PONTE GOLDEN GATE BRIDGE - PORTÃO DE OURO

A GOLDEN GATE BRIDGE (EM PORTUGUÊS: PONTE DO PORTÃO DE OURO) É A PONTE LOCALIZADA NO ESTADO DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, QUE LIGA A CIDADE DE SÃO FRANCISCO A SAUSALITO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO FRANCISCO, SOBRE O ESTREITO DE GOLDEN GATE. 
A PONTE É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DA CIDADE, UMA DAS MAIS CONHECIDAS CONSTRUÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS, E É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, ESPECIALMENTE APÓS O TERREMOTO DE 1906, A CIDADE DE SÃO FRANCISCO PASSOU POR UM PERÍODO DE ASCENSÃO ECONÔMICA E IMEDIATAMENTE SURGIU A NECESSIDADE DE CONECTÁ-LA COM AS REGIÕES VIZINHAS A FIM DE DESENVOLVER A ECONOMIA NAS CIDADES AO REDOR DA BAÍA DE SÃO FRANCISCO.
A CIDADE DE SÃO FRANCISCO É TOTALMENTE CERCADA DE ÁGUA POR QUASE TODOS OS LADOS, O QUE FAZ DELA UMA PENÍNSULA. A NECESSIDADE DE SE CONECTAR COM AS REGIÕES VIZINHAS TOMOU A FORMA DE UMA ESTRUTURA RODOVIÁRIA.
A IDÉIA DE UMA PONTE CRUZANDO O GOLDEN GATE SURGIU PELA PRIMEIRA VEZ NUM ARTIGO DO JORNALISTA JAMES WILKINS EM 1916. A IDÉIA REPRESENTAVA UM GRANDE DESAFIO, JÁ QUE O GOLDEN GATE ERA CONHECIDO PELOS FORTES VENTOS E CORRENTEZA E NAQUELA ÉPOCA TAL ESTRUTURA ERA CONSIDERADA IMPOSSÍVEL DE SE CONSTRUIR.
O NOME DA PONTE FOI ESCOLHIDO EM 1927, QUANDO MM O'SHAUGHNESSY, IMPORTANTE ENGENHEIRO DE SÃO FRANCISCO MENCIONOU A PONTE COMO GOLDEN GATE BRIDGE, REFERINDO-SE AO ESTREITO. A DIFICÍLIMA TAREFA DE PROJETAR TAL ESTRUTURA FICOU A CARGO DO ALEMÃO JOSEPH STRAUSS. EMBORA NÃO TIVESSE NENHUMA EXPERIÊNCIA COM PONTES SUSPENSAS, STRAUSS FECHOU CONTRATO COM A PREFEITURA E PROJETOU A PONTE QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM JANEIRO DE 1933 E CONCLUÍDA EM 1937.
A GOLDEN GATE BRIDGE É UMA PONTE PÊNSIL. COM 2.737 METROS DE COMPRIMENTO TOTAL, INCLUINDO OS ACESSOS, E 1.966 METROS DE COMPRIMENTO SUSPENSO, SENDO A DISTÂNCIA ENTRE AS DUAS TORRES DE 1.280 METROS. 
ESTAS TORRES DE SUSPENSÃO, POR SUA VEZ, ERGUEM-SE A 227 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, SUPORTANDO OS CABOS QUE, NAS PONTES COM ESTA ARQUITETURA, SUPORTAM O TABULEIRO SUSPENSO. ISTO SIGNIFICA QUE OS DOIS CABOS PRINCIPAIS QUE A SUPORTAM TÊM DE ESTAR PREPARADOS PARA SUPORTAR TODO O PESO DO TABULEIRO E DOS CABOS QUE PARTEM DOS CABOS PRINCIPAIS. CADA UM DESTES, POR CONSEGUINTE, TEM UM DIÂMETRO DE 92 CENTÍMETROS, SENDO FORMADO POR 27.572 CABOS MENORES.
DESDE QUE FOI TERMINADA, A PONTE JÁ FOI INTERDITADA CINCO VEZES POR CAUSA DOS VENTOS (1951, 1982, 1996 E 2005). OS VENTOS DE 1982 FORAM PARTICULARMENTE FORTES O SUFICIENTE PARA FAZER MOVIMENTOS VISÍVEIS NA PONTE, ONDULANDO PARA OS LADOS.
fonte - Wikipédia

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