OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : Pouso Alegre, Minas Gerais - Nas Montanhas Infinitas, que ligam a cidade até o Rio de Janeiro

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pouso Alegre, Minas Gerais - Nas Montanhas Infinitas, que ligam a cidade até o Rio de Janeiro

















Possui um dos melhores parques hoteleiros do sul de minas, vida noturna agitada e uma das melhores gastronomias do estado. 




SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE. MELHOR PARQUE HOTELEIRO DAS MINAS GERAIS.
CIDADE DAS MONTANHAS INFINITAS, QUE LIGAM POUSO ALEGRE ATÉ O RIO DE JANEIRO.
foto - ?
AQUI A CATEDRAL METROPOLITANA DO BOM JESUS
foto - Montanha
UM POUSO ALEGRE
COM POSIÇÃO PRIVILEGIADA POUSO ALEGRE LOCALIZA-SE NO ENTRONCAMENTO DA RODOVIA FERNÃO DIAS (BR 381) COM A BR 459. CERCADA POR UMA CORDILHEIRA DE MORROS E MONTANHAS QUE SERVEM DE MOLDURA PARA UMA CIDADE PRÓSPERA, COM SEU POVO HOSPITALEIRO.


POUSO ALEGRE POSSUI UM DOS MELHORES PARQUES HOTELEIROS DO SUL DE MINAS, VIDA NOTURNA AGITADA E UMA DAS MELHORES GASTRONOMIAS DO ESTADO. A INFRAESTRUTURA URBANA OFERECE SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA, AMPLOS ESPAÇOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PROFISSIONAIS E EMPRESARIAIS, UM DOS MAIS BELOS TEATROS DO BRASIL E UM MERCADO MUNICIPAL QUE MANTÉM O ESPÍRITO DOS MERCADOS DO INTERIOR.
AQUI A TORRE DA CATEDRAL
foto - ?
EM POUSO ALEGRE, O ESTILO DE VIDA DO INTERIOR CONVIVE HARMONIOSAMENTE COM A INFRAESTRUTURA COMPLETA DE UMA GRANDE CIDADE. DE UM LADO, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA. DO OUTRO, SOFISTICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Cris Campanella
POUSO ALEGRE É O PORTÃO DE ENTRADA PARA ROTEIROS TURÍSTICOS INESQUECÍVEIS, O CIRCUITO SERRAS VERDES QUE POSSIBILITA A TRANQUILIDADE BUCÓLICA DOS HOTÉIS-FAZENDAS NO ALTO DAS MONTANHAS E A ADRENALINA DOS ESPORTES RADICAIS. ALÉM DISSO, A CIDADE ESTÁ PRÓXIMA DOS PRINCIPAIS BALNEÁRIOS HIDROMINERAIS MINEIROS E DAS CIDADES DO CIRCUITO DAS MALHAS.
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Elpídio Justino de Andrde
ESTE EH O ESTÁDIO DO MANDUZÃO
foto - Sten Costa Manso
PARQUE ZOOBOTÂNICO 
Com 386 hectares abriga extraordinária diversidade biológica, compreende espaço turístico e trilhas para os amantes da natureza e de longas caminhadas. Possui um pequeno zoológico com diversos animais e pássaros, um esplendoroso orquidário, área de recreação, cantina, sanitários e uma bela diversidade botânica.
foto - Gilberto Reis
foto - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - Levi_Pa
PARCIAL DO CENTRO
foto - Montanha



AQUI A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Montanha
CRISTO REDENTOR
Conhecido como o 2° maior do Brasil, o Cristo Redentor possui 32 metros de altura, um belíssimo mirante e um grande projeto já em andamento, para a construção de lanchonete, sanitários, estacionamento e uma belíssima rampa de voo livre. O trajeto para se chegar ao cristo, recentemente foi reestruturado para oferecer maior segurança aos visitantes.
Foto - pousoalegre.net
TEATRO MUNICIPAL 
Construído em meados de 1875, o Teatro Municipal é o maior palco de artes cênicas do município. Em 15/09/1999 foi totalmente restaurado e reaberto. Por se tratar de uma obra centenária, se tornou um dos grandes ícones da cultura pouso-alegrense.
Foto - pousoalegre.net

MARIA FUMAÇA 
A velha tradição mineira dos trens de ferro revive hoje os seus tempos de glória, através da Maria Fumaça. Com quatro vagões recuperados pela Associação Pró-ferrovia do Sul de Minas, com apoio da Administração Municipal, a “Maria Fumaça” faz um belo passeio, onde são 3 km de percurso, onde ao passageiro é oferecido uma belíssima paisagem mineira. Há também na estação de embarque um museu onde o turista pode conhecer diversos objetos usados no passado.
Foto - pousoalegre.net

MERCADO MUNICIPAL
Ponto de encontro de antigos e novos moradores de Pouso Alegre, o “Mercadão”, como é conhecido, deixou de ser apenas um lugar para as compras de hortifrutigranjeiros para se tornar um relaxante e descontraído ambiente para bate papos e degustação do delicioso pastel de farinha de milho, que é o atrativo principal da culinária local.
foto - ?
VISTA PARCIAL
foto - Nilton L. Carvalho
REGIÃO CENTRAL
foto - P.A.
TREVO DE ACESSO. A NOITE
foto - Altemiro Olinto Cristo
O CRISTO ABRAÇANDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE
foto - PMPA



AVENIDA PRINCIPAL COM CATEDRAL AO FUNDO
foto - ?
PARQUE FLORESTAL
foto - ?
VISTA AÉREA
foto - ?
ESTE EDIFÍCIO ESTA NAS PROXIMIDADES DA 381
foto - Thymonthy Becker
ESTA IGREJA FICA NA ENTRADA DA CIDADE, LOGO QUE SAÍMOS DA 381
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH UM MONUMENTO A FERNÃO DIAS PAES LEME
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
O MESMO EDIFÍCIO ANTERIOR, VISTO MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
População estimada 2016 (1) - 145.535
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 543,068
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 240,51
Código do Município 3152501
Gentílico - pouso-alegrense
ORIGEM DO NOME
Encantados pelo suntuoso panorama que se descortinava a seus olhos e pelos vastos límpidos horizontes que os cercavam, conta-se que um daqueles personagens dissera: "Isto não devia chamar-se Mandu, mas sim Pouso Alegre". E daí veio a denominação que o povo e a lei posteriormente sancionaram". 
Segundo alguns autores, o batismo da localidade como Mandu se derivou da corruptela do nome de um pescador ou tropeiro, que se chamaria Manuel, atendendo pela alcunha de Manduca ou simplesmente Mandu, e que teria sido o primeiro povoador da região. Segundo outros, o nome veio do tupi-guarani mandi-yu (mandi = peixe e yu = amarelo). Atestam Marques de Oliveira e Augusto Vasconcelos que até 1799 a florescente povoação localizada às margens do Mandu era também conhecida pelo nome desse rio.
Gentílico: pouso-alegrense
HISTÓRICO
A história de Pouso Alegre, antigo Arraial de Bom Jesus de Matozinhos do Mandu, tem início no despertar social e econômico da rica região sul-mineira. Data mais ou menos de 1596 o devassamento pelos bandeirantes paulistas do Alto Sapucaí, por onde passaria, em 1601, a expedição de D. Francisco de Souza, da qual fazia parte o alemão Glimmer, o primeiro naturalista a penetrar naquelas paragens. 
Pelos fins do século XVI já se sabia da existência de ouro no Alto Rio Verde e no Alto Sapucaí.



O primeiro marco de povoação em terras de Pouso Alegre teria sido lançado no século XVIII por João da Silva, assim relatado no "Almanaque Sul-Mineiro de 1874", organizado por Bernardo Saturnino da Veiga: "Segundo tradição que se tem conservado, quem primeiro habitou às margens do Mandu foi o aventureiro de nome João da Silva". 
Prosperando em sua lavoura, fez João da Silva, no fim do século passado, doação do terreno necessário à edificação de uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus. Construiu-se a capela com auxílio de alguns moradores vizinhos e, no ano de 1795, o padre Francisco de Andrade Melo, que então residia na Paróquia de Santana do Sapucaí, veio celebrar a primeira missa que houve nesse lugar, ficando, desde então, como capelão particular.



Em 1797 o governador D. Bernardo José Lorena, Conde de Sarzedas, que de São Paulo fora transferido para a capitania de Minas Gerais, passou pelo nascente povoado, onde veio a seu encontro o Juiz de Fora de Campanha, Dr. José Joaquim Carneiro de Miranda. 
Crescendo a população do lugar, a cerca de seis léguas da Freguesia de Santa Ana do Sapucaí, surgiu em 1789 a ideia da construção de uma capela, que foi erguida em terreno doado por Antônio José Machado e sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Benta possivelmente em 18 de abril de 1802, teve por capelão o padre José de Melo.



Oito anos depois de inaugurada a capela, o povoado foi elevado à categoria de freguesia. Nomeado vigário colado da vara da freguesia, o Padre José Bento Leite Ferreira de Melo, natural de Campanha, tornou-se figura central da história de Pouso Alegre em seu tempo. 
Em 1830, o Padre Bento, auxiliado por seu coadjutor, padre João Dias de Quadros Aranha, fundou o Pregoeiro Constitucional, jornal de grande relevo na vida política da época, sendo o primeiro a sair no sul de Minas e o quinto na Província. Foi em suas oficinas que se imprimiu o projeto da nova Constituição do Império, chamada "Constituição de Pouso Alegre", preparada por membros do Partido Moderador no intuito de satisfazer as exigências dos mais avançados e pacificar os demais.



Em 1832 foi levantado o pelourinho, símbolo da emancipação municipal, no Largo da Alegria. No ano seguinte, quando irrompeu a sedição militar em Ouro Preto, Pouso Alegre fez-se presente ao lado da legalidade, enviando numeroso contingente. 
Com a renúncia do padre Diogo Antônio Feijó ao cargo de Regente do Império, e conseqüente mudança da situação política no País, foi organizado no município o Partido Conservador, chefiado por Antônio de Barros Melo.


Em 1842 agravaram-se as lutas políticas locais em conseqüência da agitação em todo o país, que culminou com a Revolução de 1842, atingindo as Províncias de São Paulo e de Minas Gerais. Em Baependi, no sul de Minas, travou-se um combate, com a participação de 360 soldados legalistas de Pouso Alegre, comandados pelo Coronel Julião Florêncio Meyer. 
Em fins de 1849, teve início a construção da nova matriz, benzida em 21 de novembro de 1857 e posteriormente transformada em catedral. Demolida esta, construiu-se outra para sede do Bispado.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE POUSO ALEGRE, MINAS GERAIS
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE, MINAS GERAIS 

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.

As fotos de minha propriedade foram tiradas em Maio de 2012

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Pouso Alegre / Wikipédia / pousoalegre.net / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL