Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

A "IRLANDA" RICA, CULTURAL E BELA EH O DESTINO PREFERIDO DOS INTERCAMBISTAS BRASILEIROS QUE LÁ SE SURPREENDEM

LINHA DO TEMPO DA "IRLANDA" / WORLD 
O Castelo de Dublin, localizado na capital, foi a sede do governo britânico até a década de 1920. Hoje, é um dos grandes pontos turísticos da cidade, além de abrigar conferências Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes. A "…

TEMPLO DA SAGRADA FAMÍLIA

O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, TAMBÉM CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO SAGRADA FAMÍLIA.
É UM GRANDE TEMPLO CATÓLICO DA CIDADE CATALÃ DE BARCELONA (ESPANHA), DESENHADO PELO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ, E CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO A SUA OBRA-PRIMA E EXPOENTE DA ARQUITETURA MODERNISTA CATALÃ.
FINANCIADO UNICAMENTE POR CONTRIBUIÇÕES PRIVADAS[, O PROJETO FOI INICIADO EM 1882 E ASSUMIDO POR GAUDÍ EM 1883, QUANDO TINHA 31 ANOS DE IDADE, DEDICANDO-LHE OS SEUS ÚLTIMOS 40 ANOS DE VIDA, OS ÚLTIMOS QUINZE DE FORMA EXCLUSIVA.
A CONSTRUÇÃO FOI SUSPENSA EM 1936 DEVIDO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA E NÃO SE ESTIMA A CONCLUSÃO PARA ANTES DE 2026, CENTENÁRIO DA MORTE DE GAUDÍ. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM ESTILO NEOGÓTICO, MAS O PROJETO FOI REFORMULADO COMPLETAMENTE POR GAUDÍ AO ASSUMI-LO.
O TEMPLO FOI PROJETADO PARA TER TRÊS GRANDES FACHADAS: A FACHADA DA NATIVIDADE, QUASE TERMINADA COM GAUDÍ AINDA EM VIDA, A FACHADA DA PAIXÃO, INICIADA EM 1952, E A FACHADA DA GLÓRIA, AINDA POR COMPLETAR.
SEGUNDO O SEU PROCEDER HABITUAL, A PARTIR DE ESBOÇOS GERAIS DO EDIFÍCIO GAUDÍ IMPROVISOU A CONSTRUÇÃO À MEDIDA QUE ESTA AVANÇAVA. O TEMPLO, QUANDO ESTIVER TERMINADO, DISPORÁ DE 18 TORRES: QUATRO EM CADA UMA DAS TRÊS ENTRADAS-PORTAIS, A JEITO DE CÚPULAS; IRÁ TER UM SISTEMA DE SEIS TORRES, COM A TORRE DO ZIMBÓRIO CENTRAL DEDICADA A JESUS CRISTO, DE 170 METROS DE ALTURA, OUTRAS QUATRO AO REDOR DESTA, DEDICADAS AOS EVANGELISTAS, E UM SEGUNDO ZIMBÓRIO DEDICADO À VIRGEM.
O INTERIOR ESTARÁ FORMADO POR INOVADORAS COLUNAS ARBORESCENTES INCLINADAS E ABÓBADAS BASEADAS EM HIPERBOLOIDES E PARABOLOIDES BUSCANDO A FORMA ÓTIMA DA CATENÁRIA. ESTIMA-SE QUE PODERÁ LEVAR NO SEU CORO 1500 CANTORES, 700 CRIANÇAS E CINCO ÓRGÃOS.
EM 1926, ANO EM QUE FALECEU GAUDÍ, APENAS ESTAVA CONSTRUÍDA UMA TORRE. DO PROJETO DO EDIFÍCIO SÓ FICARAM PLANOS E UM MODELO EM GESSO QUE RESULTOU MUITO DANIFICADO DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.
DESDE ENTÃO PROSSEGUIRAM AS OBRAS: ATUALMENTE (2012) ESTÃO TERMINADOS OS PORTAIS DA NATIVIDADE E DA PAIXÃO, E FOI INICIADO O DA GLÓRIA, ESTANDO EM CONSTRUÇÃO AS ABÓBADAS INTERIORES.
A OBRA QUE REALIZOU GAUDÍ - A FACHADA DA NATIVIDADE E A CRIPTA - FOI INCLUÍDA PELA UNESCO EM 2005 NO SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL COM O TÍTULO «OBRAS DE ANTONI GAUDÍ».
NA FACHADA DA PAIXÃO, SUBIRACHS ACRESCENTOU, AO LADO DE O BEIJO DE JUDAS, UM QUADRADO MÁGICO DE 16 CIFRAS QUE, QUANDO SOMADAS QUATRO DELAS EM QUALQUER DIREÇÃO, RESULTAM EM 33, A IDADE QUE A TRADIÇÃO AFIRMA QUE CRISTO TINHA AO FALECER. APENAS A PARTE CONSTRUÍDA POR GAUDÍ NA SAGRADA FAMÍLIA (CRIPTA E FACHADA DA NATIVIDADE) É QUE FOI DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2005.
ESTIMA-SE A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO EM 2026, TENDO ESTA DATA SIDO ANTECIPADA DE HIPÓTESES AVANÇADAS ANTES GRAÇAS ÀS MODERNAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS COM O ENTALHAMENTO DE PEDRA, COMO MÁQUINAS COM CONTROLO NUMÉRICO POR COMPUTADOR, ENQUANTO NA FASE INICIAL DA CONSTRUÇÃO A PEDRA ERA TALHADA À MÃO.
 PREVÊ-SE, QUE NO FINAL DA CONSTRUÇÃO TERÁ INÍCIO A RESTAURAÇÃO DA PARTE MAIS ANTIGA. ALGUNS ARQUITETOS CATALÃES TÊM REIVINDICADO A PARAGEM DA CONSTRUÇÃO, COM O INTUITO DE RESPEITAR OS DESENHOS ORIGINAIS DE GAUDÍ, QUE NÃO SÃO EXAUSTIVOS DA OBRA E TÊM SIDO COMPLETADOS MAIS RECENTEMENTE.
A SAGRADA FAMÍLIA É TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO "A CATEDRAL DOS POBRES", POR CAUSA DO QUADRO HOMÔNIMO DO PINTOR MODERNISTA JOAQUIM MIR.

O TEMPLO FOI ESCOLHIDO POR VOTO POPULAR COMO UM DOS DOZE TESOUROS DA ESPANHA. OS TÚMULOS DE JOSEP MARIA BOCABELLA E DE ANTONI GAUDÍ ENCONTRAM-SE NA CRIPTA. ESTÁ PROJETADA A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL PARA O COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE (AVE) JUNTO AOS ALICERCES DA FACHADA PRINCIPAL DA SAGRADA FAMÍLIA.
EMBORA FRENTE DE DUAS DAS FACHADAS DO TEMPLO HAJA ESTAÇÕES DE METRO A MUITO ESCASSA DISTÂNCIA E PROFUNDEZA, COMEÇOU UMA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTE TÚNEL, ARGUMENTANDO QUE O MESMO PODERIA AFETAR NEGATIVAMENTE O TEMPLO. TÉCNICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES APOIARAM ESTA CAMPANHA. O TEMPLO É SERVIDO PELA ESTAÇÃO SAGRADA FAMILIA DA LINHA 2 E LINHA 5 DO METROPOLITANO DE BARCELONA.

copyrigth by
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…