Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

A "IRLANDA" RICA, CULTURAL E BELA EH O DESTINO PREFERIDO DOS INTERCAMBISTAS BRASILEIROS QUE LÁ SE SURPREENDEM

LINHA DO TEMPO DA "IRLANDA" / WORLD 
O Castelo de Dublin, localizado na capital, foi a sede do governo britânico até a década de 1920. Hoje, é um dos grandes pontos turísticos da cidade, além de abrigar conferências Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes. A "…

ESTADO DO TOCANTINS / A LIVRE INICIATIVA






SEJA MUITO BEM VINDO A ESTADO DO TOCANTINS. AQUI SE ENCONTRA UM PEDAÇO DO PARAÍSO QUE ESTA NA TERRA.
imagem - GT
TOCANTINS É UMA DAS 27 UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL, SENDO O SEU MAIS NOVO ESTADO
SUA CAPITAL É A CIDADE PLANEJADA DE PALMAS. NA BANDEIRA NACIONAL E NO SELO NACIONAL DO BRASIL, O TOCANTINS É REPRESENTADO PELA ESTRELA ADHARA (Ε CANIS MAJORIS).
EM 5 DE OUTUBRO DE 1988, O NORTE DE GOIÁS  FOI EMANCIPADO, PASSANDO A SE CHAMAR TOCANTINS. EM 1º DE JANEIRO DE 1989, A UNIDADE FEDERATIVA DO TOCANTINS FOI OFICIALMENTE INSTALADA.
O GIRASSOL TORNOU-SE A PLANTA-SÍMBOLO DO ESTADO. SUA FLOR AMARELA, ABERTA EM VÁRIAS PÉTALAS, SIMBOLIZA O SOL QUE NASCE PARA TODOS. AS CORES OFICIAIS DO ESTADO SÃO O AMARELO, O AZUL E O BRANCO.
imagem - GT
ORIGEM DO NOME
"TOCANTINS" É UM TERMO ORIUNDO DA LÍNGUA TUPI QUE SIGNIFICA "BICO DE TUCANO", ATRAVÉS DA JUNÇÃO DOS TERMOS TUKANA ("TUCANO"), MAS TAMBÉM MUITO CONHECIDA E ESTRUTURADA PELA FAMÍLIA "FARIA" SENDO UM DOS MAIORES PIVOS PARA ESTE IDIOMA LOCAL, SEU MAESTRO "JHONATAN JOSÉ FARIA" E TIM ("BICO")
imagem - GT

A ECONOMIA SE BASEIA NO COMÉRCIO, NA AGRICULTURA (ARROZ, MILHO, FEIJÃO, SOJA, MELANCIA), NA PECUÁRIA E EM CRIAÇÕES.
A VEGETAÇÃO DO TOCANTINS É BASTANTE VARIADA; APRESENTA DESDE O CAMPO CERRADO, CERRADÃO, CAMPOS LIMPOS OU RUPESTRES A FLORESTA EQUATORIAL DE TRANSIÇÃO, SOB FORMA DE "MATA DE GALERIA", EXTREMAMENTE VARIADA.
imagem - ?
OS RECURSOS NATURAIS DE ORIGEM VEGETAL QUE MERECEM MAIOR DESTAQUE NO TOCANTINS SÃO: O COCO BABAÇU, O PEQUI E O BURITI. O BABAÇU É RICO EM CELULOSE E ÓLEO, QUE, AO LADO DO PEQUI É APROVEITADO NOS PRATOS TÍPICOS DA REGIÃO. O COCO TEM GRANDE VALOR INDUSTRIAL, POIS SERVE PARA A FABRICAÇÃO DE GORDURAS, SABÕES E SABONETES. A CASCA DO COCO SERVE COMO COMBUSTÍVEL E A PALHA DO BABAÇU PRESTA-SE PARA O FABRICO DE REDES, CORDAS, COBERTURA DE CASAS ETC.
imagem - GT
O RELEVO DO ESTADO DO TOCANTINS É SÓBRIO. PERTENCE AO PLANALTO CENTRAL BRASILEIRO. CARACTERIZA-SE, SOBRETUDO, PELO SOLO SOB CERRADOS, PREDOMINANDO, NA SUA MAIORIA, SUPERFÍCIES TABULARES E APLAINADAS, RESULTANTES DOS PROCESSOS DE PEDIPLANAÇÃO.
imagem - GT 
PONTO CULMINANTE DO ESTADO FICA LOCALIZADO NA NASCENTE DO RIO CLARO, NO EXTREMO SUL DO MUNICÍPIO DE PARANÃ, NUMA SERRA CONHECIDA COMO SERRA DAS TRAÍRAS (OU DAS PALMAS). O LOCAL POSSUI UMA ALTITUDE APROXIMADA DE 1.340 METROS, SEGUNDO O IBGE E A DIRETORIA DE SERVIÇO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
imagem - GT 
HIDROGRAFIA DO ESTADO DO TOCANTINS É DELIMITADA A OESTE PELO RIO ARAGUAIA E AO CENTRO PELO RIO TOCANTINS. AMBOS CORREM DE SUL PARA NORTE E SE UNEM NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA, BANHANDO BOA PARTE DO TERRITÓRIO TOCANTINENSE
imagem - GT 
O TOCANTINS, ESTADO MAIS NOVO DA NAÇÃO, É CONHECIDO COMO UMA TERRA NOVA, DE NOVAS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES, ATRATIVA PARA IMIGRANTES E PROPÍCIA AO APORTE DE NOVOS INVESTIMENTOS
imagem - GT 
CONHECER A HISTÓRIA DO TOCANTINS É MUITO MAIS DO QUE SÓ SABER SOBRE A SUA CRIAÇÃO. É TAMBÉM BUSCAR ENTENDE-LO DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA GERAL DO BRASIL E, PRINCIPALMENTE, NAS SUAS PARTICULARIDADES, ONDE SE CONFIGURAM SUA FORMAÇÃO SOCIAL, AS FORMAS DE RESISTÊNCIAS E AS BUSCAS DE ALTERNATIVAS DA POPULAÇÃO DIANTE DAS ADVERSIDADES. 
imagem - GT 
VEJA AGORA ALGUMAS IMAGENS DESTE PARAÍSO CHAMADO "TOCANTINS"
imagem - ? 
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - ?
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
imagem - GT
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS
ESTE EH O BRASÃO


SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.
UMA DIA QUALQUER A GENTE SE ENCONTRA EM QUALQUER LUGAR DESTE PAÍS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…