Pular para o conteúdo principal

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES NO RIO GRANDE DO SUL EH UMA CIVILIZAÇÃO ÚNICA NA AMÉRICA LATINA






BEM VINDO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA HUMANIDADE. BEM VINDO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO. BEM VINDO A CIDADE DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES.
AQUI O PÓRTICO DE ENTRADA NA CIDADE
imagem - PMSMM
SÃO MIGUEL DAS MISSÕES TEM 7.421 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES EH: MIGUELINO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 29 DE ABRIL E FOI EMANCIPADA EM 1.988
ORIGEM DO NOME
O NOME VEM DAS MISSÕES JESUÍTAS QUE ACONTECERAM NA REGIÃO E DA IGREJA CONSTRUÍDA POR ELES EM HOMENAGEM A SÃO MIGUEL ARCANJO.
A VILA DE SÃO MIGUEL SURGIU EM 1926, QUANDO FOI EFETUADO UM LOTEAMENTO URBANO EM TORNO DOS REMANESCENTES DO ANTIGO POVO JESUÍTICO-GUARANI.
HISTÓRIA
SUA INSTALAÇÃO SE DÁ EM 1697. NESTA ÉPOCA INICIA-SE UM PERÍODO DE GRANDE DESENVOLVIMENTO E NUM PROCESSO DE TRANSCULTURAÇÃO, OS ÍNDIOS GUARANI VÃO GRADUALMENTE ABSORVENDO A CULTURA EUROPÉIA, TRANSFORMANDO-SE EM HÁBEIS ARTÍFICES, METALÚRGICOS, TIPÓGRAFOS, ESCULTORES, PINTORES, MÚSICOS. CERAMISTAS, CANTEIROS E FABRICANTES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.
EM 1768, COM A EXPULSÃO DOS JESUÍTAS, OS POVOS DAS MISSÕES PASSARAM A SEREM GOVERNADOS PELA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA E A PARTIR DE 1801, PELA ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA.
A VILA DE SÃO MIGUEL SURGIU EM 1926, QUANDO FOI EFETUADO UM LOTEAMENTO URBANO EM TORNO DOS REMANESCENTES DO ANTIGO POVO JESUÍTICO-GUARANI.
EM 29 DE ABRIL DE 1988, A VILA DE SÃO MIGUEL EMANCIPOU-SE DE SANTO ÂNGELO.
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - PMSMM
AQUI UMA AVENIDA DA CIDADE
imagem - ?
OUTRA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - PMSMM
AQUI NUMA RUA
hjobrasil.com
OUTRA RUA
hjobrasil.com
PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - ?
HOTEL DA CIDADE
imagem - Abrajet
CASA DE PASSAGEM DOS ÍNDIOS
imagem - Germano Schuur
UMA POUSADA
imagem - ?
HOTEL
imagem - Germano Schuur
CHEGANDO NA CIDADE
imagem - ?
MUSEU MISSIONÁRIO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
POUSADA TEMÁTICA
imagem - ?
EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES LOCALIZA-SE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, ONDE ESTÃO AS RUÍNAS JESUÍTAS DA ANTIGA REDUÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO. FORAM DECLARADAS PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO EM 1983.
O SÍTIO ARQUEOLÓGICO CONTA COM O MUSEU DAS MISSÕES, QUE ABRIGA ESTÁTUAS DE IMAGENS SACRAS FEITAS PELOS ÍNDIOS GUARANI.
"AS MISSÕES FORAM FUNDADAS HÁ 400 ANOS PELOS JESUÍTAS.
TRABALHANDO COMO ARQUITETOS, ESCULTORES, PINTORES E PROFESSORES, ELES CONSTRUÍRAM, AUXILIADOS PELOS ÍNDIOS GUARANIS, UMA CIVILIZAÇÃO ÚNICA NA AMÉRICA LATINA".
OS GUIAS TURÍSTICOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS VISITAS GUIADAS AO MUSEU DAS MISSÕES E AOS REMANESCENTES DA IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO (PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE). O MUSEU DAS MISSÕES, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, IPHAN E OUTRAS ENTIDADES, PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS NOS EVENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA CIDADE.
AQUI A CRUZ MISSIONEIRA
imagem - ?
CRUZ MISSIONEIRA
CONSTRUÍDA EM UM ÚNICO BLOCO DE PEDRA ARENITO, POSSUI QUATRO BRAÇOS (DOIS PARA A ESQUERDA E DOIS PARA A DIREITA), SÍMBOLO JESUÍTICO DE FÉ REDOBRADA. É UM O MAIS IMPORTANTE SÍMBOLO DAS MISSÕES, EM TORNO DO QUAL A COMUNIDADE SE IDENTIFICA, ESTA FOI PLANTADA EM SÃO MIGUEL, POR OCASIÃO DA REDUÇÃO DOS GUARANIS À FÉ CRISTÃ.
imagem - Isa lanziani
MUSEU DAS MISSÕES
PROJETADO EM 1940 POR LÚCIO COSTA, TAMBÉM REFLETE A RIQUEZA CULTURAL DA CIVILIZAÇÃO QUE SE DESENVOLVEU NA REGIÃO. INSPIRADO NAS HABITAÇÕES DOS MISSIONEIROS, COM AVARANDADO COBERTO COM TELHAS DE BARRO, CONTÉM UMA RICA COLEÇÃO DE CERCA DE CEM IMAGENS DE RARA BELEZA, DE TAMANHOS QUE VÃO DE 15 CM A 2,20 M, RECOLHIDOS POR JOÃO HUGO MACHADO EM
1939 E 1940.
imagem - ?
imagem - PMSMM
imagem - ?
SINO
ENCONTRA-SE JUNTO AO MUSEU, ANTIGAMENTE INSTALADO NO ALTO DA TORRE DO TEMPLO DE SÃO MIGUEL. PESA UMA TONELADA, E FOI FUNDIDO NA REDUÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA, A PRIMEIRA FUNDIÇÃO DE FERRO DO SUL DO PAÍS.
imagem - PMSMM
O MUSEU DAS MISSÕES RECEBE TODO ANO MUITOS ESTUDANTES DO RIO GRANDE DO SUL E DEMAIS ESTADOS DA REGIÃO SUL. O LOCAL É PROPÍCIO PARA PESQUISAR SOBRE ARTES E HISTÓRIA, ALÉM DE CONTAR COM RECURSOS NATURAIS PARA AULAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. NO ANO DE 2010, O MUSEU DAS MISSÕES RECEBEU QUASE 100 MIL VISITANTES DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E DOS 5 CONTINENTES.
AS RUÍNAS DA IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
imagem - PMSMM
imagem - PMSMM
IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

