Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 10, 2012

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na li…

PASSARELA POR DENTRO D'ÁGUA

UM CANAL CONSTRUÍDO PARA DEFENDER A HOLANDA DE INVASÕES ESTRANGEIRAS TORNOU-SE CENÁRIO DE UMA BELA PASSARELA QUE, EM VEZ DE PASSAR SUSPENSA POR CIMA-D’ÁGUA, PARECE ESTAR SUBMERSA NELA. 
 IDEAL PARA QUEM SEMPRE SONHOU EM CRUZAR UM RIO SEM SE MOLHAR, A PASSARELA DÁ ACESSO AO FORT DE ROOVERE, UMA BASE MILITAR CONSTRUÍDA NO SÉCULO 17 E CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.
AUTORES DO PROJETO, OS ARQUITETOS DO ESCRITÓRIO RO&AD ARCHITEKTEN TIVERAM COMO DESAFIO TORNAR AS FORTIFICAÇÕES ACESSÍVEIS AO PÚBLICO. ELAS FORAM RESTAURADAS E HOJE SÃO UMA DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE LAZER RURAL DO SUDOESTE DA HOLANDA.
EM LUGAR DE ERGUER UMA PASSARELA CONVENCIONAL, OU SEJA, ELEVADA, ELES PREFERIRAM CONSTRUIR UM CAMINHO QUE CORTA O CURSO-D’ÁGUA, EXATAMENTE NO SEU CUME. A SOLUÇÃO SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE, DIFERENTE DE UM RIO, O CANAL NÃO TEM CORRENTEZA.
 COM ESTRUTURA IMPERMEABILIZADA DE MADEIRA, O FOSSO SE TORNOU O PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO DO PARQUE. MESMO NOS MESES MAIS FRIOS, NÃO É DIFÍ…

GONÇALVES FERREIRA / MG - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A ESTAÇÃO DE GONÇALVES FERREIRA ESTA ASSIM, TOTALMENTE ABANDONA, ESQUECIDA E DEPREDADA.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
AQUI, TEMPOS ATRÁS, QUANDO O TREM MISTO (CARGA E PASSAGEIROS) CIRCULAVAM NOS TRILHOS DE MINAS, TRAZIA OS PESCADORES ATE ESTA ESTAÇÃO, DE ONDE SEGUIAM A PÉ, ATÉ O RIO QUE PASSAVA AQUI PERTO, PRATICAREM SUAS PESCARIAS.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
QUANDO CRIANÇA, OUVI MUITO MEU PAI FALAR QUE IRIA ATÉ GONÇALVES FERREIRA PESCAR. SEMPRE IMAGINEI QUE GONÇALVES FERREIRA FOSSE UM GRANDE RIO.
SÓ DEPOIS QUE DESCOBRI QUE OS PESCADORES DIZIAM QUE IAM PESCAR, MAS NUNCA DIZIAM EM QUE RIO, MAS SEMPRE DAVAM O NOME DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM QUE IRIAM DESCER.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
EH TRISTE VER A MEMÓRIA DO PASSADO SENDO CORROÍDA PELO ALZHEIMER DO ABANDONO E DESCASO COM A HISTÓRIA.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
AINDA QUE, A CONSTRUÇÃO INSISTA EM SE MANTER DE PÉ.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação

MONTANHA RUSSA FEITA PARA ANDAR A PÉ

SE PARA ALGUMAS PESSOAS A IDEIA DE ANDAR DE MONTANHA-RUSSA É ASSUSTADORA, PARA OUTRAS, ELA É SINÔNIMO DE DIVERSÃO E ADRENALINA. 
PENSANDO NOS FÃS DESTE BRINQUEDO, OS ARTISTAS PLÁSTICOS ALEMÃES HEIKE MUTTER E ULRICH GENTH CRIARAM A TIGER & TURTLE, À BEIRA DO RIO RENO, QUE INTERPRETA DE FORMA, DIGAMOS, UM TANTO LITERAL A EXPRESSÃO “ANDAR EM UMA MONTANHA-RUSSA”.
A OBRA CONSISTE NUMA IMENSA ESTRUTURA DE TRILHOS QUE CHEGA A 21 METROS DE ALTURA E NÃO É FEITA PARA CARRINHOS – MAS, SIM, PARA AS PESSOAS CAMINHAREM. AINDA EM CONSTRUÇÃO, NA CIDADE DE DUISBURG WANHEIM, O LOCAL JÁ ESTÁ ABERTO À VISITAÇÃO E TEM ATRAÍDO MILHARES DE PESSOAS TODOS OS DIAS. 
ALÉM DE ANDAR NA MONTANHA-RUSSA, AS PESSOAS APROVEITAM PARA DESFRUTAR A VISTA PANORÂMICA DA REGIÃO.
A MONTANHA-RUSSA, ALIÁS, TAMBÉM PODE SER VISITADA APÓS O PÔR DO SOL. 
LUZES DE LED ACOMPANHAM TODO O CORRIMÃO, DANDO DESTAQUE DURANTE A NOITE À SILHUETA DA INSTALAÇÃO.
O PASSEIO, PORÉM, DECEPCIONA OS VISITANTES. AFINAL, O ESFORÇO DE SUBIR CENTENAS DE D…

GONÇALVES FERREIRA / MG - IGREJAS

ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO QUE FICA NO POVOADO DE GONÇALVES FERREIRA.
foto - Thymonthy Becker

ESTA ESTA NA PARTE MAIS ALTA DO POVOADO. A TRILHA MOSTRA O CAMINHO USADOS PELOS FIÉIS PARA IREM ATÉ A IGREJA.
foto - Thymonthy Becker

AQUI, UMA MISSA EH CELEBRADA A CADA MÊS, QUANDO O PADRE VEM DA CIDADE DE CLÁUDIO PARA CELEBRAÇÃO DA MESMA.
foto - Thymonthy Becker

UMA CONSTRUÇÃO BEM ANTIGA, DE 1915,  QUE ESTA AQUI, RESISTINDO AO TEMPO.
foto - Thymonthy Becker



PONTE NAVEGÁVEL / RIO POR CIMA DO RIO