Pular para o conteúdo principal

A ESTÁTUA DA LIBERDADE EM NEW YORK NOS U.S.A FOI UM PRESENTE DE NAPOLEÃO III PELA VITÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE A INGLATERRA






ESTÁTUA DA LIBERDADE (EM INGLÊS: THE STATUE OF LIBERTY; EM FRANCÊS: STATUE DE LA LIBERTÉ), CUJO NOME OFICIAL É A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO (EM INGLÊS: LIBERTY ENLIGHTENING THE WORLD; E EM FRANCÊS: LA LIBERTÉ ÉCLAIRANT LE MONDE). 
foto - ?
É UM MONUMENTO CONSTRUÍDO EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, EM UMA ILHA NA ENTRADA DO PORTO DE NOVA IORQUE.
O MONUMENTO COMEMORA O CENTENÁRIO DA ASSINATURA DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E É UM GESTO DE AMIZADE DA FRANÇA PARA COM OS ESTADOS UNIDOS. PROJETADA E CONSTRUÍDA PELO ESCULTOR ALSACIANO FRÉDÉRIC AUGUSTE BARTHOLDI (1834-1904), QUE BASEOU-SE NO COLOSSO DE RODES PARA EDIFICÁ-LA. PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA METÁLICA INTERNA DA ESTÁTUA, BARTHOLDI CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DO ENGENHEIRO FRANCÊS GUSTAVE EIFFEL, MESMO ARQUITETO DA TORRE EIFFEL
foto - ?
A ESTÁTUA, QUE TEM ALTURA TOTAL 92,9M, SENDO 46,9M CORRESPONDENDO À ALTURA DA BASE E 46M À ALTURA DA ESTÁTUA PROPRIAMENTE DITA, FOI UM PRESENTE DADO POR NAPOLEÃO III, COMO UMA FORMA DE PREMIAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS, APÓS UMA VITÓRIA EM BATALHA TRAVADA CONTRA A INGLATERRA

A ESTÁTUA FOI MONTADA EM SOLO FRANCÊS E FICOU PRONTA EM 1884, SENDO ENTÃO DESMONTADA E ENVIADA PARA OS EUA EM NAVIOS, PARA SER REMONTADA EM SEU LUGAR DEFINITIVO. A CONSTRUÇÃO DO PEDESTAL QUE SERVE COMO BASE DO MONUMENTO FICOU A CARGO DOS NORTE-AMERICANOS. EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHARAM A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO.
foto - ?
FUNCIONOU COMO FAROL DE 1886 A 1902, TENDO SIDO PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO ELÉTRICA DENTRE OS FARÓIS, TENDO EM VISTA QUE ATÉ ENTÃO UTILIZAVAM-SE TOCHAS NO LUGAR DE LÂMPADAS ELÉTRICAS.
INICIALMENTE OS VISITANTES PODIAM SUBIR POR ESCADAS ATÉ A TOCHA DA ESTÁTUA, ENTRETANTO EM 1916, DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, HOUVE UM ATO DE SABOTAGEM COORDENADO PELO GOVERNO ALEMÃO QUE DANIFICOU A TOCHA E UM PEDAÇO DO VESTIDO DA ESTÁTUA. APÓS O EPISÓDIO, QUE FICOU CONHECIDO COMO "EXPLOSÃO BLACK TOM", NÃO FOI MAIS PERMITIDA A VISITAÇÃO DA TOCHA.

A ESTÁTUA MEDE 46,50 METROS (92,99 METROS CONTANDO O PEDESTAL). O NARIZ MEDE 1,37 METROS. O CONJUNTO PESA UM TOTAL DE 24.635 TONELADAS, DAS QUAIS 28 TONELADAS SÃO COBRE, 113 TONELADAS SÃO AÇO, E 24.493 TONELADAS DE CIMENTO NO PEDESTAL. COM AS SUAS 24.635 TONELADAS, É ATUALMENTE A ESTÁTUA MAIS PESADA DO MUNDO, SEGUNDO O GUINESS. FICOU ENTRE OS SEMI-FINALISTAS DO CONCURSO DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.
foto - ?
SÃO 167 DEGRAUS DE ENTRADA ATÉ O TOPO DO PEDESTAL, MAIS 168 ATÉ A CABEÇA E POR FIM OUTROS 54 DEGRAUS LEVAM ATÉ A TOCHA, O QUE, SOMADOS, CONSISTEM EM UM TOTAL DE 389 DEGRAUS. POR TER SIDO CONSTRUÍDA EM COBRE, ORIGINALMENTE A ESTÁTUA APRESENTAVA COLORAÇÃO DOURADA. ENTRETANTO, DEVIDO A UMA SÉRIE DE REAÇÕES QUÍMICAS CONHECIDA COMO PATINAÇÃO, SAIS DE COBRE FORAM FORMADOS SOBRE SUA SUPERFÍCIE, O QUE LHE CONFERIU A ATUAL TONALIDADE VERDE-AZULADA. REGISTROS HISTÓRICOS NÃO FAZEM QUALQUER MENÇÃO DA FONTE DO COBRE USADO NA ESTÁTUA DA LIBERDADE, MAS SUSPEITA-SE QUE SEJAM PROVENIENTES DA NORUEGA.
foto - ?
ANTIGAMENTE A FRASE ESCRITA NO PEDESTAL ERA:
VENHAM A MIM AS MULTIDÕES EXAUSTAS, POBRES E CONFUSAS ANSIOSAS PELA LIBERDADE. VENHAM A MIM OS DESABRIGADOS, OS QUE ESTÃO SOB A TEMPESTADE... EU GUIO-OS COM A MINHA TOCHA. (EMMA LAZARUS, 1875)
(fonte: Wikipédia)

VALEU SEMPRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…