OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRAZIL (3.858 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.064 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 21 de fevereiro de 2021

PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRAZIL (3.858 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.064 PESSOAS (IBGE 2020)



Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.
Restaurante em Pirenópolis, Goiás
BEM VINDO A PIRENÓPOLIS, GO. CIDADE QUE MANTÉM A NATUREZA PRESERVADA.
imagem - Wikipédia
TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (IPHAN), SEUS CASARÕES, RUAS E IGREJAS DE ARQUITETURA COLONIAL. SEU POVO ALEGRE, DEVOTO E FESTEIRO PROMOVE AS FESTAS MAIS POPULARES DE GOIÁS, COMO A "FESTA DO DIVINO", CONHECIDA INTERNACIONALMENTE. A NATUREZA EXUBERANTE PROPICIOU A FORMAÇÃO DO "PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS", LOCAL DE PESQUISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO, REPLETA DE ANIMAIS, FLORES, PLANTAS, NASCENTES, RIOS E CACHOEIRAS.
foto - ?
Os amplos aposentos da pousada Taman Baru ficam espalhados no tranquilo bosque dentro de uma área de proteção ambiental na serra dos Pirineus
À noite, o movimento se concentra na Rua do Rosário, mais conhecida como rua do Lazer
Ao lado da Igreja Matriz, o Theatro de Pyrenópolis, construído em 1899 com donativos da população, conserva desenhos e estruturas originais
Construída em 1728, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário sofreu um incêndio em 2002 que destruiu 90% do seu interior

Congada, evento cultural e folclórico tradicional da região
Formada pelo Rio das Almas, a Cachoeira do Abade tem poço para banho e prainha
Centro histórico de Pirenópolis, Goiás
Fundada por bandeirantes no século 18, Pirenópolis possui casario colonial preservado
As janelas das casas em estilo colonial de Pirenópolis são cativantes; a cidade goiana tem um centro histórico muito bem preservado
Localizado a 20 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis (GO), o Parque Estadual dos Pireneus tem trilhas para formações rochosas peculiares, como o Morro Cabeludo, ao fundo, e ao Pico dos Pireneus, a 1 385 metros de altitude
A caminho do Parque dos Pireneus, a Cachoeira do Lázaro é uma das atrações dos arredores de Pirenópolis (GO)
AQUI A PONTE CENTRAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
EM ESTILO COLONIAL, A MATRIZ TEM OS ALICERCES DE CANTARIA (PEDRA) E AS PAREDES FEITAS DE TAIPA DE PILÃO (BARRO SOCADO). APENAS AS PAREDES MAIS ALTAS DAS TORRES SÃO FEITAS DE ADOBE (TIJOLO COZIDO AO SOL).
NA PARTE FRONTAL, A TAIPA É REFORÇADA POR UMA GAIOLA DE MADEIRA (AROEIRA), EXTERNA E INTERNAMENTE.
A IGREJA FOI CONSTRUÍDA DE FORMA QUE, A QUALQUER HORA DO DIA, O SOL ILUMINE A SUA FACHADA. A TORRE DO LADO DO NASCENTE FOI CONSTRUÍDA EM 1763. ATÉ ESSA ÉPOCA, SÓ EXISTIA A TORRE ONDE SE ENCONTRA O SINO.
imagem - Wikipédia

