OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 09/13/12

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Palácio de Schonbrunn, Áustria - Seus ricos aposentos, onde viveram o imperador Francisco José e sua amada Sissi são um deslumbre. Vem ver comigo:
















Seus ricos aposentos, onde viveram o imperador Francisco José e sua amada Sissi são um deslumbre. Vem ver comigo:
O MAGNÍFICO PALÁCIO DE VERÃO DOS HABSBURGO, O SCHÖNBRUNN, É UM DOS PASSEIOS IMPERDÍVEIS EM VIENA, NÃO SÓ POR SEUS BELOS QUARTOS DECORADOS E EXTENSOS JARDINS, MAS TAMBÉM POR SER UMA AULA DE HISTÓRIA EM ESTADO PURO
Cercado de jardins vastíssimos e belos, o Palácio Schonbrunn foi onde a dinastia Hobsburgo deixou de lado a sua relativa austeridade. Mais luxuoso e ornamentado que o Hofburg, ele é, para muitos, o mais impressionante da cidade.

Seus ricos aposentos, onde viveram o imperador Francisco José e sua amada Sissi (diz-se que a recíproca não era a mesma), além da poderosa imperatriz Maria Theresia, são um deslumbre. O salão de baile, com seus grandes espelhos e candelabros, são um dos destaques.
O PALMENHAUS SÃO GRANDES ESTUFAS NOS JARDINS DO PALÁCIO SCHÖNBRUNN, ABERTAS NO SÉCULO 19. DESDE ENTÃO GUARDAM INÚMERAS ESPÉCIES BOTÂNICAS DE DIVERSAS PARTES DO GLOBO
Seus amplos jardins, que contam com um parque zoológicos, sebes bem podadas, arranjos florais, estátuas e fontes, é um passeio ótimo para toda a família. Do alto do Belvedere há um café que serve uma excelente torta de maçã. Ótimo passeio para as crianças.
DAS ORIGENS RAZOAVELMENTE SIMPLES NO SÉCULO 16 AOS MAIS DE MIL APOSENTOS ROCOCÓ DE MARIA TERESA HABSBURGO, O SCHÖNBRUNN FOI O CENTRO DO PODEROSO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO
O Schloss Schonbrunn é muito amplo e fica próximo do centro de Viena, sendo acessível por metrô (linha U4) e os trams número 10 e 58. A infraestrutura é muito boa, com vários banheiros (inclusive aqueles para cadeirantes), fraldários, lanchonetes, café, loja de lembranças e passeios guiados.
JARDIM GRAND PARTERRE, NO PALÁCIO SCHÖNBRUNN
Há dois tipos de tours: no Imperial você passará por diferentes estilos arquitetônicos do conjunto, em um total de 22 câmaras, inclusive as salas estatais e os quartos privados de Francisco José e Sissi. No Grand Tour, o passeio é acrescido pelos aposentos e salas ricamente decorados de Maria Theresia, totalizando 40 cômodos.
O GLORIETTE É UMA PEQUENA GALERIA SOBRE UMA COLINA NOS JARDINS DO PALÁCIO SCHÖNBRUNN. HOJE ABRIGA UM AGRADÁVEL CAFÉ
Nos jardins, um café tradicional serve uma receita ancestral de torta de maçã (apfelstrudel). Não deixe de provar.
Um ponto turístico da cidade de Viena e um dos grandes ícones da Áustria que você não pode deixar de visitar.





O SCHÖNBRUNN SERVIU COMO RESIDÊNCIA DO IMPERADOR FRANZ JOSEPH I E SUA ESPOSA SISSI, UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS CASAIS REAIS DA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20. PARTE DE SEUS APOSENTOS ESTÃO PRESERVADOS TAL COMO DEIXADOS POR ELES
Horário de funcionamento: 
Abre diariamente: de abril a junho, das 8h30 às 17h30. Em julho e agosto, das 8h30 às 18h30. Em setembro e outubro, das 8h30 às 17h30. De novembro a março, das 8h30 às 17h 
Formas de pagamento: 
Adultos: € 10, 50 (Tour Imperial), € 13, 50 (Grand Tour). Há descontos para maiores de 65 anos, crianças e estudantes.
O PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN
(EM ALEMÃO, SCHLOSS SCHÖNBRUNN), CONHECIDO TAMBÉM COMO O PALÁCIO DE VERSALHES DE VIENA.
É UM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA ÁUSTRIA. ESTÁ LOCALIZADO NO HIETZING, O 13 º DISTRITOS DE VIENA.
O SEU NOME DERIVA DE UMA FRASE ATRIBUÍDA AO IMPERADOR MATIAS, QUE TERÁ "DESCOBERTO" UM POÇO ENQUANTO CAÇAVA POR ALI, EXCLAMANDO "WELCH' SCHÖNER BRUNN" ("QUE BELA NASCENTE").
CONSTRUÍDO COMO RESIDÊNCIA PARA A IMPERATRIZ ELEONORA GONZAGA ENTRE 1638 E 1643
NOS GRANDES JARDINS DO PALÁCIO ESTÁ LOCALIZADO UM LABIRINTO PÚBLICO. O BILHETE DA ENTRADA PERMITE A ENTRADA NO LABIRINTO, ASSIM COMO NUM CONJUNTO DE PUZZLES EXTERIORES, INCLUINDO UM JOGO DE MATEMÁTICA E UMA SÉRIE DE FONTES.
OS JARDINS FRANCESES DO PARQUE FORAM DESENHADOS, EM 1695, POR JEAN TRÉHET, ALUNO DE ANDRÉ LE NÔTRE. O PARQUE COMPREENDE FALSAS RUÍNAS ROMANAS E UM LARANJAL, APANÁGIO DOS PALÁCIOS DE LUXO DAQUELA ÉPOCA.

O CIMO DO PARQUE É OCUPADO PELA GLORIETTE, UM EDIFÍCIO EM ESTILO NEOCLÁSSICO, DESENHADO POR FERDINAND VON HOHENBERG, DE ONDE SE DISPÕE DE UMA VISTA PANORÂMICA SOBRE O PALÁCIO E SOBRE A CIDADE DE VIENA.
O PALÁCIO BARROCO FOI RESIDÊNCIA DE VERÃO DA FAMÍLIA IMPERIAL AUSTRÍACA DESDE MEADOS DO SÉCULO XVIII ATÉ AO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. NESSE PERÍODO, O EDIFÍCIO FOI HABITADO QUASE CONTINUAMENTE POR VÁRIAS CENTENAS DE PESSOAS DA VASTA CORTE, TORNANDO-SE NUM CENTRO CULTURAL E POLÍTICO DO IMPÉRIO HABSBURGO.
AQUI VIVEU ATÉ 1817, DATA DE SEU CASAMENTO COM D. PEDRO I, A ARQUIDUQUESA D. LEOPOLDINA DE HABSBURGO, QUE TEVE TÃO GRANDE PAPEL NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
O SCHÖNBRUNN TEM SIDO UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DA CIDADE DE VIENA DESDE O SÉCULO XIX, SENDO UM DOS MAIS IMPORTANTES E MAIS VISITADOS MONUMENTOS CULTURAIS DA ÁUSTRIA.




O PALÁCIO E O SEU PARQUE DE CERCA DE 160 HA ESTÁ CLASSIFICADO DESDE 1996 COMO PARTE DO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO. TEM APARECIDO EM POSTAIS, DOCUMENTÁRIOS E DIVERSAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS.
UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO PARQUE PALACIANO É O TIERGARTEN SCHÖNBRUNN, O MAIS ANTIGO JARDIM ZOOLÓGICO DO MUNDO, COM OS SEUS 16 HA.





fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 

SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
FIQUEM SEMPRE BEM.


COZINHA MINEIRA / MINAS DE MUITOS SABORES

--> CHÃO DE CIMENTO QUEIMADO, FOGÃO CONSTRUÍDO A PARTIR DE TÉCNICAS TRADICIONAIS, QUANDO NÃO FEITO A PARTIR DOS CUPINZEIROS QUE SURGEM NOS PASTOS OU DE LATÕES EMBUTIDOS NAS GROSSAS PAREDES DE ADOBE. 
imagem - ?
LINGÜIÇAS OU CARNES DEFUMANDO, DEPENDURADAS. CHAMINÉ ATIVA, FUMAÇA SUBINDO PELO CÉU, AVISANDO COM SEU AROMA TÍPICO DA ROÇA QUE HÁ QUITANDAS OU "COMIDAS DE ANGU" ESPERANDO OS COMENSAIS. 
imagem - ?
QUE MINEIRO NUNCA VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA TÍPICA MINEIRA, NEM QUE SEJA EM UM DOS MUITOS RESTAURANTES TÍPICOS DE COMIDA MINEIRA? SÃO MUITOS OS CEREAIS, SÃO MUITAS AS FORMAS DE SE FAZER UM ANGU COM FUBÁ DE MOINHO D'ÁGUA, DE REFOGAR VERDURAS DA HORTA OU DOS QUINTAIS, COMO COUVE, ALMEIRÃO, TAIOBA, CANSANÇÃO, ORA-PRO-NOBIS... 
imagem - ?
O QUE DIZER DO QUIABO, DA ABÓBORA-MENINA, DA ABOBRINHA? E O PASTEL DE ANGU? E O GALOPÉ? E O CHUCHU COM BACALHAU? O TORRESMO CROCANTE, A CARNE NA LATA DE GORDURA, O PERNIL TEMPERADO, O LEITÃO À PURURUCA, O FEIJÃO TROPEIRO, O FRANGUINHO CAIPIRA? 
imagem - ?
NÃO HÁ COMO NÃO VENERAR ESSA RAIZ CABOCLA, CAIPIRA QUE TEMOS NAS MINAS GERAIS E QUE FAZ DA NOSSA COZINHA UMA DAS MAIS SABOROSAS DO PAÍS, RECEBENDO INFLUÊNCIAS QUE VÃO DOS INDÍGENAS AOS FRICANOS, PASSANDO, OBVIAMENTE, PELOS COLONIZADORES EUROPEUS. 
imagem - ?
POR ISSO, A CHAMADA COZINHA TRADICIONAL OU TÍPICA MINEIRA FOI FORJADA A PARTIR DOS SÉCULOS XVIII E XIX E EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES: O DE ESCASSEZ, NO AUGE DA MINERAÇÃO DO OURO, E O DE FARTURA, COM A RURALIZAÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL.  
imagem - ?
ESSA ORIGEM E COMPOSIÇÃO DA COZINHA TRADICIONAL E TÍPICA MINEIRA QUE A NÓS FOI LEGADA NOS REMETE À ANÁLISE DE DOIS PERÍODOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM A VIDA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL EM MINAS GERAIS: O PERÍODO DA MINERAÇÃO, CUJO APOGEU SE DEU NO SÉCULO XVIII; E O PERÍODO DA "RURALIZAÇÃO", MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO DA VIDA ECONÔMICA E SOCIAL NAS FAZENDAS, QUE SUCEDEU AO DECLÍNIO DAS MINAS E DUROU DO FINAL DO SÉCULO XVIII ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX.
imagem - ?
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA REGIONAL MINEIRA, COMO O FEIJÃO TROPEIRO, O ANGU DE MILHO VERDE OU DE FUBÁ COM FRANGO, A PAÇOCA DE CARNE SECA, FAROFAS, COUVE, O LOMBO E O PERNIL ASSADOS, LEITÃO À PURURUCA, O TORRESMO, O TUTU E TODA UMA SÉRIE DE PRATOS EM QUE PREDOMINAM AS CARNES DE PORCO E DE FRANGO ATRAVESSARAM OS SÉCULOS ATÉ CHEGAR A NÓS COMO UM VERDADEIRO MANJAR DOS DEUSES PARA AGRADAR AO CÉU DE NOSSA BOCA...
imagem - ?
TRADIÇÃO RENOVADA
DOS ÍNDIOS VIERAM O ESCALDADO, O PIRÃO, A PAÇOCA, AS FAROFAS, OS PRATOS À BASE DE MANDIOCA E DE MILHO, QUE SE DERIVARAM PARA AS CANJICAS, MINGAUS E PAPAS. DOS PORTUGUESES PROVEIO A UTILIZAÇÃO DO OVO DA GALINHA, QUE PROPICIOU UM FARTO RENDIMENTO CULINÁRIO: FRITADAS, DOCES, BOLOS, OVOS COZIDOS, ESTRELADOS, QUENTES, MOLES, BABA-DE-MOÇA, DOCE DE OVOS, FIOS DE OVOS E GEMADA COM VINHO DO PORTO.
imagem - ?
O AÇÚCAR CONQUISTOU A TODOS. ESCRAVOS, SERTANEJOS, CAÇADORES, ROMEIROS TINHAM NA RAPADURA COM FARINHA UMA PROVISÃO NACIONAL. EM MINAS, MELADO COM FARINHA E, MAIS TARDE, COM QUEIJO, TORNOU-SE RECEITA CONSAGRADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. 
imagem - ?
SURGIA A SOBREMESA, QUE NATIVOS E AFRICANOS DESCONHECIAM, REPRODUZINDO-SE E RECRIANDO-SE DOCES QUE JÁ ERAM PARTE DA TRADIÇÃO PORTUGUESA, ADICIONADOS A ELEMENTOS NACIONAIS COMO AMENDOINS E CASTANHAS NATIVAS, PACOVAS (BANANAS DA TERRA), CAJUS, ARAÇÁS E ANANASES. AS COMPOTAS APROVEITARAM AS FRUTAS NATIVAS E AQUELAS QUE O PORTUGUÊS TROUXE PARA OS QUINTAIS BRASILEIROS. 
imagem - ?
OS ENGENHOS LOCAIS FORNECERAM A RAPADURA, MELADO OU AÇÚCAR. A PREFERÊNCIA PELO DOCE EM RELAÇÃO ÀS FRUTAS FOI UMA INFLUÊNCIA LUSA QUE SE MANTÉM ATÉ OS DIAS ATUAIS COM MUITA VARIEDADE E FARTURA NAS MESAS TRADICIONALMENTE MINEIRAS.
imagem - ?
MISTURAS FINAS
NAS CASAS, NO COTIDIANO, A LÓGICA DA ECONOMIA DE TEMPOS DIFÍCEIS IMPÔS OS ALIMENTOS COZIDOS E O APROVEITAMENTO DE TUDO, INCLUSIVE DAS SOBRAS, GERANDO COMPOSIÇÕES IGUALMENTE SABOROSAS. AS FAROFAS E AS SOPAS APROVEITAVAM AS SOBRAS DE CARNES, LEGUMES, FEIJÕES E VERDURAS, QUE AINDA COMPÕEM O CARDÁPIO DO MINEIRO CONTEMPORÂNEO.  
imagem - ?
O MEXIDO, UMA MISTURA DE TUDO QUE SOBROU, ERA COMIDO NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DA MANHÃ, ANTES DA SAÍDA PARA A LIDA OU NO JANTAR. ESSE PRATO PERDURA AINDA HOJE, SOBRETUDO EM FAZENDAS, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS OU NAS MADRUGADAS DA CAPITAL MINEIRA, EM MUITOS RESTAURANTES DE CARDÁPIO MAIS POPULAR E NOS BOTECOS.
imagem - ?
O LOMBO, A LEITOA E A GALINHA ASSADOS ERAM PRATOS DE FESTA, DE DOMINGO, DE VISITAS. NA INTIMIDADE DO DIA-A-DIA, OS COZIDOS PREDOMINAVAM: O FEIJÃO, O ANGU, O MEXIDO, VERDURAS E LEGUMES COZIDOS, OU OS LEGUMES COM CARNE,  FRANGO COM QUIABO, POR EXEMPLO, MANDIOCA E CANJIQUINHA COM CARNE, PODENDO SER COSTELA OU SUÃ DE PORCO, COSTELA DE VACA E OUTROS.
imagem - ?
PÉS NO CHÃO, OLFATO NA COZINHA
LEITE EM ABUNDÂNCIA, QUEIJOS VARIADOS E OVOS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DAS QUITANDAS E DOCES - LEGADOS DA TRADIÇÃO PORTUGUESA. A CANJICA COM LEITE ERA SOBREMESA CONSTANTE NAS FAZENDAS E, EM ALGUMAS CASAS, ERA A CEIA MAIS APRECIADA ANTES DE SE DEITAR. COM O ACRÉSCIMO DO AMENDOIM, FEZ-SE A NOSSA CANJICADA. 
imagem - ?
A CARNE DE VACA SE TORNOU MAIS PRESENTE NA MESA MINEIRA, MAS DEMOROU UM SÉCULO PARA SUBSTITUIR O COSTUME DE CONSUMIR, PREFERENCIALMENTE, CARNE DE FRANGO E DE PORCO, QUE AINDA HOJE PREDOMINAM NOS PRATOS TÍPICOS. A PRESENÇA DO CAFÉ TAMBÉM SE TORNOU DEFINITIVA. O BULE NO FOGÃO A LENHA É UM FORTE ELEMENTO DO CENÁRIO DA COZINHA MINEIRA, ONDE O CAFÉ, SEMPRE QUENTINHO, ERA SERVIDO ACOMPANHANDO AS QUITANDAS, NO ENCERRAMENTO DAS REFEIÇÕES, OU NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DO DIA, ADOÇADO COM RAPADURA.
imagem - ?
QUITANDAS E QUEIJOS
EM MINAS, O QUEIJO, QUE HOJE É UMA DAS MAIS FORTES IDENTIDADES CULINÁRIAS DO ESTADO, FOI IMPORTADO DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII. NO CARDÁPIO DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, OS QUEIJOS APARECIAM CITADOS À SOBREMESA, ACOMPANHANDO DOCES OU COMO COMPLEMENTO DE CEIAS NOTURNAS. 
imagem - ?
NO CAFÉ DA MANHÃ, ACOMPANHAVAM FARINHA, CAFÉ, OU ANGU COM LEITE.  A EXPANSÃO DO CONSUMO DE QUEIJO EM MINAS OCORREU COMO CONSEQÜÊNCIA DA NECESSIDADE DE SE APROVEITAR O LEITE NOS LOCAIS DA PROVÍNCIA ONDE SE INTENSIFICAVA A PECUÁRIA. HOJE, O QUEIJO DE MINAS OU FRESCAL É IGUARIA MINEIRA DISPUTADA POR TURISTAS DE TODO O PAÍS E ARTIGO VENDIDO NOS AEROPORTOS QUASE COMO UM SOUVENIR DA CULTURA GASTRONÔMICA REGIONAL.

Referência bibliográfica: Abdala, Mônica Chaves in Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano XLII - N º 2 - Julho-Dezembro de 2006.



 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
UM DIA DESTES QUALQUER, A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS
ATÉ ESTE DIA INTÃO.