DE ESTILO BARROCO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM 1735 E LEVOU 10 ANOS PARA SER CONCLUÍDA. OS BLOCOS DE ARENITO ERAM TRAZIDOS DE UMA DISTÂNCIA DE 20KM. ERA COMPOSTA POR TRÊS NAVES SEPARADAS POR DUAS GRANDES ARCADAS E CINCO ALTARES COM IMAGENS DE SANTOS, A COBERTURA ERA DE TELHAS DE BARRO SUSTENTADAS POR VIGAS DE MADEIRA E, NA FRENTE, UM PÓRTICO COM ARCADAS E COLUNAS QUE EXIBIAM ESTÁTUAS DOS 12 APÓSTOLOS. A TORRE COM 25 METROS DE ALTURA, OSTENTAVA UM GALO DE ESTANHO DOURADO E CINCO SINOS. O PROJETO DA IGREJA DEVE-SE AO ARQUITETO ITALIANO GIAN BATISTA PRIMOLLI.

imagem - PMSMM
INTERIOR DA IGREJA
imagem - PMSMM
LADO DE FORA DA IGREJA
imagem - PMSMM
FRENTE DA IGREJA
imagem - PMSMM
CASA DE APOIO
imagem - PMSMM
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
REGIÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
INSTALAÇÕES DO HOTEL
imagem - ?
REGIÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
QUERUBINS
imagem - PMSMM
IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO - ATUAL
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
ESPETÁCULO DE SOM E LUZ
A HISTÓRIA DOS SETE POVOS TAMBÉM É CONTADA ATRAVÉS DO ESPETÁCULO DE SOM E LUZ, CRIADO EM 1978, QUE É APRESENTADO AO ANOITECER, NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO MIGUEL ARCANJO. O ESPETÁCULO NARRA EM 48 MINUTOS O NASCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO E O FIM DA CIVILIZAÇÃO CRIADA, NO RIO GRANDE DO SUL, POR JESUÍTAS E ÍNDIOS. AS VOZES QUE CONTAM A HISTÓRIA SÃO OS ATORES PAULO GRACINDO, LIMA DUARTE, ARMANDO BÓGUS, FERNANDA MONTENEGRO, MARIA FERNANDA, JUCA DE OLIVEIRA E ROLANDO BOLDRIN.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO DO SITIO ARQUEOLÓGICO

DAS: 9 H ÀS 12 H E DAS 14 H ÀS 18 H.
NO HORÁRIO DE VERÃO: 9H ÀS 12 H E DAS 14 H ÀS 20 H.

INGRESSOS

ESTUDANTES R$ 2,50
DEMAIS PESSOAS R$ 5,00
PESSOAS C/+ 60 ANOS
imagem - Germano Schuur
PORTAL DE ENTRADA NA CIDADE
imagem - Isa Lanziani
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…