Pular para o conteúdo principal

PAULISTAS / CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE

BEM VINDO A PAULISTA. A CIDADE DA PRIMEIRA PONTE DAS MINAS GERAIS.
APELIDADA DE CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE PELO NATURALISTA FRANCÊS - SAINT HILAIRE
AQUI, VISTA PARCIAL DO LADO OESTE DA CIDADE
copyrigth "Carlos Zan"
Esta cidade obteve nota 83 ( oitenta e tres ) (de no máximo 100), e ocupa o 4º lugar, no ranking de cidades mineiras que você precisa visitar ao menos uma vez na vida.   (Veja a posição de todas, abaixo a direita)

O primeiro morador a se fixar no município foi um senhor paulista chamado "Antônio" e que exercia a profissão de seleiro.
O topônimo tem sua explicação na admissão de que foi um paulista o primeiro morador da localidade.
PAULISTAS TEM 4.918 HABITANTES. (IBGE 210)
QUEM NASCE EM PAULISTA EH: PAULISTANO (fonte IBGE)
PAULISTA FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1953 E FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 12
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,687 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
EH PRECISO SABER:
PAULISTAS, cujo nome do Município já provocou discussões por Grandes figuras da Literatura e da cultura Brasileira como o Maior Dicionarista da Língua Portuguesa Doutor Aurélio Buarque de Holanda, que criou a expressão PAULISTANO II (adjetivo gentílico do Município) para demonstrar a íntima ligação deste Torrão com a Maior e Mais importante Cidade da América Latina (SÃO PAULO),, A Página 1518 do Dicionário da Língua Portuguesa vê-se lado a lado a Pequena PAULISTAS de Minas Gerais dividindo espaço com a terceira Maior Metrópole da Face da Terra e isto tem uma razão especial, ou seja PAULISTAS é o único Município de MINAS GERAIS que carrega nome e batismo dos fundadores do Estado;.. Também o sociólogo Gilberto Freyre esteve em PAULISTAS para saciar sua curiosidade cultural e aqui escreveu a expressão "OS BANDEIRANTES FORAM OS FUNDADORES VERTICAIS DO BRASIL",. Também o Professor e Historiador Odilon Nogueira de Matos e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo Ernani Donato (que traduziu a Divina Comédia de Dante Alighieri – uma das obras Literárias mais conhecidas no Planeta) também alimentaram a sua curiosidade quanto a cultura de PAULISTAS vindo o primeiro in loco para Atestar ser sem sombra de dúvida alguma PAULISTAS o marco original da História de Minas Gerais,.. A prova desta identidade está atestada a página 188 do Livro "Viagem Pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais” do Naturalista Francês Auguste De Saint Hilaire que esteve pessoalmente em nosso Município exatamente no dia 22 de abril de 1817, quando a localidade ainda se chamava "PONTE DOS PAULISTAS" e definiu a "Ponte dos Paulistas" como a Maior obra da Engenharia de Minas Gerais até aquele ano.
Fonte: Casa da cultura de Paulistas/MG

AQUI, A SEDE DA PREFEITURA 
copyrigth " ?"
VEJA ALGUMAS CURIOSODADES SOBRE A CIDADE PAULISTAS

1º - A Terra da Primeira Ponte de Minas Gerais.
2º - A Terra do Primeiro Diamante do Brasil
3º- Município onde se forma o Rio Suaçui Grande, na localidade denominada "Três Barras", formada pelos Rios Turvo, Cocais e Rio Vermelho.
4º - Terra do Primeiro Juiz de Direito do Vale do Rio Doce Doutor Josefino Fernandes da Silva.,.. Também Terra onde morou e teve passagem significativa o Tio-avô de Juscelino Kubitschek Doutor João Nepomuceno Kubitschek. (candidato a Vice-Governador de Minas Gerais, em 1893).
5º - Única Cidade do Brasil que divide espaço com a maior Metrópole do Pais, São Paulo, na página 1518 do Dicionário.
6º - Importância relatada à página 89 a 92 do Livro "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho", do Médium Chico Xavier (tema Bandeiras)
7º - Terra de Um dos Maiores Joqueys da História do Brasil Ubirajara Cunha,.. Terra de um dos Homens mais inteligentes do Brasil, o Professor Heitor Nunes da Matta, considerado o Maior Gênio da Matemática do Estado de Minas Gerais
8º - Terra que inspirou o compositor Goiá a fazer a Letra da Música "Saudade de Minha Terra" juntamente com Belmonte (Fazenda Águas Claras)
- Terra do 1º Hospital da região – Fundado por José Barbosa de Almeida, Doutor Alfeu Vaz de Mello e a família Soares – ano de 1945
10º - O Município que carrega em seu Brasão a própria Bandeira de São Paulo.
11ª - Terra onde Rolando Boldrin realizou a primeira filmagem de festa religiosa no Vale do Rio Doce (a festa de dona Júlia de Moura Lessa)
12ª - A Terra do Código 22 (nº que representa uma partida de futebol e o fim do Império Americano – O Apocalipse termina no Capitulo 22 da Bíblia – O maior Inimigo da América BIN LADEN – Bin representa 02 binários)
13ª - A Terra de Valéria Pisini – Rainha do MERCOSUL – Concurso Nacional
14ª - A Terra que divide os Vales do Jequitinhonha e Vale do Rio
15ª - A Terra de Raimundo Nonato, um dos maiores Publicitários do Brasil

CONHEÇA UM POUCO DESTA "INTRIGANTE" CIDADE DAS MINAS GERAIS
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "?"
copyrigth "Williams Graciano"
GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
copyrigth "?"
IGREJINHA PRÓXIMA A UMA FAZENDA
copyrigth "Williams Graciano"
copyrigth "Saulo Marx"
copyrigth "?"
copyrigth "?"
UMA BONITA PRAÇA DA CIDADE
copyrigth "?"
AQUI A PRAÇA CENTRAL
copyrigth "Carlos Zan"
PRAÇA CONEGO DAVINO
copyrigth "Fabio Soares"
A MESMA PRAÇA
copyrigth "Fabio Soares"
PRAÇA GABRIEL
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "Williams Graciano"
copyrigth "Williams Graciano"
PONTOS TURÍSTICOS PRINCIPAIS
1º - A Gruta de Lourdes – Com trabalhos de Tãozinho Coló (que também edificou a Estátua do Cantor Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim – Estado do Espírito Santo)
2º - A Ponte dos Paulistas – Local onde inicia o Rio Suaçui Grande. Local da primeira Ponte de Minas Gerais e do primeiro Diamante do Brasil
3º - Cachoeira da Usina – erguida por Henrique Alemão – Pai de Elke Maravilha

ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH P BRASÃO DO MUNICIPIO
SEMPRE VOLTE. SUA VISITA AGRADEÇO. OS PAULISTANOS MINEIROS TAMBÉM.
copyrigth "By Thymonthy Becker" (marca e logomarca)
ATÉ UM DIA QUALQUER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…