imagem - ?
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, é o cartão-postal da cidade; lembre-se de usar roupas que escondem a pele para entrar no interior da construção
imagem - Wikipédia
PIRENÓPOLIS CONSTITUI-SE HOJE EM UM DOS MAIS RICOS ACERVOS PATRIMONIAIS DO BRASIL CENTRAL, SENDO TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1988. EM PIRENÓPOLIS, UNEM-SE AS DUAS VERTENTES FORMADORAS DE UMA CULTURA VIGOROSA: O BEM PATRIMONIAL CONSERVADO E O PENSAR E FAZER COTIDIANO DE SEUS MORADORES, PAUTADO EM TRADIÇÕES SECULARES QUE A CONTEMPORANEIDADE NÃO CONSEGUIU AINDA ABALAR.
CACHOEIRA DO ROSÁRIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DO ABADE EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DAS ARARAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DOS DRAGÕES EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Sílvio Quirino
CACHOEIRA SANTA MARIA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Wikipédia
CAVALHADAS E FESTA DO DIVINO NA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
PALCO DAS FAMOSAS CAVALHADAS E DA FESTA DO DIVINO. AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS É UMA ATIVIDADE QUE GIRA EM TORNO DE UMA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA EQUESTRE DE UMA LUTA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS PELA SOBERANIA DA PENÍNSULA IBÉRICA DURANTE A IDADE MÉDIA NA EUROPA E SÃO ALEGRADOS POR CENTENAS DE MASCARADOS, MONTADOS A CAVALO OU NÃO.
A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRENÓPOLIS, É UM FESTEJO RELIGIOSO QUE DURA CERCA DE 20 DIAS E É DE ORIGEM PORTUGUESA E FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO.
MANTÉM COMO SÍMBOLOS O IMPERADOR DO DIVINO, A COROA, O CETRO A AS BANDEIRAS. AMBAS ACONTECEM DURANTE AS FESTIVIDADES DE PENTECOSTES, 50 DIAS APÓS A PÁSCOA, E REÚNEM DIVERSAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES, COMO CONGADAS, REINADOS, JUIZADOS, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS E A NOVENA DO DIVINO, COM SEUS CÂNTICOS EM LATIM.
Secular, a Festa do Divino Espírito Santo, com suas célebres apresentações da Cavalhada, começa 40 dias depois do domingo de Páscoa
A luta coreográfica entre os 12 cavaleiros de azul (os cristãos) e 12 de vermelho (os mouros) é o auge da Cavalhada
PIRENÓPOLIS ENTRE MONTANHAS DE GOIÁS
A cidade está situada a uma altitude de 740 metros acima do nível do mar. É no município de Pirenópolis que se encontram os majestosos Pireneus, formados de três blocos, um dos quais se acha a 1 380 metros de altura. CLIMA - O clima da cidade pertence ao grupo provável clima tropical de altitude, sendo que no interior do município, o clima é tropical úmido. A temperatura registrada no posto metereológico da cidade é a seguinte: Média das máximas, 28,5ºC; médias das mínimas, 15,9ºC; média compensada, 22,3ºC. 
imagem - Wikipédia
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PRIVILÉGIO
Cercada de morros e de privilegiada localização geográfica, estando aos pés da Serra dos Pireneus, Pirenópolis se destaca por manter uma natureza preservada. Eh o município goiano que mais unidades de conservação possui, são ao todo 8 ucs, entre parque (parque estadual da serra dos pireneus), monumento natural (monumento natural cidade de pedra), área de preservação ambiental (apa dos pireneus)
e 5 rppns (fazenda arruda, reserva ecológica vargem grande, fazenda vagafogo, santuário flor das águas e santuário gabriel). o pico dos pireneus se encontra a 1.385 m, é possível contemplarmos todas as diversas fito-fisionomias (formações vegetais) do cerrado.
SALA DE CINEMA EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
VEJA AGORA A CIDADE E SUAS BELAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS TOTALMENTE PRESERVADAS.
Nos fins de semanas, Pirenópolis recebe muitos turistas de Brasília e Goiânia, por isso reserve o hotel com antecedência
imagem - ?
AQUI PODE-SE JOGAR O JOGO DA VELHA
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - CMP
imagem - Rusty Marcellini
RUA DOS FUSCAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CASAS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini

