Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO LOUVRE / O MAIS VISITADO DO MUNDO

O MUSEU DO LOUVRE (MUSÉE DU LOUVRE), INSTALADO NO PALÁCIO DO LOUVRE, EM PARIS, É UM DOS MAIORES E MAIS FAMOSOS MUSEUS DO MUNDO. 
LOCALIZA-SE NO CENTRO DE PARIS, ENTRE O RIO SENA E A RUE DE RIVOLI. O SEU PÁTIO CENTRAL, OCUPADO AGORA PELA PIRÂMIDE DE VIDRO, ENCONTRA-SE NA LINHA CENTRAL DOS CHAMPS-ÉLYSÉES, E DÁ FORMA ASSIM AO NÚCLEO ONDE COMEÇA O AXE HISTORIQUE (EIXO HISTÓRICO).
É ONDE SE ENCONTRA A MONA LISA, A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA, A VÉNUS DE MILO, ENORME COLEÇÕES DE ARTEFATOS DO EGITO ANTIGO, DA CIVILIZAÇÃO GRECO-ROMANA, ARTES DECORATIVAS E APLICADAS, E NUMEROSAS OBRAS-PRIMAS DOS GRANDES ARTISTAS DA EUROPA COMO TICIANO, REMBRANDT, MICHELANGELO, GOYA E RUBENS, NUMA DAS MAIORES MOSTRAS DO MUNDO DA ARTE E CULTURA HUMANAS. O MUSEU ABRANGE, PORTANTO, OITO MIL ANOS DA CULTURA E DA CIVILIZAÇÃO TANTO DO ORIENTE QUANTO DO OCIDENTE.
É O MUSEU MAIS VISITADO DO MUNDO, RECEBENDO EM 2011 8,8 MILHÕES DE VISITANTES
O PALÁCIO DO LOUVRE É UMA ESTRUTURA QUASE RETANGULAR, COMPOSTO PELA PRAÇA DO COUR CARRÉE E DUAS ALAS QUE ENVOLVEM O COUR NAPOLÉON A NORTE E AO SUL. NO CORAÇÃO DO COMPLEXO, ESTÁ A PIRÂMIDE DO LOUVRE, ACIMA DO CENTRO DOS VISITANTES. O MUSEU É DIVIDIDO EM TRÊS ALAS: A ALA SULLY A LESTE, QUE CONTÉM A COUR CARRÉE E AS PARTES MAIS ANTIGAS DO LOUVRE, A ALA RICHELIEU AO NORTE, E DA ALA DENON, QUE FAZ FRONTEIRA COM O RIO SENA PARA O SUL.
EM 1983, O PRESIDENTE FRANCÊS FRANÇOIS MITTERRAND PROPÔS UM PLANO O GRAND LOUVRE A FIM DE RENOVAR O PRÉDIO E TRANSFERIR O MINISTÉRIO DA FAZENDA, PERMITINDO QUE EXIBISSE TODO O EDIFÍCIO. O ARQUITETO I. M. PEI FOI PREMIADO COM O PROJETO E PROPÔS UMA PIRÂMIDE DE VIDRO PARA O PÁTIO CENTRAL. A PIRÂMIDE E SEU ÁTRIO SUBTERRÂNEO, FOI INAUGURADO EM 15 DE OUTUBRO DE 1988. A SEGUNDA FASE DO PLANO DO GRAND LOUVRE, LA PYRAMIDE INVERSÉE (A PIRÂMIDE INVERTIDA), FOI CONCLUÍDA EM 1993. A PARTIR DE 2002, O ATENDIMENTO DOBROU DESDE A SUA CONCLUSÃO.
O ACERVO DO MUSEU DO LOUVRE POSSUI MAIS DE 380 MIL ITENS E MANTÉM EM EXIBIÇÃO PERMANENTE MAIS DE 35 MIL OBRAS DE ARTE, DISTRIBUÍDAS EM OITO DEPARTAMENTOS. A SEÇÃO DE PINTURA É A SEGUNDA MAIOR DO MUNDO, LOGO ATRÁS DA DO MUSEU HERMITAGE, COM QUASE 12 MIL PEÇAS, SENDO QUE DELAS 6 MIL ESTÃO EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE.

fonte - Wikipédia

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS PELOS LEITORES

COLISEU DE ROMA

ZAGUEIRO VICTORINO SOFRE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM BELO HORIZONTE

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

PIRÂMIDES DO EGITO

AMAZONAS, BRASIL - Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil. Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.

BOI GARANTIDO - PARINTINS, AMAZONAS - O Garantido já arrebatou 30 títulos e eh o maior vencedor na disputa parintinense, cabendo ao contrário, pálidos 22 títulos

PORQUE MEU DEUS?

ESTAÇÃO DA LUZ / MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

CHEVROLET SONIC / LANÇAMENTO AGORA EM MAIO

CORRENDO ATRÁS DOS CACHORROS