ?
AQUI A CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS
imagem - ?
AQUI A BRIGADA MILITAR
imagem - ?
ESTA EH UMA DAS CACHOEIRAS DA REGIÃO
imagem - Ney Garm
UMA PLANTAÇÃO DE GRANOLA
imagem - Guido Lenz
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Ney Garm
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - ?
UMA LAGOA
imagem - ?
AS BELAS CORREDEIRAS
imagem - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
A AVENIDA PRINCIPAL NOVAMENTE
imagem - ?
AQUI A PRAÇA DO PÓRTICO
imagem - PMLV
ESTA EH A PRAÇA MARECHAL DEODORO
imagem - PMLV
PRAÇA CEL. DIOMÁRIO
imagem - ?
PRAÇA FREI MATHEUS
imagem - PMLV
PRAÇA SIMPLICIANO AGUINO
imagem - PMLV
AÉREA DE LAGOA VERMELHA
imagem - PMLV
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
imagem - ?
CASCATAS DO RIO INHANDAVA
imagem - ?
IGREJA MATRIZ DE SÃO PAULO
imagem - A. J. Bonatto
PARCIAL DA CIDADE
imagem - Debarembar
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL