TORRE DE BELÉM

A TORRE DE BELÉM É UM DOS MONUMENTOS MAIS EXPRESSIVOS DA CIDADE DE LISBOA. 
LOCALIZA-SE NA MARGEM DIREITA DO RIO TEJO, ONDE EXISTIU OUTRORA A PRAIA DE BELÉM. INICIALMENTE CERCADA PELAS ÁGUAS EM TODO O SEU PERÍMETRO, PROGRESSIVAMENTE FOI ENVOLVIDA PELA PRAIA, ATÉ SE INCORPORAR HOJE À TERRA FIRME.
O MONUMENTO SE DESTACA PELO NACIONALISMO IMPLÍCITO, VISTO QUE É TODO RODEADO POR DECORAÇÕES DO BRASÃO DE ARMAS DE PORTUGAL, INCLUINDO INSCRIÇÕES DE CRUZES DA ORDEM DE CRISTO NAS JANELAS DE BALUARTE; TAIS CARACTERÍSTICAS REMETEM PRINCIPALMENTE À ARQUITETURA TÍPICA DE UMA ÉPOCA EM QUE O PAÍS ERA UMA POTÊNCIA GLOBAL (A DO INÍCIO DA IDADE MODERNA).
CLASSIFICADA COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO DESDE 1983, FOI ELEITA COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL EM 7 DE JULHO DE 2007.
ORIGINALMENTE SOB A INVOCAÇÃO DE SÃO VICENTE DE SARAGOÇA, PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA, DESIGNADA NO SÉCULO XVI PELO NOME DE BALUARTE DE SÃO VICENTE A PAR DE BELÉM E POR BALUARTE DO RESTELO, ESTA FORTIFICAÇÃO INTEGRAVA O PLANO DEFENSIVO DA BARRA DO RIO TEJO PROJETADO À ÉPOCA DE JOÃO II DE PORTUGAL (1481-95), INTEGRADO NA MARGEM DIREITA DO RIO PELO BALUARTE DE CASCAIS E, NA ESQUERDA, PELO BALUARTE DA CAPARICA.
O MONUMENTO REFLETE INFLUÊNCIAS ISLÂMICAS E ORIENTAIS, QUE CARACTERIZAM O ESTILO MANUELINO E MARCA O FIM DA TRADIÇÃO MEDIEVAL DAS TORRES DE MENAGEM, ENSAIANDO UM DOS PRIMEIROS BALUARTES PARA ARTILHARIA NO PAÍS (VER FORTALEZAS).
PARTE DA SUA BELEZA RESIDE NA DECORAÇÃO EXTERIOR, ADORNADA COM CORDAS E NÓS ESCULPIDAS EM PEDRA, GALERIAS ABERTAS, TORRES DE VIGIA NO ESTILO MOURISCO E AMEIAS EM FORMA DE ESCUDOS DECORADAS COM ESFERAS ARMILARES, A CRUZ DA ORDEM DE CRISTO E ELEMENTOS NATURALISTAS, COMO UM RINOCERONTE, ALUSIVOS ÀS NAVEGAÇÕES. 
O INTERIOR GÓTICO, POR BAIXO DO TERRAÇO, QUE SERVIU COMO ARMARIA E PRISÃO, É MUITO AUSTERO.
A SUA ESTRUTURA COMPÕE-SE DE DOIS ELEMENTOS PRINCIPAIS: A TORRE E O BALUARTE. NOS ÂNGULOS DO TERRAÇO DA TORRE E DO BALUARTE, SOBRESSAEM GUARITAS CILÍNDRICAS COROADAS POR CÚPULAS DE GOMOS, RICAMENTE DECORADA EM CANTARIA DE PEDRA.
A TORRE QUADRANGULAR, DE TRADIÇÃO MEDIEVAL, ELEVA-SE EM CINCO PAVIMENTOS ACIMA DO BALUARTE, A SABER:
fonte: Wikipédia

Comentários