Pular para o conteúdo principal

TORRE DE PISA / TORRE PENDENTE DI PISA

A TORRE PENDENTE DE PISA (EM ITALIANO TORRE PENDENTE DI PISA), OU SIMPLESMENTE, TORRE DE PISA, É UM CAMPANÁRIO (CAMPANILE OU CAMPANÁRIO AUTÔNOMO) DA CATEDRAL DA CIDADE ITALIANA DE PISA. 
 foto -

ESTÁ SITUADA ATRÁS DA CATEDRAL, E É A TERCEIRA MAIS ANTIGA ESTRUTURA NA PRAÇA DA CATEDRAL DE PISA (CAMPO DEI MIRACOLI), DEPOIS DA CATEDRAL E DO BAPTISTÉRIO.
foto -

EMBORA DESTINADA A FICAR NA VERTICAL, A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE PARA SUDESTE LOGO APÓS O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, EM 1173, DEVIDO A UMA FUNDAÇÃO MAL CONSTRUÍDA E A UM SOLO DE FUNDAÇÃO MAL COMPACTADO, QUE PERMITIU À FUNDAÇÃO FICAR COM ASSENTAMENTOS DIFERENCIAIS. A TORRE ATUALMENTE SE INCLINA PARA O SUDOESTE.
(parte de cima - foto -

A ALTURA DO SOLO AO TOPO DA TORRE É DE 55,86 METROS NO LADO MAIS BAIXO E DE 56,70 METROS NA PARTE MAIS ALTA. A ESPESSURA DAS PAREDES NA BASE É DE 4,09 METROS E 2,48 METROS NO TOPO. SEU PESO É ESTIMADO EM 14 500 TONELADAS. A TORRE TEM 296 OU 294 DEGRAUS: O SÉTIMO ANDAR DA FACE NORTE DAS ESCADAS TEM DOIS DEGRAUS A MENOS. ANTES DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO REALIZADO ENTRE 1990 E 2001 A TORRE ESTAVA INCLINADA COM UM ÂNGULO DE 5,5 GRAUS, ESTANDO AGORA A TORRE INCLINADA EM CERCA DE 3,99 GRAUS. ISTO SIGNIFICA QUE O TOPO DA TORRE ESTÁ A UMA DISTÂNCIA DE 3,9 M DE ONDE ELE ESTARIA SE A TORRE ESTIVESSE PERFEITAMENTE NA VERTICAL.
escadarias interna - foto -
A TORRE DE PISA É UMA OBRA DE ARTE EM MÁRMORE BRANCO, REALIZADA EM TRÊS FASES AO LONGO DE UM PERÍODO DE CERCA DE 177 ANOS. A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO ANDAR COMEÇOU NO DIA 9 DE AGOSTO DE 1173, UM PERÍODO DE SUCESSO MILITAR E PROSPERIDADE. ESTE PRIMEIRO ANDAR É UMA ARCADA "CEGA" ARTICULADA POR COLUNAS CLÁSSICAS COROADAS COM CAPITÉIS CORÍNTIOS.
A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE APÓS A PROGRESSÃO DE CONSTRUÇÃO PARA O TERCEIRO ANDAR EM 1178. ISTO DEVEU-SE A UMA FUNDAÇÃO DE MEROS TRÊS METROS SOBRE UM SUBSOLO FRACO E INSTÁVEL, UM PROJETO QUE FALHOU DESDE O INÍCIO. A CONSTRUÇÃO FOI POSTERIORMENTE PARALISADA POR QUASE UM SÉCULO, PORQUE O PISANOS ESTAVAM CONTINUAMENTE ENVOLVIDOS EM BATALHAS COM GÉNOVA, LUCCA E FLORENÇA. ESTE TEMPO PERMITIU AO SOLO SUBJACENTE AJUSTAR-SE. CASO CONTRÁRIO, A TORRE DE PISA QUASE CERTAMENTE TERIA SIDO DERRUBADA. EM 1198 OS RELÓGIOS FORAM TEMPORARIAMENTE COLOCADOS NO TERCEIRO ANDAR DA CONSTRUÇÃO INACABADA.
porta de entrada - foto -

 EM 1272 A CONSTRUÇÃO FOI REINICIADA POR GIOVANNI DI SIMONE, ARQUITECTO DO CAMPOSANTO. EM UM ESFORÇO PARA COMPENSAR A INCLINAÇÃO, OS ENGENHEIROS CONSTRUÍRAM ANDARES COM UM LADO MAIS ALTO DO QUE O OUTRO. ISSO FEZ A TORRE COMEÇAR A INCLINAR-SE EM OUTRA DIREÇÃO. DEVIDO A ISSO, A TORRE É REALMENTE CURVA. A CONSTRUÇÃO FOI INTERROMPIDA NOVAMENTE EM 1284, QUANDO OS PISANOS FORAM DERROTADOS PELOS GENOVESES, NA BATALHA DE MELORIA.
foto -

O SÉTIMO ANDAR FOI CONCLUÍDO EM 1319. A SINO-CÂMARA ACABOU POR NÃO SER ADICIONADA ATÉ MEADOS DE 1372 E FOI CONSTRUÍDA POR TOMMASO DI ANDREA PISANO, QUE CONSEGUIU, POR SUA VEZ, HARMONIZAR OS ELEMENTOS GÓTICOS DA SINO-CÂMARA COM O ESTILO ROMÂNICO DA TORRE. HÁ SETE SINOS, UM PARA CADA NOTA DA ESCALA MUSICAL. O MAIOR DELES FOI INSTALADO EM 1655.
DEPOIS DE UMA FASE DE REFORÇO ESTRUTURAL (ENTRE 1990-2001), A TORRE ESTÁ ATUALMENTE EM FASE DE RESTAURAÇÃO GRADUAL DA SUPERFÍCIE, A FIM DE REPARAR OS DANOS VISUAIS, DEVIDOS PRINCIPALMENTE À CORROSÃO E ESCURECIMENTO. 
ESTES SÃO, PARTICULARMENTE, OS PONTOS MAIS PROBLEMÁTICOS, DEVIDO À IDADE DA TORRE E À SUA PARTICULAR EXPOSIÇÃO AO VENTO E À CHUVA (CORROSÃO).
fonte - Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…