OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 03/14/12

quarta-feira, 14 de março de 2012

TEMPLO DA SAGRADA FAMÍLIA

O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, TAMBÉM CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO SAGRADA FAMÍLIA.
É UM GRANDE TEMPLO CATÓLICO DA CIDADE CATALÃ DE BARCELONA (ESPANHA), DESENHADO PELO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ, E CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO A SUA OBRA-PRIMA E EXPOENTE DA ARQUITETURA MODERNISTA CATALÃ.
FINANCIADO UNICAMENTE POR CONTRIBUIÇÕES PRIVADAS[, O PROJETO FOI INICIADO EM 1882 E ASSUMIDO POR GAUDÍ EM 1883, QUANDO TINHA 31 ANOS DE IDADE, DEDICANDO-LHE OS SEUS ÚLTIMOS 40 ANOS DE VIDA, OS ÚLTIMOS QUINZE DE FORMA EXCLUSIVA.
A CONSTRUÇÃO FOI SUSPENSA EM 1936 DEVIDO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA E NÃO SE ESTIMA A CONCLUSÃO PARA ANTES DE 2026, CENTENÁRIO DA MORTE DE GAUDÍ. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM ESTILO NEOGÓTICO, MAS O PROJETO FOI REFORMULADO COMPLETAMENTE POR GAUDÍ AO ASSUMI-LO.
O TEMPLO FOI PROJETADO PARA TER TRÊS GRANDES FACHADAS: A FACHADA DA NATIVIDADE, QUASE TERMINADA COM GAUDÍ AINDA EM VIDA, A FACHADA DA PAIXÃO, INICIADA EM 1952, E A FACHADA DA GLÓRIA, AINDA POR COMPLETAR.
SEGUNDO O SEU PROCEDER HABITUAL, A PARTIR DE ESBOÇOS GERAIS DO EDIFÍCIO GAUDÍ IMPROVISOU A CONSTRUÇÃO À MEDIDA QUE ESTA AVANÇAVA. O TEMPLO, QUANDO ESTIVER TERMINADO, DISPORÁ DE 18 TORRES: QUATRO EM CADA UMA DAS TRÊS ENTRADAS-PORTAIS, A JEITO DE CÚPULAS; IRÁ TER UM SISTEMA DE SEIS TORRES, COM A TORRE DO ZIMBÓRIO CENTRAL DEDICADA A JESUS CRISTO, DE 170 METROS DE ALTURA, OUTRAS QUATRO AO REDOR DESTA, DEDICADAS AOS EVANGELISTAS, E UM SEGUNDO ZIMBÓRIO DEDICADO À VIRGEM.
O INTERIOR ESTARÁ FORMADO POR INOVADORAS COLUNAS ARBORESCENTES INCLINADAS E ABÓBADAS BASEADAS EM HIPERBOLOIDES E PARABOLOIDES BUSCANDO A FORMA ÓTIMA DA CATENÁRIA. ESTIMA-SE QUE PODERÁ LEVAR NO SEU CORO 1500 CANTORES, 700 CRIANÇAS E CINCO ÓRGÃOS.
EM 1926, ANO EM QUE FALECEU GAUDÍ, APENAS ESTAVA CONSTRUÍDA UMA TORRE. DO PROJETO DO EDIFÍCIO SÓ FICARAM PLANOS E UM MODELO EM GESSO QUE RESULTOU MUITO DANIFICADO DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.
DESDE ENTÃO PROSSEGUIRAM AS OBRAS: ATUALMENTE (2012) ESTÃO TERMINADOS OS PORTAIS DA NATIVIDADE E DA PAIXÃO, E FOI INICIADO O DA GLÓRIA, ESTANDO EM CONSTRUÇÃO AS ABÓBADAS INTERIORES.
A OBRA QUE REALIZOU GAUDÍ - A FACHADA DA NATIVIDADE E A CRIPTA - FOI INCLUÍDA PELA UNESCO EM 2005 NO SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL COM O TÍTULO «OBRAS DE ANTONI GAUDÍ».
NA FACHADA DA PAIXÃO, SUBIRACHS ACRESCENTOU, AO LADO DE O BEIJO DE JUDAS, UM QUADRADO MÁGICO DE 16 CIFRAS QUE, QUANDO SOMADAS QUATRO DELAS EM QUALQUER DIREÇÃO, RESULTAM EM 33, A IDADE QUE A TRADIÇÃO AFIRMA QUE CRISTO TINHA AO FALECER. APENAS A PARTE CONSTRUÍDA POR GAUDÍ NA SAGRADA FAMÍLIA (CRIPTA E FACHADA DA NATIVIDADE) É QUE FOI DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2005.
ESTIMA-SE A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO EM 2026, TENDO ESTA DATA SIDO ANTECIPADA DE HIPÓTESES AVANÇADAS ANTES GRAÇAS ÀS MODERNAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS COM O ENTALHAMENTO DE PEDRA, COMO MÁQUINAS COM CONTROLO NUMÉRICO POR COMPUTADOR, ENQUANTO NA FASE INICIAL DA CONSTRUÇÃO A PEDRA ERA TALHADA À MÃO.
 PREVÊ-SE, QUE NO FINAL DA CONSTRUÇÃO TERÁ INÍCIO A RESTAURAÇÃO DA PARTE MAIS ANTIGA. ALGUNS ARQUITETOS CATALÃES TÊM REIVINDICADO A PARAGEM DA CONSTRUÇÃO, COM O INTUITO DE RESPEITAR OS DESENHOS ORIGINAIS DE GAUDÍ, QUE NÃO SÃO EXAUSTIVOS DA OBRA E TÊM SIDO COMPLETADOS MAIS RECENTEMENTE.
A SAGRADA FAMÍLIA É TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO "A CATEDRAL DOS POBRES", POR CAUSA DO QUADRO HOMÔNIMO DO PINTOR MODERNISTA JOAQUIM MIR.

O TEMPLO FOI ESCOLHIDO POR VOTO POPULAR COMO UM DOS DOZE TESOUROS DA ESPANHA. OS TÚMULOS DE JOSEP MARIA BOCABELLA E DE ANTONI GAUDÍ ENCONTRAM-SE NA CRIPTA. ESTÁ PROJETADA A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL PARA O COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE (AVE) JUNTO AOS ALICERCES DA FACHADA PRINCIPAL DA SAGRADA FAMÍLIA.
EMBORA FRENTE DE DUAS DAS FACHADAS DO TEMPLO HAJA ESTAÇÕES DE METRO A MUITO ESCASSA DISTÂNCIA E PROFUNDEZA, COMEÇOU UMA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTE TÚNEL, ARGUMENTANDO QUE O MESMO PODERIA AFETAR NEGATIVAMENTE O TEMPLO. TÉCNICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES APOIARAM ESTA CAMPANHA. O TEMPLO É SERVIDO PELA ESTAÇÃO SAGRADA FAMILIA DA LINHA 2 E LINHA 5 DO METROPOLITANO DE BARCELONA.

copyrigth by
fonte - Wikipédia

COMO UM REI NA ESTRADA -

Estava num local, usando uma capa muito comprida, tipo estas capas usadas por reis. Tinha na mão esquerda um cajado. Estava de pé sobre uma estrada cujas faixas, todas eram brancas. Teria que caminha por esta estrada, que ao longe eu via uma grande subida desta estrada, lá no alto deste morro ela se dividia em três. Alguém veio perto de mim e disse que eu teria que caminhar por aquela estrada, na divisão dela em três eu deveria pegar a da esquerda. Depois ela dividiria em três novamente e eu pegaria a da direita e por fim, quando ela dividisse em ter outra vez, eu pegaria a do centro. E assim eu chegaria ao destino. Fui então caminhando lentamente e a cada passo que eu dava, batia aquele cajado no chão. Estava muito lentamente e imaginando o quanto eu demoraria em subir aquele e moro e alem do mais, eu já não lembrava qual caminho seguir. Então percebi que na verdade, não estava em nenhuma estrada, mas sim, apenas a pintura de uma estrada no chão e que seria fácil percorrê-la.