Pular para o conteúdo principal

PALÁCIO DE SCHONBRUNN / O VERSÁLHES DE VIENA

--> O PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN (EM ALEMÃO, SCHLOSS SCHÖNBRUNN), CONHECIDO TAMBÉM COMO O PALÁCIO DE VERSALHES DE VIENA.

É UM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA ÁUSTRIA. ESTÁ LOCALIZADO NO HIETZING, O 13 º DISTRITOS DE VIENA.
O SEU NOME DERIVA DE UMA FRASE ATRIBUÍDA AO IMPERADOR MATIAS, QUE TERÁ "DESCOBERTO" UM POÇO ENQUANTO CAÇAVA POR ALI, EXCLAMANDO "WELCH' SCHÖNER BRUNN" ("QUE BELA NASCENTE").
CONSTRUÍDO COMO RESIDÊNCIA PARA A IMPERATRIZ ELEONORA GONZAGA ENTRE 1638 E 1643
NOS GRANDES JARDINS DO PALÁCIO ESTÁ LOCALIZADO UM LABIRINTO PÚBLICO. O BILHETE DA ENTRADA PERMITE A ENTRADA NO LABIRINTO, ASSIM COMO NUM CONJUNTO DE PUZZLES EXTERIORES, INCLUÍNDO UM JOGO DE MATEMÁTICA E UMA SÉRIE DE FONTES.
OS JARDINS FRANCESES DO PARQUE FORAM DESENHADOS, EM 1695, POR JEAN TRÉHET, ALUNO DE ANDRÉ LE NÔTRE. O PARQUE COMPREENDE FALSAS RUÍNAS ROMANAS E UM LARANJAL, APANÁGIO DOS PALÁCIOS DE LUXO DAQUELA ÉPOCA. O CIMO DO PARQUE É OCUPADO PELA GLORIETTE, UM EDIFÍCIO EM ESTILO NEOCLÁSSICO, DESENHADO POR FERDINAND VON HOHENBERG, DE ONDE SE DISPÕE DE UMA VISTA PANORÂMICA SOBRE O PALÁCIO E SOBRE A CIDADE DE VIENA.
O PALÁCIO BARROCO FOI RESIDÊNCIA DE VERÃO DA FAMÍLIA IMPERIAL AUSTRÍACA DESDE MEADOS DO SÉCULO XVIII ATÉ AO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. NESSE PERÍODO, O EDIFÍCIO FOI HABITADO QUASE CONTINUAMENTE POR VÁRIAS CENTENAS DE PESSOAS DA VASTA CORTE, TORNANDO-SE NUM CENTRO CULTURAL E POLÍTICO DO IMPÉRIO HABSBURGO.
AQUI VIVEU ATÉ 1817, DATA DE SEU CASAMENTO COM D. PEDRO I, A ARQUIDUQUESA D. LEOPOLDINA DE HABSBURGO, QUE TEVE TÃO GRANDE PAPEL NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
O SCHÖNBRUNN TEM SIDO UMA DAS PRINCIPAIS ATRACÇÕES TURÍSTICAS DA CIDADE DE VIENA DESDE O SÉCULO XIX, SENDO UM DOS MAIS IMPORTANTES E MAIS VISITADOS MONUMENTOS CULTURAIS DA ÁUSTRIA.
O PALÁCIO E O SEU PARQUE DE CERCA DE 160 HA ESTÁ CLASSIFICADO DESDE 1996 COMO PARTE DO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO. TEM APARECIDO EM POSTAIS, DOCUMENTÁRIOS E DIVERSAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS.
UMA DAS PRINCIPAIS ATRACÇÕES DO PARQUE PALACIANO É O TIERGARTEN SCHÖNBRUNN, O MAIS ANTIGO JARDIM ZOOLÓGICO DO MUNDO, COM OS SEUS 16 HA.





 fonte e imagens - Wikipédia
SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
FIQUEM SEMPRE BEM.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…