SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAIS. SEJA BEM VINDO A RIBEIRÃO VERMELHO. CIDADE DO MAIOR COLISEU DAS AMÉRICAS E TERRA QUE ACOLHEU OS IMIGRANTES DA FAMÍLIA CORTEZ
É um dos menores municípios do Estado, com apenas 39 km² de território. A sede tem boa estrutura urbana, a região é montanhosa e o Rio Grande é sua principal bacia hidrográfica.
O crescimento, tanto populacional quanto econômico, está ligado à implantação da ferrovia na região, pois a Estrada de Ferro Oeste de Minas ali construiu pontes, facilitou e incrementou o comércio e propiciou oportunidades de emprego. A areia é seu principal produto mineral, e a agricultura tem por base o café e o milho. O Centro Literário apóia as iniciativas culturais. O povoado nasceu em 1886, na margem oposta à foz do ribeirão Vermelho com o rio Grande, em terras de Ana Custódia do Nascimento.
foto - Thymonthy Becker
Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual. Em 1901, cria-se o distrito, elevado à categoria de município em 1948, desmembrando-se de Lavras.
O crescimento, tanto populacional quanto econômico, está ligado à implantação da ferrovia na região, pois a Estrada de Ferro Oeste de Minas ali construiu pontes, facilitou e incrementou o comércio e propiciou oportunidades de emprego. A areia é seu principal produto mineral, e a agricultura tem por base o café e o milho. O Centro Literário apóia as iniciativas culturais. O povoado nasceu em 1886, na margem oposta à foz do ribeirão Vermelho com o rio Grande, em terras de Ana Custódia do Nascimento.
foto - Thymonthy Becker
Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual. Em 1901, cria-se o distrito, elevado à categoria de município em 1948, desmembrando-se de Lavras.
Sua população preserva ainda ricas manifestações populares como a Banda Lira Joaquim Braga, as Folias de Reis e o Congado. Além do turismo cultural o turismo ecológico também merece destaques como a enorme potencialidade do Rio Grande para esportes náuticos como a pesca esportiva e a conoagem, as belíssimas praias e trilhas interpretativas às suas margens, tributários e montanhas ao redor da cidade.
Foto - g1.com
Foto - g1.com
Conforme conta os antigos, quatro irmãos da família "Cortez" vieram da Ilha da Madeira em Portugal, escondidos em um navio e aportaram no Brasil.
Seguiram para a cidade de Ribeirão Vermelho, para trabalharem na então ferrovia "Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) que estava em plena expansão.
Depois de uma grande enchente que aconteceu em Ribeirão Vermelho, a casa e pertences, inclusive os mil reis guardados no colchão de dois destes irmãos, foram levados por esta grande enchente.
Desiludidos com o ocorrido, os dois irmãos (Cândido Cortez e Marcelo Cortez), seguiram para Divinópolis, MG para trabalhar nas oficinas da Estrada de Ferro Oeste de Minas naquela cidade.
Dois dos irmãos ficaram em Ribeirão Vermelho.
Em Divinópolis, Cândido Cortez construiu sua família que se enraizaram na vila operária (hoje bairro esplanada).
Os "Cortez" que ficaram em Ribeirão Vermelho, também se enraizaram.
Os "Cortez" que ficaram alavancaram o desenvolvimento do município que pode ser elevado a categoria de cidade, hoje Ribeirão Vermelho "Cidade dos "Cortez""
O COLISEU DE RIBEIRÃO VERMELHO EH ÚNICO NA AMÉRICA LATINA E ESTA EM RUÍNAS.
VEJA O VÍDEO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, OFICINAS E COLISEU DE RIBEIRÃO VERMELHO, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
CONHEÇA AGORA EM FOTOS, A BELA RIBEIRÃO VERMELHO
AQUI A RUA DE ACESSO A PONTE QUE LIGA RIBEIRÃO VERMELHO A CIDADE DE LAVRAS.
foto - Thymonthy Becker
A PONTE DE FERRO QUE LIGA AS DUAS CIDADES
Esta ponte eh Rodoferroviária. Por ela passam os veículos e o Trem de Ferro. Os pedestres também passam por ela, porém nas suas laterais.
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
TODO O TRÁFEGO DE VEÍCULOS ENTRE LAVRAS E RIBEIRÃO VERMELHO, PASSA NECESSARIAMENTE POR ESTA PONTE.
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O RIO GRANDE QUE CORTA A CIDADE. RESPONSÁVEL POR MUITAS ENCHENTE OCORRIDAS AQUI.
foto - Thymonthy Becker
AQUI, COMO PODEMOS VER, O COMPLEXO FERROVIÁRIA DE RIBEIRÃO VERMELHO QUE ESTA EM RUÍNAS. COM PROMESSA DE SER TOTALMENTE RESTAURADO. EH O MAIOR COMPLEXO FERROVIÁRIO DO BRASIL E PRECISA SER PRESERVADO.
foto - Thymonthy Becker
VEJA A BELÍSSIMA ESTAÇÃO DE RIBEIRÃO VERMELHO
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O COLISEU DE RIBEIRÃO VERMELHO. UM DOS TRÊS EXISTENTES NO BRASIL E O MAIOR DAS AMÉRICAS. FAZ PARTE DO COMPLEXO FERROVIÁRIO
foto - Thymonthy Becker
AS ANTIGAS OFICINAS DA FERROVIA.
FOI EM RIBEIRÃO VERMELHO QUE A ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS (EFOM) INSTALOU A CHAMADA "TURMA DE PONTE". ERA AQUI QUE FABRICAVAM AS PONTES DE FERRO QUE FORAM INSTALADAS PELOS TRECHOS FERROVIÁRIOS ONDE SE FAZIAM NECESSÁRIOS.
INCLUSIVE, QUANDO UMA ENCHENTE DERRUBOU UMA DESTAS PONTES DE FERRO EM DIVINÓPOLIS, OS TRABALHADORES DA "TURMA DE PONTE" DE RIBEIRÃO VERMELHO, VIERAM À DIVINÓPOLIS E CONSTRUÍRAM OUTRA. E O FIZERAM RÁPIDO E EFICIENTEMENTE. ERAM OS MELHORES DO PAÍS. GRAÇAS A ELES OS TRILHOS DA FERROVIA FORAM TÃO LONGE.
foto - Thymonthy Becker
A VELHA MARIA-FUMAÇA. NÃO SEI PRECISAR SE ELA FOI CONSTRUÍDA AQUI. SEI QUE A MARIA-FUMAÇA QUE ESTA EXPOSTA NA PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS EM DIVINÓPOLIS, FOI CONSTRUÍDA PELOS FUNCIONÁRIOS DA EFOM NAS OFICINAS DE DIVINÓPOLIS.
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
AQUI O COLISEU NOVAMENTE. VISTO POR INTEIRO
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
AQUI UMA PRAÇA DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI PODEMOS VER MAIS DE PERTO, O CORETO. SEMPRE PRESENTE NAS CIDADES MINEIRAS.
foto - Thymonthy Becker
VEJA A BELA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
A PRAÇA NOVAMENTE, JÁ PODENDO VER A MATRIZ DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA GUIA.
foto - Thymonthy Becker
UMA CASA ROSA NA ESQUINA DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
VEJA A PRAÇA DE OUTRO ÂNGULO
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A LATERAL DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
A MATRIZ VISTA DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
A TORRE DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
ESTE LAGO FAZ PARTE DA PRAÇA DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH UMA DAS RUAS CENTRAIS DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
VEJA A ARBORIZAÇÃO QUE LEGAL
foto - Thymonthy Becker
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA PODENDO VER AS ESCADARIAS.
foto - Thymonthy Becker
AQUI PODEMOS VÊ-LA MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
AQUI OS BELOS ARCOS DA ANTIGA OFICINA
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A CAPELA DOS SANTOS DIAS.
foto - Thymonthy Becker
AQUI RIBEIRÃO VERMELHO ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS.
foto - Thymonthy Becker
População estimada 2016 (1) - 4.042
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 49,251
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 77,68
Código do Município 3154705
Gentílico - ribeirense
Prefeito 2017 / ANA ROSA MENDONÇA LASMAR
ORIGEM DO NOME
Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual.
Gentílico: ribeirense
HISTÓRICO
O povoado nasceu em 1886, na margem oposta à foz do ribeirão Vermelho com o rio Grande, em terras de Ana Custódia do Nascimento. Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual. Em 1901, cria-se o distrito, elevado à categoria de município em 1948, desmembrando-se de Lavras.
A BANDEIRA DA CIDADE DE RIBEIRÃO VERMELHO, MINAS GERAIS
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker Cortez / Portal do Governo de Ribeirão Vermelho / Wikipédia /
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TORNANDO A VIDA POSSÍVEL