Pular para o conteúdo principal

TEMPLO DE SALOMÃO

O TEMPLO DE SALOMÃO (NO HEBRAICO בית המקדש, BEIT HAMIQDASH), FOI O PRIMEIRO TEMPLO EM JERUSALÉM, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XI A.C., E FUNCIONOU COMO UM LOCAL DE CULTO RELIGIOSO JUDAICO CENTRAL PARA A ADORAÇÃO A JAVÉ, DEUS DE ISRAEL,
O REI DAVI, DA TRIBO DE JUDÁ, DESEJAVA CONSTRUIR UMA CASA PARA JEOVÁ (YHWH), ONDE A ARCA DA ALIANÇA FICASSE DEFINITIVAMENTE GUARDADA, AO INVÉS DE PERMANECER NA TENDA PROVISÓRIA OU TABERNÁCULO, EXISTENTE DESDE OS DIAS DE MOISÉS.
O SEU FILHO SALOMÃO, CUJO NOME SIGNIFICA "PAZ", ENFATIZAVA A VONTADE DIVINA DE QUE A CASA DE DEUS FOSSE EDIFICADA EM PAZ, POR UM HOMEM PACÍFICO.
O REI SALOMÃO COMEÇOU A CONSTRUIR O TEMPLO NO QUARTO ANO DE SEU REINADO SEGUINDO O PLANO ARQUITETÓNICO TRANSMITIDO POR DAVI, SEU PAI.
O TRABALHO PROSSEGUIU POR SETE ANOS.
Aqui, o Muro de Lamentações, o que restou do templo.
O TEMPLO TINHA UMA PLANTA MUITO SIMILAR À TENDA OU TABERNÁCULO QUE ANTERIORMENTE SERVIA DE CENTRO DA ADORAÇÃO AO DEUS DE ISRAEL. A DIFERENÇA RESIDIA NAS DIMENSÕES INTERNAS DO SANTO E DO SANTO DOS SANTOS OU SANTÍSSIMO, SENDO MAIORES DO QUE AS DO TABERNÁCULO. O SANTO TINHA 40 CÔVADOS (17,8 M) DE COMPRIMENTO, 20 CÔVADOS (8,9 M) DE LARGURA E, EVIDENTEMENTE, 30 CÔVADOS (13,4 M) DE ALTURA. O SANTO DOS SANTOS, OU SANTÍSSIMO, ERA UM CUBO DE 20 CÔVADOS (8,9 M)DE LADO. 
O muro de Lamentações
OS MATERIAIS APLICADOS FORAM ESSENCIALMENTE A PEDRA E A MADEIRA. OS PISOS FORAM REVESTIDOS A MADEIRA DE JUNÍPERO (OU DE CIPRESTE SEGUNDO ALGUMAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA) E AS PAREDES INTERIORES ERAM DE CEDRO ENTALHADO COM GRAVURAS DE QUERUBINS, PALMEIRAS E FLORES. AS PAREDES E O TETO ERAM INTEIRAMENTE REVESTIDOS DE OURO.
APÓS A CONSTRUÇÃO DO MAGNÍFICO TEMPLO, A ARCA DA ALIANÇA FOI DEPOSITADA NO SANTO DOS SANTOS, A SALA MAIS RESERVADA DO EDIFÍCIO.
FOI PILHADO VÁRIAS VEZES. SERIA TOTALMENTE DESTRUÍDO POR NABUCODONOSOR II DA BABILÔNIA, EM 586 AC, APÓS DOIS ANOS DE CERCO A JERUSALÉM. OS SEUS TESOUROS FORAM LEVADOS PARA BABILÔNIA E TINHA ASSIM INÍCIO O PERÍODO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE EXÍLIO BABILÔNICO OU CATIVEIRO EM BABILÔNIA NA HISTÓRIA JUDAICA. 
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUESTIONAM ESTA DATA, FIXANDO-A EM 607 AC, SEGUNDO O SEU ENTENDIMENTO DA CRONOLOGIA BÍBLICA. DÉCADAS MAIS TARDE, EM 516 AC, APÓS O REGRESSO DE MAIS DE 40.000 JUDEUS DA CATIVEIRO BABILÔNICO FOI INICIADA A CONSTRUÇÃO NO MESMO LOCAL DO SEGUNDO TEMPLO, O QUAL FOI DESTRUÍDO POR ANTÍOCO EPIFANES, IMPERADOR ASSÍRIO. 
EM 4 D.C. O REI HERODES, O GRANDE, QUERENDO AGRADAR OS JUDEUS RECONSTRUIU O TEMPLO QUE FOI MAIS PORTENTOSO QUE OS DOIS PRIMEIROS, ESTE TAMBÉM FOI DESTRUÍDO PELO GENERAL TITO EM 70 AC, PELOS ROMANOS, NO SEGUIMENTO DA GRANDE REVOLTA JUDAICA.
HOJE O QUE RESTA, ERGUIDO, DO TEMPLO DE HERODES É O MURO DAS LAMENTAÇÕES, USADO POR JUDEUS ORTODOXOS COMO LUGAR DE ORAÇÃO.

fonte- Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA