OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 06/01/11

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pouso Alegre, Minas Gerais - Nas Montanhas Infinitas, que ligam a cidade até o Rio de Janeiro

















Possui um dos melhores parques hoteleiros do sul de minas, vida noturna agitada e uma das melhores gastronomias do estado. 




SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE. MELHOR PARQUE HOTELEIRO DAS MINAS GERAIS.
CIDADE DAS MONTANHAS INFINITAS, QUE LIGAM POUSO ALEGRE ATÉ O RIO DE JANEIRO.
foto - ?
AQUI A CATEDRAL METROPOLITANA DO BOM JESUS
foto - Montanha
UM POUSO ALEGRE
COM POSIÇÃO PRIVILEGIADA POUSO ALEGRE LOCALIZA-SE NO ENTRONCAMENTO DA RODOVIA FERNÃO DIAS (BR 381) COM A BR 459. CERCADA POR UMA CORDILHEIRA DE MORROS E MONTANHAS QUE SERVEM DE MOLDURA PARA UMA CIDADE PRÓSPERA, COM SEU POVO HOSPITALEIRO.


POUSO ALEGRE POSSUI UM DOS MELHORES PARQUES HOTELEIROS DO SUL DE MINAS, VIDA NOTURNA AGITADA E UMA DAS MELHORES GASTRONOMIAS DO ESTADO. A INFRAESTRUTURA URBANA OFERECE SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA, AMPLOS ESPAÇOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PROFISSIONAIS E EMPRESARIAIS, UM DOS MAIS BELOS TEATROS DO BRASIL E UM MERCADO MUNICIPAL QUE MANTÉM O ESPÍRITO DOS MERCADOS DO INTERIOR.
AQUI A TORRE DA CATEDRAL
foto - ?
EM POUSO ALEGRE, O ESTILO DE VIDA DO INTERIOR CONVIVE HARMONIOSAMENTE COM A INFRAESTRUTURA COMPLETA DE UMA GRANDE CIDADE. DE UM LADO, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA. DO OUTRO, SOFISTICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Cris Campanella
POUSO ALEGRE É O PORTÃO DE ENTRADA PARA ROTEIROS TURÍSTICOS INESQUECÍVEIS, O CIRCUITO SERRAS VERDES QUE POSSIBILITA A TRANQUILIDADE BUCÓLICA DOS HOTÉIS-FAZENDAS NO ALTO DAS MONTANHAS E A ADRENALINA DOS ESPORTES RADICAIS. ALÉM DISSO, A CIDADE ESTÁ PRÓXIMA DOS PRINCIPAIS BALNEÁRIOS HIDROMINERAIS MINEIROS E DAS CIDADES DO CIRCUITO DAS MALHAS.
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Elpídio Justino de Andrde
ESTE EH O ESTÁDIO DO MANDUZÃO
foto - Sten Costa Manso
PARQUE ZOOBOTÂNICO 
Com 386 hectares abriga extraordinária diversidade biológica, compreende espaço turístico e trilhas para os amantes da natureza e de longas caminhadas. Possui um pequeno zoológico com diversos animais e pássaros, um esplendoroso orquidário, área de recreação, cantina, sanitários e uma bela diversidade botânica.
foto - Gilberto Reis
foto - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - Levi_Pa
PARCIAL DO CENTRO
foto - Montanha



AQUI A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Montanha
CRISTO REDENTOR
Conhecido como o 2° maior do Brasil, o Cristo Redentor possui 32 metros de altura, um belíssimo mirante e um grande projeto já em andamento, para a construção de lanchonete, sanitários, estacionamento e uma belíssima rampa de voo livre. O trajeto para se chegar ao cristo, recentemente foi reestruturado para oferecer maior segurança aos visitantes.
Foto - pousoalegre.net
TEATRO MUNICIPAL 
Construído em meados de 1875, o Teatro Municipal é o maior palco de artes cênicas do município. Em 15/09/1999 foi totalmente restaurado e reaberto. Por se tratar de uma obra centenária, se tornou um dos grandes ícones da cultura pouso-alegrense.
Foto - pousoalegre.net

MARIA FUMAÇA 
A velha tradição mineira dos trens de ferro revive hoje os seus tempos de glória, através da Maria Fumaça. Com quatro vagões recuperados pela Associação Pró-ferrovia do Sul de Minas, com apoio da Administração Municipal, a “Maria Fumaça” faz um belo passeio, onde são 3 km de percurso, onde ao passageiro é oferecido uma belíssima paisagem mineira. Há também na estação de embarque um museu onde o turista pode conhecer diversos objetos usados no passado.
Foto - pousoalegre.net

MERCADO MUNICIPAL
Ponto de encontro de antigos e novos moradores de Pouso Alegre, o “Mercadão”, como é conhecido, deixou de ser apenas um lugar para as compras de hortifrutigranjeiros para se tornar um relaxante e descontraído ambiente para bate papos e degustação do delicioso pastel de farinha de milho, que é o atrativo principal da culinária local.
foto - ?
VISTA PARCIAL
foto - Nilton L. Carvalho
REGIÃO CENTRAL
foto - P.A.
TREVO DE ACESSO. A NOITE
foto - Altemiro Olinto Cristo
O CRISTO ABRAÇANDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE
foto - PMPA



AVENIDA PRINCIPAL COM CATEDRAL AO FUNDO
foto - ?
PARQUE FLORESTAL
foto - ?
VISTA AÉREA
foto - ?
ESTE EDIFÍCIO ESTA NAS PROXIMIDADES DA 381
foto - Thymonthy Becker
ESTA IGREJA FICA NA ENTRADA DA CIDADE, LOGO QUE SAÍMOS DA 381
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH UM MONUMENTO A FERNÃO DIAS PAES LEME
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
O MESMO EDIFÍCIO ANTERIOR, VISTO MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
População estimada 2016 (1) - 145.535
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 543,068
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 240,51
Código do Município 3152501
Gentílico - pouso-alegrense
ORIGEM DO NOME
Encantados pelo suntuoso panorama que se descortinava a seus olhos e pelos vastos límpidos horizontes que os cercavam, conta-se que um daqueles personagens dissera: "Isto não devia chamar-se Mandu, mas sim Pouso Alegre". E daí veio a denominação que o povo e a lei posteriormente sancionaram". 
Segundo alguns autores, o batismo da localidade como Mandu se derivou da corruptela do nome de um pescador ou tropeiro, que se chamaria Manuel, atendendo pela alcunha de Manduca ou simplesmente Mandu, e que teria sido o primeiro povoador da região. Segundo outros, o nome veio do tupi-guarani mandi-yu (mandi = peixe e yu = amarelo). Atestam Marques de Oliveira e Augusto Vasconcelos que até 1799 a florescente povoação localizada às margens do Mandu era também conhecida pelo nome desse rio.
Gentílico: pouso-alegrense
HISTÓRICO
A história de Pouso Alegre, antigo Arraial de Bom Jesus de Matozinhos do Mandu, tem início no despertar social e econômico da rica região sul-mineira. Data mais ou menos de 1596 o devassamento pelos bandeirantes paulistas do Alto Sapucaí, por onde passaria, em 1601, a expedição de D. Francisco de Souza, da qual fazia parte o alemão Glimmer, o primeiro naturalista a penetrar naquelas paragens. 
Pelos fins do século XVI já se sabia da existência de ouro no Alto Rio Verde e no Alto Sapucaí.



O primeiro marco de povoação em terras de Pouso Alegre teria sido lançado no século XVIII por João da Silva, assim relatado no "Almanaque Sul-Mineiro de 1874", organizado por Bernardo Saturnino da Veiga: "Segundo tradição que se tem conservado, quem primeiro habitou às margens do Mandu foi o aventureiro de nome João da Silva". 
Prosperando em sua lavoura, fez João da Silva, no fim do século passado, doação do terreno necessário à edificação de uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus. Construiu-se a capela com auxílio de alguns moradores vizinhos e, no ano de 1795, o padre Francisco de Andrade Melo, que então residia na Paróquia de Santana do Sapucaí, veio celebrar a primeira missa que houve nesse lugar, ficando, desde então, como capelão particular.



Em 1797 o governador D. Bernardo José Lorena, Conde de Sarzedas, que de São Paulo fora transferido para a capitania de Minas Gerais, passou pelo nascente povoado, onde veio a seu encontro o Juiz de Fora de Campanha, Dr. José Joaquim Carneiro de Miranda. 
Crescendo a população do lugar, a cerca de seis léguas da Freguesia de Santa Ana do Sapucaí, surgiu em 1789 a ideia da construção de uma capela, que foi erguida em terreno doado por Antônio José Machado e sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Benta possivelmente em 18 de abril de 1802, teve por capelão o padre José de Melo.



Oito anos depois de inaugurada a capela, o povoado foi elevado à categoria de freguesia. Nomeado vigário colado da vara da freguesia, o Padre José Bento Leite Ferreira de Melo, natural de Campanha, tornou-se figura central da história de Pouso Alegre em seu tempo. 
Em 1830, o Padre Bento, auxiliado por seu coadjutor, padre João Dias de Quadros Aranha, fundou o Pregoeiro Constitucional, jornal de grande relevo na vida política da época, sendo o primeiro a sair no sul de Minas e o quinto na Província. Foi em suas oficinas que se imprimiu o projeto da nova Constituição do Império, chamada "Constituição de Pouso Alegre", preparada por membros do Partido Moderador no intuito de satisfazer as exigências dos mais avançados e pacificar os demais.



Em 1832 foi levantado o pelourinho, símbolo da emancipação municipal, no Largo da Alegria. No ano seguinte, quando irrompeu a sedição militar em Ouro Preto, Pouso Alegre fez-se presente ao lado da legalidade, enviando numeroso contingente. 
Com a renúncia do padre Diogo Antônio Feijó ao cargo de Regente do Império, e conseqüente mudança da situação política no País, foi organizado no município o Partido Conservador, chefiado por Antônio de Barros Melo.


Em 1842 agravaram-se as lutas políticas locais em conseqüência da agitação em todo o país, que culminou com a Revolução de 1842, atingindo as Províncias de São Paulo e de Minas Gerais. Em Baependi, no sul de Minas, travou-se um combate, com a participação de 360 soldados legalistas de Pouso Alegre, comandados pelo Coronel Julião Florêncio Meyer. 
Em fins de 1849, teve início a construção da nova matriz, benzida em 21 de novembro de 1857 e posteriormente transformada em catedral. Demolida esta, construiu-se outra para sede do Bispado.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE POUSO ALEGRE, MINAS GERAIS
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE, MINAS GERAIS 

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.

As fotos de minha propriedade foram tiradas em Maio de 2012

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Pouso Alegre / Wikipédia / pousoalegre.net / 

EU ERA BEM MAIS NOVO


Estava num campo aberto, juntamente com a Iara e algumas outras pessoas. Eu abracei a Iara dizendo, que quando ela estava na oitava série, eu estava entrando na primeira série. Eu ria bastante, dizendo que ela era muito mais velha que eu. Eu dizia que não imaginava que eu fosse tão novo assim. Ela me chamava de “bobão” dizendo que era o contrário, que eu era oito anos, mais velho que ela. Eu continuava rindo, dizendo que era impossível, só de ver meu rosto, sabia que eu era mais novo. Ela continuava dizendo que só um “bobão como eu, para acreditar nisto.