FESTIVAL RIO 2012 DE CINEMA

-->

MAIOR EVENTO DE CINEMA DO PAÍS, O FESTIVAL DO RIO 2012 DÁ A LARGADA PARA A SUA EXTENSA PROGRAMAÇÃO NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (27), QUANDO A CINEBIOGRAFIA "GONZAGA - DE PAI PARA FILHO" SERÁ EXIBIDA APENAS PARA CONVIDADOS. DAÍ PARA A FRENTE, AO LONGO DE DUAS SEMANAS, MAIS DE 400 FILMES DE 60 PAÍSES VÃO ILUMINAR AS TELAS DA CIDADE, DE PRODUÇÕES NACIONAIS INÉDITAS, EM COMPETIÇÃO NA PREMIÈRE BRASIL, A LONGAS DO MUNDO INTEIRO, TANTO AQUELES EM PRÉ-ESTREIAS QUANTO OUTROS QUE DIFICILMENTE ENTRARÃO EM CARTAZ. OPÇÕES NÃO VÃO FALTAR.
EM COMPARAÇÃO COM A MOSTRA DE SÃO PAULO, A OUTRA GRANDE JANELA PARA OS CINÉFILOS BRASILEIROS, O FESTIVAL DO RIO SEMPRE TEVE UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM HOLLYWOOD. ALÉM DE TER UMA CONEXÃO FORMAL COM A ACADEMIA DAS ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS, QUE INDICA PROFISSIONAIS PARA MINISTRAREM PALESTRAS E OFICINAS AO LONGO DO EVENTO, CONSEGUE ATRAIR GRANDES NOMES DA INDÚSTRIA DE LÁ – NESTE ANO, POR EXEMPLO, CLIVE OWEN E JEREMY IRONS PASSARÃO PELA CIDADE.
MAS É NOS FILMES QUE ESSE NAMORO COM O POP É EVIDENTE. O FESTIVAL SE TRANSFORMOU NA PRINCIPAL PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DE PRODUÇÕES HOLLYWOODIANAS NO PAÍS, LONGAS QUE TÊM ATÉ DATA PARA ENTRAR EM CARTAZ, MAS QUE PASSAM ANTES NO RIO. É O CASO DE "ARGO" , COM BEN AFFLECK, UM DOS MELHORES COTADOS PARA ENTRAR NO OSCAR 2013 , E "MAGIC MIKE" , EM QUE CHANNING TATUM LIDERA UM TIME DE STRIPPERS QUE ATRAIU MULTIDÕES DE MULHERES NOS EUA. AINDA NA PREMIAÇÃO NA ACADEMIA, É DADA COMO CERTA A PRESENÇA DE JOHN HAWKES, DE "AS SESSÕES", E DA PEQUENA QUVENZHANÉ WALLIS, DE "INDOMÁVEL SONHADORA", ENTRE OS CONCORRENTES ÀS ESTATUETAS DE ATUAÇÃO.
O DIRETOR DE "OS VINGADORES”, JOSS WHEDON, ESCREVEU O ROTEIRO DE "O SEGREDO DA CABANA", UMA BRINCADEIRA COM OS FILMES DE TERROR EM QUE JOVENS SÃO ENCURRALADOS NUMA CASA NA MATA. A COMÉDIA "BACHELORETTE", COM KIRSTEN DUNST, TENTA REPETIR A FÓRMULA POLITICAMENTE INCORRETA DE "MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO", ENQUANTO "CELESTE E JESSE PARA SEMPRE" E "RUBY SPARKS" CUMPREM A COTA DE ROMANCES AÇUCARADOS. MATTHEW MCCONAUGHEY É UM ASSASSINO DE ALUGUEL EM "KILLER JOE" , DE WILLIAM FRIEDKIN ("OPERAÇÃO FRANÇA", "O EXORCISTA"), E RICHARD GERE, UM MAGNATA EM "A NEGOCIAÇÃO". O CULTUADO DIRETOR WES ANDERSON REUNIU UM ELENCO DE PESO (BRUCE WILLIS, BILL MURRAY, EDWARD NORTON E VÁRIOS OUTROS) EM "MOONRISE KINGDOM" , ENQUANTO OLIVER STONE CHAMOU JOHN TRAVOLTA, BENICIO DEL TORO E SALMA HAYEK PARA "SELVAGENS"
ALÉM DAS ESTRELAS DO CINEMA BRASILEIRO, UM PUNHADO DE CONVIDADOS INTERNACIONAIS TEM PRESENÇA CONFIRMADA. O ATOR BRITÂNICO JEREMY IRONS, GANHADOR DO OSCAR POR "O REVERSO DA FORTUNA" (1990), TRAZ AO BRASIL O DOCUMENTÁRIO AMBIENTAL "TRASHED - PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO", MAS NÃO É COINCIDÊNCIA QUE ROLAND JOFFÉ, QUE O DIRIGIU NO CULTUADO "A MISSÃO" (1986), VENHA TAMBÉM. JOFFÉ APRESENTARÁ EM PRIMEIRA MÃO "ENCONTRARÁS DRAGÕES: SEGREDOS DA PAIXÃO" ("THERE BE DRAGONS"), DRAMA SOBRE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA COM A PARTICIPAÇÃO DE RODRIGO SANTORO. O BRASILEIRO AINDA ESTÁ NO ELENCO DE OUTRA PRODUÇÃO INTERNACIONAL, "HEMINGWAY & GELLHORN" , ATRAÇÃO DO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL, COM A PRESENÇA DO GALÃ CLIVE OWEN.
TAMBÉM ESTARÃO NO RIO OS CINEASTAS FRANCESES MICHEL GONDRY, COM "O NÓS E O EU", E LEOS CARAX, QUE EXIBIU "HOLY MOTORS" EM CANNES; A ARTISTA PLÁSTICA SÉRVIA MARINA ABRAMOVIC; A DUPLA JONATHAN DAYTON E VALERIE FARIS, DIRETORES DE "A PEQUENA MISS SUNSHINE", QUE FARÃO UMA PRÉ-ESTREIA ESPECIAL DA COMÉDIA ROMÂNTICA "RUBY SPARKS: A NAMORADA PERFEITA". O RIOMARKET, EVENTO PARALELO DEDICADO AO MERCADO DE CINEMA, VAI CONTAR COM PROFISSIONAIS CONSAGRADOS, COMO O ROTEIRISTA FRANK SPOTNITZ ("ARQUIVO X"), O TÉCNICO DE SOM CHRIS NEWMAN (GANHADOR DO OSCAR POR "O EXORCISTA", "AMADEUS" E "O PACIENTE INGLÊS") E O MAQUIADOR DEAN JONES ("X-MEN: PRIMEIRA CLASSE", "PIRATAS DO CARIBE").
Fonte – ig.com.br

Comentários