Pular para o conteúdo principal

PONTE GOLDEN GATE BRIDGE - PORTÃO DE OURO

A GOLDEN GATE BRIDGE (EM PORTUGUÊS: PONTE DO PORTÃO DE OURO) É A PONTE LOCALIZADA NO ESTADO DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, QUE LIGA A CIDADE DE SÃO FRANCISCO A SAUSALITO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO FRANCISCO, SOBRE O ESTREITO DE GOLDEN GATE. 
A PONTE É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DA CIDADE, UMA DAS MAIS CONHECIDAS CONSTRUÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS, E É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, ESPECIALMENTE APÓS O TERREMOTO DE 1906, A CIDADE DE SÃO FRANCISCO PASSOU POR UM PERÍODO DE ASCENSÃO ECONÔMICA E IMEDIATAMENTE SURGIU A NECESSIDADE DE CONECTÁ-LA COM AS REGIÕES VIZINHAS A FIM DE DESENVOLVER A ECONOMIA NAS CIDADES AO REDOR DA BAÍA DE SÃO FRANCISCO.
A CIDADE DE SÃO FRANCISCO É TOTALMENTE CERCADA DE ÁGUA POR QUASE TODOS OS LADOS, O QUE FAZ DELA UMA PENÍNSULA. A NECESSIDADE DE SE CONECTAR COM AS REGIÕES VIZINHAS TOMOU A FORMA DE UMA ESTRUTURA RODOVIÁRIA.
A IDÉIA DE UMA PONTE CRUZANDO O GOLDEN GATE SURGIU PELA PRIMEIRA VEZ NUM ARTIGO DO JORNALISTA JAMES WILKINS EM 1916. A IDÉIA REPRESENTAVA UM GRANDE DESAFIO, JÁ QUE O GOLDEN GATE ERA CONHECIDO PELOS FORTES VENTOS E CORRENTEZA E NAQUELA ÉPOCA TAL ESTRUTURA ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL DE SE CONSTRUIR.
O NOME DA PONTE FOI ESCOLHIDO EM 1927, QUANDO MM O'SHAUGHNESSY, IMPORTANTE ENGENHEIRO DE SÃO FRANCISCO MENCIONOU A PONTE COMO GOLDEN GATE BRIDGE, REFERINDO-SE AO ESTREITO. A DIFICÍLIMA TAREFA DE PROJETAR TAL ESTRUTURA FICOU A CARGO DO ALEMÃO JOSEPH STRAUSS. EMBORA NÃO TIVESSE NENHUMA EXPERIÊNCIA COM PONTES SUSPENSAS, STRAUSS FECHOU CONTRATO COM A PREFEITURA E PROJETOU A PONTE QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM JANEIRO DE 1933 E CONCLUÍDA EM 1937.
A GOLDEN GATE BRIDGE É UMA PONTE PÊNSIL. COM 2.737 METROS DE COMPRIMENTO TOTAL, INCLUINDO OS ACESSOS, E 1.966 METROS DE COMPRIMENTO SUSPENSO, SENDO A DISTÂNCIA ENTRE AS DUAS TORRES DE 1.280 METROS. 
ESTAS TORRES DE SUSPENSÃO, POR SUA VEZ, ERGUEM-SE A 227 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, SUPORTANDO OS CABOS QUE, NAS PONTES COM ESTA ARQUITETURA, SUPORTAM O TABULEIRO SUSPENSO. ISTO SIGNIFICA QUE OS DOIS CABOS PRINCIPAIS QUE A SUPORTAM TÊM DE ESTAR PREPARADOS PARA SUPORTAR TODO O PESO DO TABULEIRO E DOS CABOS QUE PARTEM DOS CABOS PRINCIPAIS. CADA UM DESTES, POR CONSEGUINTE, TEM UM DIÂMETRO DE 92 CENTÍMETROS, SENDO FORMADO POR 27.572 CABOS MENORES.
DESDE QUE FOI TERMINADA, A PONTE JÁ FOI INTERDITADA CINCO VEZES POR CAUSA DOS VENTOS (1951, 1982, 1996 E 2005). OS VENTOS DE 1982 FORAM PARTICULARMENTE FORTES O SUFICIENTE PARA FAZER MOVIMENTOS VISÍVEIS NA PONTE, ONDULANDO PARA OS LADOS.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…