Pular para o conteúdo principal

CASTELO DE KRONBORG / CASTELO DE HELSINGOR - HAMLET

O CASTELO DE KRONBORG ESTÁ SITUADO PERTO DA CIDADE DE HELSINGOR NA PONTA EXTREMA DA ZELÂNDIA NO PONTO MAIS ESTREITO DE ÖRESUND, O ESTREITO ENTRE A DINAMARCA E A SUÉCIA. 
NESTA PARTE, O ESTREITO TEM SOMENTE QUATRO QUILÔMETROS DE LARGURA, DAÍ A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE MANTER UM FORTE NESTA POSIÇÃO. O CASTELO TEM, POR SÉCULOS, SIDO UM DOS MAIS IMPORTANTES DO RENASCIMENTO NO NORTE DA EUROPA E FOI ADICIONADO À LISTA DE PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO EM 30 DE NOVEMBRO DE 2000.
A HISTÓRIA DO CASTELO DATA DE UM FORTE, KROGEN, CONSTRUÍDO EM 1420, PELO REI DINAMARQUÊS, ERIC DA POMERÂNIA. O REI INSISTIU NO PAGAMENTO DE UM PEDÁGIO (PORTAGEM) POR TODOS OS NAVIOS QUE DESEJASSEM ENTRAR OU SAIR DO BÁLTICO; PARA REFORÇAR SUAS DEMANDAS, CONSTRUIU UM FORTE PODEROSO CONTROLANDO O ESTREITO DO CATEGATE. ESTE FORTE CONSISTIA EM UM NÚMERO DE EDIFÍCIOS DENTRO DE UMA PAREDE CIRCUNVIZINHA.
KRONBORG ADQUIRIU SEU NOME DE HOJE EM 1585 QUANDO FOI RECONSTRUÍDO PELO REI FREDERICO II EM UM CASTELO MAGNÍFICO DO RENASCIMENTO, ÚNICO PELA APARÊNCIA E TAMANHO NA EUROPA.
EM 1629, UM MOMENTO DE DESCUIDO DE DOIS TRABALHADORES FEZ COM QUE GRANDE PARTE DO CASTELO FOSSE INCENDIADA. SOMENTE A CAPELA FOI POUPADA, MIRACULOSAMENTE, PELA FORÇA DE SEUS ARCOS. O REI CRISTIANO IV DA DINAMARCA PÔS GRANDES ESFORÇOS EM RESTAURAR O CASTELO E POR VOLTA DE 1639 O EXTERIOR ERA OUTRA VEZ MAGNÍFICO, MAS O INTERIOR NUNCA MAIS RETOMOU SUA GLÓRIA ORIGINAL.
KRONBORG É TAMBÉM CONHECIDO POR MUITOS COMO "HELSINGOR," O PALCO PARA MUITAS REPRESENTAÇÕES DE HAMLET, FAMOSA TRAGÉDIA DE WILLIAM SHAKESPEARE. HAMLET FOI REPRESENTADO NO CASTELO PELA PRIMEIRA VEZ PARA MARCAR O 200° ANIVERSÁRIO DA MORTE DE SHAKESPEARE, COM O ELENCO CONSISTINDO DE SOLDADOS DA GUARNIÇÃO DO CASTELO. O PALCO ESTAVA NA TORRE DE TELÉGRAFO NO CANTO SUDOESTE DO CASTELO. DESDE ENTÃO A PEÇA FOI EXECUTADO DIVERSAS VEZES NO PÁTIO E EM VÁRIOS LOCAIS DA FORTIFICAÇÃO.
KRONBORG ABRIGA UMA ESTÁTUA DE OGIER O DINAMARQUÊS (HOLGER DANSKE), QUE, DE ACORDO COM A LENDA, DESCANSA AÍ ATÉ O DIA EM QUE A DINAMARCA ESTIVER EM GRANDE PERIGO, TEMPO NO QUAL ELE IRA LEVANTAR-SE E SALVAR A NAÇÃO.

O CASTELO FOI CENÁRIO PARA O CALENDÁRIO DE NATAL DE TV, JUL PÅ KRONBORG, O QUAL APRESENTAVA TANTO HAMLET COMO OGIER O DINAMARQUÊS COMO CRISTIANO IV.

Fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…