Pular para o conteúdo principal

LAJEADO / RS - NO VALE DO TAQUARI

--> CLIK AQUI E CONHEÇA MAIS CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL

 --> SEJA MUITO BEM VINDO A BELÍSSIMA CIDADE DE LAJEADO.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - Vitor F. Kalsing
QUEM NASCE EM LAJEADO EH: LAJEADENSE
LAJEADO TEM 71.445 HABITANTES
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 26 DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1.855
HISTÓRIA
O TERRITÓRIO DO ATUAL MUNICÍPIO DE LAJEADO FOI HABITADO, INICIALMENTE, PELOS ABORÍGENES. NOS PRIMITIVOS TERRITÓRIOS DE ESTRELA E LAJEADO, EM 1800, OS IRMÃOS JOÃO E JOSÉ INÁCIO TEIXEIRA RECEBERAM SESMARIAS, DIVIDIDAS EM FAZENDAS, ENTRE AS QUAIS CARNEIROS OU LAJEADO, HOJE PERÍMETRO URBANO, E DOS CONVENTOS, HOJE ÁREA DE CARNEIROS.
ESTA FAZENDA RECEBEU A DENOMINAÇÃO DE "CONVENTOS VELHOS" OU "ALT CONVENT", PARA DISTINGUI-LA DA PICADA DOS CONVENTOS OU SÃO JOSÉ DOS CONVENTOS, HOJE BAIRRO DE CONVENTOS.
EM 1858, JÁ CULTIVAVAM O SOLO 188 PESSOAS, DOS QUAIS 112 ALEMÃES. O RELATÓRIO DE BATISTA, FILHO & CIA , EM 1860, MENCIONAVA 231 COLONOS, SENDO 145 ALEMÃES.
PELO ATO ESTADUAL Nº 57, DE 26 DE JANEIRO DE 1891, CRIAVA-SE O MUNICÍPIO DE LAJEADO, TENDO COMO SEDE A VILA DO MESMO NOME, SITUADA À MARGEM DIREITA DO RIO TAQUARI. ATENDIA-SE DESTE MODO, UMA VELHA REIVINDICAÇÃO DE SUA POPULAÇÃO QUE JÁ ESTAVA NA CASA DOS 18.000 HABITANTES.
DO MUNICÍPIO DE LAJEADO, MAIS TARDE, ORIGINARAM-SE OS MUNICÍPIOS DE GUAPORÉ, ENCANTADO, ARROIO DO MEIO, CRUZEIRO DO SUL, BOQUEIRÃO DO LEÃO, PROGRESSO, SANTA CLARA DO SUL, SÉRIO, MARQUES DE SOUZA, FORQUETINHA E CANUDOS DO VALE. 
AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Wikipédia
ORIGEM DO NOME
O NOME DE LAJEADO VEM DA ANTIGA "CACHOEIRA DO LAJEADO", FAMOSA ENTRE OS MARINHEIROS, POIS NÃO PERMITIA A PASSAGEM A BARCOS MAIORES, A NÃO SER EM PERÍODOS DE CHUVAS. ERA NECESSÁRIO DESCER E LIVRAR A EMBARCAÇÃO PRESA ENTRE OS CASCALHOS E LAJES.
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Vitor F. Kalsing
UMA BELA AVENIDA
imagem - Edu Haus
AQUI O BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO
imagem - Fritz Follmer
OUTRA PARCIAL
imagem - Edu Haus
UMA LARGA AVENIDA
imagem - PML
AVENIDA A NOITE
imagem - PML
OUTRA RUA
imagem - Edu Haus
MAIS UMA RUA
imagem - Aces High
LAJEADO ÉH UM MUNICÍPIO PREDOMINANTEMENTE URBANO, COM ÁREA RURAL RESTRITA. UMA DAS CARACTERÍSTICAS É A EXISTÊNCIA DO RIO TAQUARI, QUE SEPARA LAJEADO DE ESTRELA. 
imagem -  Aces High
ESTE SHOPPING OFERECE UMA GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES DE LOJAS, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, SUPERMERCADO, DOIS CINEMAS E ÁREA DE LAZER. 
imagem - PML
VEJA QUE BELÍSSIMAS RUAS ARBORIZADAS.
imagem - Fritz Follmer
imagem - Fritz Follmer
imagem - PML
OUTRA RUA
imagem - Edu Haus
ESQUINA
imagem - Aces High
AQUI O CHIMARRÓDROMO
imagem - Verner Gregory
CICLOVIA E BELVEDERE DO RIO TAQUARI
A CICLOVIA ESTÁ SITUADA AO LONGO DO RIO TAQUARI, NA RUA OSVALDO ARANHA, ONDE SE ENCONTRA A PRIMEIRA VIA CALÇADA DA CIDADE E VÁRIOS PRÉDIOS HISTÓRICOS. É UM LUGAR DE LAZER EM MEIO À NATUREZA, PRÓPRIO PARA PASSEAR NO FINAL DA TARDE, CAMINHAR E ANDAR DE BICICLETA. HÁ AINDA UMA RAMPA PARA PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS, BANCOS PARA DESCANSO, BARES E RESTAURANTES.
imagem - PML
imagem - PML
CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Varner Gregory
UM DIA DE CHUVA
imagem - Izabel Konzen
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO
imagem - Fritz Follmer
IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA
DESTACA-SE PELA SUA BELEZA INTERIOR, ONDE SE ENCONTRAM 36 ANJOS ADORADORES, 6 LUSTRES SUSPENSOS, IMAGENS EM GESSO, BANCOS DE MADEIRA E ESPAÇO PARA CERCA DE 860 FIÉIS SENTADOS. ALÉM DISSO, POSSUI UMA TORRE DE 65,60 METROS, ACOMPANHADA DE DUAS MENORES E DE TRÊS SINOS ALTAMENTE SINTONIZADOS. NO SEU EXTERIOR HÁ UM RELÓGIO QUE PODE SER VISTO DE QUASE TODOS OS PONTOS DO CENTRO DA CIDADE. 
imagem - Jaime Vargas Labres
imagem - Verner Gregory
PRAÇA DA MATRIZ
SITUADA NO CENTRO DA CIDADE, EM FRENTE À IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA E À CASA DE CULTURA. DESTACA-SE POR SUA LOCALIZAÇÃO E ARBORIZAÇÃO. POSSUI ÁREA DE LAZER INFANTIL, BANCOS PARA DESCANSO, CORETO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E VÁRIOS MONUMENTOS HISTÓRICOS.

imagem - PML
PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ (PARQUE DO ENGENHO)
LOCALIZADO NO BAIRRO AMERICANO, O PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ RECEBEU ESTE NOME POR SERVIR DE SEDE DO HISTÓRICO MOINHO MOVIDO POR RODA D'ÁGUA PERTENCENTE A ANTÔNIO FIALHO DE VARGAS, FUNDADOR DE LAJEADO. ATUALMENTE, A ÁREA ABRIGA UM SANTUÁRIO E UMA PISTA DE CAMINHADA QUE CIRCUNDA O LAGO ARTIFICIAL EXISTENTE NO LOCAL. ALÉM DISSO, UMA SÉRIE DE ÁRVORES NATIVAS EMPRESTAM CHARME E BELEZA AO PARQUE.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
JARDIM BOTÂNICO
LAJEADO POSSUI UM DOS QUATRO JARDINS BOTÂNICOS DO RIO GRANDE DO SUL. NESTE LOCAL ENCONTRA-SE UM PARQUE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTIVO DE PLANTAS, COM UMA ÁREA DE 25 HECTARES DESTINADA À ATIVIDADES DE PRESERVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZER. ALÉM DA ESTRUTURA BÁSICA, OFERECE PASSEIOS POR TRILHAS ECOLÓGICAS, QUE PROPORCIONAM UM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA, INTEGRANDO A FLORA E A FAUNA.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Izabel Konzen
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
RIO TAQUARI
LAJEADO SITUA-SE À DIREITA DO RIO TAQUARI, O MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO, SENDO NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. O TAQUARI ABASTECE TODA A CIDADE, COM EXCEÇÃO DE ALGUNS BAIRROS QUE POSSUEM POÇOS ARTESIANOS. O MAIOR EVENTO REALIZADO NO RIO É O CAMPEONATO DE MOTONÁUTICA, REUNINDO MAIS DE 10 MIL PESSOAS. NO LOCAL TAMBÉM É OFERECIDO O PASSEIO COM BARCO TURÍSTICO.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
MUSEU HISTÓRICO BRUNO BORN
O MUSEU RETRATA TODA A HISTÓRIA DE NOSSA CULTURA E VIVÊNCIA DA COMUNIDADE. ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SALAS LOCALIZADAS NA CASA DE CULTURA: SALA DA FAMÍLIA, SALA DO TRABALHO E SALA DA ESCOLA.
imagem - PML
PARQUE PROFESSOR THEOBALDO DICK
PARQUE VOLTADO AO LAZER E ENTRETENIMENTO LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE. SUA INFRA-ESTRUTURA COM 165.200,97 M2 CONTA COM ESPAÇOS PARA A PRÁTICA DAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE ESPORTES, PALCO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, LAGO ARTIFICIAL, CICLOVIA, ESTACIONAMENTO, CONCHA ACÚSTICA, QUADRAS POLIESPORTIVAS, ENTRE OUTROS.
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
PARQUE DO IMIGRANTE
COM UMA ÁREA DE 62 MIL M2, TRATA-SE DE UM PARQUE DE EVENTOS COM UMA INFRA-ESTRUTURA PARA GRANDES FEIRAS, EXPOSIÇÕES E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS. POSSUI TRÊS GINÁSIOS DE ESPORTE, CHURRASQUEIRAS, PAVILHÕES PARA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E UM RESTAURANTE.
imagem - PML
PARQUE HISTÓRICO
LOCAL ONDE FORAM INSTALADOS, EM DIMENSÕES ORIGINAIS, VÁRIOS PRÉDIOS ANTIGOS DO TIPO "ENXAIMEL", UMA CARACTERÍSTICA DAS HABITAÇÕES DOS PRIMEIROS COLONIZADORES ALEMÃES DO MUNICÍPIO. O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO PARQUE HISTÓRICO FORMA UMA AUTÊNTICA "ALDEIA-MUSEU", COM ESCOLA, SALÃO DE BAILE, FERRARIA, MOINHO E TODOS OS DEMAIS PRÉDIOS QUE FORMAVAM UMA "COLÔNIA" DOS TEMPOS DOS PIONEIROS. NO PRÉDIO DESTINADO AO MUSEU DO LIVRO ANTIGO SERÁ OFERECIDO ACESSO A UM VERDADEIRO ACERVO HISTÓRICO (DOCUMENTOS, LIVROS, RETRATOS), QUE SERVIRÁ DE FONTE DE PESQUISA REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. ALÉM DE SEU VALOR HISTÓRICO-CULTURAL, ESTE É UM LOCAL DESTINADO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE LAZER E GASTRONOMIA. O PARQUE ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DO PARQUE DO IMIGRANTE E FOI INAUGURADO NO DIA 08/11/2002imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
MONUMENTO
imagem - PML
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…