Pular para o conteúdo principal

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"

Esta cidade obteve nota 75 ( setenta e cinco ) (de no máximo 100), e ocupa o 10º lugar, no ranking de cidades mineiras que você precisa visitar ao menos uma vez na vida.   (Veja a posição de todas, abaixo a esquerda)

JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES.
QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU.
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949

Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio.
A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Preto para Jequitibá. O presidente da província na época, José da costa Machado de Souza vetou a lei, alegando precariedade do Tesouro Estadual e dificuldades que a mudança acarretaria. Voltando a apreciação do Legislativo o veto foi recusado por 17 votos contra 16. Já numa terceira reunião o veto é mantido e Jequitibá perde um dos maiores sonhos que uma cidade mineira poderia ter.
AQUI, JEQUITIBÁ ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS 
copyrigth "Izekampus"

A população é composta de aproximadamente 68% na área rural e de 32% na área urbana. Conforme dados do Censo. Jequitibá é reconhecida como a Capital Mineira do Folclore, com forte potencial turístico, cultural, religioso, rural e ecoturístico, reserva aos turistas que por aqui passam, surpresas agradáveis. Livre da poluição com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida.
Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, ciclismo, mountainbike, trekking e cavalgadas pelas trilhas que percorrem os vários povoados e comunidades do município.
Nas comunidades rurais e na sede do município encontram-se trabalhos artesanais, em barro, bambu, madeira, bucha vegetal, bordados, pinturas em tecido e quadros, entre outros. Quanto à gastronomia, já foram alvo da reportagem da TV Globo, programa Terra de Minas, com o prato cansanção com frango caipira, doces, licores, queijos e seus derivados são outros produtos artesanais, assim como, a água ardente (cachaça), sendo a mais famosa da região a Cachaça Isaura, sendo que esta foi a primeira a receber o certificado para exportação.
copyrigth "?"

O topônimo originou-se do ribeirão Jequitibá, às margens do qual se fundou a povoação. 

Outra teoria diz que seu nome está relacionado a uma espécie vegetal denominada Jequitibá. Seu nome científico é Cariniana estreclensis da família lecythidaceae. Tem como nome popular Jequitibá branco... Possui altura média de 35 a 45 m. Suas folhas são simples d 6 a 12 cm, quando chega a primavera passa a ter um tom avermelhado. As folhas são claras, o fruto é duro, 10 cm, solta a tampa inferior cor marrom claro. Pertence a mata atlântica pela qualidade da madeira e também pelo seu porte. Sua madeira sempre foi muito procurada.
CURIOSAMENTE, ESTE É O ÚNICO PÉ DE JEQUITIBÁ QUE EXISTE NA CIDADE
copyrigth "Marcus Martins".

História da Receita – o Cansanção é uma planta nativa da região, se assemelha à urtiga, mas é comestível, com sabor bem agradável, é um alimento acessível a toda população, principalmente as carentes. Dizem as pessoas mais velhas que tem uma característica marcante que é ser calmante, logo depois de comê-lo as pessoas se acalmam chegando mesmo a dormir, é leve e saborosa.
Receita Típica de Jequitibá
- Cansanção com Frango Caipira
Ingredientes:
1 frango caipira picado
1 molho de cansanção
1 xícara de fubá
1 colher de tempero
1 colher de corante
1 copo de óleo
4 dentes de alho

Preparo:
Limpe e pique o frango, refogue em óleo quente, e deixe a cozinhar. Lave as folhas do cansanção soque em pilão com o fubá. Afogue em óleo quente em outra panela e deixe cozinhar, depois de cozido misture os dois, sirva com angu e feijão.
AQUI, NA ÁREA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Izekampus"
ESTE EH O RETIRO
copyrigth "Gaguigu"

VEJA AS BELAS IGREJAS DE JEQUITIBÁ
ESTA EH UMA DAS CAPELAS DA CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
ESTA EH A CAPELA DO ROSÁRIO
copyrigth "Geraldo Salomão"
AQUI A IGREJA DE SÃO GERALDO
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTA EH A MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
copyrigth "Ramon Lamar de Oliveira Junior"
AQUI O INTERIOR DA MATRIZ
copyrigth "?"
AQUI A MATRIZ, VISTA DE LADO, COM A LAGOA NA FRENTE.
copyrigth "Ralj"

ESTES SÃO ALGUNS DOS CASARÕES DA CIDADE.
copyrigth "?"
copyrigth "?"

AQUI, UMA DAS TRADIÇÕES DA CIDADE. O FESTIVAL DE FOLCLORE.
copyrigth "PMJ"
copyrigth "PMJ"

AQUI A BELA LAGOA QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE
copyrigth "Ralj"
AQUI A ILHA DO CASTELINHO
copyrigth "?"
VEJA QUE BELEZA A ORLA DA LAGOA
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTE EH O RIO DAS VELHAS, QUE BANHA A CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
O ENTORNO DA LAGOA
copyrigth "Izekampus"

JEQUITIBÁ NÃO TEM BANDEIRA E NEM BRASÃO QUE A REPRESENTE

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. BOA NOITE
copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca)
ATÉ QUALQUER DIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…