OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : PASSOS / MINAS GERAIS - O por do sol é uma atração imperdível. Dezenas de bares e restaurantes fazem do "Porto" um dos mais agitados pontos turísticos (3.642 / 5.570)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PASSOS / MINAS GERAIS - O por do sol é uma atração imperdível. Dezenas de bares e restaurantes fazem do "Porto" um dos mais agitados pontos turísticos (3.642 / 5.570)


















imagem de Tales
BEM VINDO A CIDADE DE PASSOS. TERRA DE FESTAS E CULTURA ARRAIGADA. UMA CIDADE HOSPITALEIRA
Foto - ?
Sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Passos o município carrega consigo o status de cidade pólo do Sudoeste Mineiro, o que torna a cidade uma referência para o turismo, ou seja, o portal do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, com todas as diversidades de recursos naturais e culturais aqui presentes.


A poucos quilômetros do centro, na estrada que leva à Serra da Canastra, no Rio Grande, está o Porto Passos-Glória; trecho em que o rio já se encontra represado pela Usina de Peixotos.
O por do sol é uma atração imperdível; dezenas de bares e restaurantes fazem do "Porto" um dos mais agitados pontos turísticos de Passos. Esportes náuticos e a pesca são praticados constantemente e favorecem o clima de amistoso do lugar; nas belas margens concentram-se também diversos ranchos de veraneio.



Passos conta com 19 hotéis e 2 hotéis fazenda. Uma variada rede de restaurantes, bares, churrascarias, pizzarias, choperias e boates fazem da cidade um centro regional gastronômico e de muita agitação noturna. (Prefeitura Municipal)
Foto - ?
O patrimônio religioso-histórico-cultural é bastante preservado e fomentado, como a Capela de Nossa Senhora da Penha construídas em 1864, em forma octogonal é um dos principais símbolos da arte e religiosidade de Passos; a Igreja Matriz do senhor Bom Jesus dos Passos, construída entre 1865/75 com policromias famosas dos séculos XVI e XVII; a Casa da Cultura com o acervo permanente do artista Wagner de Castro.


Estação Cultura e Centro de Memória, uma antiga estação ferroviária restaurada e tombada abriga o acervo histórico municipal e espaços para exposições artísticas; a Igreja N. S. da Penha (Santuário) que é dotada de iluminação externa é avistada de vários ângulos da cidade e é considerada um dos principais cartões postais de Passos. (Prefeitura Municipal)
paróquia de Nossa Senhora da Penha em Passos, MG (José de Paula)
O lado cultural de Passos não e feito somente pela parte da história arquitetônica de suas igrejas e obras de arte, o Teatro Rotary é palco de constantes apresentações de peças teatrais locais e nacionais. Exposições e mostras artísticas e fotográficas, lançamentos de livros fazem parte do intenso movimento cultural da cidade, que é dotada de excelente infraestrutura de espaços de pequeno, médio e grande porte elevam o nome de Passos como cidade dos eventos. (Prefeitura Municipal)
Foto - ?
Convenções, feiras e shows são regularmente realizados aqui. O visitante ainda tem a opção do turismo de compras. A cidade possui um vasto parque confeccionista com 100 fábricas que concentram-se na Av. Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade.


Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados com a tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade. 
Passos tem tudo para conquistar você! (Prefeitura Municipal)
VEJA ALGUNS BELOS CASARÕES
imagem de Alexandre Bonacini
imagem de Altemiro Olinto Cristo
CASARÃO ONDE NASCEU JOSÉ LEMOS (Avô do autor da foto)
imagem de Marco Sanche
FÓRUM DE JUSTIÇA
imagem de T. Matos
ENTORNO DA CIDADE. AQUI O MORRO GARRAFÃO
imagem de Gladson Terra
PRAÇA FRANCISCO SALES
imagem de Flávio Alves Teixeira
UMA RUA DA CIDADE
imagem de Fábius
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Thymonthy Becker


AQUI A ABÓBODA DA IGREJA DA PENHA
imagem de Thymonthy Becker
LATERAL DA IGREJA DA PENHA
imagem de Thymonthy Becker
MATRIZ DO SENHOR DOS PASSOS NO CONTEXTO DA CIDADE
imagem de Thymonthy Becker


CAPELA CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
CAPELA NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
CAPELA SANTA CRUZ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
CAPELA SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
CASARÃO NA PRAÇA DA SAUDADE
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
IGREJA DE SÃO FRANCISCO
imagem de Altemiro Olinto Cristo
IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imagem de Zealvesjr


IPÊ NA AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
MATRIZ DE SÃO BENEDITO
imagem de Vicente A. Queiroz
CASA COM MURO FEITO DE PET
imagem de Teles


IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA
imagem de Alexandre Bonacini
IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
imagem de Auro Queiroz
TEMPLO MAÇÔNICO "DEUS, JUSTIÇA E FRATERNIDADE"
imagem de Altemiro Olinto Cristo
TEMPLO PRESBITERIANO
imagem de Altemiro Olinto Cristo
VEJA FOTOS DA CIDADE
imagem Alexandre Bonacini
imagem de Alexandre Bonacini
imagem de Barbosa
imagem de Alexandre Bonacini


imagem de Alexandre Bonacini
SANTA CASA
imagem de Alexandre Bonacini

VELHO CASARÃO
imagem de Altemiro Olinto Cristo
imagem de Barbosa
População estimada 2016 (1) - 113.807
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.338,070
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 79,44
Código do Município 3147907
Gentílico - passense
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome do hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, aquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira.
O segundo nome - Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos - foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nessa cidade, em cumprimento de uma promessa, tendo por orago aquele santo. Mais tarde o nome foi simplificado para Passos.
Gentílico: passense
HISTÓRICO
Os primeiros desbravadores da região foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus parentes, os quais ali se fixaram, atraídos, sobretudo, pela topografia, fertilidade do solo e existência do ouro às margens do rio Grande. Em 1823, já era grande o povoado, quando Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas, concorrendo poderosamente para a formação do arraial. Com o correr dos anos e a chegada de novos mineradores o povoado se alargou, tornando-se conhecido em toda a província de Minas Gerais pelo nome de Arraial da Capoeira.


Pela Provisão de 11 de dezembro de 1835 foi a primeira capela elevada à categoria de capela curada, que foi inaugurada em 20 de março de 1836, tendo por orago São Bom Jesus dos Passos.
Deve-se aos ingentes esforços do capelão de Passos, padre Francisco de Paula Trindade, a criação da freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, instalando-se a vila de Passos em 1850.
Continuando em franco progresso, a florescente vila foi elevada à categoria de cidade em 1858, conservando a mesma denominação.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE  DE PASSOS, MINAS GERAIS
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS

Fonte dos textos e Fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Portal do Governo de Passos, MG 


As fotos de minha propriedade foram tiradas em fevereiro de 2012


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


VALEU PELA AVENTURA



ESPERAMOS NOS ENCONTRARMOS EM ALGUMA CIDADE DAS MINAS GERAIS, QUALQUER DIA DESTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL