domingo, 7 de dezembro de 2014

A ESTÁTUA DA LIBERDADE EM NEW YORK NOS U.S.A FOI UM PRESENTE DE NAPOLEÃO III PELA VITÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE A INGLATERRA






ESTÁTUA DA LIBERDADE (EM INGLÊS: THE STATUE OF LIBERTY; EM FRANCÊS: STATUE DE LA LIBERTÉ), CUJO NOME OFICIAL É A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO (EM INGLÊS: LIBERTY ENLIGHTENING THE WORLD; E EM FRANCÊS: LA LIBERTÉ ÉCLAIRANT LE MONDE). 
foto - ?
É UM MONUMENTO CONSTRUÍDO EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, EM UMA ILHA NA ENTRADA DO PORTO DE NOVA IORQUE.
O MONUMENTO COMEMORA O CENTENÁRIO DA ASSINATURA DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E É UM GESTO DE AMIZADE DA FRANÇA PARA COM OS ESTADOS UNIDOS. PROJETADA E CONSTRUÍDA PELO ESCULTOR ALSACIANO FRÉDÉRIC AUGUSTE BARTHOLDI (1834-1904), QUE BASEOU-SE NO COLOSSO DE RODES PARA EDIFICÁ-LA. PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA METÁLICA INTERNA DA ESTÁTUA, BARTHOLDI CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DO ENGENHEIRO FRANCÊS GUSTAVE EIFFEL, MESMO ARQUITETO DA TORRE EIFFEL
foto - ?
A ESTÁTUA, QUE TEM ALTURA TOTAL 92,9M, SENDO 46,9M CORRESPONDENDO À ALTURA DA BASE E 46M À ALTURA DA ESTÁTUA PROPRIAMENTE DITA, FOI UM PRESENTE DADO POR NAPOLEÃO III, COMO UMA FORMA DE PREMIAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS, APÓS UMA VITÓRIA EM BATALHA TRAVADA CONTRA A INGLATERRA

A ESTÁTUA FOI MONTADA EM SOLO FRANCÊS E FICOU PRONTA EM 1884, SENDO ENTÃO DESMONTADA E ENVIADA PARA OS EUA EM NAVIOS, PARA SER REMONTADA EM SEU LUGAR DEFINITIVO. A CONSTRUÇÃO DO PEDESTAL QUE SERVE COMO BASE DO MONUMENTO FICOU A CARGO DOS NORTE-AMERICANOS. EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHARAM A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO.
foto - ?
FUNCIONOU COMO FAROL DE 1886 A 1902, TENDO SIDO PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO ELÉTRICA DENTRE OS FARÓIS, TENDO EM VISTA QUE ATÉ ENTÃO UTILIZAVAM-SE TOCHAS NO LUGAR DE LÂMPADAS ELÉTRICAS.
INICIALMENTE OS VISITANTES PODIAM SUBIR POR ESCADAS ATÉ A TOCHA DA ESTÁTUA, ENTRETANTO EM 1916, DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, HOUVE UM ATO DE SABOTAGEM COORDENADO PELO GOVERNO ALEMÃO QUE DANIFICOU A TOCHA E UM PEDAÇO DO VESTIDO DA ESTÁTUA. APÓS O EPISÓDIO, QUE FICOU CONHECIDO COMO "EXPLOSÃO BLACK TOM", NÃO FOI MAIS PERMITIDA A VISITAÇÃO DA TOCHA.

A ESTÁTUA MEDE 46,50 METROS (92,99 METROS CONTANDO O PEDESTAL). O NARIZ MEDE 1,37 METROS. O CONJUNTO PESA UM TOTAL DE 24.635 TONELADAS, DAS QUAIS 28 TONELADAS SÃO COBRE, 113 TONELADAS SÃO AÇO, E 24.493 TONELADAS DE CIMENTO NO PEDESTAL. COM AS SUAS 24.635 TONELADAS, É ATUALMENTE A ESTÁTUA MAIS PESADA DO MUNDO, SEGUNDO O GUINESS. FICOU ENTRE OS SEMI-FINALISTAS DO CONCURSO DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.
foto - ?
SÃO 167 DEGRAUS DE ENTRADA ATÉ O TOPO DO PEDESTAL, MAIS 168 ATÉ A CABEÇA E POR FIM OUTROS 54 DEGRAUS LEVAM ATÉ A TOCHA, O QUE, SOMADOS, CONSISTEM EM UM TOTAL DE 389 DEGRAUS. POR TER SIDO CONSTRUÍDA EM COBRE, ORIGINALMENTE A ESTÁTUA APRESENTAVA COLORAÇÃO DOURADA. ENTRETANTO, DEVIDO A UMA SÉRIE DE REAÇÕES QUÍMICAS CONHECIDA COMO PATINAÇÃO, SAIS DE COBRE FORAM FORMADOS SOBRE SUA SUPERFÍCIE, O QUE LHE CONFERIU A ATUAL TONALIDADE VERDE-AZULADA. REGISTROS HISTÓRICOS NÃO FAZEM QUALQUER MENÇÃO DA FONTE DO COBRE USADO NA ESTÁTUA DA LIBERDADE, MAS SUSPEITA-SE QUE SEJAM PROVENIENTES DA NORUEGA.
foto - ?
ANTIGAMENTE A FRASE ESCRITA NO PEDESTAL ERA:
VENHAM A MIM AS MULTIDÕES EXAUSTAS, POBRES E CONFUSAS ANSIOSAS PELA LIBERDADE. VENHAM A MIM OS DESABRIGADOS, OS QUE ESTÃO SOB A TEMPESTADE... EU GUIO-OS COM A MINHA TOCHA. (EMMA LAZARUS, 1875)
(fonte: Wikipédia)

VALEU SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL