PICARETA, SAFADO E TRANSPARENTE DISPUTAM AS ELEIÇÕES 2012

--> VOCÊ VOTARIA NO CANDIDATO PICARETA? ELEGERIA UM CANDIDATO SAFADO? OU NA HORA DO VOTO OPTA POR QUEM É TRANSPARENTE
CALMA LÁ, ISSO NÃO É UM TEXTO DE PANFLETAGEM POLÍTICA NEM UM MANIFESTO PELO VOTO CONSCIENTE, POR MAIS CABÍVEIS OU JUSTOS QUE ESSES FOSSEM PARA A ÉPOCA. PICARETA, SAFADO E TRANSPARENTE, CREIA, SÃO NOMES DE REGISTRO DE ALGUNS DOS CANDIDATOS QUE OS ELEITORES TERÃO COMO OPÇÃO NAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO E VEREADORES NAS 5.568 CIDADES QUE VÃO ÀS URNAS NO PRÓXIMO DIA 7 DE OUTUBRO.
O USO DE APELIDOS É PERMITIDO PELA LEGISLAÇÃO ELEITORAL NO REGISTRO DA CANDIDATURA, E QUEM ESCOLHE COMO PREFERE SER APRESENTADO AOS ELEITORES SÃO OS PRÓPRIOS CANDIDATOS. A FERRAMENTA DE BUSCA POR CANDIDATOS NO SITE DO UOL ELEIÇÕES, ALIMENTADA POR DADOS DA BASE DO TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL), PODE SER UMA DIVERSÃO PARA O INTERNAUTA. O CARDÁPIO É VASTO ENTRE OS MAIS DE 480 MIL REGISTROS DE CANDIDATURAS PARA PREFEITO, VICE E VEREADOR REGISTRADAS NO TRIBUNAL.

PICARETA, CANDIDATO A VEREADOR PELO PTB EM BICAS, MUNICÍPIO DE POUCO MAIS DE 13 MIL HABITANTES NO SUDESTE DE MINAS GERAIS. PAULO MURILO DE OLIVEIRA, 50, É O NOME DE NASCIMENTO DE PICARETA.
SAFADO,  APELIDO DE EVANGELISTA RICARDO, COMERCIANTE EM DIVINÓPOLIS (MG) QUE QUER SER ELEITO VEREADOR PELO PSB, NA COLIGAÇÃO "RENASCE A ESPERANÇA". ELE OPTOU POR REGISTRAR PARA A URNA O NOME COM O APELIDO: EVANGELISTA SAFADO.
NÃO SÃO SÓ OS NOMES SUPOSTAMENTE NEGATIVOS QUE SE DESTACAM. A BUSCA POR UM TERMO COMO "TRANSPARENTE", ALGO QUE SE ESPERA DE POLÍTICOS, POR EXEMPLO, APRESENTA UMA CANDIDATA: 
TRANSPARENTE, ADJETIVO QUE CLARA LUCIA DE ANDRADE ESCOLHEU PARA ASSOCIAR AO NOME, NA ESPERANÇA DE DAR "MAIS FORÇA" À SUA CANDIDATURA. CLARA TRANSPARENTE CONCORRE PELO PSC EM UBERLÂNDIA (MG).
BANCADA DO TERROR
A BUSCA POR NOMES ESTRANHOS AGUÇA A CURIOSIDADE. SOLTAR UM POUCO A IMAGINAÇÃO PROPORCIONA DESCOBERTAS INUSITADAS NO BANCO DE DADOS DE CANDIDATOS. FOSSEM TODOS DA MESMA CIDADE E CONQUISTASSEM VOTOS SUFICIENTES PARA UMA CADEIRA NO LEGISLATIVO MUNICIPAL, PODERÍAMOS TER UMA "BANCADA DO TERROR" EM ALGUMA CÂMARA MUNICIPAL: VAMPIRO, FANTASMA, CHUPA-CABRA, MONSTRO, ZUMBI, BRUXA E MORTO-VIVO, TODOS SÃO CANDIDATOS. UMA IMAGINÁRIA "BANCADA DO FOLCLORE NACIONAL" TAMBÉM TERIA SEUS REPRESENTANTES: SACI-PERERÊ, LOBISOMEM, CURUPIRA, CAIPORA. 
A BANCADA DOS BICHOS, ENTÃO, SERIA FORTÍSSIMA: TEM GATO, CACHORRO, GIRAFA, BALEIA, PAPAGAIO E ATÉ DINOSSAURO.
SE O ELEITOR QUISER UM CANDIDATO MAIS PERSONALIZADO, PODE FICAR COM O ORIGINAL OU COM O DIFERENTE. SE NÃO FIZER MUITA QUESTÃO, PODE ESCOLHER O GENÉRICO.
E QUEM PODERIA IMAGINAR COMO REPRESENTANTES NO PARLAMENTO A MARIA GOSTOSA E O RAIMUNDO GOSTOSO? NÃO É ACONSELHÁVEL ADOTAR A APARÊNCIA COMO CRITÉRIO PRINCIPAL DE ESCOLHA DE ALGUÉM QUE VAI TOMAR DECISÕES PELO DESTINO DOS MORADORES DA CIDADE, MAS, SE ESTE FOR O CASO, HÁ COMO ESCOLHER ENTRE O FEIO E O BONITO.
PARA SORTE DOS ELEITORES, NÃO TEM CANDIDATO LADRÃO NEM CORRUPTO.

Fonte – Irineu Machado
Do UOL, em São Paulo - uol.com.br


Comentários