OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 08/27/11

sábado, 27 de agosto de 2011

Paulistas, Minas Gerais - Onde foi construída a primeira ponte de Minas

















A Gruta do Lourdes, Bosque Raimundo e a Cachoeira de Geraldo Miranda Filho, são dois belos locais visitados pelos moradores e por turistas
BEM VINDO A PAULISTAS. A CIDADE DA PRIMEIRA PONTE DAS MINAS GERAIS.
APELIDADA DE CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE PELO NATURALISTA FRANCÊS - SAINT HILAIRE
AQUI, VISTA PARCIAL DO LADO OESTE DA CIDADE
copyrigth "Carlos Zan"




Foto - Josalves
AQUI, A SEDE DA PREFEITURA
copyrigth " ?"
CONHEÇA UM POUCO DESTA "INTRIGANTE" CIDADE DAS MINAS GERAIS
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "?"
copyrigth "Williams Graciano"
GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
copyrigth "?"
IGREJINHA PRÓXIMA A UMA FAZENDA
copyrigth "Williams Graciano"
copyrigth "Saulo Marx"
copyrigth "?"


copyrigth "?"
copyrigth "?"
AQUI A PRAÇA CENTRAL
copyrigth "Carlos Zan"
copyrigth "Fabio Soares"
A MESMA PRAÇA
copyrigth "Fabio Soares"
PRAÇA GABRIEL
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
VEJA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE PAULISTAS
1º - A Terra da Primeira Ponte de Minas Gerais.
2º - A Terra do Primeiro Diamante do Brasil
3º- Município onde se forma o Rio Suaçui Grande, na localidade denominada "Três Barras", formada pelos Rios Turvo, Cocais e Rio Vermelho.



4º - Terra do Primeiro Juiz de Direito do Vale do Rio Doce Doutor Josefino Fernandes da Silva.,.. Também Terra onde morou e teve passagem significativa o Tio-avô de Juscelino Kubitschek Doutor João Nepomuceno Kubitschek. (candidato a Vice-Governador de Minas Gerais, em 1893).
5º - Única Cidade do Brasil que divide espaço com a maior Metrópole do Pais, São Paulo, na página 1518 do Dicionário.



6º - Importância relatada à página 89 a 92 do Livro "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho", do Médium Chico Xavier (tema Bandeiras)
7º - Terra de Um dos Maiores Joqueys da História do Brasil Ubirajara Cunha,.. Terra de um dos Homens mais inteligentes do Brasil, o Professor Heitor Nunes da Matta, considerado o Maior Gênio da Matemática do Estado de Minas Gerais
8º - Terra que inspirou o compositor Goiá a fazer a Letra da Música "Saudade de Minha Terra" juntamente com Belmonte (Fazenda Águas Claras)
9º - Terra do 1º Hospital da região – Fundado por José Barbosa de Almeida, Doutor Alfeu Vaz de Mello e a família Soares – ano de 1945
10º - O Município que carrega em seu Brasão a própria Bandeira de São Paulo.



11ª - Terra onde Rolando Boldrin realizou a primeira filmagem de festa religiosa no Vale do Rio Doce (a festa de dona Júlia de Moura Lessa)
12ª - A Terra de Valéria Pisini – Rainha do MERCOSUL – Concurso Nacional
13ª - A Terra que divide os Vales do Jequitinhonha e Vale do Rio
14ª - A Terra de Raimundo Nonato, um dos maiores Publicitários do Brasil
copyrigth "Williams Graciano"
EH PRECISO SABER:
PAULISTAS, cujo nome do Município já provocou discussões por Grandes figuras da Literatura e da cultura Brasileira como o Maior Dicionarista da Língua Portuguesa Doutor Aurélio Buarque de Holanda, que criou a expressão PAULISTANO II (adjetivo gentílico do Município) para demonstrar a íntima ligação deste Torrão com a Maior e Mais importante Cidade da América Latina (SÃO PAULO),,



PAULISTAS é o único Município de MINAS GERAIS que carrega nome e batismo dos fundadores do Estado;.. Também o sociólogo Gilberto Freyre esteve em PAULISTAS para saciar sua curiosidade cultural e aqui escreveu a expressão "OS BANDEIRANTES FORAM OS FUNDADORES VERTICAIS DO BRASIL".
Também o Professor e Historiador Odilon Nogueira de Matos e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo Ernani Donato (que traduziu a Divina Comédia de Dante Alighieri – uma das obras Literárias mais conhecidas no Planeta) também alimentaram a sua curiosidade quanto a cultura de PAULISTAS vindo o primeiro in loco para Atestar ser sem sombra de dúvida alguma PAULISTAS o marco original da História de Minas Gerais,..



A prova desta identidade está atestada a página 188 do Livro "Viagem Pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais” do Naturalista Francês Auguste De Saint Hilaire que esteve pessoalmente em nosso Município exatamente no dia 22 de abril de 1817, quando a localidade ainda se chamava "PONTE DOS PAULISTAS" e definiu a "Ponte dos Paulistas" como a Maior obra da Engenharia de Minas Gerais até aquele ano.
Fonte: Casa da cultura de Paulistas/MG
copyrigth "Williams Graciano"
PONTOS TURÍSTICOS PRINCIPAIS
1º - A Gruta de Lourdes – Com trabalhos de Tãozinho Coló (que também edificou a Estátua do Cantor Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim – Estado do Espírito Santo)
2º - A Ponte dos Paulistas – Local onde inicia o Rio Suaçui Grande. Local da primeira Ponte de Minas Gerais e do primeiro Diamante do Brasil
3º - Cachoeira da Usina – erguida por Henrique Alemão – Pai de Elke Maravilha
População estimada 2016 (1) - 4.990
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 220,564
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 22,30
Código do Município 3148400
Gentílico - paulistano
Prefeito 2017 / EVANDRO RIBEIRO DE CARVALHO
ORIGEM DO NOME
O topônimo tem sua explicação na admissão de que foi um paulista o primeiro morador da localidade.
Gentílico: paulistano
Histórico
Paulistas
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
O início da povoação da região onde se situa o município de Paulistas deu-se por volta de 1572, quando o bandeirante Sebastião Fernandes Tourinho, acompanhado de 400 homens, encontra o Rio Doce e navegando por ele, vai até o Rio Santo Antônio do Peixe e, seguindo rumo ao leste, depara-se com o Rio Coaracimirim, hoje conhecido como Rio Suaçui Grande.



O primeiro morador a se fixar no município foi um senhor paulista chamado "Antônio" e que exercia a profissão de seleiro.
A agropecuária, ainda hoje responsável pela vida econômica do município, foi a primeira atividade dos primeiros moradores. Quanto à data em que se deu o povoamento do local, há de ter sido muito antes de 1876, pois nessa época já o povoado era florescente e recebia à categoria de distrito, do então município do Serro.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE PAULISTAS, MINAS GERAIS
ESTE EH P BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PAULISTAS, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


ATÉ UM DIA QUALQUER