OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 06/01/12

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Templo de Angkor, Camboja - o nascer do sol no local é muito concorrido e vale a pena


















Foram usadas mais pedras do que toda as estruturas egípcias juntas 
Com 1,62 km², este templo foi construído primeiramente como templo hindu em homenagem a Vishnu pelo rei Suryavarman II, mas foi transformado em budista quando a cidade passou a ser governada pelo rei Jayavarman VII.



Wat é o templo mais próximo da bilheteria e geralmente o primeiro a ser visitado – o nascer do sol no local é muito concorrido e vale a pena! (Primsanji/Wikimedia Commons)
Construído com o melhor do estilo clássico Khmer, combina dois planos: o templo-montanha e o templo em galerias, construído depois. Ele foi desenhado para representar o Monte Meru, casa dos devas na mitologia hindu (Diego Delso/Wikimedia Commons)
Mais de 2 milhões de pessoas visitam Angkor Wat anualmente! O templo é a principal atração de Angkor e o monumento nacional do Camboja. Ele está representado na bandeira e nas cédulas de dinheiro cambojanos (Manfred Werner/Wikimedia Commons)
Angkor se apresenta aos visitantes como um vasto território de floresta tropical com templos e pontes de pedra monumentais e maravilhosos no meio do caminho. Em seu auge, Angkor ocupava uma área maior do que a de Paris atual, e seus templos usaram muito mais pedras do que todas as estruturas egípcias juntas! Angkor Wat, na foto, é a maior estrutura religiosa do mundo (Donald Macauley/Wikimedia Commons)
O templo ainda tem atividades budistas teravada sendo realizadas lá dentro. As estátuas de Buda são decoradas e “vestidas” de acordo com a tradição religiosa. Muitos monges budistas de diversas partes do mundo visitam Angkor todos os anos (Arabsalam/Wikimedia Commons)



ANGKOR WAT (OU ANGKOR VAT) É UM TEMPLO SITUADO 5,5 KM A NORTE DA ATUAL SIEM REAP, NA PROVÍNCIA HOMÔNIMA DO CAMBOJA.
É O MAIOR E MAIS BEM PRESERVADO TEMPLO DOS QUE INTEGRAM O ASSENTAMENTO DE ANGKOR.
DESDE A SUA FUNDAÇÃO. O TEMPLO É O PONTO MÁXIMO DO ESTILO CLÁSSICO DA ARQUITETURA KHMER. É CONSIDERADO COMO A MAIOR ESTRUTURA RELIGIOSA ALGUMA VEZ CONSTRUÍDA, E UM DOS TESOUROS ARQUEOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO.
ANGKOR WAT FAZ PARTE DO COMPLEXO DE TEMPLOS CONSTRUÍDOS NA ZONA DE ANGKOR, A ANTIGA CAPITAL DO IMPÉRIO KHMER DURANTE A SUA ÉPOCA DE ESPLENDOR, ENTRE OS SÉCULOS IX E XV. 
ANGKOR ABRANGE UMA EXTENSÃO EM TORNO DOS 200 KM², EMBORA RECENTES PESQUISAS ESTIMEM UMA EXTENSÃO DE 3 000 KM² E UMA POPULAÇÃO DE ATÉ MEIO MILHÃO DE HABITANTES, O QUE O TORNARIA NO MAIOR ASSENTAMENTO PRÉ-INDUSTRIAL DA HUMANIDADE.
FOI CONSTRUÍDO PELO REI SURYAVARMAN II, NO COMEÇO DO SÉCULO XII, COMO O SEU TEMPLO CENTRAL E CAPITAL DO ESTADO. 
DESDE A SUA CONSTRUÇÃO, E ATÉ O TRANSLADO DA SEDE REAL AO PRÓXIMO BAYON, EM FINAIS DO MESMO SÉCULO, ANGKOR WAT FOI O CENTRO POLÍTICO E RELIGIOSO DO IMPÉRIO. 
O RECINTO —ENTRE CUJOS MUROS SE CALCULOU QUE VIVIAM 20 000 PESSOAS, CUMPRIA AS FUNÇÕES DE TEMPLO PRINCIPAL E, ALÉM DISSO, ALBERGAVA O PALÁCIO REAL.
ANGKOR WAT É O MÁXIMO EXPOENTE DA ARQUITETURA DO IMPÉRIO KHMER, CUJOS PRIMEIROS TEMPLOS REMONTAM AO SÉCULO VI. O PROMOTOR DESTE GIGANTESCO MONTE-TEMPLO FOI SURYAVARMAN II, QUE REINOU DE 1113 ATÉ 1150 D.C



SEGUNDO CONTA A LENDA, O REI QUIS SITUAR O TEMPLO NUM LOCAL DO AGRADO DOS DEUSES, PELO QUAL SOLTOU UM BOI NA PLANÍCIE E RESOLVEU CONSTRUIR O TEMPLO ALI ONDE SE TUMBASSE. 
SEJA CERTA A LENDA OU NÃO, SURYAVARMAN II ESTABELECEU O TEMPLO JUNTO À ANTIGA CIDADE DE YASHODHARAPURA[ (QUE EM SÂNSCRITO SIGNIFICA "CIDADE SAGRA").
SITUADA A ESCASSOS QUILÔMETROS DA ATUAL CIDADE DE SIEM REAP, E ASSIM COMO OS SEUS PREDECESSORES, DISPÔS O PALÁCIO DENTRO DO RECINTO MURADO DO COMPLEXO. OS TRABALHOS NO TEMPLO FICARAM INTERROMPIDOS À MORTE DO REI E NÃO FORAM CONTINUADOS, PELO QUAL A CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO DUROU UNICAMENTE 37 ANOS.

Valeu pela visita - sempre volte




Fonte / Fotos = viagemeturismo.abril.com.br / Wikipédia / Thymonthy Becker




VIAGEM AO TEMPO DO BRAZIL COLÔNIA

ESTAVA EM UMA GRANDE SALA AGUARDANDO AS FILMAGENS DE UM FILME DE ÉPOCA. AS PESSOAS ESTAVAM VESTIDAS COMO NA ÉPOCA DO BRAZIL COLÔNIA. MENOS EU, QUE ESTAVA VESTIDO COMO AGORA. NISTO CHEGOU UMA MULHER VESTIDA DE DAMA DA CORTE E ME LEVOU PARA DENTRO DO SALÃO ONDE OCORRERIAM AS FILMAGENS. ENTÃO DISSE A ELA QUE EU NÃO FAZIA PARTE DO FILME. ELA DISSE QUE FAZIA SIM. QUE EU SERIA O HOMEM QUE VIAJOU NO TEMPO, VOLTANDO AO PASSADO, PARA CONTAR TUDO DE RUIM QUE TINHA ACONTECIDO DESDE A DESCOBERTA DO BRAZIL. ENTÃO DISSE A ELA QUE NÃO TINHA VIAJADO NO TEMPO, QUE EU NEM DEVIA ESTAR ALI. FUI SÓ VER AS FILMAGENS MESMO. ELA DISSE QUE EU DEVERIA ESTAR CONFUSO COM A VIAJEM NO TEMPO. DISSE QUE NÃO TINHA NADA DE CONFUSO. QUE AQUILO ERA SÓ UMA FILMAGEM QUE A GENTE ESTAVA NO ANO DE 2012. ENTÃO ELA DISSE QUE NÃO ESTÁVAMOS EM 2.012, QUE ESTE ERA O ANO DO QUAL EU TINHA VINDO AO PASSADO. QUE A GENTE ESTAVA NO ANO DE 1.515.
__VOCE PIRO? DISSE A ELA. __NÃO EXISTE MÁQUINA DO TEMPO E NÃO ESTAMOS EM 1.515.
__COITADINHO! ELA RESPONDEU. __BATEU COM A CABEÇA MUITO FORTE. ESTÁ DELIRANDO.
__SE EU PUDESSE VIAJAR NO TEMPO, IRIA MUDAR MUITA COISA, ALIÁS, IRIA MUDAR QUASE TUDO. EH TANTA COISA ERRADA QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇARIA.
__MAS VOCÊ FEZ ISTO. ELA RESPONDEU. __EH POR CAUSA DO QUE FEZ, QUE ESTÁ TUDO UMA VERDADEIRA “MERDA”. NÓS SÓ ESTAMOS TENTADO CONSERTAR AS BESTEIRAS QUE VOCÊ FEZ.

LOCAL DESCONHECIDO

ESTAVA NUM LOCAL QUE SERIA UMA PRISÃO. ESTAVA ACORRENTADO NO CHÃO, PELOS BRAÇOS E PERNAS ABERTOS. HAVIA UMA PESSOA AO MEU LADO, DISTANTE UNS TRÊS METROS. ESTAVA ANOITECENDO. NA MINHA FRENTE E NA FRENTE DA PESSOA QUE ESTAVA AO MEU LADO, HAVIA UMA CELA. DENTRO DESTA CELA QUE DEVERIA TER UNS DOIS METROS QUADRADOS, ESTAVA EMPILHADA DE GENTE. ERA TANTA GENTE QUE UNS ESTAVA POR CIMA DOS OUTROS. EU SÓ CONSEGUIA VER AS CABEÇAS DAS PESSOAS QUE ESTAVAM ESPREMIDAS NAS GRANDES DA CELA. ERA CABEÇA DO CHÃO ATÉ O TETO DA CELA. AS PESSOAS LÁ ESTAVAM DE TODO JEITO. EM PÉ, DEITADO, DE CABEÇA PARA BAIXO. DE LADO. COMO TIVESSEM SIDO JOGADOS, DE UMA ÚNICA VEZ, POR UM CAMINHÃO CAÇAMBA. A CELA EM FRENTE À PESSOA QUE ESTAVA AO MEU LADO ESTAVA DA MESMA FORMA. NISTO CHEGOU UMA PESSOA E DISSE QUE EU SERIA O PRÓXIMO. NÃO SABIA PRÓXIMO DE QUE. DESACORRENTOU-ME E FUI LEVADO ATÉ UM PÁTIO GRANDE ONDE HAVIA UM ESCRITÓRIO. NISTO TINHA ANOITECIDO. A PESSOA QUE HAVIA ME LEVADO ATÉ AQUELE LOCAL, DISSE QUE ESTAVAM DECIDINDO SE EU SERIA SOLTO OU NÃO. DISSE QUE QUERIA IR EMBORA LOGO DALI. ENTÃO ALGUÉM GRITOU DE DENTRO DESTE ESCRITÓRIO QUE PODERIA ME SOLTAR. ESTA PESSOA ENTÃO ME LEVOU PARA O LADO DE FORA DESTE PÁTIO. SAINDO LÁ, NÃO CONSEGUI VER NADA DEVIDO À ESCURIDÃO. A PESSOA QUE ME LEVOU LÁ FORA ESTAVA FECHANDO O PORTÃO, QUANDO PERGUNTEI ONDE EU ESTAVA. ELE RESPONDEU DIZENDO QUE NÃO FAZIA A MENOR IDÉIA.

NO VAI-E-VEM DAS ESTRADAS

ESTAVA NUM LOCAL AFASTADO DA CIDADE. HAVIA VÁRIAS ESTRADAS NA FORMA DE COCHO. ELAS TINHAM UNS 20 METROS DE COMPRIMENTO E MAIS OU MENOS UM METRO DE LARGURA E UNS CINQÜENTA CENTÍMETROS DE FUNDURA. ESTAS ESTRADAS EM FORMA DE COCHO ESTAVAM SEMPRE SUBINDO E DESCENDO. NÃO HAVIA EM LINHA RETA. EU DIRIGIA POR ESTA ESTRADA EM FORMA DE COCHO, SÓ QUE NÃO TINHA CARRO. SIMULAVA ESTAR DIRIGINDO E FAZENDO O BARULHO DO MOTOR COM A BOCA E MOVIMENTANDO AS MÃOS COMO SE ESTIVESSE AO VOLANTE. DESCIA POR ESTA ESTRADA QUE AO FINAL DA DESCIDA, FAZIA UMA RÁPIDA CURVA E SUBIA NOVAMENTE. LÁ EM BAIXO ELA ENCONTRAVA COM OUTRA ESTRADA DE IGUAL FORMA, ASSIM A GENTE PODERIA MUDAR DE ESTRADA SE QUISESSE. AO TERMINAR DE DESCER, RESOLVI MUDAR DE ESTRADA E SUBIR NA OUTRA. NISTO VINHA UM CAMINHÃO DESCENDO A ESTRADA AO LADO. O CAMINHÃO ERA FININHO E COMPRIDO, PARA CABER NAQUELE COCHO. FIZ SINAL PARA ELE ESPERAR EU PASSAR. ELE FREOU E EU PASSEI E FUI SUBINDO A ESTRADA, SIMULANDO ESTAR DIRIGINDO. NÃO PRECISAVA FAZER FORÇA PARA SUBIR. A ESTRADA LEVAVA A GENTE PARA CIMA, COMO SE FOSSE UMA ESTEIRA ROLANDO. MAS ELA NÃO MOVIMENTAVA. APENAS A GENTE IA SUBINDO QUERENDO OU NÃO. DEPOIS DE FAZER A CURVA LÁ EM CIMA, FUI DESCENDO NOVAMENTE ATÉ CHEGAR EM BAIXO E SUBIR DE NOVO. ESTAVA VIAJANDO PARA O RIO DE JANEIRO E TINHA QUE IR NAQUELA ESTRADA FAZENDO AQUELE VAI E VEM.