OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 01/16/12

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MEDINDO A QUALIDADE DO AR


Estava num local que parecia ser uma grande fundição. Havia muitos entulhos e um terreno muito irregular. Fui até um local onde eu deveria fazer a medição da qualidade do ar. Era numa chaminé. Esta chaminé tinha uns 3 metros de altura e havia uma plataforma nela de uns 2 metros de altura. Eu já havia colocado o aparelho para medição em cima desta plataforma. Fui indo com uma pessoa para esta chaminé. Chegando lá, fui subir nesta plataforma. A caneta caiu de meu bolso em cima de um piso que era vazado. Ela foi caindo e caiu no meio de um pó de carvão. Nisto vi chegando duas pessoas que seriam os fiscais de meio ambiente. Então pedi alguém que estava do meu lado, uma caneta emprestada. Eu teria que fazer a medição rapidamente, pois já estava atrasado. Subi na plataforma e comecei fazer a medição, antes que os fiscais chegassem e mandassem-me parar o serviço.

MUNDO ANIMAL


Estava numa cidade. Estava no centro da cidade, onde cinco ruas se cruzavam. Estas ruas eram muito largas. Havia gente e animais andando juntos. Os animais andavam em duas patas, como se fossem gente. Eu tinha que separar os animais dos seres humanos. Só que quando eu tentava conduzir os animais para um canto, os humanos também iam como se fosse animais. Eles nada falavam, apenas ficavam andando de um lado para outro. Por mais que eu tentava, não conseguia separar os animais dos humanos.

SÃO GOTARDO / MINAS GERAIS - A capital nacional da cenoura eh referência em irrigação (4.679 / 5.570)





















Estação da Barra do Funchal em São Gotardo, MG (Marcelo Bastos)


Lago do Balneário em São Gotardo, MG (Prefeitura Municipal)
Campos de São Gotardo, MG (Facebook)
Vista parcial da cidade de São Gotardo, MG (Prefeitura Municipal)
Vista parcial e do lago da cidade de São Gotardo, MG  (Prefeitura Municipal)
Cachoeira do Funchal em São Gotardo, MG (Prefeitura Municipal)
Plantação de Batatas em São Gotado, MG (Prefeitura Municipal)
Zona rural da cidade de São Gotardo, MG (Facebook)
Vista aérea de São Gotardo, MG (Prefeitura Municipal)


Vista da igreja de São Gotardo, MG (Thymonthy Becker)
BEM VINDO A CIDADE DE SÃO GOTARDO. A CIDADE "TOP" EM IRRIGAÇÃO NO BRASIL. CAPITAL NACIONAL DA CENOURA (Thymonthy Becker)
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO, COM SUAS ESCADARIAS. (Thymonthy Becker)
foto -  Thymonthy Becker


AQUI, COM O CARRO DA BATENTE A FRENTE. (Thymonthy Becker)
A PRAÇA NO ENTORNO DA IGREJA (PRAÇA SÃO SEBASTIÃO) (Thymonthy Becker)
O OUTRO LADO DA PRAÇA (Thymonthy Becker)
MAIS UMA PRAÇA
foto -  Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DE UM BAIRRO
foto -  Thymonthy Becker
O MESMO BAIRRO.
foto -  Thymonthy Becker
OUTRO BAIRRO
foto -  Thymonthy Becker
Este eh o Casarão Amarelo, orgulho dos São-Gotardenses. Funciona aqui a Casa de Cultura de São Gotardo, MG (Thymonthy Becker)


A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO VISTA DA RUA DE BAIXO
foto -  Thymonthy Becker
OLHA QUE BELA RUA ARBORIZADA
foto -  Thymonthy Becker
A MESMA RUA EM OUTRO TRECHO
foto -  Thymonthy Becker) 
ESTA REPRESA FICA EM FRENTE A ELETROLIGAS. EH MUITO BONITA VÊ-LA DE PERTO
foto -  Thymonthy Becker


DA ATÉ VONTADE DE PULAR
foto -  Thymonthy Becker
AQUI UMA PANORÂMICA DA REPRESA
foto -  Thymonthy Becker
A REPRESA VISTA DE LONGE
foto -  Thymonthy Becker) 
ESTE EH O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, EM SÃO GOTARDO
foto -  Thymonthy Becker
O CAMPUS VISTO MAIS DE PERTO
foto -  Thymonthy Becker
ELE VISTO DE LONGE
foto -  Thymonthy Becker
UMA PANORÂMICA DO CAMPUS
foto -  Thymonthy Becker 
AQUI UM CRUZAMENTO NO CENTRO DA CIDADE NUM DIA DE CHUVA
foto -  Thymonthy Becker


REGIÃO CENTRAL
foto -  Thymonthy Becker
VEJA A PAISAGEM DE FUNDO
foto -  Thymonthy Becker
Foto - PMSG
Foto - PMSG


Foto - PMSG
Foto - PMSG
Foto - PMSG
Foto - PMSG
Foto - PMSG
População estimada 2016 (1) - 34.728
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 866,087
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 36,74
Código do Município 3162104
Gentílico - são-gotardense
ORIGEM DO NOME 
AINDA GERA UMA CERTA DISCUSSÃO. TERIA SIDO UMA HOMENAGEM AO SANTO OU AO PIONEIRO DA REGIÃO? JOAQUIM GOTARDO DE LIMA.
Gentílico: são-gotardense
HISTÓRICO
Nos primórdios do século XIX, Antônio Valadares e Domingos Pereira Caldas, saindo da região de Pitangui em busca de terras de cultura, fixaram-se às bordas da Mata da Corda. O primeiro estabeleceu-se próximo ao atual "Córrego Confusão" e o segundo aposseou-se de terras a quatro léguas de distância do primeiro, no lugar hoje denominado "Campos Domingos Pereira".


Em 1836, proveniente do Arraial de Carrancas, Joaquim Gotardo de Lima e Leonel Pires Camargos, vêm residir no local em que hoje se acha a cidade de São Gotardo, em terrenos de Antônio Valadares. Joaquim Gotardo, adquirindo prestígio ali era, em 1º de agosto de 1837, nomeado Inspetor Interino de Quarteirão. O núcleo populacional cresceu em torno da propriedade de Gotardo e passou a chamar-se "Arraial da Confusão". Até 1852, chegaram ao Arraial da Confusão, estabelecendo-se nele ou nos arredores, as seguintes pessoas, e quase todas se tornaram no local, tronco de famílias que viriam a desempenhar importante papel no crescimento e desenvolvimento da nova comunidade:


José Lopes Ribeiro, Gabriel e Francisco Rodrigues Ribeiro, José Manoel Fonte Boa, Padres João Paulino e Antônio Estevam, uns provenientes de Cajuru, outros vindos de Santo Antônio da Pedra; Gabriel Resende, de Lagoa Dourada; Bernardo Ladeira, de Formiga, e Francisco Cunha. A 4 de maio de 1852, por Lei provincial, a localidade passou a chamar-se São Sebastião do Pouso Alegre e foi elevada a categoria de distrito do município de Pitangui. Sobre os dois primeiros nomes da povoação, há duas afirmativas: uma asseverando ter sido Confusão o nome primitivo e outra, São Sebastião do Pouso Alegre.

Com referência às origens desses nomes há uma explicação: pequena caravana de viajantes ao passar por ali, dividiu-se por qualquer motivo em dois grupos, que permaneceram separados por algum tempo, devido a extravio. Quando voltaram a se encontrar, depois daquela "confusão", houve alegria geral e o grupo "pousou alegre" no local que se tornou berço da atual cidade de São Gotardo. Em um artigo sobre a cidade e o município de São Gotardo, de autoria do Padre José Batista dos Santos, publicado no Semanário "A Luz", da cidade de Luz, vê-se o nome de "São Sebastião do Pouso Alegre da Confusão", havendo diante da explicação da origem dos dois nomes.



A possibilidade de ter o lugar recebido, ao mesmo tempo, os nomes de "Confusão" e "São Sebastião do Pouso Alegre". O território pertenceu primitivamente, ao bispado de Pernambuco. Por volta de 1855, passou ao bispado de Mariana, dando-se, nessa ocasião, o falecimento do Padre João Paulino, ocupando o seu lugar o Padre João Gonçalves de Freitas, que se tornou o primeiro vigário do Povoado. A povoação que até 1862 pertencia à paróquia de Santo Antônio dos Tros, foi neste mesmo ano, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, elevada à categoria de Paróquia de São Sebastião.

Em 1864 começou a ser construída, com a ajuda do povo, a primeira igreja-matriz, no local onde fora erigida a primeira capela. Em 19 de julho de 1872 foi criada a freguesia, sendo, neste mesmo ano, substituído o antigo vigário, padre João Gonçalves de Freitas, por Padre Antônio Teixeira do Carmo. Em 1873 foi construído o primeiro cemitério do município, no local onde se ergue a atual matriz, que é a segunda. A vila de São Sebastião do Pouso Alegre teve seu topônimo mudado em 27 de agosto de 1885, para vila de São Gotardo, em memória de Joaquim Gotardo de Lima, considerado o fundador da cidade que, ao que parece, não viveu no lugar pelo resto de sua vida.


Não se tem notícia de terem ficado, no município descendentes dele. Tendo pertencido inicialmente ao município de Pitangui, a vila passou deste o município de São Francisco das Chagas do Campo Grande, e depois para o de Abaeté, sendo novamente transferido, em 11 de novembro de 1890, para o município de Carmo do Paranaíba. Em 1911, com a criação do município de Rio Paranaíba a vila de São Gotardo passou a jurisdição da nova comuna.

Em 18 de setembro de 1914, a sede do município de Rio Paranaíba, que ficava na povoação de São Francisco das Chagas do Campo Grande, passando o município a ter este topônimo. A vila de São Gotardo passou a ter foros de cidade em 10 de setembro de 1925.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO GOTARDO, MINAS GERAIS 
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GOTARDO, MINAS GERAIS 

Fonte / Fotos = Thymonthy Becker / IBGE / Portal do Governo de São Gotardo / Wikipédia







CONHEÇA O ESTADO DE RORAIMA

VALEU PELA AVENTURA

Todas As fotos são de minha propriedade foram tiradas em Janeiro de 2012
ATÉ LÁ.