OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 04/14/12

sábado, 14 de abril de 2012

Torre de Belém, Portugal - Em cinco séculos de história, a Torre de Belém já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje é o maior símbolo do país. Vem ver comigo:
















Em cinco séculos de história, a Torre de Belém já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje é o maior símbolo do país. Vem ver comigo:
Em cinco séculos de história, a Torre de Belém já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje é o maior símbolo do país – não por acaso, está retratada em dezenas de latas de azeite mundo afora. Originalmente erguida numa ilha no estuário do Tejo, quase no meio do curso do rio – alterações no curso fluvial e aterros a trouxeram junto à margem –, ela servia como baluarte defensivo para o porto em épocas antigas.

Sua elaborada ornamentação, típica do estilo manuelino, remete às conquistas no Oriente e traz diversos motivos navais.
A Torre de Belém, junto ao Rio Tejo, protegia a entrada dos navios que chegavam a Lisboa. Inaugurada em 1521, a fachada é repleta de imagens de santos, brasões, cruzes e o escudo real
Torre de Belém, no rio Tejo, em Lisboa, Portugal
Uma atração adicional é a vista que oferece tanto do rio como de boa parte da região de Belém, incluindo o Padrão dos Descobrimentos, o monumento adjacente. 
Entrada gratuita domingos e feriados até as 14h. 
Horário de funcionamento: 
Abre: Mai/set: 3ª/dom 10h/18h30; out/abr: 3ª/dom 10h/17h30 
Avenida de Brasília 
+351 (21) 362-0034 
www.torrebelem.pt
A Torre de Belém contra o ocaso do Tejo, em Lisboa
A TORRE DE BELÉM É UM DOS MONUMENTOS MAIS EXPRESSIVOS DA CIDADE DE LISBOA.
LOCALIZA-SE NA MARGEM DIREITA DO RIO TEJO, ONDE EXISTIU OUTRORA A PRAIA DE BELÉM. INICIALMENTE CERCADA PELAS ÁGUAS EM TODO O SEU PERÍMETRO, PROGRESSIVAMENTE FOI ENVOLVIDA PELA PRAIA, ATÉ SE INCORPORAR HOJE À TERRA FIRME.
O MONUMENTO SE DESTACA PELO NACIONALISMO IMPLÍCITO, VISTO QUE É TODO RODEADO POR DECORAÇÕES DO BRASÃO DE ARMAS DE PORTUGAL, INCLUINDO INSCRIÇÕES DE CRUZES DA ORDEM DE CRISTO NAS JANELAS DE BALUARTE; TAIS CARACTERÍSTICAS REMETEM PRINCIPALMENTE À ARQUITETURA TÍPICA DE UMA ÉPOCA EM QUE O PAÍS ERA UMA POTÊNCIA GLOBAL (A DO INÍCIO DA IDADE MODERNA).


CLASSIFICADA COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO DESDE 1983, FOI ELEITA COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL EM 7 DE JULHO DE 2007.
ORIGINALMENTE SOB A INVOCAÇÃO DE SÃO VICENTE DE SARAGOÇA, PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA, DESIGNADA NO SÉCULO XVI PELO NOME DE BALUARTE DE SÃO VICENTE A PAR DE BELÉM E POR BALUARTE DO RESTELO, ESTA FORTIFICAÇÃO INTEGRAVA O PLANO DEFENSIVO DA BARRA DO RIO TEJO PROJETADO À ÉPOCA DE JOÃO II DE PORTUGAL (1481-95), INTEGRADO NA MARGEM DIREITA DO RIO PELO BALUARTE DE CASCAIS E, NA ESQUERDA, PELO BALUARTE DA CAPARICA.
O MONUMENTO REFLETE INFLUÊNCIAS ISLÂMICAS E ORIENTAIS, QUE CARACTERIZAM O ESTILO MANUELINO E MARCA O FIM DA TRADIÇÃO MEDIEVAL DAS TORRES DE MENAGEM, ENSAIANDO UM DOS PRIMEIROS BALUARTES PARA ARTILHARIA NO PAÍS (VER FORTALEZAS).


PARTE DA SUA BELEZA RESIDE NA DECORAÇÃO EXTERIOR, ADORNADA COM CORDAS E NÓS ESCULPIDAS EM PEDRA, GALERIAS ABERTAS, TORRES DE VIGIA NO ESTILO MOURISCO E AMEIAS EM FORMA DE ESCUDOS DECORADAS COM ESFERAS ARMILARES, A CRUZ DA ORDEM DE CRISTO E ELEMENTOS NATURALISTAS, COMO UM RINOCERONTE, ALUSIVOS ÀS NAVEGAÇÕES.
O INTERIOR GÓTICO, POR BAIXO DO TERRAÇO, QUE SERVIU COMO ARMARIA E PRISÃO, É MUITO AUSTERO.
A SUA ESTRUTURA COMPÕE-SE DE DOIS ELEMENTOS PRINCIPAIS: A TORRE E O BALUARTE. NOS ÂNGULOS DO TERRAÇO DA TORRE E DO BALUARTE, SOBRESSAEM GUARITAS CILÍNDRICAS COROADAS POR CÚPULAS DE GOMOS, RICAMENTE DECORADA EM CANTARIA DE PEDRA.
A TORRE QUADRANGULAR, DE TRADIÇÃO MEDIEVAL, ELEVA-SE EM CINCO PAVIMENTOS ACIMA DO BALUARTE, A SABER:

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE




FUGINDO DA GERENTE DO SANTANDER

Estava indo por um local que parecia um campo gramado ou uma praça. Estava anoitecendo. Havia duas construções no meio deste local. Eram duas agencias do banco Santander. Em uma desta agencias trabalhava a gerente de minha conta. Entrei na agencia onde minha gerencia não trabalhava, pois não queria encontrá-la, visto que minha conta estava no vermelho. Conferi meu saldo e vi que estava mesmo negativo. Fui saindo dali, passando sorrateiramente na frente da outra agencia, fazendo o possível para que minha gerente não me visse. Mas não teve jeito, ela me viu e saiu correndo de dentro da agencia me chamando. Parei e ela disse que eu deveria depositar mil reais na minha contra para cobrir um saldo negativo. Disse a ela que iria negociar a divida. Ela então pediu que eu voltasse no outro dia.

OS QUATRO CÍRCULOS DE LUZ

ONTEM EU ESTAVA PENSANDO: __AMANHÃ SERÁ UM DIA DAQUELES. DAQUELES EM QUE PRECISO FICAR SUPER ATENTO, ESPERANDO ONDE E QUANDO IRÁ ACONTECER.
ESTA SERÁ A SEGUNDA VEZ QUE ACONTECERÁ. ISTO PORQUE SEMPRE ACONTECE A EXATOS SETE ANOS, SETE MESES E 21 DIAS APÓS O ANTERIOR.
A PRIMEIRA VEZ MORAVA EM UMA CIDADE PEQUENA, FOI ATÉ FÁCIL. MAS MORANDO EM UMA CIDADE RELATIVAMENTE GRANDE, PODE NÃO DAR TEMPO.
FICO NA ESPECTATIVA DE QUE ACONTECE BEM PRÓXIMO DE MIM. APESAR DE SABER O DIA, NUNCA SEI A HORA EXATA, EXCETO QUE TEM QUE SER DE DIA.
ACORDEI NO MEU HORÁRIO HABITUAL, QUANDO POUCO DEPOIS OUVI PESSOAS LÁ EM BAIXO NA RUA, DIZENDO SOBRE ALGO ESTRANHO QUE ESTAVA ACONTECENDO. FALAVAM DE TRÊS FEIXES DE LUZ DO SOL, QUE PASSAVA ENTRE AS NUVENS E FORMAVAM TRÊS CÍRCULOS DE LUZ. DA JANELA GRITEI PERGUNTANDO ONDE ESTAVAM ESTES CÍRCULOS. DISSERAM QUE UM ESTAVA NA PORTA DO PRÉDIO ONDE EU MORAVA. MAS ISTO EU JÁ SABIA. OS OUTROS TRÉS ESTAVAM NO CRUZAMENTO DA AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO COM A RUA GOIÁS.
VESTI A ROUPA RAPIDAMENTE, DESCI AS ESCADAS DO PRÉDIO VELOZMENTE. AO ABRIR A PORTA ELETRÔNICA, JÁ DEU PRA VER O CIRCULO DE LUZ QUE ESTAVA ALI PARADO. SAI CORRENDO O MÁXIMO QUE PODIA.
AO SAIR E PASSAR PELO CIRCULO DE LUZ, ESTE ME ACOMPANHOU, ME DEIXANDO NO CENTRO DELE.
FUI CORRENDO PELO MEIO DA RUA MESMO, POIS QUASE NÃO TINHA AINDA MOVIMENTO DE CARROS. VIREI NA RUA GOIÁS E FUI EM DIREÇÃO A AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO.
AO VIRAR JÁ DEU PARA VER OS TRÊS CÍRCULOS QUE GIRAVAM BEM NO CRUZAMENTO. ALGUNS CARROS PASSAVAM POR ESTES CÍRCULOS E ALGUNS CHEGAVAM A PARAR PARA VER O PORQUÊ DELES. OS FEIXES DE LUZ SAIAM POR ENTRE AS NUVENS QUE PARECIAM SE MOVER RAPIDAMENTE SEM SAIR DO LUGAR.
ALGUMAS PESSOAS QUE PASSAVAM OLHAVAM CURIOSAS PARA EU CORRENDO E O CÍRCULO QUE ME ACOMPANHAVA.
FUI CHEGANDO NO CRUZAMENTO E FUI DIRETO PARA ENTRE OS TRÉS CÍRCULOS QUE GIRAVAM.
AO FAZER ISTO, OS CÍRCULOS PARARAM DE GIRAR, JUNTANDO-SE AO CÍRCULO QUE ME SEGUIA, FORMANDO UM GRANDE CÍRCULO DE LUZ.
QUANDO ISTO ACONTECEU, AS NUVENS FORAM SE ESPALHANDO E OS CÍRCULOS SUMIRAM DEIXANDO O SOL BRILHAR POR TODA A AVENIDA E RUA.
EXAUSTO DA CORRIDA, FIQUEI PARADO ALI COM AS MÃOS NOS JOELHOS, TOMANDO FÔLEGO E AGRADECENDO POR TER CONSEGUIDO MAIS UMA VEZ.
ALGUMAS PESSOAS VIERAM ME PERGUNTAR O QUE SERIA AQUILO. SEM DIZER NADA, UM CARRO PAROU AO MEU LADO, ABRIU A PORTA E A PESSOA LA DENTRO DISSE: __AINDA BEM QUE CONSEGUIU NOVAMENTE.
ENTREI NO CARRO E SAÍMOS DALI.
ESTA PESSOA ME DEIXOU NA PORTA DE CASA, ENTREI RAPIDAMENTE.
BEM, AGORA EH ESPERAR ONDE ESTAREI MORANDO DAQUI A SETE ANOS, SETE MESES E VINTE E UM DIAS, QUANDO TUDO SE REPETIRÁ.
ESPERO QUE ESTEJA MORANDO EM UMA CIDADE PEQUENA. PORQUE SE FOR NUMA CIDADE GRANDE, POSSO NÃO CONSEGUIR.
MAS ONDE ESTAR MORANDO, NÃO EH UMA ESCOLHA MINHA. INFELIZMENTE.
RESTA ESPERAR QUE DE TUDO CERTO NOVAMENTE.