domingo, 7 de dezembro de 2014

EM VERSALHES NA FRANÇA, O PALÁCIO DE VERSALHES POSSUI 2.153 JANELAS, 700 QUARTOS, 1.250 LAREIRAS E MUITO MAIS






foto - ?
PALÁCIO DE VERSALHES (EM FRANCÊS: CHATEAU DE VERSAILLES) É UM CASTELO REAL LOCALIZADO NA CIDADE DE VERSALHES, UMA ALDEIA RURAL À ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO, MAS ATUALMENTE UM SUBÚRBIO DE PARIS. 
foto - ?
DESDE 1682, QUANDO LUÍS XIV SE MUDOU DE PARIS, ATÉ A FAMÍLIA REAL SER FORÇADA A VOLTAR À CAPITAL EM 1789, A CORTE DE VERSALHES FOI O CENTRO DO PODER DO ANTIGO REGIME NA FRANÇA.
EM 1660, DE ACORDO COM OS PODERES REAIS DOS CONSELHEIROS QUE GOVERNARAM A FRANÇA DURANTE A MENORIDADE DE LUÍS XIV, FOI PROCURADO UM LOCAL PRÓXIMO DE PARIS MAS SUFICIENTEMENTE AFASTADO DOS TUMULTOS E DOENÇAS DA CIDADE APINHADA. 
foto - ?
PARIS CRESCERA NAS DESORDENS DA GUERRA CIVIL ENTRE AS FACÇÕES RIVAIS DE ARISTOCRATAS, CHAMADA DE FRONDE. O MONARCA QUERIA UM LOCAL ONDE PUDESSE ORGANIZAR E CONTROLAR COMPLETAMENTE UM GOVERNO DA FRANÇA POR UM GOVERNANTE ABSOLUTO. 
foto - ?
RESOLVEU ASSENTAR NO PAVILHÃO DE CAÇA DE VERSALHES, E AO LONGO DAS DÉCADAS SEGUINTES EXPANDIU-O ATÉ TORNÁ-LO NO MAIOR PALÁCIO DO MUNDO. VERSALHES É FAMOSO NÃO SÓ PELO EDIFÍCIO, MAS COMO SÍMBOLO DA MONARQUIA ABSOLUTA, A QUAL LUÍS XIV SUSTENTOU.
foto - ?
CONSIDERADO UM DOS MAIORES DO MUNDO, O PALÁCIO DE VERSALHES POSSUI 2.153 JANELAS, 67 ESCADAS, 352 CHAMINÉS, 700 QUARTOS, 1.250 LAREIRAS E 700 HECTARES DE PARQUE. É UM DOS PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS DE FRANÇA, RECEBE EM MÉDIA OITO MILHÕES DE TURISTAS POR ANO E FICA A TRÊS QUARTEIRÕES DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. CONSTRUÍDO PELO REI LUÍS XIV, O "REI SOL", A PARTIR DE 1664, FOI POR MAIS DE UM SÉCULO MODELO DE RESIDÊNCIA REAL NA EUROPA, E POR MUITAS VEZES FOI COPIADO.
foto - ?
INCUMBIDO DA TAREFA DE TRANSFORMAR O QUE ERA O PAVILHÃO DE CAÇA DE LUÍS XIII, NO MAIS OPULENTO PALÁCIO DA EUROPA, O ARQUITETO LOUIS LE VAU REUNIU CENTENAS DE TRABALHADORES E COMEÇOU A CONSTRUIR UM NOVO EDIFÍCIO AO LADO DO JÁ EXISTENTE. FORAM ASSIM REALIZADAS SUCESSIVAS AMPLIAÇÕES - APARTAMENTOS REAIS, COZINHAS E ESTÁBULOS - QUE FORMARAM O PÁTIO REAL.
LE VAU, NÃO CONCLUI AS OBRAS. APÓS SUA MORTE JULES HARDOUIN-MANSART TORNOU-SE, EM 1678, O ARQUITETO RESPONSÁVEL POR DAR CONTINUIDADE AO PROJETO DE EXPANSÃO DO PALÁCIO. FOI QUEM CONSTRUIU O LARANJAL, O GRANDE TRIANON, AS ALAS NORTE E SUL DO PALÁCIO, A CAPELA E A GALERIA DE ESPELHOS (ONDE FOI RATIFICADO, EM 1919, O TRATADO DE VERSALHES). A ÚLTIMA, TRATA-SE DE UMA SALA COM 73M DE COMPRIMENTO, 12,30M DE ALTURA E ILUMINADA POR DEZESSETE JANELAS QUE TÊM A SUA FRENTE, ESPELHOS QUE REFLETEM A VISTA DOS JARDINS.
foto - ?
EM 1837 O CASTELO FOI TRANSFORMADO EM MUSEU DE HISTÓRIA. O PALÁCIO ESTÁ CERCADO POR UMA GRANDE ÁREA DE JARDINS, UMA SÉRIE DE PLATAFORMAS SIMÉTRICAS COM CANTEIROS, ESTÁTUAS, VASOS E FONTES TRABALHADOS, PROJETADOS POR ANDRÉ LE NÔTRE. COMO O PARQUE É GRANDE, UM TREM ENVIDRAÇADO FAZ UM PASSEIO ENTRE OS MONUMENTOS.

(fonte: Wikipédia)

VALEU SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL