OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : PORTO SEGURO / BAHIA / BRAZIL (3.976 / 5.570) POPULAÇÃO: 150.658 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 9 de janeiro de 2021

PORTO SEGURO / BAHIA / BRAZIL (3.976 / 5.570) POPULAÇÃO: 150.658 PESSOAS (IBGE 2020)



Se há uma coisa que Porto Seguro tem de sobra são atrativos turísticos. Na Terra Mater do Brasil sempre tem o que fazer. Sol e praia, história e cultura, esporte e natureza, festas, agito e badalação, enfim, as opções são muitas e variadas.


Escolhemos alguns dos principais atrativos para proporcionar a você uma experiência única. Nesta página, convidamos você a escolher o que atende ao seu gosto. De monumentos históricos de valor indiscutível, a cenários deslumbrantes que relaxam e revigoram, temos de tudo. O convite é nosso, a escolha é sua!
CASA DA LENHA NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
Antigamente esta construção histórica era uma casa onde os produtos que seriam embarcados ficavam armazenados. A sua localização, próxima ao Rio Buranhém, facilitava muito a operação de embarque. O casarão, que teve seu traço original preservado, abriga atualmente o gabinete do executivo municipal, ou seja, a sede da prefeitura de Porto Seguro.
CORREDOR CULTURAL PACATÁ NA CIDADE DE PORTO SEGUO, BA
Esta curiosa via encravada no centro histórico de Porto Seguro, conhecida como a Rua do Mangue, foi sendo transformada em Corredor Cultural a partir da potencialidade ambiental e cultural percebidas na região.
Beirando o Rio Buranhém e seu manguezal, a rua teve seu belíssimo casario tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional. As casinhas típicas, de fachada colorida e arquitetura preservada, abrigam hoje charmosos bares, pousadas, restaurantes e bistrôs. Conhecida como Corredor Cultural Pacatá, é também o local onde acontecem eventos, oficinas e apresentações culturais.
TREVO DO CABRAL EM PORTO SEGURO, BA
Parada obrigatória de turistas de todos os lugares, esta pequena praça, localizada na entrada do centro histórico, bem ao fundo da ladeira que desce do aeroporto, abriga uma estátua de Pedro Álvares Cabral, o navegador português que comandou a expedição do Descobrimento do Brasil em abril de 1500. Com seu braço estendido, Cabral dá as boas-vindas e aponta na direção do casario colonial que forma a passarela do descobrimento, a poucos metros dali.
TÔA TÔA NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
Localizado na famosa praia de Taperapuan, o Complexo de Lazer Tôa Tôa, é uma das barracas de praia mais movimentadas da orla norte. Pessoas de todas as idades encontram ali diversão e lazer, além da gastronomia da região, lanches e petiscos.
Shows de lamba-aeróbica, com bailarinos se apresentando num palco com vista para o mar, convidam os mais animados para entrar no espírito festivo que faz a fama do Sul da Bahia. Além disso, há opções mais radicais, como passeio de helicóptero, Parasail ou Banana Boat. Uma vez por semana a festa é noturna.

RESERVA INDÍGENA DA JAQUEIRA EM PORTO SEGURO, BA
Porto Seguro, sendo o berço do Brasil, possui um diferencial espetacular com relação a todos os outros destinos brasileiros. Só aqui você poderá conhecer e vivenciar a legítima cultura indígena, os habitantes originais dessas terras, que está muito bem representada na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, localizada a apenas 12 quilômetros do centro da cidade, a reserva preserva a história e os costumes dos índios Pataxó, e proporciona ao turista uma experiência única, daquelas que nos fazem rever valores e lembrar pelo resto da vida.


Os nossos visitantes têm, assim, a possibilidade de conhecer um pouco da vida de uma comunidade indígena, com a vantagem de não precisar embrenhar-se mata adentro enfrentando os perigos de uma aventura radical. Logo na recepção, índios recebem os turistas com o corpo pintado como manda a tradição, e enfeitados pelos tradicionais e coloridos cocares e demais adereços, atraindo os ávidos cliques das câmeras dos turistas entusiasmados. Antes do início do passeio, palestras interativas contam um pouco da história do povo Pataxó.
PRAIA DO MUNDAÍ NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
A 4 km do centro, também na Orla Norte, a praia do Mundaí tem águas calmas e a sombra generosa dos coqueiros. É ideal para ir com a família e as crianças. Por ter barracas tradicionais, com ótimo atendimento e música diferenciada, como blues, reggae e rock, é muito frequentada por nativos. Do lado oposto à praia, há espaço para Camping , sendo comum ver vários Motor Home?s de todos os lugares, ali estacionados.
PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL EM PORTO SEGURO, BA
Criado em Abril de 1999, o Parque Nacional do Pau Brasil está localizado próximo aos distritos de Arraial d'Ajuda, Vale Verde e Trancoso. O parque ainda não está aberto à visitação pública, mas abriga muitas espécies de árvores importantes como pau-brasil, braúna, maçaranduba e arapoti.

MEMORIAL DA EPOPEIA DO DESCOBRIMENTO NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
Localizado na praia do Cruzeiro, a poucos metros do trevo de entrada de Porto seguro, você encontra uma atração imperdível: o Memorial da Epopeia do Descobrimento, um parque onde se respira história e cultura.
Construído à beira mar, numa área de 20 mil m², este atrativo conta um imenso jardim botânico com vegetação típica de restinga, uma réplica, em tamanho natural, da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil, e um salão principal onde a aventura do Descobrimento do Brasil é contada através dos documentos, objetos e peças exibidas no local.
Para celebrar aquele encontro de culturas que foi a Epopeia portuguesa, são os próprios descendentes de índios Pataxó os guias que recebem o visitante. Ao longo do percurso eles vão dando detalhes sobre a colonização do país, informações sobre as espécies nativas encontradas na pequena trilha na qual o passeio começa, e, para grupos, contam toda a história em verso, na linguagem de cordel, num diálogo ritmado que encanta turistas de todo o Brasil.
No local também pode ser visitada a réplica de uma Oca, alojamento típico dos Pataxó, com objetos de uso diário e instrumentos de caça. A Nau Capitânia também pode ser visitada por dentro, e permite belas fotos de todo o parque e entorno.
ILHA DOS AQUÁRIOS EM PORTO SEGURO, BA
Situada às margens do Rio Buranhém, esta ilha da alegria fica a meio caminho entre a Passarela do Descobrimento, e Arraial d?Ajuda. É uma fantástica área verde composta por mangues e restinga. À noite, palmeiras, coqueiros e bromélias recebem uma iluminação cênica especial, transformando o local em um cenário perfeito para momentos inesquecíveis. Entre trilhas e labirintos, a Ilha dos Aquários oferece ao visitante uma experiência única com uma atmosfera de mistério e magia.
O visitante, além de ter um contato direto com a natureza, pode desfrutar de boa música de variados ritmos, degustar o melhor da gastronomia local, e interagir com atividades ecológicas, visitando o museu do mar, assistindo palestras sobre a biodiversidade marinha, e a observação de grandes aquários com tubarões, arraias e outros peixes de grande porte.
Para a criançada, a Ilha dos Aquários apresenta o teatro infantil Pluft "O Fantasminha", com grupo de atores locais. Os amantes do forró pé de serra, aproveitam a batida da banda Cacimba Barrenta, que convida a arrastar o pé. No palco principal, o melhor do Axé Music fica por conta da banda Cidade Elétrica, com direito a aulas de lamba-aeróbica. Para finalizar, na boate principal, o DJ Kuko agita a pista de dança com as playlists mais tocadas no mundo da música eletrônica.
A Ilha dos Aquários oferece um mix de atrativos que agradam por sua diversidade, garantindo diversão e cultura para toda a família.
foto - Elói Corrêa

FORRÓ NA FEIRA EM PORTO SEGURO, BA
imagem - ?
TODOS OS CAMINHOS LEVAM A PORTO SEGURO. ESTE É O PONTO DE PARTIDA PARA QUEM DESEJA CONHECER AS PRIMEIRAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DO BRASIL, PRATICAR ECOTURISMO, ESPORTES, PASSEAR, COMER BEM, APRENDER “LAMBAERÓBICA” OU SIMPLESMENTE RELAXAR.
É UM PARAÍSO QUE OFERECE HISTÓRIA, ENTRETENIMENTO, CULTURA, ARTE E BELEZAS NATURAIS. SÃO 90 km DE PRAIAS PROTEGIDAS POR RECIFES DE CORAIS, RIOS, RIACHOS, COQUEIRAIS E UMA EXUBERANTE MATA ATLÂNTICA.
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
imagem - Haznobe
imagem - ?
imagem - Haznobe
imagem -Waferre
imagem - Luís Macedo
imagem - Waferre
imagem - Mira Flores
imagem - Haznobe
imagem - Waferre
O AEROPORTO DE PORTO SEGURO, BA
imagem - Waferre
AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM PORTO SEGURO, BA
imagem - Haznobe
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
imagem - Wikipédia


CAPOEIRA - UMA TRADIÇÃO DO LOCAL EM PORTO SEGURO, BA
imagem - Waferre
CENTRO DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
imagem - Haznobe
UM HOTEL EM PORTO SEGURO, BA
imagem - Luís Macedo
AQUI TAMBÉM SE ARRISCA DANÇAR UM SAMBA
imagem - Waferre
OS CAMINHOS DE PORTO SEGURO, BA
imagem - ?
PRIMEIRA CERCA DO BRASIL EM PORTO SEGURO, BA
VISITAR O SÍTIO HISTÓRICO DA CIDADE ALTA DE PORTO SEGURO É QUASE UMA OBRIGAÇÃO PARA OS MILHARES DE TURISTAS QUE CHEGAM A PORTO SEGURO.
PORTO SEGURO EH UM DOS PRIMEIROS NÚCLEOS HABITACIONAIS DO BRASIL, ALÉM DE OSTENTAR O MARCO DO DESCOBRIMENTO. SÃO DESTA ÉPOCA PRÉDIOS HISTÓRICOS QUE PODEM SER VISITADOS DURANTE O DIA OU APRECIADOS À NOITE, QUANDO SOB EFEITO DE ILUMINAÇÃO ESPECIAL.
AQUI A PRIMEIRA CERCA CONSTRUÍDA NO BRASIL. AS PONTAS FEITAS NAS MADEIRAS DA CERCA TINHAM POR OBJETIVO IMPEDIR QUE OS ÍNDIOS AS PULASSEM.
foto - Thymonthy Becker 
MARCO DO DESCOBRIMENTO NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
O PASSEIO HISTÓRICO PODE COMEÇAR PELO MARCO DO DESCOBRIMENTO, DE ONDE SE DESCORTINA UMA DAS MAIS BELAS PAISAGENS DO LITORAL DE PORTO SEGURO. O MARCO VEIO DE PORTUGAL ENTRE 1503 E 1526 E SIMBOLIZA O PODER DA COROA PORTUGUESA, UTILIZADO PARA DEMARCAR SUAS TERRAS. TODO EM PEDRA DE CANTARIA, DE UM LADO ESTÁ ESCULPIDA A CRUZ DA ORDEM DE AVIS E, DO OUTRO, O BRASÃO DE ARMAS DE PORTUGAL.
foto - Thymonthy Becker 
AS CONSTRUÇÕES DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
foto - Thymonthy Becker 
IGREJA DE SÃO BENEDITO NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
A IGREJA DE SÃO BENEDITO, AO LADO DAS RUÍNAS DA ANTIGA RESIDÊNCIA E COLÉGIO DOS JESUÍTAS, FOI CONSTRUÍDA PELOS JESUÍTAS EM 1551 E ERA CONHECIDA COMO DE SÃO PEDRO E DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. DO LADO OPOSTO, AINDA NA CIDADE ALTA, LOCALIZAM-SE A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA E O AEROPORTO.
foto - Thymonthy Becker 
VEJA AS BELAS ARQUITETURAS DA CIDADE HISTÓRICA DE PORTO SEGURO, BA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
CONSULADO HONORÁRIO EM PORTO SEGURO, BA
foto - Thymonthy Becker 
ESCRITÓRIO DA IPHAN NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
foto - Thymonthy Becker 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENA EM PORTO SEGURO, BA
A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENA, CONSTRUÍDA EM 1535 PELO DONATÁRIO DA CAPITANIA, PERO DO CAMPO TOURINHO. AÍ ESTÃO GUARDADAS IMAGENS SACRAS DOS SÉCULOS XVI E XVII, ENTRE ELAS A DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - PRIMEIRA IMAGEM TRAZIDA PARA O BRASIL -


E A DE NOSSA SENHORA DA PENA, PADROEIRA DA CIDADE, FESTEJADA A 8 DE SETEMBRO. PARA SE TER UMA MELHOR IDEIA DE COMO ERA A CAPITANIA NO SÉCULO DE TOURINHO E DA CHEGADA DOS JESUÍTAS, PODERÁ LER ALGUNS TRECHOS DAS CARTAS ESCRITAS POR MANUEL DA NÓBREGA OU POR JOSÉ DE ANCHIETA, PADRES DA COMPANHIA DE JESUS, SOBRE A REGIÃO.
foto - Thymonthy Becker 
A CADEIA, DATADA DO SÉCULO XVIII, UMA DAS MAIS BELAS CONSTRUÇÕES DO BRASIL COLÔNIA. NESSE PRÉDIO, FUNCIONA O MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE OU MUSEU DO DESCOBRIMENTO.
foto - Thymonthy Becker 
COMO SE PODE VER, A CADEIA FOI CONSTRUÍDA AO LADO DA IGREJA. SENDO QUE AS JANELAS DOS FUNDOS ERA PARA AS MULHERES E AS JANELAS DA FRENTE PARA OS HOMENS.
ASSIM OS HOMENS PRESOS PODIAM VER O MAR E SE DAREM CONTA DA LIBERDADE QUE PERDERAM.
AS MULHERES PRESAS, DE SUAS JANELAS, SÓ PODIAM VER A IGREJA. PARA QUE REZASSEM PELOS PECADOS QUE COMETERAM.
foto - Thymonthy Becker 
OS PÁSSAROS
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker 
CENTRO DE CULTURA E BIBLIOTECA DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
imagem - Haznobe
IGREJA DA MISERICÓRDIA NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
A IGREJA DA MISERICÓRDIA, OU DO SENHOR DOS PASSOS, DE ESTILO SINGELO, GUARDA IMAGENS BARROCAS, DESTACANDO-SE A DO SENHOR DOS PASSOS E A DE CRISTO CRUCIFICADO.
imagem - Haznobe
imagem - Luís Macedo
MONUMENTO A CABRAL NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
imagem - Luís Macedo
PASSARELA DO ÁLCOOL NA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
MISTO DE SHOPPING CENTER COM ZONA BOÊMIA, A PASSARELA DO ÁLCOOL, NO CENTRO DA CIDADE, É O PONTO DE ENCONTRO PARA O PRÉ-NIGHT. POR LÁ ESTÃO LOJAS DE ARTESANATO E SOUVENIR, BUTIQUES, BARES E RESTAURANTES QUE GANHAM A COMPANHIA DE BARRACAS DE BATIDAS AO ENTARDECER.
É O MELHOR LUGAR PARA DEGUSTAR A CULINÁRIA TÍPICA BAIANA E TAMBÉM DELÍCIAS À BASE DE FRUTOS DO MAR. NO FINALZINHO DA PASSARELA, NA TRAVESSA CONHECIDA COMO “O BECO”, CONCENTRAM-SE ALGUNS DOS BARES E RESTAURANTES MAIS ACONCHEGANTES E SOSSEGADOS DA ÁREA.
imagem - Waferre
imagem - Haznobe
imagem - Stephan Alexander Reiderer
foto - Thymonthy Becker 

foto - Thymonthy Becker 
O lugar onde a história do Brasil começou diz muita coisa sobre a natureza e a cultura do nosso país. Além de belas praias, com mar azul-esverdeado e contornadas por fileiras de coqueiros, a animação de Porto Seguro toma conta das megabarracas pé na areia, ao som de axé music e outros ritmos. Daí a principal cidade da Costa do Descobrimento ser uma das preferidas dos formandos, casais e das famílias durante todo o ano.
foto - Elói Corrêa
Embora não seja o foco principal dos turistas, a parte histórica rende ótimos passeios, como a Cidade Alta, que guarda o Marco Padrão da Posse, de 1503. A réplica da Nau Capitânia da esquadra de Cabral está no Memorial da Epopeia do Descobrimento, na Praia do Cruzeiro, e a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira preserva a cultura de uma das etnias que habitavam a região. A Praia da Coroa Vermelha, na vizinha Santa Cruz Cabrália, foi o local escolhido pelos portugueses para a primeira missa rezada no Brasil.
foto - Guilherme Andrade
UM DIA PERFEITO
Comece pelo Centro Histórico, um dos mais antigos do país. Almoce no Cabana Goiana e curta a tranqüilidade da Praia do Mutá. Se quiser agito, siga para a Praia de Taperapuã, polo de megabarracas de praia. Jante na Casa Dedo de Moça e passeie pela Passarela do álcool (que há alguns anos também é chamada de “do Descobrimento”), com lojas e barracas de bebidas. Feche a noite numa das festas ou luaus pela orla.
foto - Ricardo freire
O GUIA RECOMENDA
O tempo é suficiente para curtir com calma as praias de Mundaí e Ponta Grande. Para um mergulho na história do Brasil, visite o Memorial da Epopéia do Descobrimento e passe uma tarde na Reserva Pataxó da Jaqueira, centro de cultura indígena com trilhas pela mata.


Entre julho e outubro, há passeios de barco para observação de baleias Jubarte. Atravesse de balsa o Rio João de Tiba para conhecer a quase deserta praia de Santo André, ao norte.
foto - Ricardo freire
Pegue outra balsa e rume para Arraial d’Ajuda, ao sul, onde crianças adoram passar o dia no Arraial d'Ajuda Eco Parque, e adultos curtem a noite na Rua do Mucugê, cheia de restaurantes, bares e lojas. Se sobrar tempo, siga também até Trancoso, com belas praias e o famoso Quadrado, local que concentra restaurantes e charmosas lojinhas de artesanato.
COMO CHEGAR
O aeroporto de Porto Seguro fica a cinco minutos de táxi (cerca de R$ 20) ou de ônibus (R$ 2,50) do Centro, e recebe vôos nacionais e internacionais. De carro, a partir do sul ou do norte, pegue a BR-101 e, em Eunápolis, entre na BR-367 e rode mais 64 km. De Salvador, os ônibus da Viação Águia Branca (71/4004-1010) fazem o trajeto em 12 horas de viagem (saídas diárias, às 20h; R$ 162).
foto - Jota Freitas
COMO CIRCULAR
O aeroporto, a rodoviária e o Centro Histórico (ou Cidade Alta) estão na parte alta da cidade. Na parte baixa, no Centro, ficam o comércio e a famosa Passarela do Álcool (ou do Descobrimento), e é também onde começa a Avenida Beira-Mar (continuação da BR-367), que margeia a orla até Santa Cruz Cabrália. Ônibus (R$ 4,40) ligam as duas cidades 24 horas por dia.
ONDE FICAR
Predominam os hotéis e resorts de grande e médio porte, com vasto lazer e preços abaixo da média nacional. Recebem geralmente casais e famílias, que fecham pacotes turísticos com agências e buscam o alto-astral da cidade.
foto - Guilherme Andrade
ONDE COMER
As duas melhores casas destoam do clima festivo local. Com fachada discreta, Casa Dedo de Moça e O Bistrô têm clima intimista e bom serviço. Para almoçar na praia, escolha entre as barracas ao longo da BR-367 (Avenida Beira-Mar). Cabana Goiana, Barraca do Gaúcho, Jamaica Beach e Zio Praia Grill são boas pedidas.
O QUE FAZER
O passeio de barco até o Recife de Fora é um clássico local, mas ali os recifes estão desgastados e a vida marinha não empolga. Prefira fazer o passeio a partir da vizinha Santo André – a embarcação explora áreas mais preservadas de corais, onde até tartarugas e golfinhos podem aparecer.
TÍPICO
Surgido na Itália, o beach tennis lembra o frescobol. Mas, diferentemente do jogo praticado nas praias brasileiras, a modalidade tem quadra, raquete, bola e regras bem definidas. Alguns lugares contam com espaços próprios para a prática – é o caso do Vela Branca Grand Hotel, do Hotel Capitania e da barraca Malibu.
NOITE
Ao cair da tarde, todos se encontram na Passarela do Álcool. Por volta das 22h, o movimento segue dali para a balada da vez. Elas ocorrem cada noite em um lugar diferente, e tocam ritmos que vão do sertanejo ao eletrônico, do forró ao zouk – com destaque, claro, para o axé e seus dançarinos, que ensinam coreografias.
Há luaus nas megabarracas Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares, e nas festas na Ilha dos Aquários (ilhadosaquarios. com.br). Também reúnem baladeiros o Squadra Club (squadraclub.com.br), em Mundaí, a Bombordo, no Centro, e a casa de shows Boca da Barra, em Curuípe. Confira a programação e compre o ingresso nos hotéis.
LUGARZINHO
Para uma pausa no axé, o Taskabar (Avenida Portugal, 450, Passarela do Álcool; 3268-2004) é o lugar. Decorado com fotos de astros pop e do rock – incluindo uma pseudo Marilyn Monroe em tamanho real –, faz o estilo pub, com trilha sonora focada no rock’roll, jazz e blues e bons drinques.
É TUDO VERDADE
Duas das seleções da Copa do Mundo 2014 escolheram Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália para se hospedar. Os alemães fizeram vídeos na Vila de Santo André, em Cabrália, e os suíços concederam entrevista coletiva nas areias da Praia do Mutá, em Porto Seguro.
foto - Elói Corrêa
QUANDO IR
Faz sol o ano todo, com um pouco mais de chuva entre março e maio. O verão é o auge da badalação, mas em julho e outubro os hotéis também são muito procurados. É quando chegam as turmas de formandos. Em setembro e novembro o movimento cai.
Por Luiz Giannoni
População estimada 2016 (1) - 147.444
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.287,085
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 52,70
Código do Município 2925303
Gentílico - porto-segurense


ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
O NOME VEM DO TRECHO DA CARTA QUE PERO VAZ DE CAMINHA ESCREVEU, AO REI DE PORTUGAL, QUANDO VELEJOU PELO LOCAL.
“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada”
Gentílico: porto-segurense
HISTÓRICO DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BA
Porto Seguro é de fundamental importância no contexto histórico nacional e mundial. Sua história remonta o tempo das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Porto seguro é o berço do nascimento do Brasil e sua história começa em 1500, quando o país foi oficialmente descoberto por Pedro Álvares Cabral. A princípio, o descobrimento do Brasil foi ao acaso, já que um -acidente de percurso- fez com que a frota de Cabral desembarcasse no Brasil.


O rei de Portugal, Dom Manuel, enviou Cabral e sua esquadra com a missão de aportar em Calecute, cidade do estado de Kerala na costa ocidental da Índia, com o objetivo de fundar uma feitoria para comercializar especiarias.
Na altura das Ilhas de Cabo Verde, na costa africana, a expedição desvia-se da rota e, impulsionada por ventos fortes, aproxima-se da costa brasileira, onde hoje se localiza o extremo sul da Bahia e a Costa do Descobrimento.
Em 21 de abril de 1500, Cabral avista terra firme pela primeira vez no território brasileiro. Conforme explica Pero Vaz de Caminha, “na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada”. O lugar avistado era o monte Pascoal, sessenta e dois quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro. Deu-se então o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PORTO SEGURO, BAHIA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO, BAHIA
fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / portosegurotur.com /




CONHEÇA O ESTADO DO PARANÁ 



SONHOS DE UM VIAJANTE
PROCURANDO MINHA CASA

Estava numa rua procurando minha casa. Não conseguia saber onde ela ficava. Depois de andar um pouco cheguei numa rua que sabia qual era. Fui indo por esta rua, pois sabia que ela iria até perto da minha casa. Mas quanto mais eu andava, ela ia para a direção que eu julgava contrária a minha casa. Não via ninguém na rua, apenas eu andava ali. Nem carro eu via. Nisto cheguei ao final da rua onde havia três grandes árvores plantadas. Eram três flamboyants.  Olhei aquelas grandes árvores e lembrei de uma Flamboyant que eu tinha plantado no jardim de nossa casa. 


Então subi numa destas árvores e fui olhar por cima, para ver a árvore que eu tinha plantado assim saberia onde estava minha casa. Lá em cima vi o flamboyant da minha casa. Então pude ver a direção. Desci da árvore e fui pra minha casa.

VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL