OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 03/27/11

domingo, 27 de março de 2011

Jequitibá, Minas Gerais - Livre da poluição, uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida. Vem:

















Livre da poluição, uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida. Vem:
BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE.
copyrigth "Ralj"

AQUI, JEQUITIBÁ ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Izekampus"
A população é composta de aproximadamente 68% na área rural e de 32% na área urbana. Conforme dados do Censo. Jequitibá é reconhecida como a Capital Mineira do Folclore, com forte potencial turístico, cultural, religioso, rural e ecoturístico, reserva aos turistas que por aqui passam, surpresas agradáveis. Livre da poluição com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida.
Foto - PMJ
Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, ciclismo, Mountain bike, trekking e cavalgadas pelas trilhas que percorrem os vários povoados e comunidades do município.
Nas comunidades rurais e na sede do município encontram-se trabalhos artesanais, em barro, bambu, madeira, bucha vegetal, bordados, pinturas em tecido e quadros, entre outros.


Quanto à gastronomia, já foram alvo da reportagem da TV Globo, programa Terra de Minas, com o prato cansanção com frango caipira, doces, licores, queijos e seus derivados são outros produtos artesanais, assim como, a água ardente (cachaça), sendo a mais famosa da região a Cachaça Isaura, sendo que esta foi a primeira a receber o certificado para exportação.
copyrigth "?"

ÁRVORE DE JEQUITIBÁ
Possui altura média de 35 a 45 m. Suas folhas são simples d 6 a 12 cm, quando chega a primavera passa a ter um tom avermelhado. As folhas são claras, o fruto é duro, 10 cm, solta a tampa inferior cor marrom claro. Pertence a mata atlântica pela qualidade da madeira e também pelo seu porte. Sua madeira sempre foi muito procurada.
CURIOSAMENTE, ESTE É O ÚNICO PÉ DE JEQUITIBÁ QUE EXISTE NA CIDADE
copyrigth "Marcus Martins".
História da Receita de Camsanção com frango caipira
Cansanção é uma planta nativa da região, se assemelha à urtiga, mas é comestível, com sabor bem agradável, é um alimento acessível a toda população, principalmente as carentes. Dizem as pessoas mais velhas que tem uma característica marcante que é ser calmante, logo depois de comê-lo as pessoas se acalmam chegando mesmo a dormir, é leve e saborosa.


Receita Típica de Jequitibá
- Cansanção com Frango Caipira
Ingredientes:
1 frango caipira picado
1 molho de cansanção
1 xícara de fubá
1 colher de tempero
1 colher de corante
1 copo de óleo
4 dentes de alho
Preparo:
Limpe e pique o frango, refogue em óleo quente, e deixe a cozinhar. Lave as folhas do cansanção soque em pilão com o fubá. Afogue em óleo quente em outra panela e deixe cozinhar, depois de cozido misture os dois, sirva com angu e feijão.
AQUI, NA ÁREA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Izekampus"
ESTE EH O RETIRO
copyrigth "Gaguigu"
VEJA AS BELAS IGREJAS DE JEQUITIBÁ
ESTA EH UMA DAS CAPELAS DA CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
ESTA EH A CAPELA DO ROSÁRIO
copyrigth "Geraldo Salomão"
AQUI A IGREJA DE SÃO GERALDO
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTA EH A MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Tem sua edificação atribuída ao século XIX, entretanto, conserva muitas características plásticas do século XVIII, na sua simplicidade apresenta uma finura de detalhes e elegância. Ela oferece atrativo imenso aos visitantes, quer pelos seus altares entalhados artisticamente em madeira, quer pelas suas imagens em tamanho natural e de impressionante perfeição fisionômica.


Possui belíssimas portas almofadadas, pintadas de azul colonial, contrastando com paredes infinitamente brancas, realçando o estilo do século XIX. Há um bonito retábulo de madeira protegendo o altar lateral de Nossa Senhora do Carmo, formando o conjunto mais artístico da Igreja. O assoalho de aroeira vermelha ainda está muito bem tratado. A Igreja do Santíssimo Sacramento com seu estilo barroco mineiro e com detalhes peculiares, foi tombada como Patrimônio Histórico em 1979 e recuperada pelo IEPHA.
copyrigth "Ramon Lamar de Oliveira Junior"
AQUI O INTERIOR DA MATRIZ
copyrigth "?"
ATRATIVOS TURÍSTICOS DE JEQUITIBÁ
LAGOA PEDRO SATURNINO 
Cercada por coqueiros e no centro funciona um bar, a “Ilha do Castelinho” sendo um ambiente agradável e tornou aos frequentadores um lugar ideal para encontros e um bom bate papo.
copyrigth "Ralj"
CEMITÉRIO VELHO
Há na cidade, um cemitério construído por volta do século XVIII. Embora seja uma construção antiga, ainda não foi tombada pelo patrimônio histórico.
BURACO DO INFERNO
A cidade, por estar inserida geograficamente na região formada por rochas do grupo Bambuí, apresenta ocorrência de formação como o BURACO DO INFERNO que é uma cratera onde não se vê o fundo. Vale ressaltar que, apesar de situar-se em propriedade particular, alguns se aventuram para apreciar as belezas existentes dentro do referido local.


GRUTAS, TRILHAS
Para mountainbike, caminhadas, trekking e cavalgadas são favorecidas na região devido às estradas e caminhos serem de predominância de cerrado. A fauna e a flora local tornam-se outros atrativos ao turista que gosta de observar.
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
CACHAÇA ISAURA
Produto genuinamente brasileiro, fabricado em Minas Gerais no município de Jequitibá à aproximadamente 110 km de Belo Horizonte.
A cachaça Isaura é produzida desde 1984, mas só iniciando o engarrafamento em julho de 1999.
Nossa cachaça é produzida artesanalmente, usando apenas o Fubá de Milho na Fermentação e Envelhecida 3 três anos em tonéis de carvalho. Temos também Isaura Branca, que fica seis meses em tonéis de madeira.

Nossa produção diária é de 730 litros, podendo chegar a 1.200 litros e hoje temos uma capacidade de engarrafamento de 1.000 garrafas por dia, podendo dobrar ou triplicar facilmente.
A cachaça Isaura está sendo reconhecida pelos degustadores brasileiros como uma das melhores cachaças produzidas no Brasil. Em todas as feiras que já participou e vem participando tem sido muito bem aceita esgotando quase todo seu estoque.
Nosso produto é envasado de quatro maneiras: Garrafa de 960 ml, 700 ml, garrafas de cerâmica de 700 ml, 500 ml e 120 ml (tipo de bolso) e a miniatura de 50 ml.


Além da cachaça Isaura envelhecida e branca, é produzido o licor de cachaça (único com registro no Ministério da Agricultura), o Licor de Limão e a gelatina de cachaça (com sabores variados).
A cachaça Isaura conquistou em 1999 o selo de qualidade da AMPAQ.
PREMIAÇÕES DA CACHAÇA ISAURA
Prêmio América do sul 2000 de qualidade – ABIQUA 
1º lugar em teste no Rio de Janeiro com Isaura Branca no ano de 2005 
3º lugar dentre as cinco melhores cachaças na revista Encontro Gastrô/2005 em degustação cega 
Escolhida na Alemanha dentre outras cachaças para exportação em degustação cega. 
Vocês podem perguntar: Qual o segredo da cachaça ISAURA? É simples. 
Carinho, dedicação e estar sempre alerta à qualidade do produto.
Foto - Marcelo Marcio
CULTURA 
Possui uma diversidade cultural formada a partir dos colonizadores portugueses, escravos, bandeirantes e alguns poucos nativos e hoje essa diversidade é também composta por pessoas que migraram de outros estados e cidades trazendo modos diferentes de viver.


Representa a maior riqueza do município. Em poucas regiões mineiras poderão ser encontradas tantas manifestações culturais que demonstram a diversidade da cultura brasileira. Diante de tal riqueza, desde o ano de 1999, Jequitibá ficou reconhecida como Capital Mineira do Folclore, tendo com Governador Franciscus Henricus Van Der Poel (Frei Chico) e como Vice-Governador Saulo Laranjeira.
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
ESTES SÃO ALGUNS DOS CASARÕES DA CIDADE.
copyrigth "?"
copyrigth "?"
AQUI, UMA DAS TRADIÇÕES DA CIDADE. O FESTIVAL DE FOLCLORE.
copyrigth "PMJ"
copyrigth "PMJ"
AQUI A BELA LAGOA QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE
copyrigth "Ralj"
AQUI A ILHA DO CASTELINHO
copyrigth "?"
VEJA QUE BELEZA A ORLA DA LAGOA
copyrigth "Geraldo Salomão"


ESTE EH O RIO DAS VELHAS, QUE BANHA A CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
O ENTORNO DA LAGOA
copyrigth "Izekampus"
População estimada 2016 (1) - 5.316
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 445,030
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,59
Código do Município 3135704
Gentílico - jequitibaense
ORIGEM DO NOME
O topônimo originou-se do ribeirão Jequitibá, às margens do qual se fundou a povoação. 
Outra teoria diz que seu nome está relacionado a uma espécie vegetal denominada Jequitibá. Seu nome científico é Cariniana estreclensis da família lecythidaceae. Tem como nome popular Jequitibá branco
Gentílico: jequitibaense
Histórico
Jequitibá
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio.

Depois de muito, em 1870 ocorreu o desbravamento do território quando, para tomar posse de sesmaria, fixou-se na região a senhora Pulquéria Maria Marques, com cinco filhos e muitos escravos. Em 1870 "Siá Pulquéria", como era conhecida a primitiva donatária, mulher de larga visão, arrebanhou grande número de colonos e trabalhadores para o cultivo das terras, tidas como de ótima qualidade. Dona Pulquéria, o Coronel Domingos Diniz Couto e sua mulher Francisca Diniz Couto fizeram doação de terrenos para o patrimônio da igreja, determinando o progresso da comunidade. 
Gentílico: jequitibaense
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE JEQUITIBÁ, MINAS GERAIS

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. 


ATÉ QUALQUER DIA.