SAÍDA DE CAVALOS EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
VIELA DE PEDRA EM PIRENÓPOLIS, GOIÁS
imagem - Rusty Marcellini
LADEIRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
MURO DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE D EPIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA PRINCIPAL DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
INTERIOR DE UMA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
ARTE E ARTESANATO EM PIRENÓPOLIS, GO
O ARTESANATO TÍPICO DE PIRENÓPOLIS PROVEM DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO BÁSICOS DA POPULAÇÃO, COMO OS TECIDOS RÚSTICOS FEITOS EM TEARES DE MADEIRA E A CERÂMICA UTILITÁRIA.
NAS ARTES, TEMOS OS HISTÓRICOS TRABALHOS BARROCOS NOS ALTARES DA IGREJA MATRIZ, DO BONFIM E DO CARMO;
DESENHOS E COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO ARTISTA ANTÔNIO DA COSTA NASCIMENTO (TONICO DO PADRE) DO SÉCULO XIX; POESIAS E PINTURAS EM ÓLEO SOBRE TELA, EM ESPECIAL OS CONTEMPORÂNEOS PÉRSIO FORZANI E JOSÉ INÁCIO SANTEIRO
imagem - Rusty Marcellini
imagem - Rusty Marcellini
AS ARIADAS PANELAS DA POUSADA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
NA FESTA DO DIVINO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - Rusty Marcellini
RUA DO COMÉRCIO - SÓ TEM BARES E RESTAURANTES NESTA RUA DE PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
RUAS ESTREITA E DE PEDRAS EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GO
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a "Festa do Divino", conhecida internacionalmente. A natureza exuberante propiciou a formação do "Parque Estadual da Serra dos Pireneus", local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, repleta de animais, flores, plantas, nascentes, rios e cachoeiras.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
SERRA DOS PIRINEUS EM PIRENÓPOLIS, GO
O principal acidente geográfico é a Serra dos Pireneus, onde se encontra o famoso Pico dos Pireneus, com uma altitude aproximadamente de 1 380 metros. Seguem-se as Serras do Cocalzinho, Dourada, Pouso Alegre, Passa Três, Raizama e outras.
O município é bem provido hidrograficamente, sendo banhado pelos rios Maranhão, que com o Rio das Almas formam o Tocantins. O Rio das Almas que banha a cidade, Rio dos Bois, Peixe, Patos e outros menos importantes, além de inúmeros ribeirões e córregos. 
Pirenópolis divide-se entre seguintes bairros Centro, Bonfim, Carmo, Vila Matutina, e Vila Zizito Pompeu.
imagem - ?
O COMÉRCIO EM PIRENÓPOLIS, GO
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 24.604
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.205,010
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,43
Código do Município 5217302
Gentílico - pirenopolino
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
A DENOMINAÇÃO "PIRENÓPOLIS" FOI ESTABELECIDA EM FEVEREIRO DE 1890, EM VIRTUDE DA CIDADE SE ACHAR PLANTADA AOS PÉS DOS PIRENEUS, CORDILHEIRA MAIS EXPRESSIVA DO ESTADO.
SEGUNDO A TRADIÇÃO LOCAL, A SERRA RECEBEU ESTE NOME POR HAVER NA REGIÃO, IMIGRANTES ESPANHÓIS, PROVAVELMENTE CATALÃES. POR SAUDOSISMO OU POR ENCONTRAR ALGUMA SEMELHANÇA COM OS PIRENÉUS DA EUROPA, CADEIAS DE MONTANHAS SITUADAS ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA, DERAM ENTÃO A ESTA SERRA O NOME DE PIRENÉUS, MAS MAIS TARDE, DEVIDO À PRONÚNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, SURGIU A GRAFIA SEM ACENTO.
Gentílico: pirenopolino
Histórico
Pirenópolis 
Goiás - GO 
HISTÓRICO DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Em 1727, uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodrigues Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou a região das "Serras dos Pireneus". Pela exuberante quantidade de ouro na região, fundou as "Minas de Nossa Senhora do Rosário" aos pés desta serra.
Por ter sido um centro urbano florescente até fins do século XIX, sendo até considerada cidade mais importante do estado e, em seguida, ter experimentado um período de estabilidade e isolamento, que a manteve quase intocada pelas transformações do século XX, a antiga "Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte" conservou praticamente intacta sua feição original.
Pirenópolis constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988. 

Em Pirenópolis, unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.
Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século XIX, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura, constituindo-se no que hoje é um bem histórico de valor inestimável, tanto para o estado de Goiás, como para a nação.
O arraial foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1832 e a primeira comarca municipal foi instalada em abril de 1833. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em agosto de 1853. 
A denominação "Pirenópolis" foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus, cordilheira mais expressiva do estado. 
Distrito criado com a denominação de Meia Ponte, pela carta Régia de 10-08-1754.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Meia Ponte, pelo decreto de 10­07-1832. Instalado 14-04-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Meia Ponte, pela lei provincial nº 3, de 02-08-1853.
Pelo decreto estadual nº 18, de 27-02-1890, o município de Meia Ponte passou a denominar-se Pirenópolis.
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Divulgação / Governo de Pirenópolis, GO 



A FAZENDA HORIZONTE PERDIDO


CIDADE AMIGA DE PIRENÓPOLIS
VITORINO FREIRE / MARANHÃO / BRAZIL 

O município possui belezas naturais, como o rio Grajaú e o Lago do Remanso, nas divisas com as cidades vizinhas de Santa Inês, e Altamira do Maranhão.
O Carnaval do município atrai foliões de toda região do Médio Mearim, sendo umas das festas folclóricas mais tradicionais da cidade, onde as pessoas saem do Retorno e seguem com desfiles e fantasias até a Praça Governador José Sarney. A segunda-feira é tradicionalmente festivada pelo 'Bloco das Fuleiras', onde os homens se fantasiam de mulheres e seguem nos blocos de rua da cidade. (Wikipédia/Orlando Holanda)
Em julho há uma grande festa, que é a Vaquejada de Vitorino Freire, onde vaqueiros de todo o Brasil concorrem a uma das maiores e mais comentadas premiações do Circuito de Vaquejadas do Maranhão. Há algumas atrações nacionais no Club do Forró, com bandas locais de gênero musical Forró, como a Banda Forró Sacode, a qual acompanha há vários anos consecutivos a vaquejada vitorinense.


A cidade também conta com Pedra do Salgado, um enorme monumento natural. (Wikipédia)
Distrito de Jeju, Vitorino Freire, Maranhão (Blog: Blog Vitorino Freire)
Distrito de Jeju, Vitorino Freire, Maranhão (Blog: Blog Vitorino Freire)
Distrito de Jeju, Vitorino Freire, Maranhão (Blog: Blog Vitorino Freire)
Distrito de Jeju, Vitorino Freire, Maranhão (Blog: Blog Vitorino Freire)
Pedra do Salgado em Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Pedra do Salgado em Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Vitorino Freire, MA (Jocivaldo Aquino)
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Comida típica da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)


Agência do Banco do Brasil e Vitorino Freire, MA (G1.globo.com)
Comércio da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)





Estádio (Bandeirão) de futebol de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Lagoinha no entorno de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)


Ponte sobre o Rio Grajaú em Vitorino Freire, MA (Dêny Sipaúba)
Igreja de São Raimundo Nonato em Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Rua da cidade de Vitorino Freire, MA (Joabec)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Rua da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Escola de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Campo de futebol (Bandeirão) em Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)


Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Delegacia de polícia de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Rua de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
Rua de Vitorino Freire, MA (Joabec)
Praça central da cidade de Vitorino Freire, MA (Blog: Blog Vitorino Freire)
DADOS GERAIS D CIDADE DE VITORINO FREIRE, MARANHÃO
Código do Município - 2113009 
Gentílico - vitorinense 
Prefeito - 2017 / LUANNA MARTINS BRINGEL REZENDE 
População estimada [2017] - 30.879 pessoas 
População no último censo [2010] - 31.658 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 24,25 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 1.605 pessoas 
População ocupada [2015] - 5,2 % 
Área da unidade territorial [2016] - 1.193,385 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 10,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 73,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 4,7 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE VITORINO FREIRE NO MARANHÃO
HISTÓRICO DA CIDADE DE VITORINO FREIRE, MARANHÃO
História 
Vitorino Freire Maranhão - MA 
Histórico 
DEVE-SE ao lavrador Boaventura Ribeiro o início do povoamento, quando, em 1938, acompanhado de sua família e de alguns amigos, fixou residência na área ocupada pela Sede do Município, à procura de terras férteis para a lavoura.


Os resultados obtidos pêlos primeiros moradores em pouco tempo deram ao Povoado grande impulso, atraindo novos lavradores. 
O lugar, conhecido como Centro das Boas, teve o nome alterado, em 1944, para Água Branca, em virtude de um dos moradores, ao cavar um poço, haver encontrado água muito clara. Posteriormente passou a ser chamado Vitorino Freire, em homenagem ao destacado político, Senador da República pelo Maranhão, em mais de uma legislatura. 
O Município foi criado com área desmembrada de Bacabal e de Vitória do Mearim. 
Gentílico: vitorinense
Fonte e Fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / blogvitorinofreire.blogspot.com.br /

OS SONHOS QUE SONHEI
A ENCHENTE
Estava em cima de um telhado de uma casa juntamente com uma mulher e um homem, que eu não conhecia. Estava acontecendo uma enchente e a água estava subindo e já chegava perto do telhado. Nisto vi um cano passando em cima do telhado, fui pegar e o tal homem gritou dizendo que aquele cano era quente e eu iria me queimar. Me chamou de burro. A mulher me pediu para levar até a água da enchente, a ponta de uma mangueira, que ela iria puxar a água com a boca, para o outro lado do telhado. 


Quando fui descendo com dificuldades para levar a ponta da mangueira, a tal mulher caiu do telhado e se agarrou em mim, no meu pescoço. Disse que se a gente caísse, iríamos morrer afogados. Ela então começou a beijar minha boca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL