Pular para o conteúdo principal

ERECHIM / RS - NO ESTREITO DO URUGUAI

--> -->  CLIK AQUI E CONHEÇA OUTRAS CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL

 BEM VINDO A CIDADE DE ERECHIM. CAPITAL NACIONAL DA AMIZADE
imagem - Daubi
ERECHIM TEM 96,087 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ERECHIM EH: ERECHINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE ABRIL E FOI FUNDADA EM 1.918
ORIGEM DO NOME
O MUNICÍPIO, QUANDO EMANCIPADO, EM 30 DE ABRIL DE 1918 RECEBEU O NOME DE "ERECHIM", TERMO DE ORIGEM CAINGANGUE QUE SIGNIFICA "CAMPO PEQUENO", ATRAVÉS DA JUNÇÃO DOS TERMOS RÊ ("CAMPO") E XIM ("PEQUENO"). ESSE NOME FOI DADO PROVAVELMENTE POR A CIDADE SER RODEADA DE FLORESTAS NA ÉPOCA. CHEGOU A RECEBER OUTRAS DENOMINAÇÕES, COMO PAIOL GRANDE, BOA VISTA, BOA VISTA DE ERECHIM E JOSÉ BONIFÁCIO, MAS PREVALECE ATÉ OS TEMPOS ATUAIS "ERECHIM.
HISTÓRIA
O LOCAL ONDE ESTA A CIDADE FOI ORIGINÁRIAMENTE "HABITAT" DOS ÍNDIOS COROADOS, AOS QUAIS OS GUARANIS DOS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS CHAMAVAM DE "BUGRES" POR CONSIDERÁ-LOS FEROZES, NÔMADES, HOSTIS E IRREDUTÍVEIS À CIVILIZAÇÃO JESUÍTICA.
SEUS PRIMEIROS POVOADORES BRANCOS FORAM PAULISTAS, DESCENDENTES DE BANDEIRANTES, QUE, INSTALANDO-SE DISPERSIVAMENTE NO TERRITÓRIO, OBTIVERAM A CONCESSÃO DE TRATOS DE TERRA, REQUERIDOS AO GOVERNO DO ESTADO.
FIRMARAM-SE, PORÉM, NA TERRA, OS POUCOS POSSEIROS QUE POVOARAM O TERRITÓRIO INCULTO, DE NATUREZA EXUBERANTE, CLIMA TEMPERADO E PLENO DE RIQUEZAS NATURAIS, ENCOBERTAS PELA FLORESTA IMENSA E APRECIÁVEIS FAIXAS DE CAMPO, SULCADAS PELA ABUNDANTE REDE DA BACIA HIDROGRÁFICA OCIDENTAL DOS RIOS PELOTAS-URUGUAI.
AUGUSTO CÉSAR FOI O DESCOBRIDOR DO FAMOSO ESTREITO DO URUGUAI.
POR PROPOSTA DO ENGENHEIRO TÔRRES GONÇALVES, DIRETOR-CHEFE DA DIRETORIA DE TERRAS E COLONIZAÇÃO, O PRESIDENTE DO ESTADO, CARLOS BARBOSA GONÇALVES CRIOU A 6 DE OUTUBRO DE 1908 A COLÔNIA ERECHIM.
FOI O ENGENHEIRO SEVERIANO DE SOUZA ALMEIDA O CHEFE DA DELEGAÇÃO ENCARREGADA DE EFETUAR A DIVISÃO EM LOTES COLONIAIS DA GRANDE GLEBA DEVOLUTA E DE DIRIGIR OS TRABALHOS DE INSTALAÇÃO DA COLÔNIA
EM 1910, A SEDE DA COLÔNIA OFERECIA ASPECTO URBANO. COM ABERTURA DE RUAS E EDIFICAÇÃO DE 50 CASAS E MAIS 22 EM CONSTRUÇÃO, TODAS DE MADEIRA, INCLUSIVE O CHALÉ DO ESCRITÓRIO DA COMISSÃO.
EM 20 DE ABRIL DE 1916, O ESCRITÓRIO DA COMISSÃO DE TERRAS E COLONIZAÇÃO FOI TRANSFERIDO DO POVOADO ERECHIM PARA O DE PAIOL GRANDE, SEDE GERAL DA COLÔNIA ANTERIORMENTE ESCOLHIDA.
OITO ANOS APÓS A INSTALAÇÃO, A COLÔNIA ERECHIM ESTAVA EM CONDIÇÕES DE ASPIRAR À EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA, DESMEMBRANDO-SE DO TERRITÓRIO E DO GOVERNO DE PASSO FUNDO.
AQUI O RELÓGIO DO EDIFÍCIO
imagem - Wikipédia
UMA BONITA AVENIDA
imagem - Edilson V. Benvenutti
AVENIDA
imagem - Daubi
AVENIDA A NOITE
imagem - Daubi
CAICA
imagem - PME
CASTELINHO
ESTE PRÉDIO, EM MADEIRA, CONSTRUÍDO ENTRE 1912 E 1915, SERVIU PARA ABRIGAR A COMISSÃO DE TERRAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, QUE FOI O ÓRGÃO QUE PROJETOU E DEMARCOU AS RUAS E AVENIDAS, LOTES URBANOS E RURAIS DE ERECHIM. É SÍMBOLO VIVO DA COLONIZAÇÃO, QUE TRADUZ O ESFORÇO, O TRABALHO, A TENACIDADE E PROGRESSO DOS COLONIZADORES. É O PRÉDIO, EM MADEIRA, MAIS ANTIGO DA CIDADE. A OBRA FOI CONTRATADA PELO SR. GUILHERME FRANZMANN E CONSTRUÍDO PELO SR. GERMANO MÜSSIG, ENTRE 1912 E 1915 E INAUGURADO EM 20 DE ABRIL DE 1916. A MADEIRA (DE LEI) VEIO DO MUNICÍPIO DE GETÚLIO VARGAS E AS PEDRAS, QUE FORMAM OS ALICERCES, VIERAM DAS CABECEIRAS DO RIO DOURADO. FORAM TRANSPORTADAS PELO SR. OLINTO ZAMBONATTO. O PRÉDIO DO CASTELINHO OCUPA UMA ÁREA EQUIVALENTE A 603,91 M², REPRESENTANDO ALGO INÉDITO NA AMÉRICA LATINA, EM SUA NATUREZA.
ESTÁ TOMBADO COMO PATRIMÔNIO PÚBLICO PELO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. EM 1988 PASSOU PARA O DOMÍNIO DO MUNICÍPIO DE ERECHIM.  ATUALMENTE, O PRÉDIO ABRIGA AO CENTRO DE APOIO AO TURISTA E O MEMORIAL DA COMISSÃO DE TERRAS
imagem - Fotossul
imagem - Darlan Corral
COLÉGIO SÃO JOSÉ
imagem - Daubi
CASARÕES
imagem - Auri Brandão
CATEDRAL DE SÃO JOSÉ
CONSTRUÍDA ENTRE 1969 E 1977, O TEMPLO MODERNO SUBSTITUIU A IGREJA BARROCA DE 1932. O SEU INTERIOR REVELA UMA BELEZA ÍMPAR DA OBRA REALIZADA EM ESGRAFITO AFRESCO, PELO ESCULTOR POLONÊS ARYSTARCH KASZKUREWICZ. SEU DISCÍPULO, O ARTISTA PLÁSTICO ERECHINENSE, HARRYSSON DE CARLI TESTA, HERDOU A TÉCNICA, TENDO TRABALHADO COM O AUTOR NO DECORRER DA EXECUÇÃO.
NOS PAINÉIS LATERAIS DO ALTAR CENTRAL ESTÃO RETRATADOS O BATISMO E A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E, NOS ESPAÇOS ENTRE OS VITRAIS LATERAIS, A VIA SACRA. TODA ESTA OBRA É UMA FONTE RIQUÍSSIMA DE SIMBOLOGIA E PERFEIÇÃO.
imagem - Vicente A. Queiroz
IGREJA DE SÃO PEDRO
imagem - Edilson Benvenutti
CASARÕES
imagem - Daubi
CHAFARIZ
imagem - Daubi
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Abmombach
CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO
FUNDADO EM 1983, ESTE ESPAÇO É CONSIDERADO A MELHOR CASA DE ESPETÁCULOS DO INTERIOR DO ESTADO. O CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO POSSUI EXCELENTE VENTILAÇÃO, ILUMINAÇÃO E ACÚSTICA. TAMBÉM TEM SIDO PALCO DE IMPORTANTES ESPETÁCULOS REGIONAIS E NACIONAIS. VALE A PENA CONFERIR O CALENDÁRIO DE PROGRAMAÇÃO PELO TELEFONE (54) 3522 9283.
imagem - Wikipédia
ERECHIM E A RS 331
imagem - Daubi
ESTÁDIO DO IPIRANGA
imagem - Daubi
ESQUINA DEMOCRÁTICA
imagem - Daubi
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
PRÉDIO QUE MARCA A EXPANSÃO DA CIDADE E DA REGIÃO. FOI IMPORTANTE NO POVOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. NESTE PONTO SE IDENTIFICA O MARCO ZERO DE ERECHIM. FOI INAUGURADO EM 03 DE AGOSTO DE 1910.
imagem - ?
HOTEL
imagem - Elias Siqueira
A EVOLUÇÃO DE ERECHIM / LINHA DO TEMPO
ERECHIM ANOS 50
imagem - Daubi
ERECHIM ANOS 60
imagem - Daubi
ERECHIM ANOS 70
imagem - Daubi
ERECHIM ANOS 80
imagem - Daubi
ERECHIM ANOS 90
imagem - Beto Hachmann
CONSTRUÇÃO DA PREFEITURA
imagem - Daubi
CONSTRUÇÃO SEDE DA PREFEITURA CONCLUÍDA.
imagem - Daubi
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - ATUALMENTE
ARQUITETURA CLÁSSICA DE UM PALÁCIO RENASCENTISTA, COM COLUNAS QUASE JÔNICAS, BALAÚSTRES TORNEADOS, JANELAS RETANGULARES, SACADAS, JANELAS EM ARCO QUE LEMBRAM O RENASCIMENTO. PRÉDIO CONSTRUÍDO ENTRE 1929 E 1932, TAMBÉM, INTERNAMENTE CONSERVA SUAS CARACTERÍSTICAS EM PORTAS, ESCADARIAS, FLOREIRAS, CORRIMÕES E PISO.
UMA OBRA MAJESTOSA ENTRE O CONJUNTO DE PRÉDIOS QUE CERCAM A PRAÇA DA BANDEIRA, ABRIGANDO O GOVERNO MUNICIPAL DESDE SUA CONCLUSÃO. O ANDAR TÉRREO OSTENTA GRADES DE FERRO, TENDO FUNCIONADO COMO “CADEIA”, A PARTIR DE 1932, POR ALGUNS ANOS
imagem - MR Geraldo
PARCIAL
imagem - Daubi
RUA
imagem - Fotógrafo 3D
PÓLO DE CULTURA
É UMA REFERÊNCIA CULTURAL E ARTÍSTICA. CONSTRUÍDO PARA POLARIZAR A CULTURA DE RAIZ DOS IMIGRANTES E ABRIGAR OS GRANDES EVENTOS, O PÓLO DE CULTURA DE ERECHIM, SERVE A GASTRONOMIA ÉTNICA DOS IMIGRANTES: ITALIANOS, JUDEUS, POLONESES, ALEMÃES E NATIVO GAÚCHO. POSSUI UM AUDITÓRIO COM CAPACIDADE PARA 800 PESSOAS. SUA CONSTRUÇÃO ESTRATÉGICA PERMITE TER UMA VISÃO TOTAL DA CIDADE. O PÓLO DE CULTURA SURGE COM O OBJETIVO DE PROMOVER E MOSTRAR OS TALENTOS DA TERRA EM SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS.
imagem - Daubi
RIO URUGUAI
imagem - Maiomar
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Wikipédia
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
imagem - Wikipédia
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Edilson Benvenutti
AVIÃO NA PRAÇA
imagem - Fotossul
TANQUE NA PRAÇA
imagem - Fotossul
RUA
imagem - Abmombach
AVENIDA
imagem - Daubi
CRUZAMENTO
imagem - Edilson Benvenutti
MONUMENTO AO PIONEIRO
imagem - Fotossul
FACHADA
imagem - Fotossul
PRAÇA DA BANDEIRA
CONSTRUÍDA EM 1953, É O PONTO CENTRAL DE ONDE PARTEM DEZ AVENIDAS: AV. SETE DE SETEMBRO, AV. MAURÍCIO CARDOSO, AV. URUGUAI, AV. SALGADO FILHO, AV. AMINTAS MACIEL, AV. COMANDANTE KRAEMER, AV. TIRADENTES, AV. XV DE NOVEMBRO, AV. PEDRO PINTO DE SOUZA, AV. PRESIDENTE VARGAS.  CARLOS TORRES GONÇALVES, AO REALIZAR O TRAÇADO DA CIDADE, A DENOMINOU “O CORAÇÃO DA CIDADE”. SITUAM-SE NELA: O MOSAICO RETRATANDO A COLONIZAÇÃO, COM DESENHO ORIGINAL DO ARQUITETO FRANCISCO RIOPARDENSE DE MACEDO; O MASTRO DE 35 M COM A BANDEIRA BRASILEIRA DE 14 PANOS, O BUSTO DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS COM A CARTA TESTAMENTO, A PIRA DA PÁTRIA E, O MAIS DESTACADO ELEMENTO, O CHAFARIZ, EM ESTILO ITALIANO. NO SEU ENTORNO ENCONTRAM-SE QUATRO GRANDES ÁRVORES, EM CANTEIROS LATERAIS, QUE COMPÕEM UM QUADRO DE RARA BELEZA COM A PRAÇA E OS PRÉDIOS: PREFEITURA MUNICIPAL, CASTELINHO, CATEDRAL SÃO JOSÉ, ANTIGO FÓRUM E O INSTITUTO ANGLICANO BARÃO DO RIO BRANCO.
O MOSAICO, EM PETIT PAVÊ, HOMENAGEIA OS PRIMEIROS COLONOS QUE AJUDARAM A DESBRAVAR ESTAS TERRAS. VESTUÁRIO E FERRAMENTA, ARADO E BOIS, COLINAS E PINHEIROS, A IMAGEM RETRATA A SAGA E A ESPERANÇA DESTA GENTE.
imagem - Fotossul
imagem - Daubi
ENTRADA DA UNIVERSIDADE
imagem - Daubi
AVENIDA ARBORIZADA
imagem - Auri Brandão
TELHADOS
imagem - Daubi
O IPÊ E A PREFEITURA
imagem - Belink
PARCIAL
imagem - Daubi
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE

ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…